Tudo Menos "normal"

Tudo Menos "normal" Nora Raleigh Baskin

Resenhas - Tudo Menos “Normal”

marcinha 11/06/2020

Tudo menos normal
O que e ser normal? As dificuldades e diferencas enfrentadas por um garoto pertencente ao espectro autista.Como esse garoto lida com a diferenca e seu introsamento com uma garota apesar da timidez e dificuldade de aproximacao ... Muito instrutivo esse para pais, professores, psicologos e pedagogos...
Gil 11/06/2020minha estante
Esse livro é o máximo! ??

Angela Grazi 29/03/2012

Tudo menos normal

Jason Blake é um garoto de 12 anos que mora com seu pai, sua mãe e um irmão mais novo. Uma tradicional família que tinha tudo para ser normal, exceto pelo fato que que Jason é autista. E ele não tem muitos amigos na escola, pelo contrario. Só um garoto que conversa com ele de vez em quando, mas tirando isso, ele não tem ninguém. Então encontra refugio em um website que ele publica historias. E nesse website ele acaba fazendo amizade com uma garota que se denomina Phoenixbird e que na realidade é Rebecca. E como um presente, os pais de Jason o levam a convenção do site. E então é ai que ele começa a se preocupar, por temer um encontro com Rebecca e ela não o aceitar.

O livro é lindo e muito emocionante e o seu ponto mais forte é o fato do próprio Jason narrar sua historia, e assim podemos saber o que se passa pela cabeça de um garoto como ele. E o mais interessante é o fato de que apesar de seu problema, ele é um menino bastante inteligente e que escreve belíssimas historias.

Natali 12/06/2013

A-normal... Letras. Palavra. Rótulo...
"... As coisas que as pessoas mais vêem é o seu silêncio, porque alguns tipos de silêncio são, na verdade, bastante visíveis."

Jason Blake é um autista de doze anos. Porém, como qualquer indivíduo, tem sua subjetividade e características que lhe tornam único e especial.

Ele publica histórias no website Storyboard, onde acaba conhecendo Phoenixbird, uma garota que enxergou uma de suas qualidades e, para alegria de Jason, pode se tornar sua primeira amiga de verdade.

Nora Raleigh Baskin escreve com maestria, fazendo-nos entender, na prática, qual o significada da palavra empatia. Além disso, nos presenteia com personagens incríveis - como o próprio Jason, seus pais e seu amado irmão...

Juliana 27/07/2013

Quem é normal?
O livro mostra com riqueza de detalhes o universo interno do autista, sua forma de ver o mundo e de encarar os fatores externos, achei muito interessante, principalmente porque me fez pensar que nos adequamos constantemente para cabermos em padrões de comportamento considerados aceitáveis pela sociedade, baseamos muito de nossas ações na expectativa do que vão pensar à respeito e com isso, definimos o que é normal, excluindo de forma cruel quem não se adequar à este mundo.Quem é normal, quem mente por conveniência ou quem é sincero apesar da franqueza parecer loucura? Quem esconde o que pensa, ou quem fala, doa a quem doer? Infelizmente, muitos de nós percebemos desde cedo as diferenças e mesmo já fomos cruéis com colegas diferentes de nós, cabe a nós mudar essa realidade, portanto considero esse livro de extrema importância para educadores e pais.

Beatriz 07/08/2013

As coisas são mais do que nossos olhos podem ver
Preciso falar sobre o livro. Me sinto como se tivesse um dever a cumprir então vamos lá. Jason é um menino normal ao meu ver. Ele simplesmente tem um mundo e um jeito de encarar as coisas diferente.
O livro retrata e te faz sentir como o personagem, e entende que se as pessoas envolta dele reconhecessem os motivos não o tratariam assim, como se ele fosse retardado, coisa que ele definitivamente não é.
O livro começa bem e já no finalzinho tem uma mudança. Tudo é na versão do personagem então as vezes você não sabe o que ele ta fazendo pras pessoas o olharem estranho porque ele simplesmente não sabe o que ta fazendo e não pode nos contar. O final do livro me surpreendeu, não é dos melhores mas a mensagem que o livro traz supera tudo e faz com que eu de nota 5 ao livro e o adicione a minha prateleira de favoritos.

Cinthia 08/08/2013

Jason é um autista que sofre bullying não apenas na escola, mas em todos os lugares por mais imprevisíveis que possa existir, devido a sua maneira diferente de agir, da maneira dos NTs (neurotípicos).
É um rapaz inteligente e se destaca na escrita.
O livro mostra como a internet pode trazer a oportunidade de uma interação (até certo ponto) com pessoas como o Jason, que possuem problemas em interação social.
Pensei que fosse só uma história, mas a autora tenta mostrar como um autista se sente e porque age da forma que age em alguma adversidade. Mostra como ele vê, sente e ouve tudo, e principalmente percebe. Mostra seus sentimentos, desejos e reciprocidade que apesar de não serem demonstrados, mesmo assim, ele possui.
Para quem interessa sobre o assunto talvez seja interessante lê-lo.

