Diva José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Diva

Carol 05/04/2024

Por ser um livro do José Alencar, é um livro bom para ler, porém, ele me irritou bastante. No começo é muito chato, mas do meio para o final começa a ficar mais interessante. Uma outra coisa que me irritou foi os personagens principais, a menina é insuportável, mimada, esnobe, sarcástico, e o Augusto é um trouxa, que fica o livro todo correndo atrás da Emília (personagem principal).

Leticia 15/03/2024

Diva, meu primeiro livro lido literatura br
Eu simplesmente eu amei o livro, gosto da forma de Alencar escreveu. Quero muito ler mais livros do autor!!!

Eshinha 14/03/2024

Esse livro não é tão bom, mas eu marquei todas estas estrelas porque ele é melhor do que eu esperava e como ele é pequeno e estava ao meu alcance, não tinha porque não ler

AlyssonMth 26/01/2024

Nos dias de hoje, o Romantismo é um tanto quanto... previsível. Ele geralmente se mantém na fórmula: casal se apaixona -> conflitos entre o casal -> casal se casa. Apesar disso, muitos romances ainda conseguem atrair leitores modernos, em minha opinião, Diva mantém parte dessa fórmula. Este é um bom livro para quem quiser uma leitura até que rápida e relaxante.

Duda 15/01/2024

Gostei, mas...
Emília não me cativou tanto quanto Aurélia (Senhora) e deve ser algo quase unânime entre quem leu Alencar. Uma mocinha mimada, caprichosa e até infantil em alguns momentos. Já Augusto, muito insistente e sem semancol! Não sei como essa história de amor pode convencer, mas devo dizer que, mesmo o final me dando um pouco de gastura, curiosamente o jogo de gato e rato me prendeu ao livro!

A escrita mais rebuscada do José de Alencar já me assustou mais, hoje consigo ter uma relação de boa com ela. E essa "trilogia" que marca a fase dos seus chamados romances urbanos me instiga pela sua característica principal que é, ao traçar perfis femininos, trazer protagonistas com mais "atitude" do que o que costumamos ver em outros romances da época. Enfim, gostei do livro apesar de ter revirado muito o olho com os personagens, kkkk

E já quero começar Lucíola!

Larissa 13/01/2024

Achei de todas as "heroínas românticas" do José de Alencar, a Emília é a mais sensata, mais pé no chão. A relação dos dois, começa como uma amizade e depois vai mudando, mas assim não foi o meu preferido do autor, e não me intrigou tanto, da mesma forma que achei a protagonista uma menina sensata para idade dela também achei ela um pouco tola.
E esse livro me lembrou muiiito "a moreninha".

Sira Borges 24/12/2023

Diva
Confesso que me decepcionei com esse livro... Luciola e Senhora são dois dos livros que mais gostei de José de Alencar, mas Diva é bem sem graça... um enredo bobo, personagens sem graça... uma menina mimada e chata, um cara indeciso... enfim, me perdoe tio Zé de Alencar, mas aqui o senhor perdeu a mão no perfil de mulher...

Supercut09 12/12/2023

Projeto Lendo José de Alencar #2
Gostei, mas desse do que de luciola!

Aqui a protagonista segue arrisca o título do livro, agindo posso dizer como uma femme fatale haha praticamente. A Emilia e uma mulher cheia de opinião e em cada passagem do livro eu marcava alguma delas por serem muito bonitas e bem descritas.

O autor para mim consegui trazer toda a rebeldia e leveza de uma mulher em conflito com amor.

Silvia 28/11/2023

Gosto do romantismo desse autor. Apesar de escrito a muito tempo o livro trás uma linguagem com pitadas de humor e sarcasmo, misturada com linguagem poética e romântica.

Natelli Almeida 12/11/2023

Diva é tão atual quanto um smartphone.. .
Amor de duas crianças... Augusto, um rapaz doce e paciente. Emília, uma menina birrenta, cheia de vontades e que sentia prazer em humilhar o Doutor que a salvou nesse caso o próprio Augusto. A falta de maturidade, a falta de comunicação, o desejo de posse e a dificuldade em definir o que é o amor traz a tona, elementos que vemos em nossa era atual. Apesar do final feliz, nem sempre podemos esperar que casos assim terminem bem. José de Alencar não decepciona o leitor.

Carla.Parreira 09/11/2023

Diva
Livro composto por um manuscrito que Augusto Amaral teria enviado a Paulo, como confissões a um amigo. Diva é um romance urbano. Nele a heroína Emília, bela e rica filha mimada de um capitalista carioca fica dividida e confusa frente ao amor de Augusto, um médico que salvou sua vida quando ela era só uma pré-adolescente feia. Ambos ficam assim presos em jogos de amor, amizade e desprezo que são por vezes infantis e humilhantes. Augusto se declara, mas Emília diz não o amar. Diva relata o orgulho e machismo de um homem que confunde amor e paixão. Ele não aceita ser rejeitado porque o mais importante ainda é o poder sobre a mulher totalmente controlada. Ao não conseguir isso, Augusto renega seu amor. Emília, por sua vez, deixa de lado suas contradições e conflitos declarando amá-lo. Augusto percebe ainda amá-la e eles vivem felizes para sempre, num romance que segue ao pé da letra o estilo conto de fadas: heróis perfeitos, um obstáculo para o amor (a dúvida de Emília) e um final feliz no último instante.

Clio0 05/11/2023

Um dos primeiros livros de José de Alencar e precursor de Senhora.

Ambas as obras são pesadamente influenciadas por A Megera Domada de William Shakespear, a diferença em Diva é que o casal ainda é pouco mais que adolescente.

Emilia é uma menina inteligente e mimada e isso se traduz em um tipo de revolta quanto a sua posiçaõ de mulher na sociedade. Ela se ressente da ideia de casamento e mais ainda dos homens que a cortejam. Augusto, o jovem médico apaixonado, é igualmente desprezado e, ao invés de se afastar como alguém maduro e ciente, passa o resto do romance tentando se vingar do desdém que lhe é votado.

São basicamente duas crianças puxando o cabelo uma da outra e ficando aturdidas quando doi. O fato que tudo acaba em amor e casamento é típico do Romantismo, mas confesso que fiquei pensando em antigas músicas sertanejas em que quanto mais matratado se é, mais apaixonado se fica.
preta velha 05/11/2023minha estante
li este livro na adolescência e não tinha mts lembranças do seu enredo. foi mt bom ler a tua resenha (como sempre, aliás).