Conto de Escola

Conto de Escola Machado de Assis




Resenhas - Conto de Escola


203 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Lud 10/01/2022

Imaginei algo diferente !!!
Sou apaixonada pela literatura de machado, acho suas histórias encantadoras e bem acabadas. Como também amo histórias curtas para crianças resolvi ler esse conto, porém achei o final inacabado. Terminei de ler com a sensação de falta alguma coisa!
comentários(0)comente



Luz 19/09/2021

Sou pouco machadiana, mas tenho me observado surpresa com relação ao ler contos avulsos dele.
Esse, em especial, sugerido na disciplina de Estágio, me trouxe novas e gostosas leituras interpretativas sobre obra e autor.
comentários(0)comente



Geovanna 30/08/2021

Legal
Conto legal, interessante de se ler. Recomendo.

Kdkdkdkbksksnnsjksksnndjdksldndnkwkwnsbdjsskksnsnsnsksk
comentários(0)comente



Gabi 30/06/2021

Conto de escola
Achei a história bem interessante, gosto de como o Machado cria histórias com o objetivo de criticar alguma situação e nos fazer pensar sobre o assunto.
comentários(0)comente



Sabrina 09/05/2021

Gostei
É uma boa leitura, para crianças talvez aja dificuldade por conta de como é contata, já que o texto tem bastante palavras não conhecidas, mas a história em si é boa
comentários(0)comente



Janaína 15/12/2020

O ambiente escolar é palco de várias lembranças, pois representa o primeiro contato de muitas pessoas com situações que irão vivenciar mais tarde em sociedade, como relações de poder e submissão, desenvolvimento das relações interpessoais, respeito e quebra de regras e também dois aspectos que são centrais neste conto: corrupção e delação. Até que ponto nos deixamos corromper, mesmo em pequenas situações? É realmente necessário denunciar tudo de errado que vemos, mesmo que isso machuque e prejudique outra pessoa?

Mais um excelente conto de Machado de Assis, que nos inspira muitas reflexões importantes sobre a condição humana!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mila.Oliveira 07/05/2018

Conto de Escola
O livro que fala bastante dos acontecimentos como regras e ordes das escolas no seculo XIX,Em uma segunda-feira do mês de maio de 1840, o menino Pilar tenta se decidir sobre o lugar em que passará a manhã brincando. Depois de muito pensar, ele resolve ir à escola, pois lembra-se da última sova que levara do pai por ter feito dois suetos na semana anterior.
Ao chegar à escola, subiu com cautela as escadas para que não fosse descoberto pelo severo mestre e, por sorte, chegou três ou quatro minutos antes dele.
Já na sala, um colega de classe chamado Raimundo fala com Pilar e avisa que precisa conversar com ele quando o professor não estivesse olhando. Quando o mestre fica entretido com o jornal, Raimundo faz uma proposta ao colega: uma moeda de prata por uma explicação sobre a matéria. Outro colega, Curvelo, atento à conversa, deleta os alunos para o professor Policarpo e este joga a moeda pela janela e os castiga com batidas de palmatória.



Pilar promete vingar-se de Curvelo, que foge com medo. Um dia depois, Pilar sai atrás da moeda, mas é atraído por um batalhão de fuzileiros e resolve segui-lo, indo parar na praia da Gamboa. O menino, assim, volta para casa sem a moeda e sem arrependimentos.
Adulto, Pilar relembra os fatos e destaca o fato de Raimundo e Curvelo terem mostrado a ele o significado de corrupção e delação.
comentários(0)comente



Leticia.Sena 07/05/2018

Conto da escola
O conto da escola fala sobre uma manhã comum em uma escola, onde Pilar, um aluno aplicado recebe o pedido de um colega, filho do mestre , para ajudá-lo na matéria e em troca ele lhe daria um "pratinha " e então Pilar aceitou. Porém , essa troca não durou muito tempo ,pois uma colega observava tudo e contou ao mestre , que os castigou com 12 bolos .Então Pilar aprendeu com seus colegas o suborno ( corrupção) e a delação. Esse conto de Machado de Assis , que como sempre passa uma lição ou sua opinião sobre certo assunto .Nesse conto ele passa que a corrupção esta no nosso dia a dia e nas coisas mais simples .
comentários(0)comente



Sara.Reis 07/05/2018

Conto de escola
O livro retrata uma história que se passa em uma segunda-feira do mês de maio de 1840, onde o menino Pilar tenta se decidir sobre o lugar em que passará a manhã brincando.Depois de muito pensar, ele resolve ir à escola, pois lembra-se da última sova que levara do pai por ter feito dois suetos na semana anterior.Ao chegar à escola, subiu com cautela as escadas para que não fosse descoberto pelo severo mestre e, por sorte, chegou três ou quatro minutos antes dele.Já na sala, um colega de classe chamado Raimundo fala com Pilar e avisa que precisa conversar com ele quando o professor não estivesse olhando. Quando o mestre fica entretido com o jornal, Raimundo faz uma proposta ao colega: uma moeda de prata por uma explicação sobre a matéria. Outro colega, Curvelo, atento à conversa, deleta os alunos para o professor Policarpo e este joga a moeda pela janela e os castiga com batidas de palmatória.Pilar promete vingar-se de Curvelo, que foge com medo. Um dia depois, Pilar sai atrás da moeda, mas é atraído por um batalhão de fuzileiros e resolve segui-lo, indo parar na praia da Gamboa. O menino, assim, volta para casa sem a moeda e sem arrependimentos.Adulto, Pilar relembra os fatos e destaca o fato de Raimundo e Curvelo terem mostrado a ele o significado de corrupção e delação.















comentários(0)comente



alcantara 01/05/2018

Pilar é um menino muito inteligente que gostava muito de ir para a escola. só que adorava brincar também e chegou um dia que tomou um bolo do professor porque resolveu pescar e o pai sonhava que ele fosse comerciante.
comentários(0)comente



Edcarlos jr 30/04/2018

CONTOS DE ESCOLA
PILAR CHEGAVA ATRASADO À AULA TINHA MEDO DO PROFESSOR. SEMPRE FICAVA NA DÚVIDA SE IA SE DIVERTIR OU IR PARA ESCOLA, PORÉM SE LEMBRAVA DA SURRA QUE TOMARA DO PAI E MUDAVA DE IDEIA. NA ESCOLA O PROFESSOR APLICOU UMA PROVA SURPRESA. O FILHO DO PROFESSOR, QUE NÃO ERA TÃO INTELIGENTE, RESOLVEU OFERECER-LHE UMA MOEDA EM TROCA DA RESPOSTA DA PROVA. O COLEGA DELES VIU E CONTOU AO PROFESSOR QUE OS CASTIGOU COM PALMATÓRIA EM AMBOS ATÉ A MÃO FICAR VERMELHA.
comentários(0)comente



Rafael 2M 30/04/2018

CONTOS DE ESCOLA
PILAR CHEGAVA ATRASADO À AULA TINHA MEDO DO PROFESSOR. NA PROVA SURPRESA O PROFESSOR CASTIGOU OS DOIS PORQUE ESTAVAM COLANDO. BATEU NA MÃO DELES ATÉ FICAR VERMELHA.
comentários(0)comente



Samuel.Xavier 14/04/2018

Pouco entendimento do conto
O "Conto de escola" é um livro que se relaciona mais com um alguns acontecimentos da época relacionado a ESCOLA, foi de bem pouco entendimento, até pelo fato de ser bem pequeno, deveria ter um ponto final certo após a volta de Pilar. Trás o ensinamento de que é algo errado o suborno e talvez o próprio conhecimento e saber da palavra para o personagem.
comentários(0)comente



203 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR