Diva José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Diva

Clio0 05/11/2023

Um dos primeiros livros de José de Alencar e precursor de Senhora.

Ambas as obras são pesadamente influenciadas por A Megera Domada de William Shakespear, a diferença em Diva é que o casal ainda é pouco mais que adolescente.

Emilia é uma menina inteligente e mimada e isso se traduz em um tipo de revolta quanto a sua posiçaõ de mulher na sociedade. Ela se ressente da ideia de casamento e mais ainda dos homens que a cortejam. Augusto, o jovem médico apaixonado, é igualmente desprezado e, ao invés de se afastar como alguém maduro e ciente, passa o resto do romance tentando se vingar do desdém que lhe é votado.

São basicamente duas crianças puxando o cabelo uma da outra e ficando aturdidas quando doi. O fato que tudo acaba em amor e casamento é típico do Romantismo, mas confesso que fiquei pensando em antigas músicas sertanejas em que quanto mais matratado se é, mais apaixonado se fica.
preta velha 05/11/2023minha estante
li este livro na adolescência e não tinha mts lembranças do seu enredo. foi mt bom ler a tua resenha (como sempre, aliás).

Marcelo217 13/05/2021

Senhora (versão adolescente)
Com um plot do O patinho feio e uma versão mais nova da Aurélia, José de Alencar traz mais uma trama de um homem sofrendo na mão de uma endinheirada louca. Dessa vez o homem se apaixona por uma adolescente e esta faz ele comer o pão que o diabo amassou com desprezos até se cansar e confessar seus sentimentos.

Ainda na pegada do Romantismo, nesse livro a trama é mais simples e muito mais descritiva. O lirismo aqui é maior e, às vezes, dá uma fadiga. Achei que o casal lidou com o sentimento de forma muito mais madura do que os personagens de Senhora, mas a loucura é na mesma medida.
Natalia 08/09/2022minha estante
Ainda não acabei , mas concordo com sua análise , estou lutando para chegar ao fim do livro .

Natalia 08/09/2022minha estante
Acho que Senhora era mais interessante.

Eshinha 14/03/2024

Esse livro não é tão bom, mas eu marquei todas estas estrelas porque ele é melhor do que eu esperava e como ele é pequeno e estava ao meu alcance, não tinha porque não ler

huntero 13/04/2022

Nele a heroína Emília, bela e rica filha mimada de um capitalista carioca fica dividida e confusa frente ao amor de Augusto. Augusto (que, médico, salvou sua vida quando ela era só uma pré-adolescente feia) e Emília ficam assim presos em jogos de amor, amizade e desprezo que são por vezes infantis e outras humilhantes.

Thamiris.Treigher 29/06/2021

Literatura Brasileira ??
Adoro José de Alencar! "Diva" conta a história de amor (seria mesmo amor? acho que não) conturbada de Emília e Augusto.

Diva é o segundo romance da fase urbana de José de Alencar e é narrado em primeira pessoa por Augusto, médico que cuidou de Emília quando ela esteve doente. Dois anos depois, ele se reencontram.

Emília já é, então, uma bela moça de dezoito anos, cheia de pudores mas ao mesmo tempo muito misteriosa, ardilosa, orgulhosa e encantadora. Rodeada de pretendentes, Augusto fica perdidamente apaixonado por ela e passa a tentar conquistá-la de uma forma insistente que me gerou até uma certa angústia

Eu realmente não torci para que o casal desse certo, pois essa tentativa incessante de Augusto gerou sentimentos e acontecimentos incômodos diversos e uma uma briga sem fim entre os dois (sempre intercalada com pazes pouco convincentes).

Além disso, as bruscas mudanças de comportamento de Emília, que em certos momentos humilha Augusto, e em outros o trata bem, são aparentemente sem motivos, e não geram empatia pelo casal. Pelo menos foi assim que me senti lendo todos os acontecimentos relatados por Augusto. Fiquei imaginando como seria a mesma história narrada por Emília!

