A Viuvinha e Cinco Minutos

A Viuvinha e Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - A Viuvinha

Ivia 05/05/2014

A viuvinha é um romance muito bem escrito, de leitura rápida e bem fluída. Posso afirmar que adorei esse clássico da literatura brasileira. É minha segunda experiência lendo José de Alencar, já havia lido O Guarani para um trabalho acadêmico.
Em terceira pessoa, o livro conta a história de Jorge, um órfão de um negociante rico que foi deixado aos cuidados do Sr. Almeida, um velho amigo de seu pai, a quem confiou a sorte de seu filho e sua fortuna até que ele completasse sua maioridade. Quando aconteceu o esperado, Jorge foi tomado pela sedução do luxo e da riqueza, gastando todo o dinheiro da herança com coisas banais.
Fadigado pelos excessos do prazer, quando o luxo e tudo aquilo que parecia-lhe tão excitante havia se tornado insípido, ele conheceu Carolina na igreja, e a partir dali transformou-se em um novo homem em busca de conquistar aquela menina e casar-se com ela.
"Jorge esperava apenas esquecer de todo a sua vida passada, apagar completamente os vestígios desses tempos de loucura, para casar-se com aquela menina e dar-lhe a sua alma pura e sem mancha." Pág. 18
Após uma visita de seu amigo e antigo tutor, Sr. Almeida, Jorge leva um choque, se descobre falido por dividas de seu pai. Tomado pela fatalidade de estar pobre na véspera de seu casamento, Jorge decide cumprir com a honra de sua futura esposa e se casa, mas planeja em sua noite de núpcias cometer suicídio. Na noite prometida à tragédia, ouvem-se dois tiros de pistola, um guarda vê o corpo de um homem desfigurado pela explosão da arma de fogo, coloca a mão no bolso da sobrecasaca onde encontra uma carteira com uma carta apenas dobrada, na qual dizia:
"Peço a quem achar o meu corpo o faça enterrar imediatamente, a fim de poupar à minha mulher e aos meus amigos esse horrível espetáculo. Para isso achará na minha carteira o dinheiro que possuo.
Jorge da Silva, 5 de setembro de 1844." Pág. 48
Cinco anos depois, ainda com o amor adormecido após o "falecimento" de seu esposo, Carolina passa a ser conhecida como A viuvinha no Rio de Janeiro, vestindo sempre roupas negras, dizia que a cor preta lhe parecia alegre, que simbolizava uma relíquia sagrada que respeitaria sempre.
Jorge havia adotado uma nova identidade, com o nome de Carlos, ele está de volta ao Brasil, pronto para saldar suas dívidas, e conquistar Carolina novamente. Jorge se propõe a cortejar sua amada de forma misteriosa, sem que ela saiba quem é seu admirador. Fiel à memória de seu marido, Carolina resiste aos cortejos do admirador, mas quando o mesmo revela-se ser Jorge, os dois se unem novamente.

Lanzellotti 20/03/2014

Um clássico, mas extremamente meloso. O que menos gostei de José de Alencar.
Ju 02/06/2018minha estante
Li a coleção de José de Alencar aos 10 anos, o livro que mais me marcou foi A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo, mas também guardo ótimas recordações de A Viuvinha, embora acredito que teria uma opinião diferente hoje em dia.

Fran RW 16/02/2014

Fazia tanto tempo que não lia um clássico nacional que já tinha esquecido por quê os amo tanto

Como é bom ler uma história que se passa numa época extremamente simples, em que se era feliz sem muita tecnologia, num Brasil em que as pessoas trabalhavam só até as três da tarde.

E como os escritores daquela época conseguiam fazer de um enredo tão simples algo tão interessante!

Deslumbrada.

(16/2/2014)

Ruth Aparecida 24/09/2013

A VIUVINHA e CINCO MINUTOS // José de Alaencar
A VIUVINHA - A trama se passa no Rio de Janeiro no ano de 1857. Carolina, uma bela jovem e cheia do dotes, está prometida (naquela época era muito comum meninas de 15 anos casa-rem) a Jorge, um homem boêmio e de família rica, viveu a maior parte sua vida com 'futilida-des'. Sr. Almeida, negociante e tutor de Jorge, revela uma surpresa que nem ele esperava: está pobre e não tem onde cair morto.

Seu pai que era muito respeitado por todo o Rio de Janeiro, Jorge colocou tudo a perder. O nome da família ficou mal falado e a sua reputação ficou lá embaixo. Com a vergonha estam-pada na cara, Jorge bolou um plano para contornar essa situação: se fingir de morto, conquistar a honra da família, mesmo que isso machuque a pessoa que ele mais ama, Carolina.

