O Círculo de Pedra

O Círculo de Pedra R.Costac

Resenhas - O Círculo de Pedra

1 | 2 | 3 | 4

MILA 16/08/2012

Nesta maravilhosa história conhecemos alguns jovens que se destacam pela sua inteligência e por um objetivo comum: Estudar numa das mais conceituadas escolas que se encontra na Ilha da Coroa.
Esses jovens são Marc, Rafael, Chester, Daniel e Margaret e juntos encontram algumas dificuldades no percurso para escola e é lá que se tornam amigos, um grupo que está sempre procurando desvendar os mistérios da Escola. Eles são de diferentes lugares e cada um tem um dom, seja com a música, ou um bom desempenho para a manutenção, ou como lidar com os animais.
E assim eles vão conhecendo mais a escola e descobrem a floresta proibida, o que se torna um grande mistério e que juntos vão tentar desvendar.
Encantei-me com os professores, com os protagonistas e é difícil escolher um preferido, porque todos são perfeitos e tem suas peculiaridades.
O autor criou um universo muito bem elaborado, cheio de mistérios, aventuras, gostei muito da narrativa, mais mesmo assim senti que demorei muito para terminar a leitura, são 600 páginas e por mais que eu avançasse parecia que eu não saia do lugar, mais isso foi melhorando depois das 200 páginas em que a história fica muito boa e não dá vontade de largar o livro.
Agradeço ao autor pelo privilégio de ler O circulo de Pedra, livro tão rico em fatos históricos, fantasias e lendas..
Super recomendo!!

Just Livros 25/07/2012

Resenha Just Livros
Eu assustei quando vi o livro, ele é enorme e tem 600 páginas. Quando comecei a ler percebi que a fonte que foi usada é menor que o normal que estou acostumada a ver na maioria dos livros, ou seja, é como duplicar as 600 páginas.
Quando você começa a ler um livro assim tem duas opções: vai começar a ler e não vai notar quando chegar ao final ou vai acabar desistindo logo no inicio.
Felizmente o prólogo com um ar misterioso conseguiu me instigar a continuar lendo. Lucad um escritor estava em um bar tentando fugir da chuva e ter um pouco de paz para repensar na discussão que teve com seu editor.
Pensou ter encontrado o lugar certo para isso, mas percebeu que estava sendo observado por um senhor de idade. O senhor se propôs a contar uma história, uma longa história.
Antes de começar o capítulo 1 tem uma pequena parte chama “Divina Providência” que conta como foi o mistérioso naufrágio da Nau Divina Providência em águas calmas (até certo momento) quando estavam a poucos dias de chegar na América do Sul em 1539.

“- O diabo nos aguarda para dar seu abraço mortal! – Dramatizou Diogo com voz profética e os olhos fixos no mar cada vez mais agitado”. Pág. 14

E começamos o capítulo 1 com mais mistério em 1932, vamos conhecer cinco jovens de lugares diferentes que receberam uma carta informando que eles foram aceitos para estudar na escola internacional do Atlântico.
Só tem uma coisa de diferente nessa escola, ela se localiza na Ilha da Coroa (e tem uma floresta proibida ~Harry Potter~). E lá tudo é muito rigoroso, com muitas regras que não podem de jeito nenhum ser quebradas.
“Ao seu modo, alunos previamente selecionados estariam vindo de todas as partes do mundo para estudar em uma das escolas mais eficientes de todos os tempos, e seguramente, a mais estranha.” Pág. 26

Esses jovens nem imaginam que estão prestes a embarcar na maior aventura de suas vidas e vão descobrir um segredo guardado por quatrocentos anos.
Quer saber qual é o maior segredo de todo os tempos? Leia O Círculo de Pedra.

