A morte de Ivan Ilitch

A morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói




Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch


4919 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



naoeumaresenha 15/06/2024

Primeiro livro russo que consigo finalizar!

me diverti muito com o começo do livro, as ironias e realidades das falas dos personagens são o ponto central da história. além do personagem do próprio ivan ilitch, que narrado na terceira pessoa fica mais interessante pois vemos a insignificância com que se construiu sua vida até morrer.
comentários(0)comente



madu 15/06/2024

A agonia de cada capítulo é ensurdecedora. você dedica tanto tempo, praticamente toda sua vida, para criar uma máscara da qual as pessoas irão admirar e invejar. e no final, isso tudo faz sua vida valer a pena, torna ela digna de ser vivida? a imagem que você performou para as pessoas torna toda a sua dor menos angustiante?
ivan ilitch descobriu que não.
comentários(0)comente



haruurane 14/06/2024

?não existirei mais, o que existirá então??
?a morte acabou, não existe mais?
crise existencial bateu forte quando acabei esse livro, as reflexões sobre a brevidade da vida e da libertação na morte, embora óbvias, são coisas surpreendes e cativantes de ser acompanhar pela perspectiva desse homem.
comentários(0)comente



Emanuel231 14/06/2024

"À beira da morte, sozinho, sem ninguém que o compreendesse"
Iniciando com a morte do personagem Ivan Ilitch e depois acompanhando como foi a vida do mesmo até o momento de sua morte tão lenta e dolorosa, em que o mesmo através da dor vive uma autodescoberta de si mesmo... Admito que já era um livro que eu estava na espera pra ler e já sabia que ia gostar, mas não imaginava que ia gostar tanto. A escrita impecável desse livro me fez sentir e entender cada fase do Ivan Ilitch, toda sua necessidade de alcançar reconhecimento na vida e deixando o lado humano de lado para apenas viver no automático com decisões que nem mesmo eram de sua vontade... Até suas dores, angústias, revoltas e agonias quando se vê como alguém que irá morrer e se recusando a aceitar isso. Uma escrita que irá nos mostrar cada faceta de um homem que em seu inconsciente entende que irá morrer e só queria não se sentir só em seus momentos finais enquanto passa a ser visto antes mesmo de morrer como um morto pela visão da família, sendo tratado com abandono... E em seu consciente diversas vezes de forma momentânea se agarra a falsas esperanças e mentiras, até sua final conclusão em que são entendidos os arrependimentos de uma vida que não foi vivida. Dessa forma, Através da morte de Ivan Ilitch podemos morrer pela primeira vez, e a segunda sendo nossa própria morte...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria19136 13/06/2024

Um livro que faz refletir sobre vida, morte, família. A existência e tudo que diz respeito a partir, quem realmente temos. Leitura rápida e fluida.
O autor leva a narrativa de forma a nos envolver com o fim da vida de Ivan, seu sofrimento e sua jornada até o momento de sua morte.
comentários(0)comente



madzz 12/06/2024

Ok
Terminei, mas não sei o que falar. a experiência de ler é boa, é bem mórbido - óbvio, o título deixa isso claro - acho que se eu tivesse lido em outro momento faria mais sentido, mas hoje foi só uma tentativa chata de sair da zona de conforto.
comentários(0)comente



Ugraita 12/06/2024

Em "A morte de Ivan Ilitch" Tolstói mais uma vez descreve com precisão as experiências humanas na terra. Nessa novela de capítulos curtos, exploramos as dúvidas e os medos de um moribundo em seus últimos dias.
Senti certa dificuldade para engatar a leitura, tudo começa com o personagem principal já falecido, mas depois Tolstói nos leva em uma viagem pela vida de Ivan Ilitch seus pais, emprego, família, até a sua fatídica doença.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Viquetoria 11/06/2024

Pensando nela...a morte
Muito interessante que a morte não foi o fato em si, e sim todo o processo pelo qual Ivan passou. Não sabemos se há um pós-morte, mas imagino ser um retrato fiel dos sentimentos de alguém que tem a consciência de estar morrendo, desde a esperança até o desprezo pela falsidade (de si e dos outros).
Obra angustiante e profunda, curta e impactante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Madu Olifotet 10/06/2024

Em "A Morte de Ivan Ilitch", Tolstói narra a profunda crise existencial de um homem que, ao defrontar-se com a iminência da morte, reconhece a superficialidade de sua existência pautada pela busca incessante de status e conformidade social. Este momento de epifania, onde Ivan Ilitch almeja uma realidade autêntica e plena, dialoga intimamente com o conceito de eterno retorno de Nietzsche. O eterno retorno nos desafia a viver de tal maneira que cada instante possa ser repetido infinitamente com prazer e significado. A reflexão de Ivan sobre os anos que desejaria reviver, idealmente bons e agradáveis, expõe a vacuidade de suas escolhas passadas e a ilusão de satisfação que ele perseguia. Ambos os conceitos convergem na crítica à inautenticidade e na promoção de uma trajetória conduzida com intensidade, coragem e satisfação genuína. A crise de Ivan Ilitch, assim como a proposta do eterno retorno, nos impele a avaliar a autenticidade de nossa caminhada e a buscar um sentido mais profundo e verdadeiro em nossas decisões cotidianas.
comentários(0)comente



Urzêdo 10/06/2024

Um livro que fala sobre a vida?
Acho q esse livro é a mais pura explicação do porque a literatura é tão essencial. De uma maneira poética, Tolstoi aprofunda sobre os questionamentos sobre a existência e o sentido da morte. Acho que todos já nos perguntamos: será que estou vivendo da maneira certa? E para todos que tem essa sensação latente dentro de si, essa é uma leitura essencial.
Ivan nos ensina, através de sua morte, que a coisa mais importante e mais relevante para nós são as relações verdadeiras que cultivamos, e ele, ao contrário, busca sempre o dinheiro e a fama. Assim, esse livro é necessário para qualquer ser humano e, lógico, qualquer bom leitor?
comentários(0)comente



4919 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR