A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Aninha 12/04/2024

" A Mão e a Luva" é um romance escrito por Machado de Assis e publicado em 1874. A história gira em torno de três personagens principais: Guiomar, Estêvão e Jorge. O enredo aborda temas como amor, ambição, moralidade e a busca por status social na sociedade carioca do século XIX.

A trama se desenvolve em torno do triângulo amoroso formado por Guiomar, uma jovem bela e ambiciosa, Estêvão, um rapaz romântico e idealista, e Jorge, um homem ambicioso em busca de ascensão social. A narrativa explora as relações complexas entre esses personagens, revelando suas motivações, desejos e conflitos.

ivystrs 07/04/2024

Leitura boa, bem fluída e rápida de ler. Li sem saber da história do livro e não esperava esse final, mas foi o melhor que poderia ter tido

Mariany.M 07/04/2024

Acho q agora sei q livros do romantismo Brasileiro não é pra mim kakamakka o romance é muito emocionado, sem a emoção q geralmente eu gosto de ler, o livro inteiro foca só nisso, sem voltas na história. Não diria q é um livro ruim, pq nao foi uma leitura ruim, tirando a linguagem q Deus me livre. Consegui ler o livro até o prazo e isso q importa

LeandroCastro88 06/04/2024

Certeiro
Mando tem uma escrita tão envolvente. Acho que no fim das contas a guiomar acertou. Um pretendente era um camarada chato de galocha. Quase um pedinte. Quem quer se casar com alguém que vive rastejando aos seus pés de forma humilhante? O outro era um esquisitão que parecia não fazer as coisas por vontade própria. Era completamente sem graça. O escolhido era seguro de si, engraçado e levava uma vida leve. No fim das contas, a estrategista guiomar foi no óbvio.

Felipe Augusto 23/03/2024

Um romance aprofundado de de onde a protagonista precisa decidir entre 3 homens quem será seu marido, a pressão que a Guiomar passar para escolher é bem presente mesmo ela tendo uma "liberdade" de escolha as pessoas ao seu redor tem suas opiniões o que complica suas decisões. Um obra bem curta mas interessante do Machado de Assis.

Ots 20/03/2024

Até os melhores erram!
Com certeza, uma das histórias mais chatas do bruxo do Cosme Velho. Seja pela sua estrutura que destoa bastante ou pela falta do toque de Midas que Machado possui que é sua ironia sutil, mas certeira.

Felipe1503 15/03/2024

É Machado de Assis!
Machado de Assis não precisa de muita recomendação.

Está grato e curioso com essa leitura!

"Veja o leitor: - curiosidade e gratidão; - veja se há duas asas mais próprias para arrojar uma alma no seio de outra alma, - ou de um abismo, que é às vezes a mesma coisa."

A mão e a luva - Machado de Assis

LaAs183 14/03/2024

Machado é Machado!
Um romance simples e muito fluido, mas que mostra com maestria muitas facetas distintas do sentimento/comportamento humano. E tem um desfecho que culmina na reflexão de que alguns privilégios são dados mais a quem sabe viver do que aqueles que realmente merecem receber.

Annyele3 11/03/2024

O livro é bom, mas só pra quem gosta de literatura clássica.Se você quer começar a ler clássicos não comece por esse.
Talvez por ter sido a verção condensada o livro não teve tanta graça, eu previ o que iria acontecer muito fácil e achei o romance sem sal.
Tenho teorias que o livro original e muito melhor que esse adaptado, faltou foco nos sentimentos de Estevão e na depressão clássica do estilo Romântico.

Natalia 10/03/2024

Chato
Foi a primeira vez que li Machado de Assis, não achei difícil a leitura, entretanto não é meu gosto. Achei bem chato.

Jv02 06/03/2024

Bela escolha
Gostei muito da apresentação dos personagens, uma escrita belíssima de encantar realmente. A narrativa sempre levanta muitos pontos então a todo momento da vontade de ler mais um capítulo e saber o que pode ter acontecido ou sobre as atitudes dos personagens que são muito impulsivas o que fez a paixão de Jorge e Luís Alves chegar a Guiomar. Fiquei bem satisfeito com o final por um momento achei que ela poderia largar tudo e não querer se casar ou então se casar com Estevão por causa do encontro no jardim mas como foi dito se ela está feliz com a escolha dela então essa foi realmente a melhor.

Elizabeth 02/03/2024

Feito para o outro século
Um livro feito para uma mulher sonhadora da época. Não gostei, machista, ele fala para leitora, não gostei dele aparecer como narrador do nada.