Inicialmente a história parece um pouco confusa, mas depois tudo vai se encaixando. Os cincos jovens têm a personalidade bem traçada, cada personagem à sua maneira e assim cada um tem sua função. Senti falta de um Índice dos capítulos no começo do livro e a fonte pequena pelo menos pra mim causa dor de cabeça após certo tempo de leitura.
Mas esses são pontos não afetam a qualidade da história. O Círculo de Pedra é o primeiro de dois volumes. Achei o livro bem detalhado, o que em conjunto com uma boa aventura, mitos e lendas faz a leitura fluir rapidamente. Tem uma diagramação simples, mas bem satisfatória. Recomendo!
Agora o jeito é aguardar a continuação.

Mais em http://just-livros.blogspot.com.br

Sheila 02/07/2012

Resenha: "O Círculo de Pedra - As Lendas Vivem" (R. Costac)
A Ilha da Coroa é a sede de uma das escolas mais rígidas, mas também mais disputadas de todos os tempos. O motivo, é ser célebre por formar pessoas que se tornam grandes nomes em suas áreas de atuação, fazendo com que sua fama se solidifique e aumente com o passar dos anos.

Todos os anos adolescentes prestam uma prova dificílima para seleção dos alunos, pois somente os melhores entre os melhores conseguem nela ingressar. De todas as partes do mundo, afluem novos interessados em se formar na Ilha da Coroa, apesar de sua fama de ser uma escola extremamente exigente, que nem todos conseguem cursar até o final.

É assim que Marc, um francês, Daniel e Margaret, dois irmãos ingleses, Chester, um americano e Rafael, um brasileiro, acabam se conhecendo: todos eles são calouros na famosa escola e sentem-se honrados e orgulhosos por estar entre os escolhidos, mas também excitados por iniciarem esta nova aventura. Afinal, a Ilha da Coroa não é uma ilha qualquer. Um profundo mistério parece rondar tudo o que se relaciona ao local onde pretendem passar os próximos oito anos de sua vida.

"- E as histórias que contam sobre a ilha? - aproveitou Daniel para investigar mais com alguém que realmente conhecia muito bem tudo aquilo.
- A que histórias você se refere? - Se fez de desentendido o comandante Hugo, pousando a xícara vazia em uma mesinha e sendo imitado por Daniel.
- O senhor sabe ... as águas em torno da ilha estranhamente agitadas, os vários naufrágios e as lendas sobre criaturas monstruosas que surgem das profundezas - coçando a cabeça, completou: - O que há de verdade nestas histórias?
- Lendas ... lendas tão antigas criadas por gente ignorante e supersticiosa - Voltou a olhar para o mar azul-turquesa - As pessoas adoram acreditar na veracidade dessas bobagens para tornarem suas vidas menos monótonas.
O rosto de Daniel expressava dúvidas quanto aquelas palavras".

A inteligência, tenacidade e curiosidade acaba por unir estes diferentes garotos - e garota - na chegada à escola, fazendo com que passem a tentar desvendar os segredos ocultos pela ilha: por que os alunos são constantemente vigiados por monitores, até mesmo à hora de dormir? Por que a floresta da ilha é proibida rigidamente, sendo constantemente patrulhada? Que força faz com que a água não só do mar, mas também aquela próxima ao subsolo dentro da escola, comporte-se de maneira tão estranha?

"(...) Daniel teve uma surpresa: a água que havia vazado do cano furado formava marolas se chocando constantemente contra a parede. o menino refletiu sobre a posição em que se encontravam e deduziu logo que a água sofria um movimento de atração que parecia vir da floresta. Algo muito parecido com as ondas fortes que se arremessavam violentamente contra a ilha".

O mistério que ronda a escola e a Ilha da Coroa – o famoso segredo que me atraiu à leitura deste livro com avidez – é solucionado perto das 200 páginas, começando então a aventura dos protagonistas, não mais caçadores em busca de respostas, mas fiéis de um segredo do qual agora precisam escapar.

Não sei se fui eu quem ficou exigente demais depois de ler J. K. Rowling (Harry Potter) J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Aneis) e C. S. Lewis (As Crônicas de Nárnia) mas no geral não gostei muito do livro. Apesar de ter as sentenças bem construídas e uma trama atrativa, senti como se algo “faltasse” ao enredo, aquele suspense antes dos momentos decisivos que faz com que você torça pelos personagens, se emocione, sinta medo por eles, mesmo sabendo que geralmente os protagonistas costumam “se dar bem” no final. Não digo que o livro não passe esse sentimento em sua narrativa, mas eu particularmente não senti.

