A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Ed.Costa 13/12/2023

?A Mão e a Luva?, de Machado de Assis, é um romance que mergulha nas complexidades dos relacionamentos e nas nuances da sociedade carioca do século XIX.

A trama gira em torno de Guiomar, uma mulher forte e determinada, e seus pretendentes, Estêvão e Luís Alves.

O enredo habilmente explora os conflitos entre amor e convenções sociais, revelando as escolhas difíceis enfrentadas pelos personagens.

Com a maestria característica de Machado de Assis, a obra oferece uma análise perspicaz das relações humanas e das tensões sociais da época.

Bom? porém, não é uma das melhores obras de Machado.

missi-dominique 05/12/2023

Nasce uma estrela ?
A mão e a luva é o segundo romance de Machado de Assis. Publicada pela primeira vez em 1874 no O Globo, a obra marca a estreia do autor como folhetinista de jornal.

No romance, um jovem sonhador chamado Estêvão se apaixona por Guiomar - uma moça graciosa e senhora de si mesma -, com quem deseja se casar. Seu amigo, Luis Alves, é o seu confidente-consolador, ajudando-o na dura missão de lidar com seu agudo sentimento pela moça e a decifrar suas intenções. Estêvão tinha muitos competidores, contudo seu coração ingênuo jamais imaginaria o verdadeiro inimigo a enfrentar: o jogo das relações sociais burguesas do sec. XIX. Quem ganha o coração de Guiomar? Esta é a pergunta que embala a leitura desse romance.

Como a obra foi entregue à publicação capítulo a capítulo, não me sinto de todo confortável para avaliá-la. Segundo o próprio autor, esse não era seu método de produção habitual. Creio que a urgência da entrega possa ter influenciado o desenvolvimento da trama.

A despeito disso, Machado nos entrega já nessa fase inicial um surpreende prelúdio do que mais tarde viria a ser o selo do seu estilo literário: construção textual concisa; diálogos com o leitor; personagens femininas fortes, sagazes e ambíguas; crítica realista à sociedade de seu tempo; ironia.

Aos amantes de Machado de Assis, vale muito a pena se aventurar nessa obra, é gostoso ver que o que sempre foi bom conseguiu ficar ainda melhor com o passar do tempo. A descrição psicológica das personagens, por exemplo, já era impecável.

Por outro lado, um ponto fraco dessa obra é não desenvolver bem personagens secundárias que, a meu ver, se faziam essenciais para um andamento mais dinâmico da novela. A personagem Mrs. Oswald, por exemplo, teria um potencial enorme de provocar reações diversas nos leitores, trazer o "fogo no parquinho".

Finalmente, apontados e justificados os pontos fortes e fracos, desafio o leitor a terminar a leitura sem desejar que o fim fosse outro. A leitura envolve de maneira que criamos vários desfechos paralelos à nossa maneira, dá vontade de bater no Machado às vezes, mas isso não tira de maneira alguma o brilho do triunfo impiedoso do desfecho do autor.

Mariana 05/12/2023minha estante
Adorei ?????????? Já quero ler!! Saudades de ler algo dele

Pri.Kerche 05/12/2023minha estante
Missi, amei sua resenha. Deu mais vontade de revisitar essa história. Vou começar a leitura assim que puder. O livro já passou na frente da fila toda?

missi-dominique 05/12/2023minha estante
@Priscilla fico super feliz que tenha te incentivado, amei ?

missi-dominique 05/12/2023minha estante
@Mariana jurava que eu tinha respondido esse comentário, mas se repetir foi bug do skoob, perdão. Respostando:

Tô com dois livros dele aqui engatilhados, naquela indecisão se leio ou não, mas até aqui nunca me decepcionei ? super te incentivo a ler sim

Pri.Kerche 05/12/2023minha estante
Quais os livros engatilhados Missi? Por que indecisão?

missi-dominique 05/12/2023minha estante
Priscilla, os livros são Memorial de Aires e Esaú e Jacó, a indecisão eu acho que é por não saber muito bem o que esperar deles. Sei lá, medo de me decepcionar a primeira vez com ele? Bobeira, né? ?

Pri.Kerche 05/12/2023minha estante
Machado nunca decepciona. Já li os dois, mas faz mto tempo. Lembro de ter gostado mais do Memorial de Aires. Mas não significa q nao gostei de Esaú e Jacó. Sou suspeita qt o tema é Machado?

missi-dominique 05/12/2023minha estante
Siimm, também sou suspeita e os que eu já li tem muitíssimo tempo. Dá até vontade de ir relendo/lendo cronologicamente (os que eu tenho, claro), tem coisa que eu realmente já esqueci

dhezinha 06/12/2023minha estante
já adicionei na minha listaaa

PAULA 03/12/2023

Não curti muito a leitura, devido a linguagem ser bem rebuscada, fazendo-me recorrer ao dicionário de vez enquando. Além disso, o começo da narrativa foi bem lento, o que me deu uma sensação de cansaço imediato. O meio foi mais interessantes, criei expectativas de que o final seria marcante, mas também me decepcionei.
Enfim, haverá aqueles que simplesmente amaram, o que não foi o meu caso.

Bruna.Adenice 02/12/2023

Machado de Assis, né.
Uma obra de Machado de Assis que dispensa maiores comentários. O autor sabe, como ninguém, trazer um bom enredo a seus leitores.

