Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal

angelakashya 03/11/2022

Eu não sei se criei muita expectativa em relação a Hannibal após ter amado O silencio dos Inocentes, mas infelizmente não funcionou pra mim.
Achei o livro em sua maioria bem monótono, sem muita ação e com alguns personagens bem aleatórios que apareciam e sumiam com rapidez e não dava tempo de ter um apego por eles.
Acredito que é uma experiência pessoal minha, e que vale a pena a leitura pra quem gosta do autor. Ainda pretendo assistir a adaptação e tirar mais conclusões sobre a história.

Raniere 04/10/2022

Bem menos do que eu esperava.
Não chega nem perto de ser tão bom quanto os antecessores "Dragão Vermelho" e "Silêncio dos Inocentes". Dava pra tirar metade desse livro sem prejudicar nada na história. E o final... o Thomas Harris deve ter pensado "olha esse plot twist, cabeças vão explodir" mas na real eu revirei tanto meus olhos que quase deu pra ver o c* pelo lado de dentro. ?

Tyr Quentalë 07/08/2022

Lecter e Starling, um dueto inesquecível
Resta-me ler o 4° livro da quadrilogia de Thomas Harris e posso afirmar que, até agora, este foi o livro mais denso dos três que li.
A construção de cada personagem, assim como a sustentação deles, fugiu do filme que foi produzido em muito.
Lecter parece muito mais assustador e Starling muito mais cativante.
Foi um livro que me obrigou a dar intervalos para absorver as linhas que li e com certeza será um livro que me fará refletir por um tempo sobre os personagens que se conheceram em "O Silêncio dos Inocentes".

Letícia 07/08/2021

Pior dos três livros, a história é muito arrastada e com muitos detalhes desnecessários. A única parte que salva são as últimas 50 páginas.

Luciana.Viveiros 19/03/2021

Paixão
Mais uma vez o filme não faz jus ao livro.
Final me surpreendeu. Tenho mais e mais certeza de que vale a pena gostar de ambos.

Marcelo 20/06/2020

Hannibal - A origem do mal
Os demônios de Hannibal ainda o visitam e o atormentam, e, quando o jovem tem idade suficiente, descobre que sua ira unida a seus dons acadêmicos é a fórmula perfeita para um sanguinário assassino.

Hendrick Brian 24/05/2020

Bom, porém cansativo em alguns momentos
Sem dúvidas esse é um clássico que merece ser lido!
Porém, o meio da história eu senti a sensação de que o autor queria extender o livro mais do que era necessário, o que tornou a leitura muito cansativa. O excesso de detalhes frustravam a leitura, pois não eram relevantes ao enredo.
A história é boa, e o final é ótimo (em um estilo Hannibal, não aplicado ao mundo real e sim a uma ficção kkk).

LIVRO vs FILME
A minha nota 4.0 vale para a história do livro, para a narrativa seria 2.5, para o filme seria 1.0.
Assistindo o filme fica claro que o livro não cabia em 2 ou 3 horas, ficou extremamente corrido, com muitos furos, personagens importantes ficaram de fora, e o pior de tudo, mudaram muitas partes cruciais da história para caber no filme e possivelmente também porque era mais ?correto? e não desagradaria tanto o público. E o final que foi a melhor parte do livro, foi quase completamente alterada no filme.

Jackie Sabino 20/07/2017

Decepcionada...
Se Hannibal Lecter como um mero coadjuvante já estava ruim, aqui em Hannibal como protagonista, ficou péssimo.

Leitura arrastada, história com muita enrolação, repetitiva em inúmeros pontos e fantasiosa ao extremo, o que faz o livro sair totalmente fora dos trilhos. A sensação que tive é que o autor empolgou tanto que se perdeu. Foram muitas histórias de personagens contadas a fundo e não colaborou em nada pra história, só a tornou maçante. Muitos personagens foram criados, muita transição de lugares e até do tempo e isso meio que se perde.

A humanização do Dr. Lecter era obviamente necessária e aí sim pedia mais páginas pra esse personagem, já que ele é o protagonista, não é mesmo Thomas Harris? Porque pra um personagem principal, ficou muita coisa da vida dele fora, o que me deixou com a sensação de "ok, ele se tornou esse monstro porquê? tem essa personalidade porque? age assim porque?". Tudo tem um motivo e as raízes do Dr. Lecter não são muito sólidas, pelo visto. Apenas alguns flashes de sua infância e inúmeros pontos repetidos e irritantes do primeiro livro. E falando em repetição, acredito que as leituras desses dois livros do Harris podem ser independentes. Nem precisa ler "Silêncio dos inocentes" primeiro e depois Hannibal, porque o autor já te conta tudo de novo. As mesmas cansativas palavras.

Fiquei decepcionadíssima. Lecter virou queridinho no cinema e esperava que o livro fosse mais denso e justificasse tantos fãs. Fiquei meio sem entender tamanho fanatismo. Se foi pela interpretação de Hopkins eu concordo, mas em partes. Em "Silêncio dos inocentes", Hopkins tem um olhar animalesco e achei isso sensacional. Mas as falas dele são desesperadas e atropeladas. Mal respira. Isso EU não gostei.

Mais um livro pra minha lista de desastres. Uma pena...
Jéssica 20/07/2017minha estante
tambem gostei mais do primeiro

Jackie Sabino 20/07/2017minha estante
Jéssica, eu não gostei nem do primeiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jéssica 21/07/2017minha estante
ah!

Alana 16/02/2016

Após as mortes que Hannibal causou ao fugir do presídio, ele consegue fugir e vai parar na Itália, onde, com nova identidade e um novo rosto, tenta começar uma vida nova, sendo o curador de um Museu, mas o vício de matar não o abandona tão facilmente.

Nos Estados Unidos, o FBI não desistiu de prendê-lo, estão usando agora a agente Clarice Starling, que tem um bom conhecimento sobre Hannibal e está em maus bocados depois de uma operação policial mal feita.

Porém o maior problema de Hannibal não é a polícia! Uma de suas primeiras vítimas, o rico Mason Verger, que foi completamente desfigurado por Lecter, só pensa em vingança. Ele sempre está um passo a frente do FBI, com a ajuda de todo o seu dinheiro. Ele planeja uma vingança, que pode ser considerada surpreendente e bizarra!

Agora, Dr. Lecter, passa de caçador, para caça. Vai ser preciso muito mais que seus dentes para se safar dessa rede e uma pequena grande ajuda de Starling.

Thomas Harris conseguiu superar O Silêncio dos Inocentes, aparando todas as rebarbas da estória, dando um sentido a tudo. E o final... Que final! É comovente, excitante, é maravilhoso! Foi o final que eu desejei, e que excedeu minhas as expectativas.

site: ironiadascapas.blogspot.com.br

Maria Clara 06/06/2015

Maravilhoso!
Absurdamente diferente do filme e nem venha pensando que têm qualquer relação com a série (que é boa apesar disso). Hannibal dá calafrios, é perverso na medida certa para não ficar desumano. Devorei o livro em três dias, logo depois do silêncio dos inocentes.

Egídio Pizarro 09/05/2015

É radicalmente diferente do filme em partes cruciais. E nem por isso é possível apontar qual dos dois é melhor - cada um, com suas nuances, consegue ser brilhante.

Cassiana 12/03/2015

Um desafio faço
Um o que eu posso dizer de um livro que já é um filme. Então vamos lá muita coisa realmente o filme foi fiel, mas como já outras resenhas aqui postadas diziam que o final é diferente do filme, dai minha mente criativa voou longe, e minha presunção dizia que eu sabia mais ou menos como deveria ter acabado o livro. Pois é olha que eu criei um monte de teorias loucas na minha cabeça é nem cheguei perto eu olhei pra direita e o autor escreveu algo tipo pra esquerda e para baixo ou da esquerda do fim ao começo, é, pois é até descrever que como pode ser o final com o que agente imagina é difícil. Então lei e tente imaginar o final creio que vc não chegara nem perto.

Lisi 13/09/2012

Hannibal
Tenho a acrescentar que achei interessante o final do livro, pois antes de lê-lo, tinha assistido o filme, e os finais de ambos são diferentes pelo final da protagonista Starling, há rumores que foi diferente, porque Jodie Foster não quiz fazer a continuação, porém Hopkins continou brilhante no papel da continuação no cinema.
Recomendo ler o livro e assistir o filme, pois terá finais diferentes, porém igualmente surpreendentes.