"A Viuvinha" merece 4 stars *-* Até a próxima resenha :D

Daniel Bittar 15/07/2013

Um livro bom, mas nem tanto.
Assim como em Cinco Minutos José de Alencar começa descrevendo um amor que beira a perfeição de sentimentos. E como na outra história, por motivos diversos, esse amor parece impossível. Eu avaliei Cinto Minutos com 5 estrelas, mas para A Viuvinha dou apenas 3 estrelas. E o motivo é bem simples:

Ambos os livros descrevem uma linda história de amor, mas no primeiro livro o sacrifício a que se submete a personagem principal deve-se à uma questão de saúde que ele acredita fará mal à pessoa amada. Já em A Viuvinha a personagem principal usa de desculpas materiais e pura conveção social para submeter a si mesmo a à pessoa amada ao suplício. Essa atitude acaba com a possiblidade do livro tratar o amor como algo sublime, como aconteceu em Cinco Minutos.

Mayron 27/05/2013

A Viuvinha
A Viuvinha é uma estória de um jovem casal, Carolina e Jorge. Jorge é um jovem que foi criado por Sr. Almeida, que é quem lhe dá a notícia da desonra e miséria do nome de seu pai, por causa de algumas dívidas. Isso faz com que Jorge se sinta culpado em se casar com Carolina e na sua noite de núpcias forja sua morte para ter tempo para limpar o nome de seu pai. Depois de algum tempo, com honra e dinheiro volta para seu grande amor que nunca desistiu de o esperar.

Kell 27/05/2013

A viuvinha - Resenha
A história ´ A viuvinha ` conta a história do casal Jorge e Carolina. Jorge é herdeiro de uma grande fortuna, porém gasta todo o dinheiro com futilidades. O rapaz apaixona-se por Carolina porém a abandona ainda na lua-de-mel quando se vê pobre.
Jorge tentou se matar, porém, após ouvir senhor Almeida, decide fingir suicídio enquanto saía do país. Após alguns anos volta ao Brasil com outro nome, a fim de quitar as dívidas de seu falecido pai e retornar seu romance com Carolina.
A jovem garota, após a morte de Jorge, viveu todos esses anos vestindo preto , de luto e não se envolvera com mais ninguém, recebeu o nome de “ viuvinha “ . E seu coração continuasse entregue ao seu “ falecido “ marido , Carolina não resistiu às seguidas investidas de Jorge que dessa vez aparecia como Carlos e seu mais gentil tratamento com ela e o amor entre ambos ressurge .
Esta obra é um ótimo romance , distribuído em pequenos capítulos em forma de carta que prendeu a minha atenção. Contém trechos bem doces onde Jorge sempre ressalta seu amor por Carolina. Devido à linguagem utilizada no livro há alguns trechos que não consegui entender, porém no geral , é uma excelente obra que merece ser lida por aqueles que gostam de romances !

Lu 27/05/2013

A viuvinha
Jorge é um rapaz que herdou de seu pai uma grande fortuna, porém durante sua juventude gasta todo seu dinheiro com coisas sem importância. O jovem se apaixona por Carolina e percebe que a encantadora moça retribui esse amor.
As vésperas de seu casamento, o rapaz descobre através de senhor Almeida, que está falido. Para não acabar com a honra de sua amada e tão pouco a de seu pai, Jorge decide se suicidar e é impedido imediatamente por senhor Almeida que o aconselha a fingir o suicídio e sair do país. é justamente isso que acontece na noite de núpcias ao casal.
Carolina perde a capacidade de amar outra vez, carrega sempre consigo o amor de seu "falecido" marido e por vestir sempre roupas prestas a partir da "morte" de Jorge, a moça passa a ser conhecida como: A viuvinha.
Após alguns anos, Jorge volta ao Rio de Janeiro com o objetivo de reatar seu romance com Carolina e quitar as dívidas de seu pai, mas para isso teve que mudar de nome, a partir desse momento Jorge passaria a se chamar Carlos.
Carolina, aos poucos vai se apaixonando por Carlos, o homem misterioso que ia à sua janela todas as noites e por fim descobre que tal rapaz tratava-se de Jorge e enfim o marido e a mulher ficam juntos.
O amor recíproco entre o casal, é belíssimo, assim como a maneira de se referir a Carolina usada pelo o autor. Embora traga um certo exagero e acabe sendo meloso, o livro é encantador e seus capítulos não tão grandes e com muitas informações despertou curiosidade. Para quem gostar de livros com romances melosos "A viuvinha" é o livro perfeito.

