O Círculo de Pedra

O Círculo de Pedra R.Costac

Resenhas - O Círculo de Pedra

1 | 2 | 3 | 4

Leitor Cabuloso 22/10/2012

Leitor Cabuloso: http://leitorcabuloso.com.br/2012/10/resenha-circulo-pedra-do-r-costac-promocao/
Olá Ouvintes Leitores! O que vocês fariam se tivesse que guardar o maior segredo de todos os tempos? Esta é a premissa que dá o ponta pé inicial para “O CÍRCULO DE PEDRA – AS LENDAS VIVEM” primeiro volume da trilogia do escritor nacional R. Costac e lançado este ano pela Editora Novo Século.

O R. Costac começa o livro perguntando ao leitor se ele está disposto a escutar/ ler “uma história muito, mas muito longa”. Esta é uma passagem bastante interessante de “O CÍRCULO DE PEDRA”, pois a pergunta é feita ao personagem Lucad Anacleto Sidromus Dypes também um escritor, (será um auto ego do autor?), que encontra um velho senhor em uma cafeteria que está disposto a narrar uma surpreendente história. E então leitores, vocês também estão dispostos a encarar esta fantástica aventura? Se tiver, continue lendo.

Como um bom autor, Lucad, não perder a oportunidade de escutar uma boa proza e somos levados ao dia 14 de novembro de 1932, quando o garoto inglês, Daniel de quatorze anos, recebe a carta de admissão a Escola Internacional do Atlântico junto com sua irmã Margareth.

Logo, ambos viajam de navio, o Divina Providência III, para a Ilha da Coroa que fica no Brasil e onde está a escola Internacional do Atlântico, escola esta, que seleciona os melhores alunos de todas as partes de mundo para estudar em um dos lugares mais eficientes de todos os tempos, e porque não mais estranho. Nesta viagem Daniel e Margareth conhecem mais três amigos de nacionalidades e talentos variados, Marc o francês e músico nato, Chester o americano e domador de cavalos e completando o grupo Rafael, o único brasileiro da turma e mestre em abrir fechaduras.

Na academia eles irão estudar física, química, línguas, geografia, história, entre outras matérias com intuito de se tornarem grandes intelectuais de renome. No entanto, a floresta que circunda a ilha guarda um segredo que instiga os garotos, e é claro que eles vão fazer de tudo para descobrir que segredo é este. E quando descobrirem, o que vão fazer? E o mais importante, vão conseguir guardá-lo?

Deixando de lado um pouco a história, vou falar agora as minhas impressões sobre a narrativa do autor. E devo enfatizar que é fantástica, tão fantástica quanto a história que ele criou. Ricardo Costac não inventou apenas uma simples história passada em um mundo de fantasia, ele fez mais, ele deu vida ao seu universo. Um universo tão palpável que possui seus próprios seres e lendas. E em vários momentos da narrativa puder sentir como se também estivesse participando de toda a aventura que os meninos passavam. Junto com eles pude conhecer faunos, dragões e outros seres fantásticos. Ainda consigo ver nitidamente toda a geografia criada pelo Ricardo Costac. É só fechar os olhos que sou transportada para aquele incrível mundo.

É engraçado que no início da história em quanto eu lia, fiz várias comparações com Harry Potter, Percy Jackson e Senhor dos Aneis, porém, foi apenas algo inicial, já que ao passar das páginas, o autor diz para o que veio, e coloca sua própria identidade no seu universo.

Os personagens são bem cativantes e confesso que adorei todos os personagens masculinos do enredo, no entanto, os femininos foram os que mais me irritaram. A Margareth principalmente, ela é uma junção intensificada da Hermione Granger do Harry Potter, com a Annabeth Chase do Percy Jeckson. Sempre querendo ser a melhor em tudo e sempre querendo provar que é a mais inteligente. As outras protagonistas femininas também não saiam por menos e quando podiam sempre estavam botando os homens para trás. Realmente o R. Costac não conseguiu fazer um personagem feminino que me cativasse.

A revisão está boa, mas constatei um erro bem grosseiro na página 225, onde há uma troca de nome de personagem. Nada que não possa ser consertado em outras edições.

Uma coisa que senti falta ao decorrer da história foi o surgimento de uma grande batalha. Há muitas aventuras ao decorrer da narrativa, entretanto, não uma grande guerra. Até acontece quase uma nos últimos capítulos, mas “O CÍRCULO DE PEDRA” é um livro robusto com suas 600 páginas e isto pode se tornar algo negativo para aqueles leitores que precisam de muita adrenalina para dar andamento em uma história. Agora se o leitor for paciente, vai desfrutar de um grande épico fantástico e digo de antemão, não vai se arrepender.

Não posso acabar esta resenha sem antes dizer que admiro de mais o escritor, R. Costac por ter ousado em estrear com um livro tão grande quanto sua fascinação por contar uma boa história. Acho-me uma privilegiada por ter a oportunidade de ler ”O CÍRCULO DE PEDRA” e espero que a partir desta resenha outros leitores também tenham este privilégio. Leitura mais que recomendada.

Thyeri 18/10/2012

www.restaurantedamente.com
Este é um livro que com certeza me surpreendeu. Assim que li a sinopse, fiquei intrigado e ansioso para mergulhar nesse tão guardado mistério. Afinal, que segredo é esse? Infelizmente não é algo que eu possa contar, pois assim como Chester, Rafael, Mark, Margaret e Daniel, eu não posso compartilhar tal informação com vocês.

O mistério acerca dessa história é tão grande, que sua sinopse não nos revela nada, nenhuma pista se quer, do que iremos encontrar em suas páginas. E não será eu que irá estragar isso...

Uma das coisas que me encantou com o livro foi justamente todos esse segredo. Nós não fazemos ideia do que iremos encontrar no início dessa leitura. Quem serão os personagens (isso eu acabei revelando, mas só seus nomes...), como eles são, quais as idades deles, o que eles fazem... e inúmeras outras perguntas que você pode está tendo neste exato momento.

Aos poucos vamos começando a entender o que estar por vir. Gradativamente vamos nos ambientando e conhecendo os personagens, e nos apegando à eles (pelo menos, comigo, isso já aconteceu desde o começo).

Eu sei que é chato eu estar falando muito superficialmente, mas se eu falasse mais, quebraria muito da experiência que é conhecer o a Ilha da Coroa e seus mistérios.

O livro apresenta uma narrativa lenta, mas muito envolvente, que funciona muito bem com a trama misteriosa da primeira parte do livro. O problema, pra mim, foi na segunda parte. Nesta, a trama pedia uma narrativa mais rápida, mais fluida o que não ocorreu, permanecendo no mesmo ritmo da primeira parte. Por causa disso, vários momentos do livro ficaram extremamente descritivos, tornando a leitura muito cansativa.

Apesar desse ponto negativo, é um livro que eu não consigo falar dele sem o adjetivo "muito bom". A história do livro me agradou bastante, achei original, com uma riqueza que detalhes enorme (que em alguns momentos atrapalhou, mas percebo tal necessidade), e com personagens incríveis.

Um livro que recomendo muito; mas só faço uma ressalva, para quem se interessou por todo esse mistério e quer embarcar nessa aventura, cuidado para não ir pensando que o livro é uma coisa e ele se transformar em outra: esta é uma literatura fantástica (sei que com isso eu abro uma gama de possibilidades para o que você pode encontrar, mas também restrinjo outras...).

Gih Figueiredo 25/09/2012

Uma joia da literatura brasileira atual
A história se passa no ano de 1933. A Ilha da Coroa fica localizada na costa brasileira e é sede da melhor escolha existente. É muito conhecida por suas exigências quanto à disciplina que fazem muitos alunos desistirem ou serem expulsos, mas também chama atenção por todos os seus formandos se tornarem pessoas influentes e de muito sucesso em suas respectivas carreiras.
Tudo começa quando cinco jovens são aceitos por apresentarem o grau de inteligência necessários para entrar na escola. Estes são: Os irmãos ingleses Daniel e Margareth, que adoram fazer disputas entre si; o francês Marc, talentosíssimo músico, que toca esplendorosamente piano, violino e flauta; o americano Chester, com um dom quase que mágico com os cavalos; e o brasileiro Rafael, que por ter trabalhado como chaveiro tinha uma grande habilidade em destrancar portas. Os quatros meninos têm 14 anos e Margareth tem 13.
Em torno da Ilha da Coroa havia um fenômeno nada convencional. As águas se agitavam constantemente formando um círculo perfeito em torno da ilha, e os meninos ficam muito curiosos quanto à isso. Outra coisa que desperta-lhes interesse é a densa floresta, onde a entrada é COMPLETAMENTE proibida.
Apesar de toda essa curiosidade os cinco estudantes notam que as pessoas não questionam tais "estranhices" e aquilo apenas aumenta o desejo de descobrir qual é o segredo por trás da Ilha da Coroa. E esse desejo vai ser capaz de fazê-los arriscarem suas permanências na escola e por fim, suas próprias vidas, levando-os à uma aventura inimaginável.
O livro é realmente MUITO bom. O conteúdo que descrevi brevemente aí em cima é fruto dos acontecimentos das primeiras 200 páginas do livro, depois tudo muda. Obviamente não vou contar o segredo, mas sinceramente, de início eu achei um pouco parecido com outros livros que li. Embora isso não tenha mudado no decorrer do livro R. Costac mostrou seu jeito de escrever, e acredito que seus conhecimentos em História e Geografia fizeram tudo ficar tão perfeito que me deixou completamente encantada.
Fiquei pasma em como a leitura flui bem. O livro é grande dimensionalmente e as letras pequenas, ainda assim, quando eu me dava conta já tinha lido 50 páginas pensando que tinha apenas uns 10 minutos de leitura. A história é tão boa de se ler que eu quase me esquecia do tempo, e sempre queria ler um pouquinho mais rsrs.
O final do livro não me surpreendeu, aconteceu o que de fato teria de acontecer, e foi totalmente "com final". Por ser dividido em dois volumes era de se esperar que fosse estilo O Senhor dos Anéis, um continuação do outro. Entretanto, só depois de tudo ser finalizado que vem o que te faz querer ler o segundo livro. E eu estou LOUCA para que seja lançado! Adorei o livro e quero muito ler a continuação! Embora os personagens sejam pré-adolescentes não é nada infantil, é pura fantasia, e eu recomendo à todos para que leiam, pois vale a pena descobrir esse segredo.

Apaixonadas por 18/09/2012

O Círculo de Pedra de R Costac – Resenha – Book Tour
Resenha por Bianca Benitez

Um grupo de adolescentes de vários lugares do mundo vem para uma escola,em uma ilha no meio do Pacífico para estudar por 08 longos anos.

Norte americanos ,londrinos,franceses e brasileiros juntos em uma seleta escola em uma ilha cheia de mistérios e lendas.

05 garotos,Daniel,Margaret,Rafael,Chester e Marc cheios de expectativa e com um mesmo sentimento,irão viver uma grande aventura.

A escola é como todas as outras,onde regras e disciplina permeiam o aprendizado e eles terão que aprender a lidar com todas elas,mas uma regra,a mais importante,é nunca,e tempo algum entrar na floresta,mas o grupo de garotos pela primeira vez longe de casa e da supervisão dos pais,nunca iriam respeitar essa regra e entram na densa floresta para um segredo fascinante e viverem a aventura mais emocionante de suas vidas.

O Livro começa com os navegadores portugueses em um barco chamado Divina providência e um naufrágio e depois passa pelos continentes para inserir na narrativa os cinco personagens que irão para a mesma ilha do inicio do livro em um barco chamado Divina Providência III,achei um pouco arrastado esse início e demorei um pouco a me acostumar com as mudanças abruptas de um núcleo para o outro pois achei meio confuso,mas a história é bastante rica,mesmo sendo lenta prende o leitor,para os fãs do gênero aventura e suspense este livro é a escolha ideal e vai fazê-los muitos felizes durante toda a leitura,pois antes de os mistérios irem se revelando o leitor se pega tentando decifrar os detalhes,imaginando se uma coisa faz conexão com outra e por isso é impossível largar o livro.

Biah @garotapaidegua 15/09/2012

Muito Bom!
Essa estória começa em 1954 com um escritor se abrigando da chuva em uma bar vazio exceto por ele. Ele escreve livros sobre lendas e mitos e está matutando sobre o prazo que seu editor deu para que ele escreva mais quatro livros. Ele é muito rígido com suas pesquisas e não aceita inventar nada para que seus livros vendam mais. Enquanto pensa sobre isso é abordado por um senhor idoso, que conhece seus livros e que pergunta se ele gostaria de ouvir uma longa e surpreendente história.

A partir daí nós também mergulhamos nessa aventura, que se inicia em 1539, quando uma Nau portuguesa que transportava pessoas ilustres para a América do Sul naufraga próximo a uma ilha muita estranha, com águas que se agitam em uma forma circula perfeita. O único sobrevivente, o capitão da embarcação, acorda na ilha e se depara com algo fantástico. Depois, já no ano de 1932, acompanhamos os preparativos de cinco jovens que estão indo estudar numa das melhores escolas do mundo, onde os alunos precisam ser quase gênios e muitos desistem antes de sair. Adivinhem onde essa escola fica? Isso mesmo, na ilha do naufrágio.

Terminei de ler este livro esta madrugada e tenho uma coisa a dizer: MUITO BOM!!!! Estava precisando de uma aventura do tipo, com jovens inteligentes armando planos e desvendando enigmas, e além de tudo, embarcando em uma aventura com direito a tudo que os melhores livros de aventura tem: deuses que brigam entre sim, guerras, seres mitológicos como grifos e pégasos; testes de coragem e companheirismo. Cada jovem tem uma característica marcante e a usará para ajudar os outros no momento certo. Há muitos perigos....

Isso tudo que eu falei acima é só o comecinho do livro. Muita coisa ainda vai acontecer. Uma verdadeira aventura. Eu estava precisando mudar um pouco de gênero e adorei o livro que eu escolhi para essa mudança. Fiquei mais feliz ainda por ser mais um autor nacional se destacando com suas estórias. A leitura flui muito bem, e o enredo é muito interessante, bem diferente do que EU já li do gênero. Bem interessante e super recomendado ;)

*Resenha originalmente postada no blog Garota Pai D'égua (www.garotapaidegua.com)

Gíh Santos 10/09/2012

Resenha do Blog Livros Lovers
A leitura do livro foi realizada através do exemplar que o autor enviou após finalizar a parceria.
A Escola Internacional do Atlântico recebe alunos de todo o mundo, porem sua exigência extrema é somente uma: Ser inteligente! Os mais dotados intelectualmente tem passe livre para esta excêntrica escola. Sendo o período escolar de 8 anos, onde os formados obterão sucesso em qualquer carreira que venha a seguir. A escola se localizando na Ilha da Coroa, território Brasileiro, onde estranhos fatos ocorrem.
Margareth, Daniel, Rafael, Marc e Chester todos acabaram de serem aprovados para a Escola Internacional do Atlântico, sendo de faixa etária 11 e 12, eles se tornam melhores amigos, com exceção de Meg e Daniel, pois são irmãos e você sabe como irmãos são néh. Passado a euforia de estarem em um local surpreendente, eles passam a perceber estranhos fatos que ocorrem somente naquela ilha. Os funcionários são misteriosos, a floresta é terminantemente proibida, e a curiosidade aumente a cada instante. Os jovens detetives (curiosos) resolvem descobrir a todo o custo os mistérios que cercam a Ilha da Coroa. Entretanto o que eles não imaginavam é que as lendas podem se tornar realidade.

“Os anos se passaram e hoje eu me arrependo de não ter acreditado mais nas histórias que meu pai me contava antes de dormir. Mas nunca é tarde, pois os nossos sonhos nunca morrem, eles vivem em algum lugar eternamente. Por isso, Daniel, eu disse que gostaria de viver com as lendas, pois só as lendas vivem para sempre.”

O Círculo da Pedra é um livro grosso, possui 600 páginas. Confesso que a leitura foi lenta, devagar. Levei dias para chegar na metade do livro, porem quando cheguei a leitura fluiu de maneira impressionante, me arrependi de talvez não ter dado a devida atenção que o livro merecia. Por isso, digo é um livro que irei reler com certeza, não agora, mais em um futuro onde eu possa me dedicar somente a ele.
Ricardo Costac me surpreendeu com sua criatividade em criar um novo mundo, com novos seres, raças, animais, plantas enfim, é impressionante, como por exemplo os faogards; guerreiros de estatura alta com olhos de rubi e cabelos flamejantes. Sendo este somente uma delas, pois existem outras. Costac criou um novo mundo. E o mais impressionante em tudo isso são as lendas...O livro é regado a muitas delas, sendo uma mais criativa que a outra, e no final todos formam um único conjunto que coexistem de maneira excepcional.

CONTINUE LENDO>>>http://livroslovers.blogspot.com.br/2012/08/resenha-o-circulo-de-pedra.html

Bianquinha 03/09/2012

Rotina Agridoce 01/09/2012

maravilhoso, super recomendo!! Elementos de O Senhor dos Aneis
Resenha:

Quando recebi o livro do Ricardo, tenho que dizer que eu fiquei muito feliz mesmo!! O livro é lindo e em especial ele é bem grosso, tem 600 páginas. Pensei "se o livro for bom, quanto mais grosso melhor", adoro histórias densas e longas. Típico pensamento de uma fã de Senhor dos Anéis que sempre achou que o livro tinha que ser ainda mais grosso, pois é um livro incrível.
Posso dizer já pelo prólogo que você já vai perceber todo um ar misterioso, fazendo com que o leitor fique ainda mais instigado e continue a ler.

Começa com Lucad, um escritor que estava em um bar tentando fugir da chuva e ter um pouco de paz para repensar na discussão que teve com seu editor, pensando que tinha encontrado o lugar calmo para isso, mas percebeu que estava sendo observado por um senhor idoso, este se propôs a contar uma história, uma longa história, e ele aceitou em ouvi-la.

O livro conta a jornada de cinco estudantes que são: os irmãos Daniel e Margaret, Marc, Rafael e Chester. Cada um deles pertence a uma nação diferente e foram admitidos pela conceituada e rígida escola internacional do Atlântico, localizada na Ilha da Coroa.

“Ao seu modo, alunos previamente selecionados estariam vindo de todas as partes do mundo para estudar em uma das escolas mais eficientes de todos os tempos, e seguramente, a mais estranha.” Pág. 26

Todos os estudantes estão super ansiosos para conhecer a escola, e eles acabam se conhecendo a caminho da ilha, em um barco. Lá, eles recebem as regras do colégio, que em não podem ser quebradas, principalmente no que se diz respeito a uma floresta que cerca as imediações da escola e do qual a entrada é proibida para os estudantes, com pena de expulsão.

Todo esse mistério só serve para alimentar ainda mais a curiosidade dos estudantes, sobretudo de Daniel e Marc, que irão fazem de tudo e um pouco, até em se meter em encrencas, tudo para desvendar os segredos a respeito da Ilha da Coroa.

"- E as histórias que contam sobre a ilha? - aproveitou Daniel para investigar mais com alguém que realmente conhecia muito bem tudo aquilo.
- A que histórias você se refere? - Se fez de desentendido o comandante Hugo, pousando a xícara vazia em uma mesinha e sendo imitado por Daniel.
- O senhor sabe ... as águas em torno da ilha estranhamente agitadas, os vários naufrágios e as lendas sobre criaturas monstruosas que surgem das profundezas - coçando a cabeça, completou: - O que há de verdade nestas histórias?
- Lendas ... lendas tão antigas criadas por gente ignorante e supersticiosa - Voltou a olhar para o mar azul-turquesa - As pessoas adoram acreditar na veracidade dessas bobagens para tornarem suas vidas menos monótonas.
O rosto de Daniel expressava dúvidas quanto aquelas palavras".

A curiosidade acabou unindo esse grupo de amigos, fazendo com que eles acabem descobrindo o segredo da ilha que foi mantido intacto por quatrocentos anos. Eles conseguem, mas com muito esforço envolvido, pesquisas na biblioteca, fugas noturnas, e até um invasão da sala do diretor para ler um diário secreto.
Após descobrir o segredo, eles embarcam em uma aventura para um mundo desconhecido, e em meio a uma guerra que começa lá, eles querem apenas voltar para casa, mas terão muitos obstáculos e percalços para conseguir encontrar o caminho de volta.

Uma aventura incrível como há tempos não lia nada igual. Escrito com tamanha maestria, cada detalhes são bem contruídos, as descrições geográficas são tão precisas e detalhadas que você se sente parte da história, eu me senti o tempo todo envolvida e dentro da história.
Em muitas ocasiões me peguei falando com os personagens, parecia uma louca, queria entrar dentro do livro e ajudar a salvar algum personagem que estava em perigo. Fiquei bastante tocada por uma perda na história, ele me fez lembrar um pouco de Aragorn de O senhor dos aneis. Por falar nisso, esse livro tem muitos elementos de senhor dos aneis, em muitos momentos não tive como não lembrar de alguma passagem do livro, e assim como Tolkien, R Costac criou um mundo rico em lendas, raças diferentes, com idiomas próprios, criaturas fantásticas. O livro só peca pela falta de um mapa, senti muito a falta mesmo de um. Espero que R. Costac faça um para o próximo volume.

Gostei de todos os personagens, o que não acontece em todos os livros. Nesse livro, você torce para cada um, você ri, chora, fica com raiva....todos são muito bem trabalhados, dou os parabéns ao Ricardo Costac.
Gostei de Marc, um apaixonado por música que toca diversos instrumentos musicais com a alma de um poeta. Gostei muito do trecho que ele se encontra com um fauno, e este lhe dá sua flauta de ouro.

O Círculo de Pedra nos traz uma aventura fantástica, repleta de lendas, segredos e mitos. Um livro com uma trama eletrizante da primeira a última página.

Leitura obrigatória para todos os fãs de uma boa aventura e é claro que eu recomendo. Já virou um favorito!

As Lendas Vivem é o primeiro da duologia O Círculo de Pedra. Segundo o autor, o segundo já tem um título provisório e talvez se chame A Ira de Arkopromis, e seu lançamento está previsto para outubro de 2013. Não sei se foi aguentar até lá, pois o final do livro é incrível.

5 estrelas e entrou para meus livros favoritos!
veja em meu blog:

Jaque 30/08/2012

São 600 páginas de pura aventura e fantasia...
Confesso que no inicio, a historia me atraiu pouco, o tempo gasto apresentando cada personagem e reunindo eles na escola onde tudo se inicia, tornou um pouco cansativo a leitura. Mas depois que começamos a conhecer o verdadeiro propósito da historia, tudo se torna muito interessante.
O Circulo de Pedra conta a historia da aventura vivida por Daniel, Margaret, Chester, Marc, Guillermo, Brian e Roger. Quatro alunos e três professores que fazem parte de uma ordem, um círculo secreto, que estes meninos, muito curiosos, acabaram descobrindo e se lançando nessa imensa aventura.
Os meninos embarcam por acidente, numa aventura em outro mundo ou dimensão, povoado por seres diferentes de nós, costumes e linguagens também diferentes.
Uma vez longe de casa, os Professores decidem partir em busca deles para trazê-los de volta, antes que o período letivo acabe e eles tenham que voltar pra casa de férias.
Sendo assim, todos se reúnem neste outro mundo para então descobrir como voltar para casa, à aventura é dividida em diversas etapas, com diversos obstáculos solucionados ao longo da história e que torna tudo muito instigante. O autor não deixou pontas soltas. Tudo foi muito bem amarrado e solucionado até o fim.
Ajudados pelos seres deste outro mundo os aventureiros começam então a longa jornada de volta pra casa, onde eles conhecem ainda mais seres encantados, lugares mágicos e criaturas assombradas que tentam dificultar a aventura deles.
Cada fato relatado, cada momento da história é único. Os animais, os seres, os eventos da natureza, as historias locais contadas pelos tão queridos Faogards. Ah sim, temos até um sutil romance que nasce ao longo da historia.
A escrita do autor é fácil, porém, pomposa. Ainda assim a leitura é gostosa, em nada dificulta. Apesar da historia extensa, nestas 600 páginas o autor nos leva a viajar e imaginar os mundos, lugares, seres e fenômenos por ele descritos. Confesso que em alguns momentos até me emocionei. Acredito que todos que tiverem a chance de ler, vão sentir em certos momentos, o desejo de viver parte dessa aventura tão fabulosa.
Todo o livro é muito marcante, e já to sentindo saudade das aventuras que acabei vivendo junto aos personagens.
Não sou fã de leituras longas... Como disse são 600 páginas. Mas não me arrependo.
O Circulo de Pedra é uma leitura memorável e se fosse um filme, eu iria rever muitas vezes.
Indico muito, principalmente aos amantes de uma boa aventura.

Aghata Christinny 27/08/2012

O Círculo de Pedra - R. Costac
Resenha: O Círculo da Pedra vai nos contar à história de cinco amigos, no ano de 1932, que são: Daniel Crowley, um menino inglês, que é muito inteligente e curioso. É um dos melhores alunos da escola, (se não o melhor) só ameaçado pela sua irmã. Tem uma grande paixão pelos truques de ilusionismo.

Margaret Crowley é irmã de Daniel, é inteligente também, porém muito intrometida. Meg (Margaret) é muito competitiva e não aceita perder, sempre querendo revanche.

Rafael Fab mora na cidade do Rio de Janeiro, têm dois irmãos pequeno; mora em uma simples casa, é de uma família humilde. Começou a trabalhar muito cedo para ajudar nas necessidades de casa, e com isso criou uma habilidade incrível: Chaveiro.

Chester Thompson mora com os tios no Texas. Chester é apaixonado por cavalos. Tem uma habilidade muito interessante, como se pudesse falar com os animais e os acalma-los de certa forma.

O fracês Marc Fourmier é musico. E quando toca parece que hipnotiza as pessoas. Todavia, tem um ouvido totalmente afiado, ele identifica facilmente a nota musical, até de um talher caindo no chão.

Antes de se conhecerem, os cincos amigos fizeram um teste para a melhor escola a Internacional do Atlântico na Ilha da Coroa. Os cincos alunos passam, e viram amigos leais e inseparáveis.

A Ilha da Cora e a escola Internacional são rigorosamente vigiadas 24 horas, sem parar. Os professores são todos influentes e respeitados. Se quisesse realmente ficar na escola teria que ter ótimas notas e paciência, pois seriam anos de estudos.

Talvez o que eles não esperavam era que a Ilha da Coroa guardasse um segredo tão grande e que eles teriam que fazer de tudo para descobrir, custasse o que custasse. Pois, eles sabiam que o Diretor da escola o Sr. Helmut Neckel estava em cima e a espreita pelos “cantos”, sobre o que eles faziam e aprontavam. Contudo, estão com medo de serem expulsos. Eles sabem que terão de ser esperto mais do que já são, para saber se de fato a um mistério na Ilha, e para isso terão que ter acima de tudo, coragem. Pois podem encontrar um mundo de magia e fantasia.

Amei o livro! É muito, muito bom. É uma história que você não vai querer largar o livro enquanto não terminar. Sempre leio a noite, então, às vezes estava muito tarde e com isso ficava falando pra mim mesma “só mais um capitulo” quando ia ver já tinha lido quatro.

Contudo o livro não é pra ser ler rápido; Por quê? Apesar de ser um livro que aguça sua curiosidade, é um livro que tem muito lugares, muitos nomes, várias coisas que às vezes confunde. O que exatamente deveria ter para isso não acontece-se, seria: um glossário e mapa. Iria ajudar o leitor de uma maneira incrível.

Costac criou um mundo que eu não esperava, na verdade, não cheguei nem perto disso. O que não significa que me decepcionei, pelo ao contrario. Ele superou muito mais que minhas expectativas.

O livro tem uma temática muito boa, fui muito bem construído. Você vai encontra fantasia, mistério, ação; o autor usou muito pouco de romance e drama, o que achei que foi ponto positivo.

O final do livro e desesperador. Eu ao mesmo tempo queria terminar mais não consiga, não queria que o livro acabaçasse. E não teve jeito, terminei. Quando achei que o autor não podia mais me surpreender, ele surpreende. Não poderia ter um final melhor. A única coisa que é triste, é que foi descobri depois de ter terminado que tem continuação. Então, necessito urgente da continuação. Preciso de respostas. Os meus personagens preferidos foram Daniel e Bartolomeu.

Uma dica muito legal para quem vai ler é: preste bastante atenção, nos nomes, lugares e etc...
Vi alguns pecados no livro que me incomodaram um pouco, a falta de espaço de tempo. O que às vezes me confundia um pouco com os personagens.

É narrado em terceira pessoa. Recomendo o livro pra quem gosta de magia e fantasia e principalmente para aqueles que estão à procura de algo diferente.

Quero deixar algo bem claro sobra à nota. Para todo o enredo da história minha nota é cinco. Mas, pela falta de um glossário e mapa vou ter a abaixar um pouco.
Mas recordando é um ótimo livro, em alguns momentos me lembrava dos seres místicos de Nárnia .

Leiam que vocês não iram se arrepender!

Para mais resenhas e trechos do livro O Círculo de Pedra >>> www.pagesflying.blogspot.com.br/

Thami 23/08/2012

O Círculo de Pedra - R Costac
"Uau" Foi a primeira coisa que eu pensei quando eu terminei esse livro. E a segunda foi: "preciso dessa continuação urgente!".

O Círculo de Pedra é aquele tipo de leitura que te prende desde o começo, é um suspense tão bom de ler, e quando você descobre, fica ainda mais animado para saber como será o desenrolar da história.

Na Ilha da Coroa é composta por uma escola onde só aceita pessoas com boa capacidade e bastante inteligência. Todo o ano eles disponibilizam uma prova, e os melhores, são aceitos.

Os novatos: Daniel, Margaret, Marc, Chester e Rafael são aceitos na escola, e a partir daí, começa uma grande amizade.

Porém a escola esconde muitos segredos, no qual os amigos a cada dia ficam mais curiosos com a possibilidade de ter algo "fora do comum".

Então começam as investigações, cada um fica responsável por uma coisa, e claro, correm um grande risco de serem expulsos, só que a curiosidade fala mais alto, e por isso, acabam descobrindo.

Tudo o que imaginei, não foi nada comparado com o que li nas próximas páginas, o autor teve tanta criatividadee e dedicação, que é impossível não se apaixonar pela história.

