Adriana em todos os meus sonhos

Adriana em todos os meus sonhos René Depestre




Resenhas - Adriana em todos os meus sonhos


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Letícia 02/01/2018

O Haiti
Este é um romance haitiano que aborda o misticismo da religião vodu dentro da cultura europeia presente no país. A história se passa na Jacmel de 1938, cidade natal do autor René Depestre.

A história é narrada por Patrick Altamont, filho da costureira de Adriana e amigo da moça, a personagem principal da história
.
No dia do casamento de Adriana, toda a cidade estava em clima de festa e assistiram à sua passagem pela cidade no trajeto da mansão da família até a igreja. Lá, uma fatalidade acomete Adriana no momento em que ela termina de pronunciar os seus votos: ela cai no chão, morta. Muitos, incluindo seu noivo, desmaiaram quando o médico deu o veredito. Os convidados presentes na igreja encontravam-se entre a histeria e a consternação, até que Adriana foi levada para a mansão dos Siloê.

Após uma fervorosa discussão, decidiu-se velar Adriana na alameda dos Namorados e, em homenagem à sua paixão pela vida, celebrou-se o carnaval previsto para as bodas.

No dia seguinte, o espanto tomou conta de Jacmel: o corpo de Naná tinha sumido! Adriana fora novamente vítima das artes de feiticeiros mal-intencionados. Os pais da jovem estavam tão esgotados e devastados que simplesmente aceitaram a situação com resignação.

A morte de Adriana levou Jacmel à decadência, na opinião de Patrick. O tio do rapaz supôs que Adriana fora zumbificada, outra arte obscura da feitiçaria vodu. O que aconteceu de fato com Adriana é explicado no fim do livro, quando Patrick encontra-a, mais velha, enquanto ministrava uma aula na universidade de Kingston, na Jamaica. Neste ponto da história, Adriana dá o seu próprio depoimento sobre sua pseudomorte e conta como viajou para a Jamaica com haitianos que acreditavam que ela o espírito branco da chuva e da beleza.

Este é um livro maravilhoso, você pode ver mais detalhes da resenha no link!

site: https://desafiolivrospelomundo.wordpress.com/2018/01/02/adriana-em-todos-os-meus-sonhos/
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1