A Mão e a Luva

Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Clara 09/07/2022

a mão e a luva
como sempre, machado de assis não peca na escrita e em se mostrar a frente de seu tempo. ele consegue criar personagens interessantes, com motivações e caráter críveis em poucas páginas. gostei muito de ler sobre todos os personagens (talvez Jorge nem tanto.
fala-se muito sobre o amor, sobre amor próprio, o que eu não esperava na literatura tão antiga, com uma mulher forte que sabe o que quer.

por fim, foi muito interessante ler algo da época romântica do machado, com certeza irei ler mais disto.
Tatynobre.Almeida 09/07/2022minha estante
Amo as protagonistas de Machado de Assis

Clara 09/07/2022minha estante
até agora nenhuma decepcionada, um motivo a mais para amar esse autor!

Porsani 29/06/2022

Boa leitura
Boa leitura, só que achei mais cansativo que as obras anteriores que li. Ritmo mais lento e escrita mais densa

amandafffdo 26/06/2022

Tudo é aliado do homem que sabe querer
Penso no termo "antibiblioteca" - esse livro está na estante há muitos e muitos anos e hoje, finalmente, olhou pra mim. Existe algo real nisso, não difícil de entender: os livros não fazem distinção de leitor mas escolhem o seu momento.
Li num suspiro. Amei pela oportunidade, fluidez e desenvolvimento narrativo.

Machado...

.Ju 23/06/2022

bem legal
me identifiquei bastante com a personalidade da Guiomar e até que gostei dos outros personagens também... a história é relativamente simples e a narrativa é bem fluída. Foi bom conhecer essa obra!
Clara3322 23/06/2022minha estante
O Machado de Assis sendo oficialmente bancado por vc

.Ju 24/06/2022minha estante
KAKAKAKAKAKKAKAKAKA eu cm ctz faria dele um bilionário

Karen 22/06/2022

Os opostos não se atraem
Nessa história de amor, Machado de Assis mostra claramente como não poderia estar mais errado o ditado que expressa a atração dos opostos. Com o desenrolar da trama e das escolhas da desejada Guiomar, percebemos que, não raro, nossa felicidade se encontra junto àquele que mais se assemelha a nossa personalidade.
Dinâmico, o livro entretém o leitor e muitas vezes diverte. Recomendo!

carolmureb 31/05/2022

Terminada a leitura do segundo romance de Machado de Assis, posso dizer que gostei bastante. O humor discreto nas descrições das personalidades e atitudes dramáticas de alguns personagens é muito agradável. Entretanto, nenhum dos personagens conquistou minha simpatia. Guiomar me pareceu antipática beirando a arrogância; Estevão, frágil e dramático e Luís Alves, cheio de si.

Renata.Carmo 28/05/2022

Amei o livro, fico imaginando a Guiomar uma mulher totalmente fora da curva pra sua época, personagem muito bem descrita pelo Machado. Acho que ele quis inverter os papéis com Guiomar e Estevão, já que ele faz o louco de amor né.kkk

Víctor Morais 23/05/2022

Primeiro livro do Machado que eu gostei
A Mão e a Luva foi um livro que eu comecei lendo sem pretexto nenhum, mas acabei seguindo o fluxo do livro e acabei amando. Uma experiência TOTALMENTE diferente de Dom Casmurro que eu odiei, dei duas estrelas, achei Dom Casmurro um livro chocho, com personagens doentios. Mas a Mão e a Luva não. A Guiomar é fantástica, a Baronesa é instigante, A senhora britânica que eu esqueci o nome é a minha personagem favorita, essas três formam um conjunto bem que ao meu ver é bem melhor que o conjunto masculino, que são Jorge, Estevão e Luís Alves, para mim o único que é realmente legal desses três é o Luís, o único que não me é chato. O Jorge é um sem noção, e ao meu ver o Estevão é o real vilão disso aqui. Enfim, a revelação final que foi com quem a Guiomar iria ficar foi ao menos para mim ÓTIMA. Enfim, só não cinco estrelas, porquê o tempo e os detalhes do livros são confusos, tipo do nada pula uma semana na história, e nesses pulos poderia ter mais detalhes, porquê para mim Dom Casmurro teve detalhe que até não precisava. Mas fora isso amei o livro, e dica, eu li esse livro inteiro ouvindo Whitney Houston, eu amei essa experiência.

Viiii1 16/05/2022

Eu amei a escrita de Machado de Assis, nunca tinha lido um livro dele, li esse para um seminário, e eu achei incrível a história e é muito fácil de entender!!!

Ju 13/05/2022

Envolvente
Seguindo na leitura cronológica de Machado, eis o segundo livro de sua autoria.

E como tem acontecido, gostei demais da leitura, a sua escrita me deixa envolvida demais. E tenho uma simpatia enorme de como ele construía determinados personagens para que a gente criasse um ranço rsrs, foi o caso da Guiomar nesse livro. Que moça cheia de onze horas!!!

É um livro que pode ser lido em um dia, dependendo da sua disponibilidade, pois flui levemente.

AsaReader 11/05/2022

OS IGUAIS SE ATRAEM
Publicado em 1874, ainda na fase romântica de Machado, mas sem fazer uso dos recursos clássicos do romantismo, aqui temos um texto minimalista na trama, na análise psicológica, mas mantém a elegância estilística como marca pessoal.
É a história de uma mulher forte e ambiciosa que põe em cheque a hierarquização da mulher na sociedade. Em contraste temos os personagens masculinos: Estevão, Luiz e Jorge. A história vai girar ao redor de um namoro. Guiomar tem ao seu redor três pretendentes - um sentimental, um calculista e um ambicioso. Com quem será que a ela vai casar?
Não por acaso durante a leitura desse romance vinha a minha mente a seguinte paródia: com quem será, com quem será, com quem será que ela vai casar! Vai depender, vai depender do que vão oferecer! Brincadeiras à parte é um romance que prende o leitor do início ao fim.
A protagonista desse livro é sensacional e sabe como poucas contornar situações difíceis a seu favor afim de conseguir seus objetivos. Uma mulher forte, entretanto dissimulada, ambiciosa e determinada, mas, dona do seu destino e disso não abre mão. A cada corte que ela dava em seus pretendentes durante a trama mostrava que sabia muito bem o que estava procurando, pois em uma época onde às mulheres não podiam tomar decisões sobre a administração dos seus bens e sendo ela uma herdeira era crucial escolher bem o marido sob pena de passar por grandes dificuldades.
Entretanto, para mim, por mais que o homem faça suas escolhas a resposta certa sempre virá de Deus (Pv. 16:11). Quem pode garantir que a escolha de Guiomar foi a melhor pra sua vida e para o seu futuro? O coração do homem é tão enganoso... (Jr 17:9). Ela por mais esperta que fosse tem sua visão limitada pelo espaço tempo. Por mais vantajosa que parecesse a sua escolha, o ser humano está em constante mudança e a vida é cheia de revezes inesperados. Podemos ser surpreendidos pela falência, pelo desemprego, por uma carreira que se torna mal sucedida, pela doença ou pela morte. Queremos fazer as melhores escolhas, mas estas não são garantia de uma vida de sucesso e estabilidade.
_

E vc já leu esse romance? Comente.

adrianlendo 10/05/2022

Eu esperava muitas coisas de ?A Mão e a Luva?, mas jamais imaginei que seria minha obra favorita do Machado de Assis até então.

Guiomar é uma jovem que precisa escolher um entre seus pretendentes para se casar. A jovem fica em dúvida sobre qual escolher, já que parece que quem a agrada não agrada a madrinha e quem agrada a madrinha não a agrada de jeito nenhum.

A protagonista desse livro é, na minha opinião, uma das melhores que eu já li. Guiomar é forte e a cada corte que ela dava em algum dos homens durante a história eu ganhava mais uns dois anos de vida. A personalidade dela é TUDO e eu poderia passar horas e horas só vendo ela dar o fora em quem ela não quer saber de casar.

Também posso dizer que esse é um dos fundadores do queerbait, já que nada me tira da cabeça que Estevão e Luís Alves tinham uma relação romântica (igual Bentinho e Escobar) antes de tudo ir pro ar e se encerrar como um bom romance romântico: com desgraça pra uns e felicidade para outros.

?A Mão e a Luva? possui o humor ácido e as críticas à sociedade da época em um ponto que só o Machado consegue e, nesse caso, ainda possui uma trama romântica que me deixou genuinamente vidrado e chocado com alguns plots, embora já desconfiasse desde o início.

Elyene 07/05/2022

Força, Guiomar
Mais um livro terminado ness projetinho de ler Machado. Apesar de começar lento (talvez porque foque no Estevão e sójesusnacausa), a narrativa vai ficando mais interessante e o real propósito da história vai se desvelando. Me peguei querendo retomar ao livro para checar se Guiomar tomaria o rumo mais desejável e percebi aí que eu havia me apegado ao enredo. Inclusive, Guiomar a frente do seu tempo, não é mesmo? Mesmo com os enredos simples desse início de jornada, gosto da escrita de Machado e a forma como ele nos envolve na narrativa. Ansiosa pelo próximo.