O Círculo de Pedra

O Círculo de Pedra R.Costac

Resenhas - O Círculo de Pedra

1 | 2 | 3 | 4

Day 10/05/2021

Livro longo, mas vale a pena!
Esse livro eu comecei a ler e achei que abandonaria! Ele é muito rico em detalhes o que o torna um pouco cansativo, cheio de personagens interessante, o que as vezes pode confundir os nomes! Mas a riqueza dos detalhes fez com que a imaginação criasse cenários incríveis! Seres mitológicos povoaram minha imaginação e até meus sonhos! A história se dá em torno de 5 adolescentes que foram convidados para uma escola extraordinária que ficava numa ilha! Um lugar é envolto de mistérios, e os professores que lecionam também! Claro que os adolescentes arrumaram confusão ao tentar descobrir esses mistérios, e acabam entrando sem querer em um portal para um outro mundo! A jornada deles é tentar voltar desse outro mundo através de um outro portal que ficava longe pra dedél com muita coisa perigosa e absurda no caminho. As vezes durante a leitura eu pensava PQP, não pode acontecer mais nada com essa galera.. mas aí.. sempre piora! hauhuaha Alguns capítulos são longos, outros nem tanto, mas a história é bem amarrada e tem um personagem brasileiro (huhul) Diz que é o primeiro livro de 2! Mas estou enlouquecida procurando o livro 2 e não acho! Então, essa parte fica um pouco frustrante! Mas mesmo assim, vale a leitura! Quando terminei percebi que o escritor é brasileiro e mora aqui na minha Cidade! R. Costac, se por ventura essa resenha chegar até vc, pelo amor me conta o que acontece no livro 2, que eu tô morrendo de curiosidade aqui! =)
R.Costac 26/11/2021minha estante
Olá, Day. Tudo bem? Espero que leia este comentário. Eu sou o autor de O Círculo de Pedra. Por vários anos adiei a continuação do livro por questões de outra atividade profissional. Porém, agora que me aposentei, vou entrar firme na conclusão do segundo livro e também na minha carreira literária. Se quiser entrar em contato comigo, mande uma mensagem para ricardocostaccontato@gmail.com. Terei o maior prazer de lhe contar muita coisa sobre o que vem por aí. Grande abraço.

Sheila 02/07/2012

Resenha: "O Círculo de Pedra - As Lendas Vivem" (R. Costac)
A Ilha da Coroa é a sede de uma das escolas mais rígidas, mas também mais disputadas de todos os tempos. O motivo, é ser célebre por formar pessoas que se tornam grandes nomes em suas áreas de atuação, fazendo com que sua fama se solidifique e aumente com o passar dos anos.

Todos os anos adolescentes prestam uma prova dificílima para seleção dos alunos, pois somente os melhores entre os melhores conseguem nela ingressar. De todas as partes do mundo, afluem novos interessados em se formar na Ilha da Coroa, apesar de sua fama de ser uma escola extremamente exigente, que nem todos conseguem cursar até o final.

É assim que Marc, um francês, Daniel e Margaret, dois irmãos ingleses, Chester, um americano e Rafael, um brasileiro, acabam se conhecendo: todos eles são calouros na famosa escola e sentem-se honrados e orgulhosos por estar entre os escolhidos, mas também excitados por iniciarem esta nova aventura. Afinal, a Ilha da Coroa não é uma ilha qualquer. Um profundo mistério parece rondar tudo o que se relaciona ao local onde pretendem passar os próximos oito anos de sua vida.

"- E as histórias que contam sobre a ilha? - aproveitou Daniel para investigar mais com alguém que realmente conhecia muito bem tudo aquilo.
- A que histórias você se refere? - Se fez de desentendido o comandante Hugo, pousando a xícara vazia em uma mesinha e sendo imitado por Daniel.
- O senhor sabe ... as águas em torno da ilha estranhamente agitadas, os vários naufrágios e as lendas sobre criaturas monstruosas que surgem das profundezas - coçando a cabeça, completou: - O que há de verdade nestas histórias?
- Lendas ... lendas tão antigas criadas por gente ignorante e supersticiosa - Voltou a olhar para o mar azul-turquesa - As pessoas adoram acreditar na veracidade dessas bobagens para tornarem suas vidas menos monótonas.
O rosto de Daniel expressava dúvidas quanto aquelas palavras".

A inteligência, tenacidade e curiosidade acaba por unir estes diferentes garotos - e garota - na chegada à escola, fazendo com que passem a tentar desvendar os segredos ocultos pela ilha: por que os alunos são constantemente vigiados por monitores, até mesmo à hora de dormir? Por que a floresta da ilha é proibida rigidamente, sendo constantemente patrulhada? Que força faz com que a água não só do mar, mas também aquela próxima ao subsolo dentro da escola, comporte-se de maneira tão estranha?

"(...) Daniel teve uma surpresa: a água que havia vazado do cano furado formava marolas se chocando constantemente contra a parede. o menino refletiu sobre a posição em que se encontravam e deduziu logo que a água sofria um movimento de atração que parecia vir da floresta. Algo muito parecido com as ondas fortes que se arremessavam violentamente contra a ilha".

O mistério que ronda a escola e a Ilha da Coroa – o famoso segredo que me atraiu à leitura deste livro com avidez – é solucionado perto das 200 páginas, começando então a aventura dos protagonistas, não mais caçadores em busca de respostas, mas fiéis de um segredo do qual agora precisam escapar.

Não sei se fui eu quem ficou exigente demais depois de ler J. K. Rowling (Harry Potter) J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Aneis) e C. S. Lewis (As Crônicas de Nárnia) mas no geral não gostei muito do livro. Apesar de ter as sentenças bem construídas e uma trama atrativa, senti como se algo “faltasse” ao enredo, aquele suspense antes dos momentos decisivos que faz com que você torça pelos personagens, se emocione, sinta medo por eles, mesmo sabendo que geralmente os protagonistas costumam “se dar bem” no final. Não digo que o livro não passe esse sentimento em sua narrativa, mas eu particularmente não senti.

Dei uma olhada em outras resenhas por ai – o que sempre faço quando o livro não me empolga muito – e a grande maioria trata o livro como excelente, então recomendo que você leia, até para que possamos fomentar uma discussão a respeito. Mas no geral, parabéns a R. Costac e aos nossos autores, mostrando mais uma vez que a literatura brasileira esta se alçando a um outro patamar.

Disponível em: http://www.dear-book.net/2012/07/resenha-o-circulo-de-pedra-as-lendas.html
Monique 05/02/2013minha estante
Também senti falta de mais intensidade, algo que me emocione.
Concordo com vc.
Bjss

Paulo1945 26/07/2015

[RESENHA] O CÍRCULO DE PEDRA - AS LENDAS VIVEM (Paulo H. Quintino)
Gostaria de avisar que a resenha desta obra demorou um bocadinho, pois nunca tinha lido um livro de 600 páginas (Rsrs) e sendo uma obra de tamanha quantidade de páginas, deve ser lida com calma, apreciando cada página, cada capítulo e isso foi o que aconteceu. Aliás, o autor, e mais recente favorito meu, nos apresenta um grande universo dentro dessa linda obra, um universo inédito, novo e cheio de encantos.

A estória começa nos apresentando cinco adolescentes que são convocados a ingressarem em uma escola muito honrada e que é um sonho de todo bom estudante querer entrar em uma escola de grande porte igual a apresentada nesse livro, esses jovens por terem ótimas habilidades e dons magníficos, são chamados a essa escola. E os queridos protagonistas dessa magnífica estória são: Daniel Crowley, Margaret (irmã de Daniel), Marc Fournier, Chester Thompson, Rafael Fab (esses nomes são tudo de bom, dá um toque de classe kk), a escola é localizada no Pacífico, na Ilha da Coroa; esses adolescentes por serem sempre limitados há tarefas diárias, serem vigiados e estranhar o local misterioso resolvem querer desvendar tais mistérios que os rodeiam, e aí é que vem...

De tanto insistirem em quererem desvendar tais mistérios que rodeia a escola (o que os colocam em risco de expulsão da mesma), eles acabam por enfrentar vários momentos de tensão, até que em determinado momento, encontram um portal, o que fará toda magia acontecer, esse portal os levam para um mundo totalmente fora do real, um outro universo.

"— Para nós não importa o sexo, a cor da pele, a religião ou a origem dos que aqui estão, mas se vieram para essa ilha é porque devem ser os melhores." (pág.45)

Diante da magnífica leitura, a obra me fez lembrar muito de O Senhor dos Anéis, sim, me lembrou bastante o mundo que Tolkien criara, porém Costac deu seu toque de originalidade, e coloque originalidade nisso. Esse mundo de fantasia faz com que aproveitemos o máximo da leitura, nos deixam tranquilo e não é uma coisa parada, você fica bem à vontade no universo de Costac. Em seu autógrafo na obra, o Sr.Costac deixa bem claro a interpretação de que será um mundo magnífico e muito novo para o leitor, pois o que diz é o seguinte “ Amigo Paulo Henrique. Bem-Vindo ao meu mundo”. A partir dessa frase, já fiquei em estado de euforia, louco para começar a leitura e pronto para entrar nesse mundo esplêndido.

A obra também lembra Harry Potter, não são iguais, mas lembra sim kkk. O mundo apresentado é pura magia, onde encontramos Dragões, Faunos, Desenvals (os que praticam a magia pura), Faogards (grandes guerreiros), Crassênidas (os metidinhos do mau kk), Cilenantes (cavalos alados), Grifos, Deuses e muito mais, que vocês verão quanta coisa de espetacular contém nessa obra, quando lerem. Só digo uma coisa sobre essas criaturas fantásticas, cada adolescente tem uma habilidade, correto?! Sim!!! Cada habilidade consegue conquistar cada pedaço de magia desse mundo que estão.

"— Provavelmente a maioria de vocês não sabe do que estou falando. A magia do sonho lhes dá a oportunidade de sonhar como se vivessem algo real. Concentrem-se em um pensamento e o viverão como se fosse verdadeiro. A diferença entre o sonho e a realidade está na sua intensidade, na vontade em transformar o sonho em alguma coisa muito próxima da realidade. Qualquer um é capaz de fazer isso, nós só apenas daremos uma pequena ajuda esta noite." (pág.436)

Os personagens são bem descritos, e boa parte da leitura você passa dando gargalhadas de certas cenas, principalmente nas briguinhas entre Margaret e Daniel (o que é normal entre irmãos), a final todos contém uma pitada de humor na estória, o que faz com que dê uma descontraída nas reviravoltas que encontramos no decorrer da estória. Todos personagens encantam o leitor, não tem um que você pense “nossa!!! Odeio esse!!!” Não, você se encanta por cada um que é apresentado. O que dá ao leitor uma narrativa bem agradável e sossegada.

A narrativa é bem sossegada e os detalhes com que a estória é descrita, é de tamanha grandeza que é fascinante, não cansativa, são detalhes que realmente faz com que você se sinta no cenário. Comentei com o Sr.Costac entre uma conversa que essa obra renderia uma ótima e magnífica adaptação cinematográfica e quem leu ou pretende ler saberá do que estou falando, eu com certeza assistiria no mínimo trilhões de vezes kkkk mas creio que em breve teremos adaptações da obra, passe o tempo que passar.
“O Círculo de Pedra é o primeiro de dois volumes”, ou seja, tem mais coisa boa por aí em pessoal, não vejo a hora de poder ler o segundo volume, que ainda não foi publicado e está em construção pelo Sr. Costac. GUARDE UM PRA MIM HEIN !!! kkkkkk

"— O seu tempo é o tempo até que a jornada se cumpra. A tua resposta te aguarda pacientemente ao fim de tudo." (pág.512)

Enfim, recomendo muito essa leitura, NACIONAL, o que é uma pena a literatura nacional não ter o valor que realmente merece, essa obra é mais uma de muitas belezas nacionais que possuem por aí, e merecem muito sucesso e reconhecimento por toda parte desse nosso mundão. Agradeço ao meu mais novo autor favorito, Sr. Costac, por me disponibilizar essa linda obra, agradecer pela confiança que depositou em mim, e as desculpas pela demora dessa resenha (XD). Sucesso e mais uma vez Obrigado !!!

Obs: Já quero o volume 2, me contate quando sair, pois necessito de mais aventura com essa turminha do humor e da inteligência. Ah! O livro possuí alguns errinhos de revisão, mas nada de grande importância.

***A leitura foi acompanhada ao som de Strauss, Tchaikovsky e Mozart, o que me deixou muito próximo da realidade da estória.

Espero que tenham gostado da resenha dessa linda obra, é difícil fazer uma resenha de um livro que torna favorito, pois não sei por onde começo kkk mas aí está a resenha e corram adquirir seu exemplar.

Abraços á todos e ao Sr. Costac !!

Thyeri 18/10/2012

www.restaurantedamente.com
Este é um livro que com certeza me surpreendeu. Assim que li a sinopse, fiquei intrigado e ansioso para mergulhar nesse tão guardado mistério. Afinal, que segredo é esse? Infelizmente não é algo que eu possa contar, pois assim como Chester, Rafael, Mark, Margaret e Daniel, eu não posso compartilhar tal informação com vocês.

O mistério acerca dessa história é tão grande, que sua sinopse não nos revela nada, nenhuma pista se quer, do que iremos encontrar em suas páginas. E não será eu que irá estragar isso...

Uma das coisas que me encantou com o livro foi justamente todos esse segredo. Nós não fazemos ideia do que iremos encontrar no início dessa leitura. Quem serão os personagens (isso eu acabei revelando, mas só seus nomes...), como eles são, quais as idades deles, o que eles fazem... e inúmeras outras perguntas que você pode está tendo neste exato momento.

Aos poucos vamos começando a entender o que estar por vir. Gradativamente vamos nos ambientando e conhecendo os personagens, e nos apegando à eles (pelo menos, comigo, isso já aconteceu desde o começo).

Eu sei que é chato eu estar falando muito superficialmente, mas se eu falasse mais, quebraria muito da experiência que é conhecer o a Ilha da Coroa e seus mistérios.

O livro apresenta uma narrativa lenta, mas muito envolvente, que funciona muito bem com a trama misteriosa da primeira parte do livro. O problema, pra mim, foi na segunda parte. Nesta, a trama pedia uma narrativa mais rápida, mais fluida o que não ocorreu, permanecendo no mesmo ritmo da primeira parte. Por causa disso, vários momentos do livro ficaram extremamente descritivos, tornando a leitura muito cansativa.

Apesar desse ponto negativo, é um livro que eu não consigo falar dele sem o adjetivo "muito bom". A história do livro me agradou bastante, achei original, com uma riqueza que detalhes enorme (que em alguns momentos atrapalhou, mas percebo tal necessidade), e com personagens incríveis.

Um livro que recomendo muito; mas só faço uma ressalva, para quem se interessou por todo esse mistério e quer embarcar nessa aventura, cuidado para não ir pensando que o livro é uma coisa e ele se transformar em outra: esta é uma literatura fantástica (sei que com isso eu abro uma gama de possibilidades para o que você pode encontrar, mas também restrinjo outras...).

Moonlight Books 02/12/2012

O Círculo de Pedra, resenha de Cida Oliveira. Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, em http://www.moonlightbooks.net
Em 1539 acontece um naufrágio, uma nau portuguesa que estava quase chegando ao seu destino, sofre um desvio do curso e entra em águas desconhecidas. Sentindo a aflição dos tripulantes na própria pele, afundei com estas pessoas, nadei e nadei, até chegar em uma misteriosa ilha com o capitão. Não uma ilha comum, uma ilha que apresentou algo ao capitão que ele jamais acreditou que poderia existir.

O ano agora é 1932, vamos conhecer jovens de diferentes partes do mundo que estão preparando -se para ingressar em uma nova escola, não uma escola qualquer, mas a Escola Internacional do Atlântico, localizada em uma ilha conhecida como Ilha da Coroa. Esta escola oferece uma educação sem igual. Durante quase dez anos, estes jovens viverão em uma ilha, isolada do mundo, adquirindo conhecimentos que permitirão aos mesmos, um futuro brilhante, em qualquer carreira que venham a escolher. São eles Mark, Chester, Rafael, Daniel e Margareth, vindos respectivamente da França, Estados Unidos, Brasil e Inglaterra.

O ponto em comum entre estas duas épocas é a Ilha da Coroa, que logo descobrimos tratar- se da mesma ilha onde o capitão daquele navio que afundou em 1539 foi parar, é uma ilha cheia de lendas e segredos, aparentemente a escola é apenas um disfarce para ocultar o que a ilha esconde em seu coração.

Imaginem estes jovens, na faixa de 13 a 14 anos, vivendo em um local como este, logo eles encontram o maior desafio de suas vidas, desvendar o mistério da ilha. A direção da escola proíbe entrar na floresta que cerca o local, não permite caminhadas noturnas pelos corredores, tem em sua biblioteca um livro guardado à sete chaves e lido somente pelo diretor, passagens secretas e professores que sempre esquivam -se de perguntas mais profundas sobre a ilha. Tudo isso junto, só serve para atiçar mais a curiosidade desta meninada, que não demora a unir as peças deste enigma e mergulhar em uma aventura espetacular.

