Tudo Menos "normal"

Tudo Menos "normal" Nora Raleigh Baskin

Resenhas - Tudo Menos “Normal”

Beatriz 07/08/2013

As coisas são mais do que nossos olhos podem ver
Preciso falar sobre o livro. Me sinto como se tivesse um dever a cumprir então vamos lá. Jason é um menino normal ao meu ver. Ele simplesmente tem um mundo e um jeito de encarar as coisas diferente.
O livro retrata e te faz sentir como o personagem, e entende que se as pessoas envolta dele reconhecessem os motivos não o tratariam assim, como se ele fosse retardado, coisa que ele definitivamente não é.
O livro começa bem e já no finalzinho tem uma mudança. Tudo é na versão do personagem então as vezes você não sabe o que ele ta fazendo pras pessoas o olharem estranho porque ele simplesmente não sabe o que ta fazendo e não pode nos contar. O final do livro me surpreendeu, não é dos melhores mas a mensagem que o livro traz supera tudo e faz com que eu de nota 5 ao livro e o adicione a minha prateleira de favoritos.

Stephanny.Manini 30/09/2020

Preciso falar sobre o livro
Muitos não pensam que certas atitudes podem ter consequência , e que o diferente também é normal, esse é um livro que todos deveriam ler, envolvente e me fez enxergar o mundo de uma forma melhor.

juhmarcks 25/04/2021

O livro tem o mesmo estilo de Passarinha, escrito do ponto de vista de uma criança autista. É bem fofinho e nos faz sentirmos empatia pelo protagonista, mas a história não é muito aprofundada, então não criamos um laço tão forte com os personagens. É uma leitura beem rápida, bom para sair de uma ressaca literária. Acho passarinha muuuito melhor, mas para quem gosta desse estilo, não deixa de ser um livro muito bom.

marcinha 11/06/2020

Tudo menos normal
O que e ser normal? As dificuldades e diferencas enfrentadas por um garoto pertencente ao espectro autista.Como esse garoto lida com a diferenca e seu introsamento com uma garota apesar da timidez e dificuldade de aproximacao ... Muito instrutivo esse para pais, professores, psicologos e pedagogos...
Gil 11/06/2020minha estante
Esse livro é o máximo! ??

Cauã 01/07/2021

tudo menos "normal"
O livro conta a história de Jason Blake uma menino de 12 ano autista q ama escrever histórias
Jason escreve suas história em um site e lá acaba encontrando rebecca uma menina q gosta das história de Jason
Um livro q traz bastante reflexões
Porém n curti muito a desenvoltura e a leitura desse livro mas mesmo assim gostei e refleti
beijos e abraços, Cauã?

Bia 07/08/2021

Sensível
O livro conta o mundo da visão de uma criança de 12 anos, autista. Várias frases são marcantes e delicadas. Cada pessoa passa por seu processo e tem que ser respeitada. Achei muito lindo e sensível. Recomendo mt!

João. G. B. Rangel 07/10/2020

Livro maravilhoso
Um livro maravilhoso, um aprendizado para a vida, pode-se aprender muito lendo esse livro, embora eu não tenha nenhum transtorno mental me identifiquei muito com o Janson em alguns momentos.

Ana 09/12/2021

Tudo menos "normal"
Amei o fato de que a história é narrada por uma criança, ainda mais por um garoto autista.

Sensível, leve, empático, sincero. É um livro curtinho, rápido e que cria um universo desconhecido para muitas pessoas, apresentando aos leitores um pouco do espectro autista.

"Mas a coisa que as pessoas mais veem é o seu silêncio porque alguns tipos de silêncio são, na verdade, bastante visíveis.?

?Como se mostra consideração? Consideração é uma emoção. É um sentimento. Não se pode fazer um retrato disso. Porque as pessoas querem que todos ajam da mesma forma que elas? Que falem como elas. Que pareçam como elas. Que ajam como elas. E se não fizer isso... Se você não fizer isso, as pessoas concluem que você não sente da mesma forma que elas sentem. E então elas concluem... Elas concluem que você não sente absolutamente nada."

Isa Maravilha 05/04/2021

o amor é amarelo quente e seguro
que delicadeza de livro! mostrando uma realidade de tão pouco acesso de maneira doce e fadigante ao mesmo tempo. muito bom!

Lariane.Coutinho 25/10/2021

Em um mundo onde o fato de você ser diferente de todos te tornar alguém que não sente como todos faz desse livro extremamente necessário.

Fernanda.Juliano 26/05/2021

Muito aprendizado em poucas páginas
Apesar de curtinho, é um livro maravilhoso e que ensina muito.
É uma reflexão de como a sociedade impõe o que é "ser normal".
Porque tentamos padronizar tudo?
Uma cena que me impactou foi a mãe dele querendo que ele não usasse o cinto tão apertado, ou que não deixasse a calça na altura dos calcanhares, para que ele se parecesse com as outras crianças e fosse considerado normal.
Isso me marcou muito! A sociedade é muito cruel por coisas tão pequenas. Porque impor um padrão de comportamento para crianças? Porque não deixar que cada um se vista ou se comporte da maneira que se sentir mais confortável ?

Alguns trechos que destaquei:

"Porque as pessoas querem que todos ajam da mesma forma que elas? Que falem como elas. Que pareçam com elas. Que ajam como elas. E se você não fizer isso...Se você não fizer isso, as pessoas concluem que você não sente da mesma forma que elas sentem. E então elas concluem...elas concluem que você não sente absolutamente nada."

"Minha mãe quer me ajudar. Ela quer que eu seja feliz. E acho que minha mãe quer me consertar. Ela quer que eu seja mais como ela, mesmo que ela não pareça feliz grande parte do tempo."

"As pessoas não querem dizer tudo o que falam, minha mãe me disse. Minha fisioterapeuta concorda. Então por que falam? Por que as pessoas falam coisas que não querem dizer?"

Rafa 07/12/2020

Ótimo livro, com muitas reflexões e ensinamentos sobre a vida!

Lya 23/12/2020

Eu adorei o livro
"Desculpe, doutor. Mudei de ideia.

Esse é quem eu sou.

Esse sou eu."

Esse livro é extremamente necessário.

Mariana 08/06/2020

Uma história que conta as dificuldades de Jason, um garoto autista. Confesso que achei o final meio ?jogado? muita informação rápida pra finalizar o livro. E em outras partes se estendeu com detalhes que talvez pudessem ser evitados. Mas foi uma leitura prazeirosa.