Adriana em todos os meus sonhos

Adriana em todos os meus sonhos René Depestre

Resenhas - Adriana em todos os meus sonhos

Andre.Pithon 24/09/2022

Bingo de Fantasia e Sci/fi do /RFantasy
5.2: Autor BIPOC

2.5

Depestre é um dos mais famosos autores haitianos, cuja obra vem carregada de um aspecto místico e cultural, explorando a figura do zumbi, mas sua figura original, e não a deturpações mordedora que temos na moda hoje em dia.

A história, teoricamente, narra a transformação de Hadriana, linda mulher, símbolo e estrela da cidade de Jacmel, que morre durante o casamento, e o corpo desaparece, zumbificado. Isso tá na sinopse, é o mínimo que se espera da obra. Na prática, temos descrições de festas legais, um mergulho na cultura de Jacmel, e nada muito além disso.

E beleza, uma exploração cultural pode ser interessante, mas falta narrativa. O que eu acabei de descrever é o livro todo, após zumbificada Hadriana não faz nada, e não por simplesmente ser um zumbi que fica parado babando, não existe mais história. A trama é uma desculpa pro autor explorar lendas e aspectos de sua cidade natal, que é uma representação honesta e razoavelmente interessante, mas para mim não basta. Entra no mesmo nível que "Encontro com Rama", em que consigo ver esse livro sendo fascinante para alguns leitores, mas incapaz de despertar algo em mim.

A prosa de Depestre é ok, ele tenta umas coisas engraçadinhas aqui ou ali, mas nada realmente digno de nota. É um livro curto, e ganha alguns pontinhos extras por isso, mas falhou em evocar o mágico e o arcano que prometia, resumindo-se somente em alguns carnavais meio tristes.

Letícia 02/01/2018

O Haiti
Este é um romance haitiano que aborda o misticismo da religião vodu dentro da cultura europeia presente no país. A história se passa na Jacmel de 1938, cidade natal do autor René Depestre.

A história é narrada por Patrick Altamont, filho da costureira de Adriana e amigo da moça, a personagem principal da história
No dia do casamento de Adriana, toda a cidade estava em clima de festa e assistiram à sua passagem pela cidade no trajeto da mansão da família até a igreja. Lá, uma fatalidade acomete Adriana no momento em que ela termina de pronunciar os seus votos: ela cai no chão, morta. Muitos, incluindo seu noivo, desmaiaram quando o médico deu o veredito. Os convidados presentes na igreja encontravam-se entre a histeria e a consternação, até que Adriana foi levada para a mansão dos Siloê.

Após uma fervorosa discussão, decidiu-se velar Adriana na alameda dos Namorados e, em homenagem à sua paixão pela vida, celebrou-se o carnaval previsto para as bodas.

No dia seguinte, o espanto tomou conta de Jacmel: o corpo de Naná tinha sumido! Adriana fora novamente vítima das artes de feiticeiros mal-intencionados. Os pais da jovem estavam tão esgotados e devastados que simplesmente aceitaram a situação com resignação.

A morte de Adriana levou Jacmel à decadência, na opinião de Patrick. O tio do rapaz supôs que Adriana fora zumbificada, outra arte obscura da feitiçaria vodu. O que aconteceu de fato com Adriana é explicado no fim do livro, quando Patrick encontra-a, mais velha, enquanto ministrava uma aula na universidade de Kingston, na Jamaica. Neste ponto da história, Adriana dá o seu próprio depoimento sobre sua pseudomorte e conta como viajou para a Jamaica com haitianos que acreditavam que ela o espírito branco da chuva e da beleza.

Este é um livro maravilhoso, você pode ver mais detalhes da resenha no link!

site: https://desafiolivrospelomundo.wordpress.com/2018/01/02/adriana-em-todos-os-meus-sonhos/