Aqui temos uma personagem e sua saga com seus três pretendentes. Porém, ao contrário de boa parte das obras da época, não se trata de uma história em que a moça vive em função de buscar o amor de sua vida. Pelo contrário, temos aqui Guiomar, moça determinada e ambiciosa, que não vive atrás do "homem ideal" .

Machado de Assis, assim como em seus outros textos, possui uma narrativa dinâmica e personagens interessantes, de modo que o leitor logo escolhe "seus preferidos". Ah, e em vários momentos, a narrativa dialoga com os leitores, o que é sensacional e nos aproxima do enredo.

Enfim, vale a leitura, especialmente por ser de quem é, dispensa maiores comentários.

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2019
Machado né, então amei. Dispensa muitos comentários, só leia. Uma trama super simples e muito bem escrita.

Maria 24/11/2023

O que eu mais amei acredito que foi a escrita de Machado de Assis, que interage com o leitor ao logo do conto de uma forma que me fez rir alguns momentos, que era adivinhar exatamente o que eu estava pensando, que aliás era o que ele pretendia que o leitor pensasse. Outro ponto que eu gostei também foi que apesar de ser um conto romântico, não é um romântico exagerado. A protagonista é uma mulher bastante ambiciosa e estratégica, e diferente dos romantismo tradicional não é uma mulher que sonha com o homem ideal, esse é um traço que passa longe de Guiomar. Mas enfim, pra comentar sobre a crônica, realmente é a mão e a luva, Guiomar e o pretendente que ela irá escolher é a combinação perfeita, porém fiquei triste pelo o Estevão. ???

Bunny.xs 24/11/2023

Ótimo
É um bom romance, acostumei com a escrita lendo esse livro, o título é bastante literal e tem super a ver com o romance mesmo que pareça meio sem sentido ao se ver, não lembro muito da história pois faz um tempo que li, mas me lembro bem do romance, com toda certeza

Pri 07/11/2023

Como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão...
Obra prima romanesca de Machado de Assis. A mão e a luva é um romance curto (como quase todos de Assis) muito bem escrito. O que mais amo na escrita machadiana é o tom poético de cada frase em seu estilo dinâmico com as palavras. Em toda a sua fase romanesca, Machado trata de enaltecer a virtude e a moralidade. A presente história permeia a situação amorosa de um círculo pequeno de pessoas: Guiomar, Luis Alves, Estevão e Jorge. A narrativa é muito bem construída e a análise psicológica que o autor faz em relação aos personagens é o ápice da obra. Guiomar é o modelo de mulher, protagonista do livro, sabe se portar de maneira elegante e ao mesmo tempo severa. As características dessa personagem são louváveis, embora apresente certa resistência em envolvimentos amorosos. Os pretendentes mais fervorosos de Guiomar eram Estevão e Jorge. Estevão apresenta-se como homem respeitado, mas que, infelizmente, deixa-se levar pelo sentimentalismo doentio, ao ponto de não mais viver se o amor não lhe for correspondido. Jorge é aquele rapaz mais apto ao desejo e à vulgaridade do que chama ser "amor" e em nada se aprofunda. O coração de nossa donzela se derrete por Luis Alves e nesse momento, me parece, faltou ao escritor um aprofundamento maior do personagem em questão. O desfecho é marcado pelo amor, sinceridade. Paz para alguns e desolação para outros.

Eder 07/11/2023

O ponto alto é a escrita do Machado
" A vontade e a ambição, quando verdadeiramente dominam, podem lutar contra outros sentimentos, mas hão de sempre vencer, porque elas são as armas do forte, e a vitória é dos fortes". ( Página 86 desta minha edição).
O romance é bem apresentado e trabalhado, apesar de eu achar a conclusão final bem previsível. Como disse no título, o ponto alto que mais me prendeu nesta leitura foi a escrita do autor, que é deliciosa de se ler, contendo uma ironia e beleza marcantes. Recomendo e gostei, entretanto reconheço que os outros livros do autor são superiores.

victor108 24/10/2023

Não entendi nada não entendi nada não entendi nada casal feio sem sal oo só tô falando aqui pra contar como resenha ok cabou tchau

Suely Cristina 23/10/2023

A ambição como virtude
Romance da fase romântica de Machado de Assis, mas em que seu estilo já é muito presente: as deliciosas conversas com o leitor, a rejeição ao romantismo exacerbado e, principalmente, a caracterização da personagem feminina como muito inteligente, esperta e que sabe muito bem dissimular, usar as máscaras sociais melhor que os homens.

EduardaMarquess 23/09/2023

Esse foi o meu primeiro contato com um romance machadiano em sua fase romântica, que, aliás, é uma das suas primeiras obras publicadas (entre contos e romances). Apesar das diferenças, o livro prendeu-me no primeiro dialogo, e assim manteve durante o desenrolar até o final. Leitura rápida, fácil, prazerosa, e que, definitivamente, não deixa espaço para o tédio. Chateação, indignação, tristeza e mais um tanto de sentimentos (pelos personagens)? Sim. Mas tédio, de modo algum!
É sempre impressionante notar a sagacidade de Machado e o quanto suas obras são atemporais. Findo com o livro grifado em diversas partes e a vontade de me deleitar em outros escritos do homi.

Mahoe 23/09/2023

Um xuxuzinho
É um romance bemmm água com açúcar de época, o melhor do livro é a escrita do machado, mas gostaria de assistir um filme com essa história.