Tudo Menos "normal"

Tudo Menos "normal" Nora Raleigh Baskin

Resenhas - Tudo Menos “Normal”

Amanda Sodré 26/04/2021

Tudo menos "normal" - Livro Essencial para TODOS
Jason é um menino autista de 12 anos. Neste livro acompanhamos a visão de mundo tão particular dele.

Eu simplesmente amei esse livro e acho essencial para qualquer pessoa ler e entender pelo menos em partes a peculiaridade de um tipo de autista. É incrível e nos garante muito conhecimento através dos pensamentos e a visão que Jason tem do mundo. O final é fofo, mal percebi que acabou, pois é um livro muito fluído e fiquei querendo mais kkk

Obs; Existem vários níveis de autismo. Eu tenho um irmão autista e identifiquei ele em vários momentos da história ? Como eu disse, Livro Essencial! Todos deveriam ler ?

juhmarcks 25/04/2021

O livro tem o mesmo estilo de Passarinha, escrito do ponto de vista de uma criança autista. É bem fofinho e nos faz sentirmos empatia pelo protagonista, mas a história não é muito aprofundada, então não criamos um laço tão forte com os personagens. É uma leitura beem rápida, bom para sair de uma ressaca literária. Acho passarinha muuuito melhor, mas para quem gosta desse estilo, não deixa de ser um livro muito bom.

Larixsf 23/04/2021

Resenha Tudo menos normal
Este ano, eu investi um tempo em leituras de pessoas com transtornos mentais e, principalmente, livros na perspectiva de crianças com o espectro autista.

Esse é um dos meus favoritos. Na narrativa vamos conhecer Jason Blake, um menino de doze anos que deseja contar a sua história pelo jeito que ele enxerga tudo ao seu redor.

A visão de mundo de pessoas neurotípicas é bem diferente daquelas que possuem autismo e isso foi o suficiente para já me conquistar logo nas primeiras páginas.

Jason conta sobre as suas limitações, relata suas memórias relacionadas ao diagnóstico, sua dificuldade de convívio social, a maneira como a mãe às vezes não consegue entender a sua condição e, até mesmo, seu problema em usar calça.

Uma das maiores características do autismo é o impasse na comunicação e Jason, para conseguir se expressar, posta histórias publicadas no site Storyboard.

Um usuário do site, Phoenixbird, que ele depois descobre ser uma menina, Rebecca, começa a comentar, se encantar pelos textos dele e, ainda perguntar opiniões sobre os dela. Não demora muito até que eles virem amigos.

A partir desse momento, é como se o mundo se transformasse, porque ele finalmente tem alguém para conversar. Tudo desanda quando surge a oportunidade de eles se encontrarem pessoalmente e Jason teme que Rebecca não o aceite da maneira que ele é.

A leitura é muito fluida e a escrita é tão cativante e delicada que o leitor pode sentir como se realmente conhecesse não apenas o Jason, mas a forma como a mente dele funciona.
Esse livro me tocou de uma forma tão pura que, provavelmente, vou reler em algum futuro próximo.

Espero que tenha gostado da dica, até a próxima 🦊

site: https://www.instagram.com/p/CFxqnjRDzdZ/?utm_source=ig_web_copy_link

Bia 16/04/2021

Recomendo muito.
Recomendo para todas as idades

Em vários momentos me peguei refletindo, sobre coisas que ele falava e pensava.

Achei interessante a forma como ele via as coisas de uma forma tão incrível que as vezes, nós mesmos não enxergamos.

Isa Maravilha 05/04/2021

o amor é amarelo quente e seguro
que delicadeza de livro! mostrando uma realidade de tão pouco acesso de maneira doce e fadigante ao mesmo tempo. muito bom!

Gabi 14/03/2021

bom
O livro tem uma premissa bem legal, me chamou atenção pq é muito parecido com passarinha outro livro que gostei muito, mas a diferença é que o livro não entrega o que a sinopse diz. Talvez se eu não tivesse lido a sinopse eu teria gostado bem mais.

Rafa 02/03/2021

Uma visão tão particular do mundo! Tão intensa, mas também tão "simples". Fico perguntando, se não somos nós quem complicamos demais, em tentar concertar tudo, principalmente em relação as pessoas.

Vic 25/02/2021

História sensível e gostosa de ler. Todos os livros narrados por crianças são especiais, porque nos fazem refletir sobre o mundo totalmente peculiar que existe dentro da mente deles. É um livro que dá pra ler rapidinho e faz você pensar muito sobre empatia. Me apeguei a todos os personagens e gostaria muito de mais 400 páginas sobre os pensamentos do Jason. Ainda bem que li. ??

Clarissa 14/02/2021

Aquele sobre empatia
Esse livro me fez refletir muito sobre o que é ser normal.

Igual ou diferente a que exatamente alguém precisa ser para estar no padrão?

Acredito que sou uma pessoa melhor depois de ouvir o Jason e através dele conhecer o Bennu.

Duu 24/01/2021

Tudo bem não ser ?Normal?
Gosto de livros que são narrados por crianças, geralmente, são delicados e sensíveis, mas também fazem abordagens críticas. O livro é narrado em primeira pessoa, Jason Blake, um garoto de doze anos. Ele tem autismo e vive em um mundo neurotípico de 'pessoas normais?.

Jason é realmente um garoto ?diferente? dos demais. Inteligente, sensível e muito crítico também e, constantemente, nos mostra um novo modo de pensar sobre as coisas mais simples. Jason é um garoto solitário e se refugia na escrita, bem como nos ensina como criar uma ótima história.

É um livro, sobretudo, sobre empatia, para enxergar além do que nossos olhos podem ver.

Leandra 17/01/2021

Tudo menos normal
Livro gostoso de ler é sobre uma criança de 12 anos com tea, ele nos conta como se sente em relação ao mundo em sua volta, as dificuldade ao som ao toque, gostei muito da leitura ??? o livro é mais do que isso é sobre ser humano independente de qualquer coisa.

Luana Guerreiro 12/01/2021

Tudo menos "normal"
Se viver a pré-adolescência/adolescência não é nada fácil para um neurotípico, imagina para uma pessoa no espectro. Em Tudo menos "normal" acompanhamos a vida, pensamentos, ações e resultados de Jason. Uma história que mistura diferentes passagens de tempo, para que o leitor entenda o contexto do que está acontecendo no presente, talvez isso faça com que a leitura não seja tão fluida e as vezes se torne um pouco confusa, mas no geral é uma leitura boa. Acredito que o ponto forte foram as histórias escritas pelo próprio Jason.

vasilisamorozko 25/12/2020

O Que É Ser Normal?
“Por que as pessoas querem que todos ajam da mesma forma que elas? Que falem como elas. Se você não fizer isso, as pessoas concluem que você não sente da mesma forma que elas sentem. E então elas concluem que você não sente absolutamente nada.”

#178 - Essa leitura foi tão levinha, gostosa e que leva você a fazer alguns questionamentos
que por isso ele entrou na minha lista de indicações, gostei muito do Jason pois ele é um personagem muito interessante e fácil de gostar, achei o final do livro ficou meio corrido mas ainda assim é uma leitura que vale muito a pena. Recomendo.

Bruna França 24/12/2020

O livro é sobre a vida de um menino autista narrado em primeira pessoa, é bem interessante entender como as coisas se passam na cabeça dele.