O Círculo de Pedra é um livro grande, são 600 páginas, que devido ao tamanho da fonte, podem muito bem ser 900, mas nem por isso é um livro cansativo. Narrado em terceira pessoa, nos apresenta na primeira parte todo o cenário que este mistério está inserido, bem como o perfil de todos os personagens, são muitos elementos que o autor conseguiu unir muito bem, antes de nos conduzir a segunda parte da trama.

Eu achava que tudo ficaria restrito ao ambiente da ilha, quando o segredo do local é revelado eu pensei o que iria acontecer, pois ainda não estava nem na metade do livro, então veio a surpresa, a aventura dos jovens estava apenas começando, ao descobrir a verdade, eles mergulharam em um mundo novo, cheio de pessoas e criaturas fantásticas.

Tem inicio uma verdadeira jornada de vida e aprendizagem. Mark, Chester, Rafael, Daniel e Margareth, junto com alguns professores, vivem situações onde descobrem o verdadeiro sentido da amizade, lealdade, companheirismo, coragem e honestidade.

Cada um deles tem seu momento de herói, submetidos à grandes perigos, os talentos ou dons, que cada um possui, são a chave para salvar a vida de todos, seja desvendando enigmas, seja lutando com espadas. Cada capítulo traz uma prova, um obstáculo que deve ser vencido, para que todos possam voltar para casa sãos e salvos. O clima de mistério permanece na segunda parte do livro, mas o foco maior agora é na fantasia e aventura.

Personagens muito cativantes, não tenho como escolher o melhor, achei ótimo R. Costac dar espaço para o desenvolvimento de cada um, fazendo com que todos sejam de extrema importância ao enredo.

O ambiente da história foi muito bem descrito, os locais, povos e as criaturas que o escritor criou, ficaram bem vivos em minha mente, lembrei muito da Odisseia de Homero.

O único ponto negativo que encontrei, foi troca do nomes dos personagens em determinada passagem do livro, mas nada que uma revisão não resolva.

Este livro tem continuação, mas o final é fechado. A pergunta que fica conosco é " O que acontecerá com nossos heróis após viverem esta grande experiência?", ficamos querendo saber como eles vão conseguir levar uma vida comum, depois de tantas descobertas.

Eu gostei muito mesmo deste livro, viajei por desertos milenares, por montanhas amaldiçoadas, conheci feiticeiros e bruxas, aqui chamados de desenvals e veussidas, desvendei enigmas e conheci uma galerinha muito simpática e divertida.

Recomendo muito esta leitura, leiam e desvendem este mistério.

gcorrea 20/07/2023

Uma aventura bastante original, que diria ter elementos que permitiriam elaborar um ótimo filme.

Em questão do livro, o descobri e peguei com o próprio autor, uma pessoa muito querida. É sua primeira e, até então, única obra. Sinceramente me surpreendeu, apesar de capturar pontos da história que remetem a outras de sucesso, há muita originalidade e imaginação surgidas do autor e difíceis muitas vezes de serem criadas.

Achei o início, na questão da exploração da escola, muito interessante, apesar de algumas lacunas de informação, como, por exemplo, como pessoas, ainda crianças, de nacionalidades e línguas tão diferentes se comunicam tão facilmente entre si. São pontos não explorados, mas cabe a imaginação cobrir essas questões.

A segunda parte, da aventura em si, teve uma liberdade artística do autor bem legal, apesar que achei um pouco cansativo pelo excesso de detalhes e conteúdos jogados pro leitor (que ficam mais fáceis capturar em um filme, por exemplo). Porém funciona bem, a história e a profundidade sobre é boa e se vê uma obra com boa qualidade.

Apesar disso, entendo que a ideia era continuidade (o que, ainda, não houve), mas o final foi um pouco corridinho, sem grandes finalizações, acabou gerando um vazio/insatisfação nesse ponto.

De maneira geral, uma boa obra. Pra quem gosta de fantasia, temos aqui uma obra que mistura elementos principalmente de Harry Potter, O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia, mas sem perder o seu bom tom de originalidade. Destaco também por ser brasileiro, sempre legal ver essa temática surgindo no meio nacional. Recomendo!

Camis 27/06/2012

O Círculo de Pedra - R. Costac (Blog: No Limite da Leitura)
O Círculo de Pedra vai deixar o leitor de queixo caído! O R. Costac conseguiu superar todas as minhas expectativas! Pois é, mesmo o livro sendo excelente, eu só pude terminar de lê-lo hoje, ou seja, demorei uma semana para lê-lo. UMA SEMANA!! O problema é que eu estava em semana de provas na faculdade, e eu não podia deixar de priorizar meus estudos, certo? Sem levar em consideração, é claro, que o livro é alto e largo (600 páginas), então eu lia, lia, lia, e nunca chegava à metade do livro, o que me deixava frustrada e ao mesmo tempo enérgica, porque é cada aventura que te deixa com o coração na mão.

Marc, o francês; Daniel, o inglês; Margaret, a inglesa e irmã mais nova de Daniel; Chester, o americano; e Rafael, o brasileiro. Esses são os nossos heróis e protagonistas que irão se meter cada encrenca que deixará o leitor pensando: "Meu Deus, como pode esse autor ter tanta criatividade!"