Ramon 27/05/2013

RESENHA – A VIUVINHA
O romance “A Viuvinha” de José de Alencar, renomado escritor brasileiro, conta a história de Jorge e Carolina, jovem casal do século XIX.
Após a morte de seu pai, Jorge herda uma grande fortuna, e em sua juventude gasta tudo o que lhe pertence sem preocupar-se com o futuro. Ao ver sua paixão fluir por Carolina, o rapaz passa a enxergar a vida de uma forma que não a via antes, e proximo do dia do casamento dos dois, o moço reencontra Sr. Almeida, um velho amigo de seu pai, o qual lhe faz uma descoberta: o rpaz estava completamente falido.
Para quitar suas contas e salvar a honra de seu pai, após seu casamento, Jorge deixa sua amada esposa, e viaja para outro país, onde se torna negociante. Carolina acreditava que seu amado estava morto, pois pouco tempo após Jorge sair de casa, foi encontrado um corpo completamente desfigurado que ela acreditava ser dele.
Enquanto o rapaz estava fora, adotou uma nova identidade, Carlosm e ao chegar ao Brasil, se depara com Carolina, a Viuvinha. Para estabelecer a verdade sobre a história, Joprge, agora Carlosm insiste em reconquistar a moça e depois de revelados os fatos e saudada todas as dívidas, o casal se une novamente e vão viver juntos em outro local, longe da cidade.
O livro é um clássico brasileiro, de linguagem bastante formal que remete à época em que foi escrito. Seu enredo é interessante, e o romance se torna cada vez mais interessante ao passo que o leitor acompanha os fatos.

Bruno 27/05/2013

O livro retrata uma ilusão adolescente na qual a pureza e a inocência de Carolina não têm chances contra uma paixão avassaladora que muda sua vida do dia pra noite. Um dia após seu casamento, seu noivo desaparece misteriosamente, fingindo suicídio, quando descobre que a sua família perdeu toda sua fortuna, e viaja para os E.U.A. Afim de tentar salvar sua honra. Enquanto isso, Carolina sofre por amor a Jorge.
Depois de um longo tempo, Jorge volta para Carolina que para sua surpresa, ainda está à sua espera. Uma história muito instigante, o suspense e romantismo fazem a imaginação ir além.

Cayo 27/05/2013

A Viuvinha é um livro muito bom. Trata-se da história de um jovem cujo pai acabou de falecer e herda uma grande fortuna , mas junto com a fortuna ele descobre que está à beira da falência pois seu pai também deixou todas as dívidas para seu filho.
Sabendo disso, ele deixa de viver extravagante mente para ter uma vida simples.
Apaixona-se por uma menina, meiga e linda chamada Carolina, com quem se casa. Mas logo depois de seu casamento desespera-se e "suicida-se" . Sua mulher fica arrasada com a noticia da morte de seu amado.
Tempos depois surge um admirador secreto de Carolina, por quem ela apaixona-se, mas descobre que o mesmo na verdade era Jorge seu amor.
É um ótimo romance urbano com um pouco de mistério

Glorinha16 27/05/2013

A viuvinha
A viuvinha conta a história de um rico negociante que morre e deixa órfão seu filho, que se chama Jorge. Dono de uma grande fortuna, que por algum tempo não pode usufruir, Jorge contou com o auxílio de um tutor, Sr. Almeida, para garantir que ao completar a maior idade seu patrimônio estaria intacto, à sua inteira disposição.
Ao ser considerado “responsável” por seus atos, Jorge recebe pleno poder perante o que lhe é de direito e praticamente gasta do dia para a noite o que seu pai demorou uma vida para acumular. Até que um dia conhece Carolina e começa a cortejá-la.
Eles se apaixonam e depois de alguns meses irão se casar, porém, o Sr. Almeida revela a Jorge que ele está falido, a partir desse momento Jorge entra em conflito consigo mesmo: casa-se ou não com Carolina?
Por fim eles se casam, mas na primeira noite de casados Jorge deixa o quarto da amada e vai a um beco escuro onde forja sua própria morte, com isso ele pretende se ausentar por tempo necessário para que consiga dinheiro suficiente para pagar as dívidas e limpar o nome do pai.
Anos depois volta co o nome de Carlos e após quitar o que deve vai atrás de Carolina, que agora é conhecida com “viuvinha”, ao reconquistá-la eles vivem seu grande amor.
É uma bela história de amor e superação. Mostra-nos, como o caráter e o arrependimento são fundamentais para sermos boas pessoas e para consertarmos nossos erros.
Essa história ainda nos mostra como a força de um grande amor pode modificar drasticamente uma pessoa.

Luan 26/05/2013

A Viuvinha
A Viuvinha conta a história de um casal de namorados,Jorge e Carolina, que se casam, mas no dia do casamento, o tutor de Jorge, Sr. Almeida aparece e revela que ele está falido e cheio de dívidas.
Ele finge suicídio e depois tenta recuperar sua fortuna e o bom nome da família. Para isto, Jorge começa a usar o nome falso de Carlos.
Jorge consegue o dinheiro de volta e decide que vai atrás de seu grande amor, Carolina que havia acreditado em sua morte. No primeiro momento, ela recusa voltar para Jorge, mas depois ele consegue e os dois ficam juntos.