Conto de Escola

Conto de Escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Janaina Edwiges 15/12/2020

O ambiente escolar é palco de várias lembranças, pois representa o primeiro contato de muitas pessoas com situações que irão vivenciar mais tarde em sociedade, como relações de poder e submissão, desenvolvimento das relações interpessoais, respeito e quebra de regras e também dois aspectos que são centrais neste conto: corrupção e delação. Até que ponto nos deixamos corromper, mesmo em pequenas situações? É realmente necessário denunciar tudo de errado que vemos, mesmo que isso machuque e prejudique outra pessoa?

Mais um excelente conto de Machado de Assis, que nos inspira muitas reflexões importantes sobre a condição humana!

g (ella) 28/02/2022

legall
to lendo para fazer um trabalho e não pensei que ia gostar tantoo, ele é super rápido e fácil de ler!

Rocca 28/02/2022

Divertida
Machado de Assis dispensa apresentações. Nesse pequeno conto para jovens que remonta o século XIX na vida de uma criança. O gostoso do conto é poder ver a imensa diferença das nossas recordações de nossa época escolar e a vida dos meninos que a frequentavam na época (época em que se usava de castigo de palmatória). Vale ressaltar que esse tipo de comportamento para professores nos dias atuais é abusivo e não é aceito, portanto, ao ler essa história, é importante ter em mente a época em que se passa.
Apesar de algumas palavra que jovens poderiam não entender (nessa edição existe um glossário para explicá-las), a história é super fluida e é uma ótima maneira de inserir algum escritor clássico na nossa bagagem de leituras.

Patricia Milani 28/11/2022

Os contos de Machado são sempre interessantes, pois o autor os escreve com o intuito de trazer uma crítica a algo ruim da sociedade da época e com este conto não é diferente.

kemble 31/01/2023

um da corrupção, outro da delação
[...] que me deram o primeiro conhecimento, um da corrupção, outro da delação;

os contos do Machado de Assis sempre tem um ensinamento por trás, acho muito incrível e pretendo ler outros por causa do vestibular que vou fazer.

kath.stolze 22/08/2022

fratura exposta do amadurecimento
um livro muito, muito mais sobre a escola.
mais uma vez, a crítica à la machadiano é genial e cáustica.
isso aqui contém nuances das relações e emoções e atitudes corruptas inerentes ao ser humano hobbesiano.

leitura recomendada pra uma ótima reflexão em pouquíssimas páginas.
gustavo 01/09/2022minha estante
meu deus o tanto de palavra com ano

Gabi 30/06/2021

Conto de escola
Achei a história bem interessante, gosto de como o Machado cria histórias com o objetivo de criticar alguma situação e nos fazer pensar sobre o assunto.

Nívea 23/02/2022

"E contudo a pratinha era bonita e foram eles, Raimundo e Curvelo, que me deram o primeiro conhecimento,um da corrupção, outro da delação."

Ana_pwe 09/03/2023

Leitura obrigatória para vestibular
Novamente achei que por ser uma livro de Machado de Assis, a linguagem seria complicada, mas não achei nada demais, mas para mim, diferente do O Caso da Vara, este conto tem uma "reflexão" ou "moral" que ainda estou tentando entender kk.

sarah.taylors 08/12/2023

I lov Machado
Li pra escola e gostei mt!! adoro o machado e os contos dele sao geniais!!
a linguagem desse ainda é beem mais simples doq dos outros, então é um bom início pra ler os clássicos dele!!

Nalaura 14/02/2023

Não sou fã do Machado e tô lendo por obrigação por causa do vestibular da UFU.
Achei o conto bem curtinho e bom.
O final eu fiquei com a impressão de já ter lido no começo mas aparentemente não tá no começo não kkkkk vamos ver quando o Landin explicar o conto se eu tava enganada ou não.

Lud 10/01/2022

Imaginei algo diferente !!!
Sou apaixonada pela literatura de machado, acho suas histórias encantadoras e bem acabadas. Como também amo histórias curtas para crianças resolvi ler esse conto, porém achei o final inacabado. Terminei de ler com a sensação de falta alguma coisa!

Júlia 04/04/2022

até que foi ok, tava imaginando que seria mais cansativo mas consegui ler e compreender o conto, claro que com aquela ajudinha de análises né. não é aquela coisa revolucionária, que te dá vontade de ler várias vezes, é só ok, o básico.

Anderson 03/06/2023

História interessante para sobre vários aprendizados, os mais evidentes, a corrupção e a delação. Porém, é também uma lição sobre valorizar as coisas positivas e abster-se dos ressentimentos.

Brenda 19/09/2021

Sou pouco machadiana, mas tenho me observado surpresa com relação ao ler contos avulsos dele.
Esse, em especial, sugerido na disciplina de Estágio, me trouxe novas e gostosas leituras interpretativas sobre obra e autor.