Todos os nossos protagonistas foram selecionados para ingressarem na Escola Internacional do Atlântico. Uma espécie de colégio interno rigoroso e com um nível de ensino altíssimo, situado sozinho em uma ilha brasileira, a Ilha da Coroa. Anualmente, a Escola recebe generosas doações de inúmeros países, e em troca ela tem um único objetivo: formar os melhores acadêmicos do mundo. Se formar na Escola Internacional do Atlântico é ter um futuro garantido como: o melhor general de todos, ou o melhor engenheiro de todos, ou ainda presidente do mundo, quem sabe?

Logo ao chegar à ilha qualquer pessoa (tendo ela um cérebro de Einstein ou não) nota suas peculiaridades e mistérios. E nosso aventureiros se encaixam perfeitamente nesse grupo. Ou melhor, vão muito mais além. Numa busca desenfreada e sem limites, os 5 jovem vão desvendar o mais profundo mistério da ilha e, graças à curiosidade, descobriram um mundo novo além do nosso. Novo e perigoso.

Quando terminei de ler o livro (e durante a minha leitura também) eu pensei: "Caraca! Como pode alguém criar um livro desse!" Com uma narração, enredo e aventuras incríveis, não tem como não desejar por um pouco mais de O Círculo de Pedra. Confesso que durante muitas vezes morri de vontade de matar a Margaret. Mas passou.

Me encantei com o povo Faogard e a forma como o autor apresentou os faunos. O R. Costac, nesta publicação da Novos Talentos apresentará pra vocês novos seres lendários admiráveis e os antigos também, só que de uma forma totalmente única. Recomendo e Recomendo. Não dá para deixar de ler O Círculo de Pedra.

Cássia | @procureiemsonhos 02/10/2013

O Círculo de Pedra
Surpreendente. Essa foi a única definição que encontrei para O Círculo de Pedra. Ainda estou remoendo meus pensamentos, tentando encontrar a melhor maneira de descrever a maravilhosa aventura que R. Costac me proporcionou.

Primeiramente gostaria de confessar que a leitura desse livro não foi fácil. Logo no começo estava com certa dificuldade, e pouco depois da página 100, senti necessidade de deixá-lo de lado por algum tempo. Por mais triste que possa parecer, isso foi necessário para eu me apaixonar perdidamente por ele logo depois.

A história é rodeada de mistérios, e em vários momentos eu imaginava maneiras de desvendá-los, porém nenhuma de minhas teorias foi, de fato, apresentada na trama.

No inicio do livro um fato é revelado: em 1539 ocorreu (misteriosamente) um naufrágio e o único sobrevivente teve alucinações ao chegar em uma determinada ilha.

Em seguida somos levados ao ano de 1932, quando a nova turma de alunos chega até a Escola Internacional do Atlântico que fica localizada na Ilha da Coroa, a escola mais consagrada da época. Dentre eles, cinco alunos se destacam: Chester, Rafael, Marc, Daniel e sua irmã Margaret, cada um com origem em um país diferente, e todos criam um grande laço de amizade.
A Escola Internacional do Atlântico sempre carregou consigo uma fama por seus mistérios, e sempre formou grandes profissionais. Sendo assim, os recém chegados decidiram que deveriam investigar as "lendas" que faziam parte da escola.

E quando menos se espera, o mistério é revelado, fazendo com que os cinco amigos em companhia de três professores (Roger, Brian e Guilherme) partam em uma longa jornada, cheia de aventuras, criaturas mágicas, lendas e fantasias.

A partir desse momento, Ricardo ganhou (mais ainda) meu respeito. Ele conseguiu falar de assuntos mitológicos, da "história" da humanidade e seus continentes, das diferenças, das guerras... Sem deixar a peteca cair. Além de ter trabalhado um ótimo romance, personagens maravilhosos, e o significado da amizade (porque sim, o valor da amizade é um dos pontos mais fortes de toda a história), dando um tchan a mais em seu livro. Também contamos com um final magnifico, e o gostinho de "quero mais" ainda percorre dentro de mim.

Não posso estender muito meus comentários, nem falar mais sobre a história, porque não teria graça alguma para quem decidir ler.
Estou (muito) ansiosa pela continuação dessa obra maravilhosa, e espero que ela me cative, tanto quanto O Círculo de Pedra.

Gostaria de agradecer o autor por ter me dado a oportunidade de participar de seu mundo e conhecer lugares maravilhosos. Com certeza será uma viagem que jamais esquecerei.

site: http://www.procurei-em-sonhos.com/2013/10/resenha-o-circulo-de-pedra.html

TamiresCipriano 07/07/2013

O Círculo de pedra
O livro é de fantasia,um dos melhores livros que já li.
Consegui "devorar" cada parte e informação do livro.O autor caprichou em cada detalhe e imaginação.
O livro veio autografado como já mostrado no blog e no fim do post mostrarei de novo "BEM VINDA AO MEU MUNDO" lendo eu consegui saber o porque.

A história começa com cinco jovens que recebem um envelope de admissão de uma das melhores escolas situadas no atlântico onde ficarão por oito anos e terão assim um futuro grandioso e garantido.
Primeiro o autor nos apresenta o Daniel da Inglaterra e logo em seguida a sua irmã a Margaret que recebe também a carta de admissão.

Depois é Rafael do Rio de Janeiro de uma família pobre,sendo assim ele fica feliz em ser admitido para escola pensando em ajudar a família.

O quarto é Chester que é americano,ama cavalos e vive com os tios.

O último é o francês Marc ótimo músico,leva sua flata para acompanha-lo.

Todos os personagens acabam se conhecendo dentro do navio para a escola (a nova vida) situada na ilha da coroa no Brasil.
Depois de se tornarem amigos dentro do navio,ao desembarcarem descobrem que são colegas de quarto também.