Dei uma olhada em outras resenhas por ai – o que sempre faço quando o livro não me empolga muito – e a grande maioria trata o livro como excelente, então recomendo que você leia, até para que possamos fomentar uma discussão a respeito. Mas no geral, parabéns a R. Costac e aos nossos autores, mostrando mais uma vez que a literatura brasileira esta se alçando a um outro patamar.

Disponível em: http://www.dear-book.net/2012/07/resenha-o-circulo-de-pedra-as-lendas.html
Monique 05/02/2013minha estante
Também senti falta de mais intensidade, algo que me emocione.
Concordo com vc.
Bjss

Vanessa Vieira 29/06/2012

O Círculo de Pedra_R. Costac
O livro O Círculo de Pedra, de R. Costac, nos conta a história de cinco estudantes: Marc, Rafael, Chester e os irmãos Daniel e Margaret. Cada um deles pertence a uma nação diferente e foram admitidos pela escola internacional do Atlântico, localizada na Ilha da Coroa. A escola é super conceituada e conhecida pela rigidez em seus estudos. Como o próprio nome sugere, ela fica situada bem no meio do oceano.

Eles estão super ansiosos pelo ingresso na escola, e acabam se conhecendo em um barco, a caminho da mesma. Os dirigentes do colégio são bem rigorosos e fazem questão de frisar bem as regras, que em hipótese alguma podem ser quebradas. Um clima de suspense e mistério paira sobre o local, principalmente no que concerne a uma floresta que cerca as imediações e do qual a entrada é proibida para os estudantes, com pena de expulsão.

Esse mistério só serve para alimentar ainda mais a curiosidade dos estudantes, sobretudo de Daniel e Marc, que não poupam esforços para desvendar os segredos a respeito da Ilha da Coroa. Eles conhecem um aluno bem misterioso, Bruno, que ajuda ainda mais a aguçar a sede de descoberta dos garotos. Eles conseguem convencer e contar com a ajuda de Rafael, Chester e Meg nessa empreitada.

Os amigos conseguem descobrir o segredo, que foi mantido intacto por quatrocentos anos, e acabam vivenciando uma grande aventura, norteada por lendas e criaturas mágicas. Suas vidas nunca mais serão as mesmas e será necessário um esforço descomunal da parte deles para permanecerem em segurança.

O Círculo de Pedra nos traz uma aventura fantástica e mirabolante, repleta de lendas, segredos e mitos. O autor conduziu a narrativa com maestria, tornando a trama eletrizante da primeira á última página. Os personagens são dotados de muita coragem, força e inteligência, e de um senso de amizade fortíssimo.

Marc é apaixonado por música e toca diversos instrumentos musicais com a alma de um poeta. Rafael é o mais estudioso dentre os amigos, e a sua família não pertence a uma classe social das mais abastadas; por isso ele se esforça e estuda com todo o afinco para proporcionar uma vida melhor a eles. Chester é apaixonado por animais, sobretudo cavalos, e foi um dos personagens com o qual eu mais me identifiquei, devido ao seu amor sem medidas por esses seres tão especiais. Daniel e Margaret são filhos de um dos alunos veteranos da Ilha da Coroa e também conhecedor do segredo que a assola, John Crowley, e brigam feito cão e gato, apesar de se amarem mais do que tudo, e arriscarem suas próprias vidas um pelo outro.

Uma trama muito bem edificada, rica em detalhes e repleta de magia e mistério. Os amigos enfrentam muitos perigos, principalmente na Montanha Rachada, e conhecem lindas lendas, como a da Lua Vermelha. Na metade do livro, surge um romance leve e sutil, que conseguir dar ainda mais fôlego para a história. Leitura obrigatória para todos os fãs de uma boa aventura e é claro que eu recomendo.

