Diva

Diva José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Diva

Mandy 11/05/2022

Não prometeu nada, e entregou tudo.
A história é envolvente, deixa o leitor com mais e mais vontade de ler.
O Romance conta a história de Augustus, jovem médico que se apaixona por Emília, que até então tinha um sentimento não recíproco. Augustus sofre com ciúmes, de ver como outros homens a cobiçavam; Mas ele não desiste e continua a se humilhar pelo amor de Emília.

huntero 13/04/2022

Nele a heroína Emília, bela e rica filha mimada de um capitalista carioca fica dividida e confusa frente ao amor de Augusto. Augusto (que, médico, salvou sua vida quando ela era só uma pré-adolescente feia) e Emília ficam assim presos em jogos de amor, amizade e desprezo que são por vezes infantis e outras humilhantes.

Terapia literária 10/03/2022

Chega a ser um romance bem clichê e não é um dos melhores de Alencar, mas que vale a pena ser lido. Não vi nada de inovador, porém trás temas importantes.

taylany.rodrigues 28/02/2022

Interessante.
Foi diferente do que costumo ler. A história não me cativou muito, mas é boa.
Um bom livro para quem quer começar a ler clássicos.

Elaine Messias 29/01/2022

Romantismo
José de Alencar adora as histórias contadas como se fosse um amigo enviando uma carta. E este é o caso deste livro. Tudo é contado em primeira pessoa, pois estamos acompanhar uma carta, na qual o médico Augusto conta sua história de amor. Reflexo da época, tanto o rapaz contou a moça, se envolvem vários desenganos causados pelo orgulho e pelo capricho. Pelas considerações sobre o que é e o que deixa de ser honra para aquela época. Com momentos de liberdade que beiram ao inacreditável. A leitura fez parte do meu resgate de conhecimento mais profundo da literatura nacional. É um bom livro mas eu não recomendaria como leitura de lazer.???

Larissa Aguiar 31/12/2021

Romance de época antigo é um desafio, pq eu nunca sei o que ta rolando, fico só o meme do Naruto confuso e esse não foi diferente. Apesar de achar que o Alencar tem a escrita mais simples dos escritores desse período, ainda é confuso.

Além disso eu traria psicólogos para os personagens, pq ohhhh indecisão da gota. Essa mulher se acha demais, faz o protagonista de gato e sapato e eu fiquei com bastante pena dele, apesar de que ele podia ter deixado ela de lado desde o começo, mas se fosse assim não teria livro, né? ?????

Amy 27/12/2021

Me surpreendeu
Eu sempre digo que gosto de José de Alencar, mas só tinha lido ?A Viuvinha? (e visto a novela baseada ?Senhora?, ?Diva? e ?Lucíola?). Honestamente, não lembrava da história de Diva e foi maravilhoso ler o livro. Amaral é quase Romeu, mas com uma dama que não se parece tanto com ele em seus dramas românticos. Fiz vários destaques sobre a visão dos personagens sobre amor, e em alguns pontos, lembrou-se um pouco do meu livro favorito. Há alguns escorregões nos capítulos finais - mesmo sendo costumes da época, não me senti confortável ao lê-los -, o que o torna meio confuso e não tão com quanto o livro foi até então.

Fernanda Bard Chagas 15/12/2021

Que amor sofrido!
Augusto é alvo do ódio de Emília Duarte desde que ele salvara sua vida dois anos atrás. Tudo porque a moça voluntariosa não permitia que a tocassem, e sendo ele médico e estando ela no seu leito de morte, é contrariada e com muita paciência e determinação ele consegue tratá-la. Após o episódio, Augusto passa dois anos na Europa e quando retorna, Emília que era uma garota terrível aos olhos já havia desabrochando para a mulher divina que veio a se tornar, sendo constantemente comparada às deusas gregas pelo autor.
Porém, quando ele pretende se aproximar da beldade, encontra uma máscara de frieza e desdém da garota, que não perde uma oportunidade de humilha-lo, mesmo assim, ele se vê apaixonando-se por Mila. Um relacionamento extremamente conturbado então se inicia entre os protagonistas, sendo Emília uma mulher de personalidade arbitrária, oscilando entre o desdém e sarcasmo e por vezes afeição por Augusto, o leitor se perde em uma psique complexa e bipolar da protagonista. Essa volatilidade de sentimentos de Mila acaba gerando ódio e angústia em Augusto que por fim decide por não ama-la mais e vingar-se da mulher. E é nesse momento que ela finalmente se entrega e revela amar Augusto.
Esse é mais um romance urbano de José de Alencar em que ele descreve a sociedade do Rio de Janeiro e a personalidade das mulheres na corte. Emília muitas vezes apresenta um diálogo onde expõe sua indignação com os trajetos esperados de uma mulher na sociedade daquela época, o que é admirável considerando o gênero do autor do livro. Sem falar na riqueza da escrita de Alencar, que é uma poesia em si, a forma como ele desenvolve os livros, como sendo cartas entre amigos íntimos ( aah, e também a jogada entre esses amigos sendo personagens de outros livros do autor), faz com que o leitor sinta o arrebatamento da paixão e dos sentimentos dos personagens.

duda 09/11/2021

Mais do mesmo
José de Alencar parece ter uma fórmula: um romance bem água com açúcar, com uma personagem feminina mandona (beirando o insuportável) que faz o personagem principal comer na mão dela. Eu confesso que gosto, são livros bons pra se ler em um dia, quando não se quer uma leitura tão densa e complexa, mas esse final não me desceu.
Unpopular opinion: adoro a linguagem poética do autor hehehe

Bruna Peixoto 07/11/2021

? um romance escrito em forma de carta (de Augusto para Paulo, personagem principal de Lucíola).A história não me prendeu muito. A protagonista é Emília, uma jovem mimada e voluntariosa. Filha de um rico negociante. O enredo gira em torno do preconceito de cor. O protagonista é Augusto, um negro formado em Medicina. A história é praticamente isso: Amaral se humilha diante dos maus-tratos e ela sempre o humilha fazendo joguinhos.

Michelle.Oliveira 02/10/2021

Nem sei o que dizer...
A escrita é típica do Alencar poética e piegas a vezes( eu gosto, me julguem).

Sobre o casal: Ainda bem que no século XXI temos psiquiatras, rivotril e lei Maria da Penha.

Kami 29/09/2021

Foi uma leitura legal, curtinha e rápida. O desenvolvimento da história foi rapida e enrolada. Tem um jogo de sentimentos bastante presente, com uma repulsão por parte da menina pelo amor.