Pamela 23/08/2012

Através de uma narrativa digna de grandes epopeias, traz a mitologia há muito tempo esquecida de volta à modernidade.
Confesso que fiquei estremecida ao ver o tamanho do livro (598 páginas não é pra qualquer um não), juntou-se o término do semestre da faculdade, o início das férias e a resolução de alguns muitos problemas, e a resenha demorou a sair.
A história traz as aventuras que cinco jovens (Meg, Daniel, Marc, Rafael e Chester) em busca da descoberta dos segredos da ilha em que se encontra a escola dos sonhos, e, em que depois de diversos testes, conseguem ingressar.
Me encantei com diversos trechos durante a leitura e é impossível separar apenas alguns para colocar na postagem (e porque provavelmente vou soltar alguns spoillers, então vou me conter haha), mas o que mais imprime a mensagem inicial da obra é:

- Sabe, rapaz – disse Brian ao mesmo tempo em que caminhava, as mãos enterradas nos bolsos da calça. – Durante esses meses vimos coisas que ninguém acreditaria – ele parou de andar um momento e voltou-se para Rafael, encarando-o severamente como se quisesse desvendar os seus pensamentos mais ocultos. – Você seria capaz de guardar o maior segredo de todos os tempos?
[página 594, Epílogo]

Amantes de histórias extraordinárias e de mitologia vão amar!

Douglas Brandão 20/08/2012

Uma ilha cercada de aventuras por todos os lados
Se existe uma escola com regras muito rígidas e com professores fechados que não lhe respondem o que queres, esta é a Escola Internacional do Atlântico, situada na misteriosa Ilha da Coroa, onde as ondas do mar ao seu redor se agitam desesperadamente quebrando-se nos altos rochedos envolto de sua circunferência! Esta, mesmo assim, é a escola mais disputada pelos jovens, visto que nela saíram grandes nomes que acabaram marcando na memória seus feitos, porém não é qualquer um que pode ingressar nela. Ela só admite alunos altamente inteligentes e, por isso, aqueles que nela sonham em estudar, devem passar por uma prova bastante intransigente...

Continue a ler minha resenha no Literatura de Cabeça:

Barbara Sa 17/08/2012

Tornando-se um Guardião - http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

A Ilha da Côroa fica no litoral de Recife e abriga uma das escolas de maior renome no mundo, A Escola Internacional do Atlântico, durante 8 anos jovens de todos os locais do mundo se dedicam para serem os melhores em suas áreas, e em 1933 não foi diferente, uma nova turma se iniciava, dessa 5 pessoas se destacariam. Eram eles Daniel e sua irmã Margaret, Rafael, Marc e Chesteer, cada qual vinha de um lugar do planeta e eram excelentes nas áreas que decidiram seguir. Alguns com um posição financeira elevada, outros viam ali a única chance de ter um bom futuro. De cara se tornaram grandes amigos, e curiosos como eram decidiram procurar saber mais sobre a Ilha da Coroa, que era um mistério para todos os estudantes. Com determinadas regras indecifráveis, o quinteto entendeu que a Ilha guardava um grande segredo, e não estavam enganados.

Nas primeiras 200 páginas temos cinco crianças tentando desvendar um segredo guardado a séculos, burlando as leis da escola eles não medem esforços para descobrir porque muitos dos instrutores agem de modo tão estranho. Com fugas noturnas, pesquisas em livros guardados a sete chaves e perguntas irritantes, por fim descobrem o segredo. Mas isso pode custar a vida de ambos. Nas 400 páginas seguintes viajamos com eles em uma grande aventura. Uma viagem para um mundo até então desconhecido, em meio a uma guerra eles querem apenas voltar para casa, mas terão muitos obstáculos para que isso se concretize.

Uma aventura sem pontos soltos, a cada página virada nos sentimos mais ligados a história, por vezes queremos adentrar no livro e salvar os nossos guerreiros dos perigos ocultos. Todos os detalhes são bem construídos, desde os dados de latitude e longitude até os fatos históricos, nada foge da mente do autor. R. Costac transforma situações calmas em guerras catastróficas num piscar de olhos, o que antes era montanha se torna um vulcão em erupção. A aparição de seres extraordinários nos dá a sensação de que estamos na Terra do Nunca, ou no País das Maravilhas. Mas na verdade, nem nós, nem eles, sabemos em que lugar nos metemos.

Mais uma prova da grandiosidade dos novos autores brasileiros, uma obra muito melhor que diversas aventuras estrangeiras, 598 páginas bem construídas que transformaram suas horas de leituras em momentos gloriosos e que ao final da jornada também transformará você no Guardião de um Grande Segredo.

1 | 2 | 3 | 4