Conto de Escola

Conto de Escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Bianca 23/05/2023

Resenha
Essa foi a primeira vez que li Machado de Assis, tive que ler para a escola, a história é interessante e a realidade nos tempos de hoje é bem diferente, li ele bem rápido já que o livro é curto

Ingridy38 21/05/2023

Infância
Mostra como as emoções são passageiras na infância e como uma distração é fácil para o rancor nessa época. Quando adultos, guardamos o ódio no peito por muito tempo, esperando o momento certo para dar o troco.

isabela1177 17/05/2023

O mais fraquinho, mas a escrita impecável vale tudo do querido machado, sempre muito fluída. tomara que marque presença na ufu

Lilies_. 01/04/2023

O que seria educar?
Esse pequeno conto nos trás essa bela reflexão "o que seria educar?". Não é melhor dialogar ao invés de bater/brigar? O aluno que fala bastante é "ruim" e o aluno quieto é "bom"? O livro se passa no Segundo Reinado e todos estavam receosos de uma criança assumir o trono, vemos isso no professor que desconta parcela da sua indignação com seus alunos. Daí o tema central: corrupção por parte de Pilar ao propor o negócio e por Raimundo aceitar

Hellen391 25/03/2023

Muito importante
Fácil de compreender, apesar da época em que foi escrito. Retrata o ambiente escolar antigamente e a forma com que afetava o aprendizado de crianças que tinham potencial.

Ana_pwe 09/03/2023

Leitura obrigatória para vestibular
Novamente achei que por ser uma livro de Machado de Assis, a linguagem seria complicada, mas não achei nada demais, mas para mim, diferente do O Caso da Vara, este conto tem uma "reflexão" ou "moral" que ainda estou tentando entender kk.

Nalaura 14/02/2023

Não sou fã do Machado e tô lendo por obrigação por causa do vestibular da UFU.
Achei o conto bem curtinho e bom.
O final eu fiquei com a impressão de já ter lido no começo mas aparentemente não tá no começo não kkkkk vamos ver quando o Landin explicar o conto se eu tava enganada ou não.

Mariana1403 01/02/2023

não achei aqui no skoob a edição certinha que li no kindle, então coloquei essa mesmo. também não sei se a data que coloquei como o dia que li foi essa mesmo. achei uma leitura interessante, rápida, fluida, que mostra um pouco da dinâmica escolar da época em que o autor escrevia, mas nada incrível.

kemble 31/01/2023

um da corrupção, outro da delação
[...] que me deram o primeiro conhecimento, um da corrupção, outro da delação;

os contos do Machado de Assis sempre tem um ensinamento por trás, acho muito incrível e pretendo ler outros por causa do vestibular que vou fazer.

Pedro 05/01/2023

Meu pai!!!!
Muito ruim!!O livro trata assuntos muito problemáticos sem muita responsabilidade como a agressão que ocorreu 2x(VARA DE MARMELEIRO E PALMATÓRIA).Livro um tanto filosófico e complicado.Não lemnro da história sendo que há 2 minutos terminei o livro.

Patricia Milani 28/11/2022

Os contos de Machado são sempre interessantes, pois o autor os escreve com o intuito de trazer uma crítica a algo ruim da sociedade da época e com este conto não é diferente.

Faluz 08/10/2022

Conto de Escola. - Machado de Assis
Conto delicioso de Machado, onde fica claro as palavras que nem fazem mais parte de nosso vocabulário. Entretanto elas não são incompreensíveis, o que torna interessante a leitura e sua dinâmica literária.

kath.stolze 22/08/2022

fratura exposta do amadurecimento
um livro muito, muito mais sobre a escola.
mais uma vez, a crítica à la machadiano é genial e cáustica.
isso aqui contém nuances das relações e emoções e atitudes corruptas inerentes ao ser humano hobbesiano.

leitura recomendada pra uma ótima reflexão em pouquíssimas páginas.
gustavo 01/09/2022minha estante
meu deus o tanto de palavra com ano

lorena 31/07/2022

Conto de escola
É um conto com um enredo muito bom, porém não me agradou muito! Eu acho que é por conta que eu não sou tão fã de contos. Nada a comentar!