A ilha é cercada de uma floresta que era proibida a entrada de alunos sem estar com professor,qualquer um que quebrasse a regra era expulsão.
Com esta misteriosa ilha;o quadro do homem de tinha tapa olho;a ida de um professor todos os dias para a ilha e o misterioso livro que o diretor Helmut lê todos os dias trancado na biblioteca,faz com que os cinco jovens ficam cada vez mais intrigados querendo descobrir algo de misterioso nesta ilha.
Com a grande curiosidade descobrem uma porta que fica ao fim do corredor na escola trancada e sem vigilância. Através desta porta começa a incrível história dos cinco jovens em um novo mundo.

Você seria capaz de guardar o maior segredos de todos os tempos?

Quote que amei:
"Mas nunca é tarde, pois os nossos sonhos nunca morrem, eles vivem em algum lugar eternamente. Por isso, Daniel, eu disse que gostaria de viver com as lendas, pois só as lendas vivem para sempre."

O livro inicialmente foi monótono mas foi preciso na apresentação dos personagens e lugares,mas a partir do segundo capítulo eu nem via o tempo passar.

Acho que falei demais,o meu problema é este quando gosto do livro não da rsrs.
O autor criou cada detalhe de cada personagem perfeitamente e pode ter certeza que se encaixa muito bem,quem vai ler vai saber o porque de cada dom dos meninos é ótimo e se enquadra na história.
Gostei mais da personagem Margaret ela é sempre intrometida.O Rafael inicialmente me dava raiva,mas compreendia o seu lado da história.
O livro possui não só personagens ótimos e bem descritos,mas os lugares,"animais" e fatos também.
O livro é espetacular,foram seiscentas páginas bem apreciadas e devoradas em quase três dias.
Entrei mesmo no "mundo",fiquei no quarto lendo e no último capítulo eu perdi a noite de sono ficando acordada até as duas horas da madrugada para saber o fim da história.
Ricardo com toda certeza entra na lista de um dos melhores autores.
Quando conversei com ele eu disse que quase chorei quando terminei o livro,mas adivinhem só...ele disse que esta escrevendo a conclusão de O círculo de pedra que talvez esteja pronto em até 2014 e que além dele tem mais cinco livros em fila de produção.

Agradeço muito ao Ricardo pela parceria e se esqueci de algum detalhe me desculpe,mas li ele em dezembro do ano passado.
Com toda certeza é um livro que foi merecido receber as cinco estrelas no skoob.
Mega indico para qualquer um que quer "viver" outra história que seja diferente e que goste de aventura,mistério e fantasia.

Resenha do blog:http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-circulo-de-pedra.html

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-circulo-de-pedra.html
Nana 28/07/2013minha estante
Eu estou lendo esse livro, estou até achando legal, mas infelizmente não me empolguei tanto com ele e o deixei um pouco de lado por causa de outros livros. Depois de ler sua resenha, deu vontade de terminar logo de ler rs.

Uma coisa é certa. Eu fiquei muito encantada de ver um autor brasileiro escrevendo uma história como esta.

TamiresCipriano 28/07/2013minha estante
Olá.
Fico imensamente feliz por isto flor ^^
Olha tem muitas surpresas ao fim do livro então não desista rsrs só vou falar isto.
Eu também gostei muito,da uma enorme orgulho não é?
Obrigada e boa leitura.

Pamela Chris 11/04/2012

www.pamelachris.blogspot.com
Misterioso, fascinante e inteligente, três palavras que compõe com quase perfeição essa obra magnífica.
Confesso que até a metade do livro ele não me cativou muito. Talvez pela falta de um romance, ou por que os acontecimentos não me pareciam tão interessantes... Até que, bem, eu não queria mais parar de ler. O livro nos enche de mistérios, questionamentos, perguntas, e queremos ver tudo respondido independente de que. E não, o livro não nos decepciona nem um pouco.
Os amantes de fantasia, daqueles que adoram serem mitológicos e as histórias que os permeiam, vão se apaixonar com o ambiente criado pelo autor. Os personagens também não deixam a desejar, diversos e com personalidades diferentes. Uma pena que às vezes nos confundimos, por causa do número de pessoas. Mas também não imagino como seria sem um deles. Gostei de todos, embora minha preferida tenha sido Talemine. Só não falo mais para não dar spoiler, rsrsrsrs.
A obra é rica em detalhes, principalmente porque o autor é formado em história e geografia. Por isso esperem por coisas novas, que ninguém nem sonhou em imaginar, e uma história impressionante e com gostosas reviravoltas. E que reviravoltas!
Muitas outras coisas me deixaram intrigadas nesse livro. Quero dizer, amo profecias, lendas, deuses e, quem sabe, reencarnações. Acho que vocês vão adorar isso também, hehehe. Sim, vão adorar.
O livro termina com aquele final de alívio, mas de que nem tudo está acabado. Ainda há muitas coisas pendentes, outros acontecimentos que nos fazem pensar: essa não, e agora? e uma certa notícia de jornal que nos faz ter certeza: pronto, agora ferrou. Hehehehe. Ou seja, o livro está todo recheado de pontas para o segundo livro, me deixando mais ansiosa ainda.
R. Costac está de parabéns com “O Círculo de Pedra”.

Matheus Braga 16/04/2012

Círculo de Pedra: As Lendas Vivem - Ricardo Costac
Hey pessoal, tudo bem?

Recebi este livro de parceria com o autor Ricardo Costac e, mesmo contendo alguns elementos já vistos em outros livros em seu inicio ( fato que muda completamente depois), é uma leitura que recomendo para quem está disposta a adentrar em um mundo cheio de segredos e aventuras.

