50 Sonetos

50 Sonetos William Shakespeare

Resenhas - 50 Sonetos

Gi Queirooz 01/10/2023

Adorei
Li sem expectativa nenhuma, apenas pela curiosidade e acabei adorando cada página, algumas mais que outras. Por ser uma linguagem tão diferente, a experiência foi tranquila e eu amei cada segundo dessa leitura ?

yaya 27/08/2023

Não sou de ler poemas porque não é bem do meu gosto, mas esses do Shakespeare me fizeram abrir a mente.
A leitura pode ser complicada, porém nesse caso, é bom demorar nas páginas para poder apreciar e ter uma interpretação melhor

Maria.Batagin 29/07/2023

Sonetos
A leitura só valeu a pena para mim pois li em outra edição pois está além de não possuir os 154 sonetos a tradução é de baixo entendimento.
Esse tipo de leitura tem que ser feita em traduções que nos auxilie a entender e os sonetos lidos na sequência vc entende ? a história ? entre eles.

Loyde.Hellen 27/04/2023

O livro traz uma edição bilíngue de 50 dos 152 sonetos escritos por William Shakespeare.
Foi a minha primeira vez lendo algo do autor e foi uma experiência incrível. Ao ler os primeiros foi um pouco difícil entender, isso pelo fato de não ser o tipo de leitura que geralmente faço mas depois se torna bem mais fácil a interpretação.
Vale destacar o belo trabalho de tradução de Ivo Barroso , que se dedicou ao máximo para preservar o padrão estabelecido pelo autor e a proximidade com o sentido original, algo extremamente difícil em uma tradução.
Deixo a seguir trechos de dois dos meus favoritos:
"Devo igualar-te a um dia de verão?
Mais afável e belo é o teu semblante:
O vento esfolha Maio inda em botão,
Dura o termo estival um breve instante" ( Soneto 18)

"O amor é ponto assaz constante
Que ileso os bravos temporais defronta.
É a estrela guia do baixel errante,
De brilho certo, mas valor sem conta.
(...)
O amor não muda com o dia e a hora ,
Mas persevera ao limiar da morte" ( Soneto 116)

Enfim, este livro é uma pequena amostra do talento de Shakespeare e do porquê dele ser considerado o maior escritor inglês de todos os tempos.

José Marques 22/01/2023

Finalmente li Shakespeare!
Sempre tive muita curiosidade em ler Shakespeare, mas nunca tinha lido ate? enta?o. Inu?meros sa?o os motivos, acredito que o mais danoso foi a falta de iniciativa!

Um dia forrageando os livros na @novalivraria encontrei a colec?a?o cla?ssicos de ouro da editora Nova Fronteira, entre as obras, vi os 50 Sonetos de Shakespeare. Na?o pestanejei e comprei!

Li e achei denso, com uma profundidade que ainda na?o tinha visto em obras com objetivo pro?ximo. Tratar da beleza, da memo?ria, do amor na?o e? ta?o simples ao tempo que trac?os de singeleza tambe?m buscam retratar tais pontos (e conseguem!). Na pena de William, o peso do requinte e de sua e?poca nos aproximam, mas podem afastar os leitores iniciantes ou poucos habituados com esse tipo de leitura.

Ler Shakespeare e? necessa?rio, mas na?o recomendaria comec?ar pelos 50 Sonetos. Agora, caso voce? ja? tenha uma rotina boa de leituras e principalmente de sonetos, RECOMENDO sem medo de ser feliz! Vale cada momento!

tasila 03/09/2022

Foi a minha experiência com uma obra Shakespeare. Não consigi descrever como me senti lendo, mas é uma experiência incrivel, Shakespeare consegue colocar cada sentindo dentro do soneto. É perfeito.

Alessandra @euamolivrosnovos 20/06/2022

Instagram @euamolivrosnovos
Para quem não domina o tema, sonetos são poemas com forma fixa. Os de William Shakespeare contém em sua composição três quartetos e um dístico e são conhecidos por apresentarem certa musicalidade, carregando na leitura um padrão cadenciado, com abordagem de temas diversos.
Nessa edição bilíngue, Ivo Barroso selecionou alguns dos sonetos mais memoráveis do Bardo, que celebram a beleza e a mortalidade, dentre outros temas pungentes.
Em um primeiro contato, a leitura pode assustar, mas é preciso entender que a tradução é tarefa complicadíssima nesse caso, necessitando de conhecimento e jogo de cintura para manter intacta a essência da escrita.
Shakespeare escreveu ao todo 154 desses poemas, cuja primeira publicação se deu no ano de 1606. De lá para cá, ganharam notoriedade e alguns se tornaram famosos e reverenciados por milhares de admiradores.
Uma leitura interessantíssima para quem tem interesse em saber mais sobre o vasto legado desse grande escritor, que transcendeu no tempo e ainda continua cativando novos leitores.
"Dᴇᴠᴏ ɪɢᴜᴀʟᴀʀ-ᴛᴇ ᴀ ᴜᴍ ᴅɪᴀ ᴅᴇ ᴠᴇʀãᴏ? Mᴀɪꜱ ᴀғáᴠᴇʟ ᴇ ʙᴇʟᴏ é ᴏ ᴛᴇᴜ ꜱᴇᴍʙʟᴀɴᴛᴇ:
O ᴠᴇɴᴛᴏ ᴇꜱғᴏʟʜᴀ Mᴀɪᴏ ᴀɪɴᴅᴀ ᴇᴍ ʙᴏᴛãᴏ,
Dᴜʀᴀ ᴏ ᴛᴇʀᴍᴏ ᴇꜱᴛɪᴠᴀʟ ᴜᴍ ʙʀᴇᴠᴇ ɪɴꜱᴛᴀɴᴛᴇ.
Mᴜɪᴛᴀꜱ ᴠᴇᴢᴇꜱ ᴀ ʟᴜᴢ ᴅᴏ ᴄéᴜ ᴄᴀʟᴄɪɴᴀ, Mᴀꜱ ᴏ áᴜʀᴇᴏ ᴛᴏᴍ ᴛᴀᴍʙéᴍ ᴘᴇʀᴅᴇ ᴀ ᴄʟᴀʀᴇᴢᴀ:
Dᴇ ꜱᴇᴜ ʙᴇʟᴏ ᴀ ʙᴇʟᴇᴢᴀ ᴇɴғɪᴍ ᴅᴇᴄʟɪɴᴀ, Aᴏ ʟéᴜ ᴏᴜ ᴘᴇʟᴀꜱ ʟᴇɪꜱ ᴅᴀ Nᴀᴛᴜʀᴇᴢᴀ. Só ᴛᴇᴜ ᴠᴇʀãᴏ ᴇᴛᴇʀɴᴏ ɴãᴏ ꜱᴇ ᴀᴄᴀʙᴀ Nᴇᴍ ᴀ ᴘᴏꜱꜱᴇ ᴅᴇ ᴛᴜᴀ ғᴏʀᴍᴏꜱᴜʀᴀ;
Dᴇ ɪᴍᴘᴏʀ-ᴛᴇ ᴀ ꜱᴏᴍʙʀᴀ ᴅᴀ Mᴏʀᴛᴇ ɴãᴏ ꜱᴇ ɢᴀʙᴀ
Pᴏɪꜱ ϙᴜᴇ ᴇꜱᴛᴀ ᴇꜱᴛʀᴏғᴇ ᴀᴏ Tᴇᴍᴘᴏ ᴅᴜʀᴀ.
Eɴϙᴜᴀɴᴛᴏ ʜᴏᴜᴠᴇʀ ᴠɪᴠᴇɴᴛᴇꜱ ɴᴇꜱᴛᴀ ʟɪᴅᴀ,
Há-ᴅᴇ ᴠɪᴠᴇʀ ᴍᴇᴜ ᴠᴇʀꜱᴏ ᴇ ᴛᴇ ᴅᴀʀ ᴠɪᴅᴀ."

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

caroline ww 02/06/2022

Não sou muito de poesia, versos e ticoricos mas Shakespeare sempre vem dar um tapa na minha cara e me relembrar o quanto eu gosto dele.
Também gostaria de deixar uma salva de palmas pro tradutor, que traduziu a obra de maneira excelente! Adicionando os textos originais antes de sua tradução para comparação.

Patrícia Brito 28/02/2022

50 Sonetos
O que dizer de Shakespeare? Da perfeição de seus versos, da grandeza de sua alma imortal?

Ao ler Shakespeare, temos a certeza de que a sua poesia e a sua arte são eternas.

"Nem mármore, nem áureos monumentos de reis hão de durar mais que esta rima."

"Enquanto houver viventes nesta lida, Há-de viver meu verso e te dar vida."

Já havia tido o prazer de ler Romeu e Julieta e agora essa linda obra traduzida com maestria por Ivo Barroso. Li pelo Kindle, mas amei tanto que já encomendei o livro físico para tê-lo sempre a mão.

"Ó doce amor, é sobre ti que escrevo,
Tu e o amor meu repertório vasto;
A velhas frases dou novo relevo
Para gastar de novo o que me foi gasto:
Pois como o sol é sempre novo e antigo
Meu amor te rediz o que eu te digo."

William Shakespeare

Tania 04/02/2022

Aqui temos 50 sonetos de Shakespeare na versão original (inglês) e a tradução em português, no capítulo final temos uma explicação sobre algumas composições de Shakespeare e a relação com os sonetos.....Muito bom!!!!

Maria11360 16/01/2022

Os mais belos sonetos!
Os sonetos são sobre a importância da posteridade, de passar adiante o que somos; sobre amor, morte, paixão, juventude, velhice, abnegação, devoção, traição, enfim...
São impressionantemente belos! A mais bela poesia que já li. São para ler e reler, ter sempre por perto e fazer incontáveis reflexões e marcações. A edição também conta com um posfácio que explica algumas polêmicas criadas em torno dos sonetos e extensas referências.

Joana Vivi 29/12/2021

É a primeira vez em que leio algo escrito pelo famosos Shakespeare e posso dizer que amei a experiência. As palavras usadas atingem nossos corações como flechas invisíveis, tanto romanticamente como em forma de tristeza. A tradução ficou impecável, adorei as informações dadas no início e fim do livro. Digo, tive um ótimo começo ao ler esta obras, pois despertou meu desejo de ler muito mais deste autor tão importante para a literatura inglesa. Shakespeare disse coisas que me fizeram refletir bastante, recomendo a leitura.

Gostaria de destacar, antes de falar um pouco sobre o verso que destaquei, que cada um tem sua maneira de interpretar e gostaria de mostrar a minha opinião sobre o seguinte verso abaixo:

"Farto de tudo, a paz da morte imploro Para não ver no mérito um pedinte, E o nulo se ostentando sem decoro, E a fé mais pura em degradado acinte, E a honra, que era de ouro, regredida, E a virtude das virgens violada, E a reta perfeição ser retorcida, E a força pelo fraco subjugada, E a prepotência amordaçando a arte, E impondo regra o tolo doutoral, E a verdade singela posta à parte, E o bem cativo estar do ativo mal:
Farto de tudo, a morte é o bom caminho, Mas, morto, deixo o meu amor sozinho."

Acredito eu, que Shakespeare esteja declarando por meio destes versos que dedica sua vida totalmente à pessoa que ama. "Mas, morto, deixo o meu amor sozinho" ele diz que vive apenas para esta pessoa, ele sobrevive porque sabe o sofrimento que causaria se partisse. Creio que Shakespeare estivesse passando por momento complicados no momento em que escreveu isto, consigo sentir seu desgosto pela vida e ao mesmo tempo o amor que sente por essa pessoa, ao ponto de continuar vivendo por ela.

E para finalizar minha resenha, fiquem com estas belas palavras de amor dedicadas a alguém muito especial para Shakespeare:

"Uns se orgulham do berço, ou do talento;
Outros da força física, ou dos bens;
Alguns da feia moda do momento;
Outros dos cães de caça, ou palafréns.
Cada gosto um prazer traz na acolhida, Uma alegria de virtudes plenas;
Tais minúcias não são minha medida.
Supero a todos com uma só apenas.
Mais do que o berço o teu amor me é caro, Mais rico que a fortuna, e a moda em uso, Mais me apraz que os corcéis, ou cães de faro, E tendo-te, do orgulho humano abuso.
O infortúnio seria apenas este:
Tirar de mim o bem que tu me deste."
Maria11360 16/01/2022minha estante
Ótima sua resenha, estes sonetos são mesmo como flechas que nos atingem com intensidade. Belíssimos.

Joana Vivi 16/01/2022minha estante
Obrigadaaa

Gabriela Gramas 25/08/2021

Nesta obra temos 50 sonetos de Shakespeare, foi um trabalho de anos reunindo e traduzindo cada soneto. Shakespeare escreveu 154 sonetos, mas toda a busca por
eles e tratamento da tradução levou tempo.

Na nota introdutória Ivo Barroso nos conta que, a primeira edição desses sonetos
saiu em 1973, a segunda em 1975 todas com uma quantia pequena na tiragem.
Chegando na quinta edição (definitiva) eles alcançaram como um objetivo, traduzir
50 dos 154 sonetos de Shakespeare.

O livro é super curtinho, você consegue ler em um dia. A diagramação e o
espaçamento são ótimos, o livro é super leve e prático para levar e ler em lugar.
Recomendo muito se for sua primeira vez lendo algo de Shakespeare.

Eu particularmente gostei muito da obra pelo fato de ter uma explicação, de como conseguiram reunir todos esses sonetos. Sou apaixonada por história, então
quando uma obra tem isso já me ganha totalmente.

fermata.literaria 22/04/2021

Esplendoroso!!
Ler Shakespeare é como ler um poeta fazendo amor com as palavras. A tradução de Ivo Barroso é magistral. Obra Prima de dois poetas !!

Cleber 12/02/2021

Sonetos de Shakespeare
Poemas belamente escritos pelo granda bardo. Famoso por suas histórias muito bem elaboradas, nos seus sonetos Shakespeare demonstra sua habilidade incrível de usar as palavras com maestria. Gostei muito da tradução fluida de Ivo Barroso.
Gessy 12/02/2021minha estante
Puxa, estou ansiosa para ler.

Cleber 12/02/2021minha estante
??