Tudo Menos "normal"

Tudo Menos "normal" Nora Raleigh Baskin

Resenhas - Tudo Menos “Normal”

Lya 23/12/2020

Eu adorei o livro
"Desculpe, doutor. Mudei de ideia.

Esse é quem eu sou.

Esse sou eu."

Esse livro é extremamente necessário.

Rafa 07/12/2020

Ótimo livro, com muitas reflexões e ensinamentos sobre a vida!

Sophia 30/11/2020

"Nunca vemos a nós mesmos da mesma maneira como as outras pessoas nos veem."
Uma leitura muito sensível e que te faz refletir sobre a nossa realidade, repleta de pessoas que esquecem da empatia, mas estão sempre prontas para julgar aquilo que para eles fogem do seu "normal".
Amei que a história foi contada pelo ponto de vista do Jason, sendo possível entender como ele pensa e mostrar que ele não passa de um garoto assim como qualquer outro.

CamsCampoos 20/11/2020

Gostei
De primeiro impressão ele não chamou muito minha atenção, trata-se de uma narração em primeira pessoa contada pelo Jason Blake que é um autista de 12 anos vivendo diariamente no mundo de "pessoas normais" segundo ele. O motivo dele pensar dessa forma é revelado logo no começo do livro porque Jason tem problemas de interações sociais, então ele não se comunica normalmente como outras pessoas.
O livro mostra bem como são as sensações do Jason em certos momentos do livro e como ele fica com dificuldade de respirar quando sai da sua zona de conforto, o que eu gostei também foi da trama com a garotinha do website deles chamada Rebecca e achei fofo esse plot dos dois.
Gostei também das interações de todos com o Jason, como os pais entendem a situação dele e o trata de forma tão carinhosa e compreensiva mas nunca dando uma "atenção" especial diferente do irmão até mesmo como a babá é compreensiva com ele e o carinho enorme que Jeremy (o irmão casula) tem por ele.
Uma das coisas que mais me chamaram atenção nesse livro foi como a sociedade ao todo não está preparada para compreender crianças com autismo, e o ponto que eu mais gostei foi abordar como professores em si não estão preparados para isso e deveriam estar.
Ao todo eu adorei o livro porém em alguns momentos achei maçante demais, porém índico para pessoas que tem interesse em entender mais como pensa e se sente um autista.

Pais 20/11/2020

Lindo
Livro lindo que nos faz perceber o mundo através dos sentidos de um menino de 12 anos autista. Nos ensina a ter empatia, porque cada ser humano tem suas peculiaridades e as reações dos outros que muitas vezes não fazem sentido em nossa pele, têm muito significado. Agradeço por essa leitura.

Larissa.Jerba 11/11/2020

Livro simples e necessário
Terminei agora de ler e que livro sensível e gostoso de ler. Eu adorei conhecer a história do Jason e entender mais o que se passa na cabeça de uma criança autista. Vale muito a pena.
Falarei mais sobre o livro no meu instagram @larissajerba.

Leitura que aqueceu meu coraçãozinho.

Bru 10/11/2020

Uma história inspiradora, com uma criança que nos ensina muito, mostrando a sua maneira de enxergar o mundo, e também como o mundo o enxerga.

É uma excelente leitura para pensarmos sobre diversidade, inclusão e empatia. Conseguimos sentir a angústia do personagem, sentir seus medos e aflições, simplesmente por encarar o mundo de um jeito diferente.

Alguns trechos me marcaram muito, como: "Quando escrevo, posso ser ouvido. E fazer que me conheçam. Mas ninguém precisa olhar para mim. Ninguém precisa me ver, mesmo", "Sou como uma folha sobre um rio, sendo levada pela água, não exatamente flutuando, nem exatamente afundando. Então, não posso parar e não posso controlar a direção que estou tomando. Posso sentir a água, mas nunca sei para onde estou indo. Pode ser, porém, que eu me sinta com sorte nesse dia e evite os ramos e galhos que me arranham, que me puxam".

Clarissa.Feitosa 09/11/2020

Todos nós temos um pouco de Jason Blake
Esse livro eu até recomendei pra minha mãe ler kkk (ela ainda não leu), porque ele é tão necessário e tão perfeito.

Nele nós entramos na cabeça de Jason Blake, um menino autista de 12 anos vivendo num mundo de "neurotípicos"n onde as ditas "pessoas normais" só esperam que algo dê errado com ele. Jason escreve histórias em uma plataforma online (parecido com o wattpad), e nela ele conhece a PhoenixBird, uma garota. O que ele não esperava era que eles realmente iriam se conhecer numa convenção da plataforma. Nisso ele começa a se desesperar, porque ele não sabe a reação que ela terá dele (acho que já estou contando um pouco demais da história kkk).

Só pela autora ter conseguido escrever em 1° pessoa sobre autismo já é incrível, mas o que realmente me surpreendeu foi o fato de Jason ser tão inteligente e tão fofo. Esse livro desconstruiu totalmente minha opinião sobre autismo. Acho um livro extremamente necessário, justamente por causa do pré-conceito que temos dessas pessoas. Então por favor leia.

P.S: na época que eu li tava gratuito no serviço Prime Reading, não sei se ainda está

Eliene.Lyka 01/11/2020

O tema é muito interessante, mas nesse livro não me cativou. Não fluiu muito bem para mim.

cami 20/10/2020

a
so to escrevendo pq precisa pra salvar no negócio lá e eu ganhar o negocinho

Karen 20/10/2020

Encantador
Uma leitura rápida e leve, que questiona o "normal" de forma sensível e cativante. Adorei acompanhar a jornada do Jason e entender que, apesar de não reagir a certas situações como a maioria das pessoas, ele tem medos, sonhos, dúvidas, e sabe o que precisa fazer para agradar sua família, como qualquer pré-adolescente. E a relação dele com o irmão é tão fofinha!

Aceitação é a mensagem principal do livro, sendo abordada delicadamente ao longo do livro, até chegar a um final perfeitinho aos meus olhos. O último capítulo é lindo.

Só não é um livro 5 estrelas, pra mim, por causa da narrativa muitas vezes confusa. Tive que reler algumas partes para me situar se era passado, presente ou apenas um devaneio do protagonista. E a decisão da autora de não deixar isso claro no início dos capítulos, me incomodou.

Luisa 15/10/2020

Fofo e sensível
Eu amei o livro, é bem curto e rápido de ler, acompanhar tudo no ponto de vista de uma criança autista te dá uma proximidade enorme.
Indico como uma leitura sensível e rápida e abordando um assunto que não é tão falado como autismo, de forma delicada e real.

Jaqueline.Sayumi 14/10/2020

Leitura maravilhosa, gera uma série de reflexões.

Marta 14/10/2020

Muito bom!
O livro faz com que reflitamos sobre a vida de alguém com autismo do ponto de vista de uma criança tem essa condição. É ideal para quem quer pensar fora da caixa através de uma leitura leve e simples.

Nathalia.Priscila 14/10/2020

"Por que as pessoas querem que todos ajam da mesma forma que elas? Que falem como elas. Que pareçam com elas. Que ajam como elas. E se você não fizer isso... Se você não fizer isso, as pessoas concluem que você não sente da mesma forma que elas sentem. E então elas concluem... Elas concluem que você não sente absolutamente nada"