Mas... para saber que eles ficam juntos ou não, leia também! ?
Carolina.Gomes 30/06/2021minha estante
Relacionamentos conturbados, abusivos rendem bons livros?

Thamiris.Treigher 30/06/2021minha estante
Verdade!! É bem incômoda a "relação" (?) desses dois.

Carine 29/12/2020

Leitura de Diva
Diva - Alguns remetem o nome ao divino, eu remeto a personalidade bipolar da principal rs

O livro consiste em uma história dentro de outra história, e Paulo, nosso protagonista de Lucíola, aparece aqui enviando as cartas que recebeu de Augusto, seu amigo, para nossa misteriosa G.M. que é a personagem responsável pela publicação desses romances na narrativa dos perfis (série literária do autor).

Augusto é um narrador que tenta nos passar muita veracidade e confiança, mas acaba pecando por estar emocionalmente envolvido.

Mila me pareceu à primeira vista uma personagem nada ?romântica? e foi muito interessante. De patinho feio ela floresceu para uma das mulheres mais bonitas de seu meio social e usava isso como artifício o tempo todo (literalmente: sou bonita e sei disso). Com uma pessoalidade voluntariosa, cheia de certezas e muita força para se importar em tudo, beirava os extremismos de uma bipolaridade que facilmente poderia ser diagnosticada.

No geral não me simpatizei em nada por nenhum dos principais, achei o augusto muito afetado e a Mila muito soberba. Eles ficavam se bicando em todos os momentos, como duas crianças pequenas que gostam de ter razão ou dar a ultima palavra sobre um assunto qualquer.

O final, como foi escrito por Alencar, me desagradou em tudo. A violência usada foi brusca demais para mim e narrativa perdeu a sentido. Não houve progressão da trama, foi simplesmente abrupto e raso.

Ainda preciso ler senhora e talvez minhas considerações possam mudar, porém vejo que os perfis traçados por Alencar em Lucíola e Diva inicialmente apresentavam mulheres fortes que se diminuíram para caber no padrão de amor e relacionamento aceitável da época e isso me entristece.

duda 09/11/2021

Mais do mesmo
José de Alencar parece ter uma fórmula: um romance bem água com açúcar, com uma personagem feminina mandona (beirando o insuportável) que faz o personagem principal comer na mão dela. Eu confesso que gosto, são livros bons pra se ler em um dia, quando não se quer uma leitura tão densa e complexa, mas esse final não me desceu.
Unpopular opinion: adoro a linguagem poética do autor hehehe

Sira Borges 24/12/2023

Diva
Confesso que me decepcionei com esse livro... Luciola e Senhora são dois dos livros que mais gostei de José de Alencar, mas Diva é bem sem graça... um enredo bobo, personagens sem graça... uma menina mimada e chata, um cara indeciso... enfim, me perdoe tio Zé de Alencar, mas aqui o senhor perdeu a mão no perfil de mulher...

Jaque.Barreto 28/12/2020

Diva por José de Alencar
Diva

Comecei a ler as obras do José de Alencar que compõem a trilogia Perfis de Mulher.
Já li Luciola, conclui Diva e pretendo ler senhora (muitos disseram-me ser a melhor obra dessa sequência).

Sobre os personagens:

Emília - achei ela mais fiel a si mesma e aos seus ideias que a própria Lúcia, acho que por ser uma mulher privilegiada, de família rica, bonita e jovem, ela se sentia mais confortável consigo mesma do que a personagem do livro anterior que tinha uma vida bem mais difícil que a dela.

Augusto, irritou-me do incio ao fim, não consegui me conectar a ele em nenhum momento do livro, pelo contrário sempre se mostrou muito egoísta e egocêntrico exigindo coisas a todo momento.