Camis 27/06/2012

O Círculo de Pedra - R. Costac (Blog: No Limite da Leitura)
O Círculo de Pedra vai deixar o leitor de queixo caído! O R. Costac conseguiu superar todas as minhas expectativas! Pois é, mesmo o livro sendo excelente, eu só pude terminar de lê-lo hoje, ou seja, demorei uma semana para lê-lo. UMA SEMANA!! O problema é que eu estava em semana de provas na faculdade, e eu não podia deixar de priorizar meus estudos, certo? Sem levar em consideração, é claro, que o livro é alto e largo (600 páginas), então eu lia, lia, lia, e nunca chegava à metade do livro, o que me deixava frustrada e ao mesmo tempo enérgica, porque é cada aventura que te deixa com o coração na mão.

Marc, o francês; Daniel, o inglês; Margaret, a inglesa e irmã mais nova de Daniel; Chester, o americano; e Rafael, o brasileiro. Esses são os nossos heróis e protagonistas que irão se meter cada encrenca que deixará o leitor pensando: "Meu Deus, como pode esse autor ter tanta criatividade!"

Todos os nossos protagonistas foram selecionados para ingressarem na Escola Internacional do Atlântico. Uma espécie de colégio interno rigoroso e com um nível de ensino altíssimo, situado sozinho em uma ilha brasileira, a Ilha da Coroa. Anualmente, a Escola recebe generosas doações de inúmeros países, e em troca ela tem um único objetivo: formar os melhores acadêmicos do mundo. Se formar na Escola Internacional do Atlântico é ter um futuro garantido como: o melhor general de todos, ou o melhor engenheiro de todos, ou ainda presidente do mundo, quem sabe?

Logo ao chegar à ilha qualquer pessoa (tendo ela um cérebro de Einstein ou não) nota suas peculiaridades e mistérios. E nosso aventureiros se encaixam perfeitamente nesse grupo. Ou melhor, vão muito mais além. Numa busca desenfreada e sem limites, os 5 jovem vão desvendar o mais profundo mistério da ilha e, graças à curiosidade, descobriram um mundo novo além do nosso. Novo e perigoso.

Quando terminei de ler o livro (e durante a minha leitura também) eu pensei: "Caraca! Como pode alguém criar um livro desse!" Com uma narração, enredo e aventuras incríveis, não tem como não desejar por um pouco mais de O Círculo de Pedra. Confesso que durante muitas vezes morri de vontade de matar a Margaret. Mas passou.

Me encantei com o povo Faogard e a forma como o autor apresentou os faunos. O R. Costac, nesta publicação da Novos Talentos apresentará pra vocês novos seres lendários admiráveis e os antigos também, só que de uma forma totalmente única. Recomendo e Recomendo. Não dá para deixar de ler O Círculo de Pedra.

Matheus Braga 16/04/2012

Círculo de Pedra: As Lendas Vivem - Ricardo Costac
Hey pessoal, tudo bem?

Recebi este livro de parceria com o autor Ricardo Costac e, mesmo contendo alguns elementos já vistos em outros livros em seu inicio ( fato que muda completamente depois), é uma leitura que recomendo para quem está disposta a adentrar em um mundo cheio de segredos e aventuras.

A Escola Internacional do Atlântico tem como tradição receber apenas os mais dotados intelectualmente para passar por uma formação de 8 anos que garantirá sucesso em qualquer área que tal aluno decidir seguir. Margaret, Daniel, Rafael, Marc e Chester são selecionados para integrar esta escola e descobrem que as coisas são muito mais do que parece. Ao redor desta aclamada instituição, que é situada em uma ilha no meio do pacifico, existe uma vasta floresta guarnecida por inúmeros monitores e envolta em mistérios além da compreensão dos alunos. Não sabiam eles que estas árvores são a entrada para uma das maiores aventuras já presenciadas por um ser humano. Um local onde as lendas realmente vivem.