LuciyM 11/09/2013

Amei, é um livro sensível, gostoso de ler e com uma mensagem linda no final, perfeito.
A autora nos envolve na história do Jason a tal ponto que me senti dentro da pele dele, vivendo os conflitos dele (alguns que todos temos), vendo através dos olhos dele como o "normais" não enxergam o que realmente importa.
Além disso, Jason é escritor em um website, então dentro do livro há uma mini história que reflete os desejos dele.

Cristina Henriques 02/10/2013

Livrinho tranquilo sem grandes pretensões nem surpresas.
Conta a história de Jason, um autista de 12 anos, sob seu ponto de vista. Sua vida em um mundo neurotípico.
Narra seu cotidiano, dificuldades de convívio em uma escola regular, dificuldades de relacionamentos e seu mundo particular em um site para escritores amadores onde publica as histórias que escreve.

Só Sobre Livros 09/10/2013

Se sentindo excluído
Confira resenha no blog.

site: http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/10/se-sentindo-excluido-aline-basilio.html

*Rô Bernas 29/10/2013

Esse é quem eu sou. Esse sou eu.
Gosto muito de ler sobre autismo, mas depois de ler o livro Brilhante, de Kristine Barnett, esse não me empolgou muito, confesso. :/

Jason, o protagonista é autista e ele mesmo conta a história, nos mostrando seu ponto de vista. Algumas coisas são bem interessantes, mas achei a história meio confusa...tinha momentos em que eu não sabia se a coisa estava realmente acontecendo ou era pensamento dele...e isso me confundia.

Algumas passagens que achei bem interessante:

"Mais do que falar em seu próprio idioma, as pessoas gostam de ouvir coisas do jeito que as deixa mais confortáveis. Do jeito a que estão acostumadas. De um jeito com que possam se identificar mais facilmente, como se isso tornasse as coisas mais reais."

"Mas as coisas que as pessoas mais veem é o seu silêncio, porque alguns tipos de silêncio são, na verdade, bastante visíveis."

"Como se mostra consideração. Consideração é uma emoção. É um sentimento. Não se pode fazer um retrato disso. por que as pessoas querem que todos ajam da mesma forma que elas? Que falem como elas. Que pareçam com elas. Que ajam como elas. E se você não fizer isso...se você não fizer isso, as pessoas concluem que você não sente da mesma forma que elas sentem. E então elas concluem. Elas concluem que você não sente absolutamente nada."

"Algumas vezes, as pessoas ficam por perto quando estão esperando você fazer ou falar alguma coisam algo que eles acham que você deveria fazer ou dizer. Então, eles apenas esperam, como se isso fosse ajudar você a entender o que eles querem que você diga ou faça. Não ajuda."

"Mas um espelho não é uma verdadeira representação de uma pessoa. Não é. É um reflexo. É o seu reverso, um oposto puro. Dizem que se uma pessoa realmente visse seu próprio rosto, ela não se reconheceria. Mesmo uma fotografia não é uma verdadeira representação."

"Esse é quem eu sou
Esse sou eu."

Perfect!!

Yonara 21/12/2013

O livro conta a estória de uma menino chamado Jason de 12 anos de idade que tem autismo. Jason é muito inteligente, e adora escrever, ele é cadastrado em um tipo de site para escritores iniciantes - ou não - postarem suas estórias, e então Jason conhece uma menina chamada Rebecca que também escreve nesse site. Os dois então começam a trocar mensagens diariamente. Então surge a oportunidade de Jason conhecer sua amiga, porém Jason não fica tão empolgado como deveria, muito pelo contrário, ele tem medo de que Rebecca, quando o vir não goste dele como todas as outras meninas.
Gostei da forma como ele é escrito, em primeira pessoa de Jason, consegui assim imaginar a jeito como ele estava sentindo, todos os vários sentimentos e sensações juntas.
Capítulos pequenos e uma leitura bem fácil e rápida. Apesar de tudo isso, é uma leitura sem grandes surpresas, um livro meio parado, mas bem escrito, portanto valeu a pena ter lido sim.