Em relação a obra de forma geral, gosto muito da escrita do José, realmente o romantismo presente em suas obras é delicioso de ler, a supervalorização dos sentimentos, dos sentidos e as descrições ricas me conectam de uma forma surreal a escrita dele.

Não dei uma pontuação alta, pois o final pareceu-me corrido e sem sentido, causou-me aquele sentimento de inacabado ou de acabado as pressas... Sinceramente não me agradou!

ceci :)) 02/06/2023

Nhe
-muito bom pra epoca obvio mas nossa q raiva da emília nossa senhora que personagem insuportável odeio ela com todas as minhas forças pqp
-toda vez que ela humilhava ele minha raiva só crescia, ficou de joguinho com o augusto o livro inteiro pra no final ficar DO NADA nhonha por ele ????
-sla, achei meio sem sal (obviamente considerando os tempos atuais e não a época em que o movimento estava em alta)

Michelle.Oliveira 02/10/2021

Nem sei o que dizer...
A escrita é típica do Alencar poética e piegas a vezes( eu gosto, me julguem).

Sobre o casal: Ainda bem que no século XXI temos psiquiatras, rivotril e lei Maria da Penha.

David Souza 16/03/2016

Complicado
É uma boa estória, mas eu até hoje não entendi nada do que se passa na cabeça daquela mulher.

Helissa 12/04/2021

A literatura muda
Lendo romances contemporâneos, percebo como a literatura passou por mudanças importantes, o que permitiu, inclusive, sua sobrevivência ao longo do tempo.
José de Alencar pode provocar estranhamento no leitor modernoso acostumado às tendências contemporâneas. Mas é fundamental para acompanhar a manutenção do romance brasileiro.

@desaniversarios 21/09/2021

Diva - um romance de José de Alencar
Essa, com certeza, é uma resenha muito difícil de se fazer, pois ainda não sei bem o que pensar sobre a história!
Emília é visivelmente mimada de cheia de vontades. Augusto é cansativo e insistente...

Se fosse um livro atual, o casal seria considerado tóxico com certeza! É tanto vai e vem, amo não amo, odeio não odeio... Fica difícil defender esses dois, viu? kkkkk

A troca de atitude de Emília no final do livro me fez pensar que eu não entendi nada sobre a personagem. Apesar de tê-la achado mimada e infantil por muitas vezes, a cena final vai em direção oposta a tudo que Emília pregou durante a trama. Isso me fez tirar uma estrelinha da avaliação, não gostei da inconsistência da personagem.

Diva é um romance epistolar, ou seja, escrito em forma de carta (de Augusto para Paulo - personagem principal de Lucíola). Porém, antes da carta escrita por Augusto começar, o livro inicia com uma carta de Paulo à G.M., fazendo um breve resumo sobre a história que vem a seguir. Porém, fica o questionamento. Quem é G.M.? É um pseudônimo de José de Alencar, o autor é a senhora as quais as cartas são endereçadas. Falo "as cartas", pois Lucíola também é um romance epistolar, porém, o narrador é Paulo.

A história é narrada em primeira pessoa. Algumas palavras são mais complexas e um pouco distantes do nosso cotidiano, porém, é possível compreendê-las através do contexto. José de Alencar possui uma escrita belíssima e cheia de floreios - o que me agradou bastante, na verdade.

Apesar de não curtir os personagens principais: Emília e Augusto, gostei da experiência de leitura. Foi muito interessante ler um clássico e conhecer o que a nossa sociedade vivia em 1864 - quando o livro foi publicado. Nessa época ainda havia escravidão (apesar do tráfico de escravos da África ter sido proibido em 1850, nosso país ainda caminhava para a abolição, que só aconteceu em 1888), o Brasil iniciava a guerra com o Paraguai, ainda estávamos no período Brasil Império. É interessante ler obras que foram publicadas diante de um contexto histórico tão importante.

site: https://desaniversarios.com.br/2021/09/21/diva-um-romance-de-jose-de-alencar/