" - Segunda lição - completou Daniel. - Evitar certos comentários em voz alta é uma virtude. Portanto, trate de controlar sua boca"
Pág. 30

O que me agradou muito nesta narrativa foi que ela é épica em todos os sentidos já que se passa no ano de 1932. Porém, tenho algumas ressalvas sobre alguns aspectos físicos da Escola pois ela apresenta lugares e estruturas semelhantes às de uma escola "pouco" conhecida que espero até hoje que uma coruja traga minha carta de admissão. Ou um meio gigante em uma moto voadora, não me apegarei a minucias. Rsrsrsrs.

O livro tem uma narrativa de fácil compreensão e uma diagramação simples. Os diálogos e personagens são bem construídos, com exceção de Margaret que, por mais que tenha desenvolvido um papel importante na história, é dispensável, podendo seu papel ser cumprido por qualquer um dos outros garotos.

" - Venham até aqui! - gritou ele. - Acho que localizei Lamdi.
Roger estava agachado e sua tocha iluminava o interior da gruta. Bem ao fundo, havia uma poça enorme de sangue e fragmentos de alguma coisa que parecia ser carne"
Pág. 421

Outro ponto positivos na narrativa é a capacidade do autor de criar novos mundos e raças de maneira a fugir de tudo já visto, pelo menos por mim, nos livros de aventura da atualidade. Povos como os Faogard e os "Novos Europeus" são o que dão ao livro um ar de misticismo e poder. A criatividade de Costac foi tamanha, que até novas raças de animais ele conseguiu criar de maneira eximia.

A única critica que tenho perante está obra é que, mesmo contem alguns erros gramaticais, localizei um que infelizmente não pode passar "batido". Foi quando, devido ao grande número de personagens, o autor trocou o nome de dois deles, fazendo com que um outro personagem, que não tinha nada a ver com aquele contexto, recebesse um premio que era destinado a outro. Encontrei este equivoco em apenas um paragrafo e o autor já foi notificado e fará as devidas alterações nas próximas tiragens.

Bom pessoal, ante ao exposto, recomendo que cada um de vocês leia e tire as próprias conclusões a respeito desta obra. Eu já estou aguardando ansiosamente o lançamento do segundo volume que, segundo informações o autor, está previsto para 2013.

Abraços,
Matheus Braga

Pamela Chris 11/04/2012

www.pamelachris.blogspot.com
Misterioso, fascinante e inteligente, três palavras que compõe com quase perfeição essa obra magnífica.
Confesso que até a metade do livro ele não me cativou muito. Talvez pela falta de um romance, ou por que os acontecimentos não me pareciam tão interessantes... Até que, bem, eu não queria mais parar de ler. O livro nos enche de mistérios, questionamentos, perguntas, e queremos ver tudo respondido independente de que. E não, o livro não nos decepciona nem um pouco.
Os amantes de fantasia, daqueles que adoram serem mitológicos e as histórias que os permeiam, vão se apaixonar com o ambiente criado pelo autor. Os personagens também não deixam a desejar, diversos e com personalidades diferentes. Uma pena que às vezes nos confundimos, por causa do número de pessoas. Mas também não imagino como seria sem um deles. Gostei de todos, embora minha preferida tenha sido Talemine. Só não falo mais para não dar spoiler, rsrsrsrs.
A obra é rica em detalhes, principalmente porque o autor é formado em história e geografia. Por isso esperem por coisas novas, que ninguém nem sonhou em imaginar, e uma história impressionante e com gostosas reviravoltas. E que reviravoltas!
Muitas outras coisas me deixaram intrigadas nesse livro. Quero dizer, amo profecias, lendas, deuses e, quem sabe, reencarnações. Acho que vocês vão adorar isso também, hehehe. Sim, vão adorar.
O livro termina com aquele final de alívio, mas de que nem tudo está acabado. Ainda há muitas coisas pendentes, outros acontecimentos que nos fazem pensar: essa não, e agora? e uma certa notícia de jornal que nos faz ter certeza: pronto, agora ferrou. Hehehehe. Ou seja, o livro está todo recheado de pontas para o segundo livro, me deixando mais ansiosa ainda.
R. Costac está de parabéns com “O Círculo de Pedra”.

1 | 2 | 3 | 4