Hadassa 03/01/2014

Livro espetacular
O modo como o livro retrata a história de Jason ( como se fosse um diário, em primeira pessoa) é espetacular. Já trabalhei com um menino autista, e, ao ler o livro, pude imaginar como se fosse a história do menino com quem eu trabalhei. Livro muito bom, li em duas horas, numa sentada. Me surpreendeu com a veracidade e simplicidade da história contada... No livro, fica constatado o que eu sempre pensei : ninguém é normal, todos somos diferentes em algum aspecto. E só nos resta lidar bem com isso.

Dressa Oficial 10/01/2014

Resenha - Tudo Menos Normal
Olá, tudo bem com vocês ?

Hoje venho trazer a resenha desse livro que comprei em uma promoção por R$6,00

É uma narrativa de Jason Blake ele gosta de escrever histórias e ler histórias narradas em primeira pessoa então escreve a história dele em primeira pessoa.

Jason Blake tem 12 anos e tem autismo ele conta como é o seu dia a dia na escola, com os médicos que atendem ele como terapeuta ocupacional e psicólogos.

Jason as vezes fica muito nervoso e não consegue se controlar fazendo alguns movimentos estranhos com as mãos e ele não consegue encarar as pessoas nos olhos, acha que não tem necessidade de olhar para a pessoa pois não saberia reconhece-las.

Jason se mostra um menino muito inteligente e demonstra o autismo como uma doença involuntária, ou seja apesar de ele ter algumas crises que não possui total controle do seu corpo ele pensa em muitas coisas e tem noção de tudo que acontece ao seu redor só não consegue demonstrar isso em suas atitudes.

Ele percebe que as letras que aprende na escola se faladas de forma trocada podem magoar as pessoas.

Pagina 78
Títulos. Nomes. Mais palavras, as mesmas vinte e seis letras colocadas juntas que às vezes magoam as pessoas e às vezes não.

Jason publica uma fan fics na internet e recebe um elogio e contato de uma menina que posta na rede, ele fica todo feliz com essa nova amizade, fica sabendo que vai rolar um encontro desse site com os participantes, sua família decide dar de presente um ingresso para esse encontro e então a possibilidade dos dois se encontrarem pessoalmente aparece.

Página 84
Sinto muito, papai. Sinto muito que você esteja tão triste comigo.
Tudo o que você precisa fazer é mudar uma letra e o mundo todo fica diferente. Como as pessoas. Eu gostaria de poder mudar uma letra e tornar tudo melhor.
Mas não posso, papai.

O livro é legal mas como aborda apenas uma passagem na vida de Jason não achei que me prendeu muito mas me passou uma outra imagem de quem sofre de autismo.

Beijos

Até mais ...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/01/resenha-tudo-menos-normal.html

Vicky 04/02/2014

Tudo menos 'Normal" de Nora Raleigh Baskin.
Jason Blake é uma criança norte-americana autista de 12 anos que tem que lidar com os desafios de viver em um mundo em que parece não se encaixar. Até o momento em que Jason conhece uma menina chamada Rebecca, que assim como ele publica histórias na internet e que parece conseguir enxergar além das aparências.

A obra é narrada em primeira pessoa pelo Jason, o que é essencial para entendermos mais sobre as percepções e desafios da sua condição. Como ele é uma criança, a linguagem usada na obra é fácil e acessível a pessoas de todas as idades.

“Mas a coisa que as pessoas mais veem é o seu silêncio porque alguns tipos de silêncio são, na verdade, bastante visíveis.”

Jason é um personagem muito inteligente, observador e sincero, ele consegue (devido ao autismo) enxergar o mundo e as pessoas de uma forma muito mais realista e livre de preconceitos. Ele me cativou desde o inicio da história e depois de terminar a obra confesso que senti falta do personagem.

O livro consegue tratar o autismo de uma forma muito simples e verossímil. Ele funciona como uma espécie de diário no qual Jason escreve sobre situações do seu dia a dia, lembranças, sua relação com os familiares e outras pessoas , seus sentimentos e os desafios que enfrenta.

“Ás vezes não a nada que possa me manter inteiro.”

O livro trata também de como a escrita e a leitura serve como um refúgio para as pessoas e ressalta o poder que as palavras podem ter. Temática que é retratada através das histórias que o Jason escreve e publica em um fórum na internet e que proporciona o inicio de sua amizade com a Rebecca.

“ Por que contar uma história se não há ninguém para lê-la? Por que fazer um som se ninguém vai ouvi-lo?”.

Portanto, Tudo menos “Normal” é uma leitura mais do que recomendada para todo mundo. Um livro muito bem escrito e que trata de uma temática muito interessante.

“Quando escrevo, posso ser ouvido. E fazer que me conheçam.”

Para mais resenhas acesse:

site: http://voltaaomundoemlivros.blogspot.com.br/