A Escola Internacional do Atlântico tem como tradição receber apenas os mais dotados intelectualmente para passar por uma formação de 8 anos que garantirá sucesso em qualquer área que tal aluno decidir seguir. Margaret, Daniel, Rafael, Marc e Chester são selecionados para integrar esta escola e descobrem que as coisas são muito mais do que parece. Ao redor desta aclamada instituição, que é situada em uma ilha no meio do pacifico, existe uma vasta floresta guarnecida por inúmeros monitores e envolta em mistérios além da compreensão dos alunos. Não sabiam eles que estas árvores são a entrada para uma das maiores aventuras já presenciadas por um ser humano. Um local onde as lendas realmente vivem.

" - Segunda lição - completou Daniel. - Evitar certos comentários em voz alta é uma virtude. Portanto, trate de controlar sua boca"
Pág. 30

O que me agradou muito nesta narrativa foi que ela é épica em todos os sentidos já que se passa no ano de 1932. Porém, tenho algumas ressalvas sobre alguns aspectos físicos da Escola pois ela apresenta lugares e estruturas semelhantes às de uma escola "pouco" conhecida que espero até hoje que uma coruja traga minha carta de admissão. Ou um meio gigante em uma moto voadora, não me apegarei a minucias. Rsrsrsrs.

O livro tem uma narrativa de fácil compreensão e uma diagramação simples. Os diálogos e personagens são bem construídos, com exceção de Margaret que, por mais que tenha desenvolvido um papel importante na história, é dispensável, podendo seu papel ser cumprido por qualquer um dos outros garotos.

" - Venham até aqui! - gritou ele. - Acho que localizei Lamdi.
Roger estava agachado e sua tocha iluminava o interior da gruta. Bem ao fundo, havia uma poça enorme de sangue e fragmentos de alguma coisa que parecia ser carne"
Pág. 421

Outro ponto positivos na narrativa é a capacidade do autor de criar novos mundos e raças de maneira a fugir de tudo já visto, pelo menos por mim, nos livros de aventura da atualidade. Povos como os Faogard e os "Novos Europeus" são o que dão ao livro um ar de misticismo e poder. A criatividade de Costac foi tamanha, que até novas raças de animais ele conseguiu criar de maneira eximia.

A única critica que tenho perante está obra é que, mesmo contem alguns erros gramaticais, localizei um que infelizmente não pode passar "batido". Foi quando, devido ao grande número de personagens, o autor trocou o nome de dois deles, fazendo com que um outro personagem, que não tinha nada a ver com aquele contexto, recebesse um premio que era destinado a outro. Encontrei este equivoco em apenas um paragrafo e o autor já foi notificado e fará as devidas alterações nas próximas tiragens.

Bom pessoal, ante ao exposto, recomendo que cada um de vocês leia e tire as próprias conclusões a respeito desta obra. Eu já estou aguardando ansiosamente o lançamento do segundo volume que, segundo informações o autor, está previsto para 2013.

Abraços,
Matheus Braga

Leitor Cabuloso 22/10/2012

Leitor Cabuloso: http://leitorcabuloso.com.br/2012/10/resenha-circulo-pedra-do-r-costac-promocao/
Olá Ouvintes Leitores! O que vocês fariam se tivesse que guardar o maior segredo de todos os tempos? Esta é a premissa que dá o ponta pé inicial para “O CÍRCULO DE PEDRA – AS LENDAS VIVEM” primeiro volume da trilogia do escritor nacional R. Costac e lançado este ano pela Editora Novo Século.

O R. Costac começa o livro perguntando ao leitor se ele está disposto a escutar/ ler “uma história muito, mas muito longa”. Esta é uma passagem bastante interessante de “O CÍRCULO DE PEDRA”, pois a pergunta é feita ao personagem Lucad Anacleto Sidromus Dypes também um escritor, (será um auto ego do autor?), que encontra um velho senhor em uma cafeteria que está disposto a narrar uma surpreendente história. E então leitores, vocês também estão dispostos a encarar esta fantástica aventura? Se tiver, continue lendo.

Como um bom autor, Lucad, não perder a oportunidade de escutar uma boa proza e somos levados ao dia 14 de novembro de 1932, quando o garoto inglês, Daniel de quatorze anos, recebe a carta de admissão a Escola Internacional do Atlântico junto com sua irmã Margareth.

Logo, ambos viajam de navio, o Divina Providência III, para a Ilha da Coroa que fica no Brasil e onde está a escola Internacional do Atlântico, escola esta, que seleciona os melhores alunos de todas as partes de mundo para estudar em um dos lugares mais eficientes de todos os tempos, e porque não mais estranho. Nesta viagem Daniel e Margareth conhecem mais três amigos de nacionalidades e talentos variados, Marc o francês e músico nato, Chester o americano e domador de cavalos e completando o grupo Rafael, o único brasileiro da turma e mestre em abrir fechaduras.

Na academia eles irão estudar física, química, línguas, geografia, história, entre outras matérias com intuito de se tornarem grandes intelectuais de renome. No entanto, a floresta que circunda a ilha guarda um segredo que instiga os garotos, e é claro que eles vão fazer de tudo para descobrir que segredo é este. E quando descobrirem, o que vão fazer? E o mais importante, vão conseguir guardá-lo?

Deixando de lado um pouco a história, vou falar agora as minhas impressões sobre a narrativa do autor. E devo enfatizar que é fantástica, tão fantástica quanto a história que ele criou. Ricardo Costac não inventou apenas uma simples história passada em um mundo de fantasia, ele fez mais, ele deu vida ao seu universo. Um universo tão palpável que possui seus próprios seres e lendas. E em vários momentos da narrativa puder sentir como se também estivesse participando de toda a aventura que os meninos passavam. Junto com eles pude conhecer faunos, dragões e outros seres fantásticos. Ainda consigo ver nitidamente toda a geografia criada pelo Ricardo Costac. É só fechar os olhos que sou transportada para aquele incrível mundo.

