A Visão Dionisíaca do Mundo

A Visão Dionisíaca do Mundo Friedrich Nietzsche




Resenhas - A Visão Dionisíaca do Mundo


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Haylane.Rodrigues 23/06/2011

Nietzsche tal qual Dioniso, a potência capaz de retirar de si mesmo a liberação violenta capaz de reconciliar o ato de "vir a ser" ao "tudo flui".
comentários(0)comente



Filino 30/08/2016

Jovem Nietzsche
O livro apresenta três escritos de Nietzsche acerca da tragédia grega, bem como enfoca os aspectos apolíneo e dionisíaco, que se farão presentes com mais força nos seus primeiros livros. Nas duas conferências e no texto que dá o título à obra, vemos um Nietzsche cujo estilo ainda não é aquela "dinamite" que se revelaria posteriormente. No entanto, a partir do segundo texto, ao tratar de modo mais demorado sobre Sócrates e Eurípides, é possível vislumbrar alguns indícios de seu pensamento posterior.

As visões apolínea e dionisíaca, por vezes, são tratadas de um modo até rasteiro por alguns que se referem a elas. Esses textos nietzschianos demonstram que essas noções não são tão simples assim.

A obra é enriquecida com várias notas explicativas, bem como por um prefácio sobre o teatro grego, a tragédia e seus autores, além de um posfácio (este último, em particular, a despeito de pretender dar alguns esclarecimentos, não é de uma leitura muito fácil).
comentários(0)comente



Romeu Felix 04/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "A Visão Dionisíaca do Mundo" reúne textos escritos por Friedrich Nietzsche na juventude, publicados entre 1870 e 1876. Esses escritos tratam principalmente de questões filosóficas, culturais e sociais, e revelam a formação do pensamento nietzschiano.

Desenvolvimento
Nesses textos, Nietzsche critica a filosofia tradicional, especialmente a metafísica platônica e o racionalismo cartesiano, e propõe uma nova visão de mundo baseada na afirmação da vida e da vontade de poder. Ele defende uma concepção de verdade como perspectiva e interpretação, em contraposição à ideia de uma verdade absoluta e universal. O filósofo também aborda temas como a religião, a moral, a arte e a cultura, sempre com uma perspectiva crítica e provocativa.

Alguns dos textos mais importantes do livro são: "David Strauss: o Confessor e o Escritor", em que Nietzsche critica a teologia e a religião cristã; "Sobre a Verdade e a Mentira no Sentido Extramoral", em que ele questiona a ideia de verdade como algo objetivo e universal; e "A Filosofia na Época Trágica dos Gregos", em que o autor discute a relação entre a filosofia e a cultura grega antiga.

Além disso, o livro inclui também uma série de fragmentos, aforismos e poemas, que mostram a habilidade de Nietzsche como escritor e a sua sensibilidade artística.

Conclusão
"A Visão Dionisíaca do Mundo" é uma obra fundamental para compreender o pensamento de Nietzsche e a sua contribuição para a filosofia contemporânea. Os textos apresentados revelam as preocupações e os interesses do filósofo na juventude, assim como as sementes do seu pensamento maduro. A leitura desse livro é recomendada para quem deseja conhecer mais a fundo a obra de Nietzsche e a sua importância para a história da filosofia.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR