Tudo Menos "normal"

Tudo Menos "normal" Nora Raleigh Baskin

Resenhas - Tudo Menos “Normal”

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

no fim a sensação foi que o livro não se aprofundou em nada;
queria muito ter gostado mais desse livro, muito mesmo. mas infelizmente não rolou, achei que a autora se perdeu no meio do caminho, o livro se torna tão chatinho e o final não ajuda nada. terminei ele com a sensação de que foi legal, mas não tinha uma história em si.

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 28/06/2020

"Tudo o que somos, tudo o que podemos ser, são as histórias que contamos."
Um livro com uma escrita tão leve e sutil. E sendo escrito pelo ponto de vista do protagonista fica tão interessante o quanto os neurotípicos acham ele estranho e na verdade ele é que nos acha estranho. É tão puro, fiquei completamente apaixonada!

Luíza 26/06/2020

Meh
Não consegui gostar desse livro. Em muitos momentos não parecia que era uma criança narrando, e a sensação que dá é que o livro não tem história nenhuma. A parte da menina que era pra ser algo relevante dentro da história no fim fica bem jogado e sem sentido. Achei umas partes mais pro final confusas, não consegui entender direito umas cenas. E aquela fala "emocionante" da mãe dele no final ficou bem nada a ver, porque pra mim não aconteceu nada que justificasse ela dizer aquelas coisas.

Enfim, pelo menos é rapidinho de ler.

Asklilwayne 17/06/2020

NTs
Muito bom, gosto mto de tentar entender situaçoes e sentimentos das quais nunca vou passar. Queria escrever mais porém estou com a mão imóvel e tá difícil ser canhota.

Macys 31/03/2020

O que é ser normal?
Obra muito tocante, em cada linha escrita é possível sentir e perceber um toque de respeito e admiração pela diferença que existem entre outras pessoas, afinal ninguém é igual

Prinup 30/03/2020

Arrastado
Bonito porém arrastado

Sil | @silestalendo 26/02/2020

O altismo contado por uma criança
Esse é o tipo de livro essencial caso você não tenha muito conhecimento sobre espectro altista. Um livro narrado por uma criança/pré-adolescente, que descreve como se sente em relação a vários tipos de situações cotidianas, mas que podem ser diferentes para ele.

É um livro bem fofinho mas que traz reflexões importantes, sobre a vida e como precisamos aceitar as pessoas que são diferentes, que não são "normais", porque na verdade ninguém é, cada um é único. Enfim, eu realmente gostei desse livro, só que a trama é bem fraquinha, então por isso não dei uma nota maior.

"Nunca realmente vemos a nós mesmos da maneira como as outras pessoas nos veem."

IsaApCamilo 07/02/2020

null
A história e boa, mais em alguns momentos ela enrola um pouco . Na minha opinião poderia ter sido melhor, mais e uma boa leitura. Recomendo.

CamsCampoos 20/11/2020

Gostei
De primeiro impressão ele não chamou muito minha atenção, trata-se de uma narração em primeira pessoa contada pelo Jason Blake que é um autista de 12 anos vivendo diariamente no mundo de "pessoas normais" segundo ele. O motivo dele pensar dessa forma é revelado logo no começo do livro porque Jason tem problemas de interações sociais, então ele não se comunica normalmente como outras pessoas.
O livro mostra bem como são as sensações do Jason em certos momentos do livro e como ele fica com dificuldade de respirar quando sai da sua zona de conforto, o que eu gostei também foi da trama com a garotinha do website deles chamada Rebecca e achei fofo esse plot dos dois.
Gostei também das interações de todos com o Jason, como os pais entendem a situação dele e o trata de forma tão carinhosa e compreensiva mas nunca dando uma "atenção" especial diferente do irmão até mesmo como a babá é compreensiva com ele e o carinho enorme que Jeremy (o irmão casula) tem por ele.
Uma das coisas que mais me chamaram atenção nesse livro foi como a sociedade ao todo não está preparada para compreender crianças com autismo, e o ponto que eu mais gostei foi abordar como professores em si não estão preparados para isso e deveriam estar.
Ao todo eu adorei o livro porém em alguns momentos achei maçante demais, porém índico para pessoas que tem interesse em entender mais como pensa e se sente um autista.

Clarissa.Feitosa 09/11/2020

Todos nós temos um pouco de Jason Blake
Esse livro eu até recomendei pra minha mãe ler kkk (ela ainda não leu), porque ele é tão necessário e tão perfeito.

Nele nós entramos na cabeça de Jason Blake, um menino autista de 12 anos vivendo num mundo de "neurotípicos"n onde as ditas "pessoas normais" só esperam que algo dê errado com ele. Jason escreve histórias em uma plataforma online (parecido com o wattpad), e nela ele conhece a PhoenixBird, uma garota. O que ele não esperava era que eles realmente iriam se conhecer numa convenção da plataforma. Nisso ele começa a se desesperar, porque ele não sabe a reação que ela terá dele (acho que já estou contando um pouco demais da história kkk).

Só pela autora ter conseguido escrever em 1° pessoa sobre autismo já é incrível, mas o que realmente me surpreendeu foi o fato de Jason ser tão inteligente e tão fofo. Esse livro desconstruiu totalmente minha opinião sobre autismo. Acho um livro extremamente necessário, justamente por causa do pré-conceito que temos dessas pessoas. Então por favor leia.

P.S: na época que eu li tava gratuito no serviço Prime Reading, não sei se ainda está

Olivia 17/05/2021

Livro curtinho, muito bom fala sobre um garotinho autista e o dia a dia dele.
Ele narra o livro e você acompanha o que ele tá sentindo, pensando o que ele quer dizer e é muito legal ver isso, o quanto essa pessoas são complexas, são incríveis, são inteligentes e é muito bom essa experiência de leitura que me leva a entender mais um pouco sobre pessoas autistas.

Cinthia 08/08/2013

Jason é um autista que sofre bullying não apenas na escola, mas em todos os lugares por mais imprevisíveis que possa existir, devido a sua maneira diferente de agir, da maneira dos NTs (neurotípicos).
É um rapaz inteligente e se destaca na escrita.
O livro mostra como a internet pode trazer a oportunidade de uma interação (até certo ponto) com pessoas como o Jason, que possuem problemas em interação social.
Pensei que fosse só uma história, mas a autora tenta mostrar como um autista se sente e porque age da forma que age em alguma adversidade. Mostra como ele vê, sente e ouve tudo, e principalmente percebe. Mostra seus sentimentos, desejos e reciprocidade que apesar de não serem demonstrados, mesmo assim, ele possui.
Para quem interessa sobre o assunto talvez seja interessante lê-lo.

Vic 25/02/2021

História sensível e gostosa de ler. Todos os livros narrados por crianças são especiais, porque nos fazem refletir sobre o mundo totalmente peculiar que existe dentro da mente deles. É um livro que dá pra ler rapidinho e faz você pensar muito sobre empatia. Me apeguei a todos os personagens e gostaria muito de mais 400 páginas sobre os pensamentos do Jason. Ainda bem que li. ??

Jussara 08/08/2020

Trechos do livro
"Sou como uma folha sobre um rio, sendo levada pela água, não exatamente flutuando, nem exatamente afundando. Então, não posso parar e não posso controlar a direção que estou tomando. Posso sentir a água, mas nunca sei para onde estou indo."

"Nunca vemos a nós mesmos da maneira como as outras pessoas nos vêem."