É engraçado que no início da história em quanto eu lia, fiz várias comparações com Harry Potter, Percy Jackson e Senhor dos Aneis, porém, foi apenas algo inicial, já que ao passar das páginas, o autor diz para o que veio, e coloca sua própria identidade no seu universo.

Os personagens são bem cativantes e confesso que adorei todos os personagens masculinos do enredo, no entanto, os femininos foram os que mais me irritaram. A Margareth principalmente, ela é uma junção intensificada da Hermione Granger do Harry Potter, com a Annabeth Chase do Percy Jeckson. Sempre querendo ser a melhor em tudo e sempre querendo provar que é a mais inteligente. As outras protagonistas femininas também não saiam por menos e quando podiam sempre estavam botando os homens para trás. Realmente o R. Costac não conseguiu fazer um personagem feminino que me cativasse.

A revisão está boa, mas constatei um erro bem grosseiro na página 225, onde há uma troca de nome de personagem. Nada que não possa ser consertado em outras edições.

Uma coisa que senti falta ao decorrer da história foi o surgimento de uma grande batalha. Há muitas aventuras ao decorrer da narrativa, entretanto, não uma grande guerra. Até acontece quase uma nos últimos capítulos, mas “O CÍRCULO DE PEDRA” é um livro robusto com suas 600 páginas e isto pode se tornar algo negativo para aqueles leitores que precisam de muita adrenalina para dar andamento em uma história. Agora se o leitor for paciente, vai desfrutar de um grande épico fantástico e digo de antemão, não vai se arrepender.

Não posso acabar esta resenha sem antes dizer que admiro de mais o escritor, R. Costac por ter ousado em estrear com um livro tão grande quanto sua fascinação por contar uma boa história. Acho-me uma privilegiada por ter a oportunidade de ler ”O CÍRCULO DE PEDRA” e espero que a partir desta resenha outros leitores também tenham este privilégio. Leitura mais que recomendada.

Douglas Brandão 20/08/2012

Uma ilha cercada de aventuras por todos os lados
Se existe uma escola com regras muito rígidas e com professores fechados que não lhe respondem o que queres, esta é a Escola Internacional do Atlântico, situada na misteriosa Ilha da Coroa, onde as ondas do mar ao seu redor se agitam desesperadamente quebrando-se nos altos rochedos envolto de sua circunferência! Esta, mesmo assim, é a escola mais disputada pelos jovens, visto que nela saíram grandes nomes que acabaram marcando na memória seus feitos, porém não é qualquer um que pode ingressar nela. Ela só admite alunos altamente inteligentes e, por isso, aqueles que nela sonham em estudar, devem passar por uma prova bastante intransigente...

Continue a ler minha resenha no Literatura de Cabeça:

Vanessa Vieira 29/06/2012

O Círculo de Pedra_R. Costac
O livro O Círculo de Pedra, de R. Costac, nos conta a história de cinco estudantes: Marc, Rafael, Chester e os irmãos Daniel e Margaret. Cada um deles pertence a uma nação diferente e foram admitidos pela escola internacional do Atlântico, localizada na Ilha da Coroa. A escola é super conceituada e conhecida pela rigidez em seus estudos. Como o próprio nome sugere, ela fica situada bem no meio do oceano.

Eles estão super ansiosos pelo ingresso na escola, e acabam se conhecendo em um barco, a caminho da mesma. Os dirigentes do colégio são bem rigorosos e fazem questão de frisar bem as regras, que em hipótese alguma podem ser quebradas. Um clima de suspense e mistério paira sobre o local, principalmente no que concerne a uma floresta que cerca as imediações e do qual a entrada é proibida para os estudantes, com pena de expulsão.

Esse mistério só serve para alimentar ainda mais a curiosidade dos estudantes, sobretudo de Daniel e Marc, que não poupam esforços para desvendar os segredos a respeito da Ilha da Coroa. Eles conhecem um aluno bem misterioso, Bruno, que ajuda ainda mais a aguçar a sede de descoberta dos garotos. Eles conseguem convencer e contar com a ajuda de Rafael, Chester e Meg nessa empreitada.

Os amigos conseguem descobrir o segredo, que foi mantido intacto por quatrocentos anos, e acabam vivenciando uma grande aventura, norteada por lendas e criaturas mágicas. Suas vidas nunca mais serão as mesmas e será necessário um esforço descomunal da parte deles para permanecerem em segurança.

O Círculo de Pedra nos traz uma aventura fantástica e mirabolante, repleta de lendas, segredos e mitos. O autor conduziu a narrativa com maestria, tornando a trama eletrizante da primeira á última página. Os personagens são dotados de muita coragem, força e inteligência, e de um senso de amizade fortíssimo.

Marc é apaixonado por música e toca diversos instrumentos musicais com a alma de um poeta. Rafael é o mais estudioso dentre os amigos, e a sua família não pertence a uma classe social das mais abastadas; por isso ele se esforça e estuda com todo o afinco para proporcionar uma vida melhor a eles. Chester é apaixonado por animais, sobretudo cavalos, e foi um dos personagens com o qual eu mais me identifiquei, devido ao seu amor sem medidas por esses seres tão especiais. Daniel e Margaret são filhos de um dos alunos veteranos da Ilha da Coroa e também conhecedor do segredo que a assola, John Crowley, e brigam feito cão e gato, apesar de se amarem mais do que tudo, e arriscarem suas próprias vidas um pelo outro.

Uma trama muito bem edificada, rica em detalhes e repleta de magia e mistério. Os amigos enfrentam muitos perigos, principalmente na Montanha Rachada, e conhecem lindas lendas, como a da Lua Vermelha. Na metade do livro, surge um romance leve e sutil, que conseguir dar ainda mais fôlego para a história. Leitura obrigatória para todos os fãs de uma boa aventura e é claro que eu recomendo.

1 | 2 | 3 | 4