O incrível mundo da Física Moderna

O incrível mundo da Física Moderna George Gamow

Resenhas - O incrível mundo da Física Moderna

André 24/03/2023

A Busca Onírica pela Desconhecida Physis
Tradução para o português da edição de 1965 da Cambridge University Press em brochura dos dois volumes de histórias publicados até então das aventuras oníricas do anti-herói dorminhoco Sr C.G.H. Tompkins e sua busca por entender os mistérios da Física de sua época.
Desafiantes preleções de um venerável professor - e também a beleza da filha do professor, a pintora Maud - fazem-no mergulhar no inconsciente onírico, aonde visita cidades em que a velocidade da luz é meramente alguns metros por segundo, e reinos no interior do Coração das Trevas em que a constante de Planck é várias ordens de grandeza superior a que sustenta no mundo desperto.
Encontra o rigoroso Frade Pauli(ni), monsenhor dos elétrons, o atrevido Demônio de Maxwell aquecendo diabruras, e o curioso Paul Dirac em conselho com os elevados golfinhos acerca da natureza do vácuo.
As histórias foram escritas na década de 1940 pelo monstro sagrado George Gamow, um dos idealizadores da teoria do Big Bang e o primeiro a aplicar o "efeito túnel" da Mecânica Quântica para explicar a radioatividade nuclear.
Nessa edição, temos novas histórias sobre Cosmologia, Partículas Elementares e os processos de fusão e fissão nuclear, em adição às primeiras histórias sobre Relatividade, Mecânica Quântica e o Átomo.
Mesmo com as atualizações, as histórias apresentam o estado da arte da Física há quase 60 anos. Entretanto a força criativa e lúdica das imagens evocadas por Gamow não encontra paralelo em nada realizado em literatura de divulgação científica desde então, lembrando a criatividade febril das histórias em quadrinhos da década de 1940.
A obra é capaz de despertar a chama da paixão científica seja em pavio novo ou naquele já quase desfeito, sustentando triste chama azul bruxuleante.
Contra da edição:
A tradução é bem complicada, desnecessariamente pomposa e empregando afetações de estilo bizarras - sem contar imprecisões de termos científicos e erros na impressão das equações. Se respeitasse o estilo de Gamow, o texto seria mais enxuto e elegante.

Bielzin 11/07/2022

A ideia era boa
Caso você não saiba nada sobre física moderna (mecânica quântica, relatividade etc) é uma boa maneira de saber um pouco. Mas olha lá, que as histórias são muito doidera, e eu até entendo que faz sentido ser pelos temas que são abordados. Porém, ainda assim é bem doidera.

A ideia do livro é muito boa, tornar acessível as teorias físicas para o público, mas a execução deixa a desejar.

(Além de que alguns conceitos estão defasados devido a novas descobertas)

Resumindo, é bom, mas se quer aprender mesmo, vá ler lectures on physics do R. Feynman.

Cícero 29/12/2021

O incrível mundo de Gamow
Gamow utiliza sua criatividade para criar um mundo dos sonhos, onde as constantes da física possuem valores diferentes, o que faz com que os fenômenos relativísticos e quânticos possam ser observados no cotidiano. É esse incrível mundo que o Sr. Tompkins irá se aventurar, encontrando elefantes quânticos, elétron saltitantes e os mais diversos seres estranhos.

caio.lobo. 21/07/2021

A idéia é boa, mas as historinhas são terríveis.
Talvez por eu ser mais das abstrações este livro, com exemplos do "cotidiano", não funcionaram para mim. Imaginar conceitos da mecânica quântica e teoria da relatividade através de jogo de bilhar, aldeias atômicas e gueixas jogando bolinhas para o ar são alguns dos exemplos que o autor utiliza.

Mas alguns trechos me trouxeram vislumbres interessantes, como a explicação do demônio de Maxwell. Alguns conceitos estão ultrapassados, mas no geral o livro pode ajudar quem não tem noção nenhuma da física moderna. Mas não espere muito das historinhas, pois são sofríveis e em alguns momentos sem pé nem cabeça.

Rayan GQR 14/05/2020

Criativo, tem certos conceitos que hoje já estão atrasados, porém é de se esperar devido à constante evolução da ciência, porém seria interessante se as histórias e personagens fossem mais complexos, porém essa não é a premissa, apenas explicar conceitos, e nesse aspecto também às vezes é complexo, porém isso talvez se dê pela linguagem ser relativamente antiga, para sua época pode ter sido esclarecedor a muitas pessoas.