A Morte de Ivan Ilitch

A Morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

Sr_bigode 06/09/2024

Sinceramente, acho q criei expectativas demais pro livro e infelizmente não foram atingidas, mas isso é algo pessoal meu. Apesar disso, achei a história bem melancólica e triste, nunca desejei tanto q um personagem morresse (e nem foi por raiva).

JoAo.Bonetto 05/09/2024

Clássico ne
Livro bom pra relembrar que a felicidade reside não no material, mas sim na relações que cultivamos durante a vida.
Ivan Ilitch conseguiu o que almejou durante quase toda sua vida, essa vida ?decente?: sucesso acadêmico; sucesso no trabalho; arranjou uma esposa; teve filhos e mantinha em seu ciclo social apenas quem ele considerava de alta classe. Tudo raso, superficial. Chega no seu leito de morte e se depara com o que acredito ser o pior que se pode ocorrer a alguém: a completa solidão. Passa assim seus últimos dias de forma solitária, rancorosa e melancólica.
Quando morrer espero estar cercado daqueles quem amo e que me amam :)).

Layane.Carla 05/09/2024

Agradável
Conta a história de Ivan Ilitch que ao ficar gravemente doente, reflete sobre sua vida insignificante e fútil. Ele percebe que sempre viveu para cumprir as exigências sociais, mas nunca buscou interações genuínas. Ao enfrentar a morte, Ivan Ilitch entende o verdadeiro significado da vida, criticando a hipocrisia da sociedade.
Andy142 05/09/2024minha estante
Interessante ?? Quero muito ler

Gabriel.Custodio 05/09/2024

Obra de leitura fluida, transmitindo a percepção sucinta dos relatos referentes a jornada do personagem.

Traz reflexões interessantes nas entrelinhas, sobretudo relacionadas a existência humana e valores sociais.

megnoato 05/09/2024

?Morreu Ivan Ilitch?
?A história pregressa da vida de Ivan Ilitch foi das mais simples e comuns e, ao mesmo tempo, das mais terríveis.?

A Morte de Ivan Ilitch é um retrato nu e cru do sofrimento que beira a morte lenta e dolorosa de um homem que até então acreditava levar a vida que lhe fora planejada.
Ao longo da leitura, Lev Tolstói nos faz embarcar em uma viagem de reflexões, nos colocando à frente do protagonista Ivan Ilitch, um juíz prestigiado em seu ramo, casado com uma mulher de boa família e que mora em um apartamento luxuoso com seus filhos.
Porém, nos vêm aquele questionamento. Ivan Ilitch realmente desejava aquilo? Era aquela vida que ele queria?
Ao ser acometido por uma doença terminal, o protagonista inicia um monólogo interminável sobre suas escolhas de vida, questionando-se o que aconteceria após sua morte, onde havia errado em sua maneira de viver, o que poderia ter sido diferente.

?Mas o que é isto? Para quê? Não pode ser. A vida não pode ser assim sem sentido, asquerosa. E se ela foi realmente tão asquerosa e sem sentido, neste caso, para quê morrer e ainda morrer sofrendo??
?[?] Talvez eu não tenha vivido como se deve.?

O livro é como um balde de água fria, nos faz entrar na mente de Ivan Ilitch e nos junta aos seus delírios mais profundos. Deliramos junto com ele. Questionamos também nossas escolhas, como estamos ditando o ritmo de nossas vidas, se realmente queremos aquilo que desejamos, se é a coisa certa, ou se as coisas poderiam ser diferentes.
A escrita de Lev Tolstói nos evidencia a morte em seu estado mais cruel e avassalador, nos tornando cientes de que um dia, ela chegará, a qualquer hora, minuto, segundo? a morte sempre vem de jeitos inimagináveis.
É um livro curto, porém com tanta complexidade que torna a leitura profunda e reflexiva. Acorrenta a nossa mente à vida tranquila e ao mesmo tempo miserável de Ivan Ilitch.
É uma história linda e que mudou muito minha forma de enxergar a vida e as situações do cotidiano.

Rebeca 03/09/2024

?Livro fácil de ler
?Reflexão sobre o inevitável:a morte
?Ivan viveu pelo o que a sociedade achava certo
?Ivan, fez vários questionamentos enquanto a morte chegava, um deles foi: não viveu tão bem quanto imaginava
?Viveu somente pelo trabalho
?Senti a dor do Ivan daqui, ele tinha amigos, esposa, e filhos, mas não vivia um casamento feliz, ninguém acreditava na sua dor, ou seja, durante a sua agonia estava sozinho
?A sua morte, me deixou triste, mas aliviada
?Será a morte assim como foi com Ivan? Um misto de agonia, questionamentos, e uma conversa com o próprio interior, ou com a própria morte?

Gabrielle822 03/09/2024

Por mais que eu não lembro quando comecei esse livro me lembro da imensa felicidade que foi poder lê -lo gosto da história e como as pessoas lidaram com o luto e com as palavras em si enfim esse livro me lembra sobre felicidade (mesmo que seja o contrário do sentimento que o livro deveria causar)

Malu Melo 03/09/2024

Fica claro pra mim, com base na qualidade dessa obra, o porque Tostói se configura como um dos nomes clássicos da literatura Russa. Aqui, tem-se uma reflexão da essência humana, sobre a morte, sobre a vida, sobre sinceridade e máscaras sociais. É o tipo de livro que se retira muitas reflexões e que caso seja esmiuçado, pode-se criar uma infinidade de análises diferentes. Acredito ser uma leitura importante em fases progressivas da vida. O li jovem e pretendo reler quando estiver mais velha (se tiver a oportunidade de chegar nessa fase) - realmente há muito o que se aprender com a essência dessa obra.
Recomendo bastante pra quem quer iniciar a literatura Russa, por ser um livro/novela, bem curtinho, rápido e imersivo. A maior dificuldade que eu acredito que o leitor possa ter é em relação aos personagens que como todos têm nomes russos, é difícil de se familiarizar logo de início, então não se esforce muito pra fazer isso, depois das 40 primeiras páginas é quase certeza de que o andamento seguirá com fluidez (em relação ao vários personagens e seus nomes relativamente parecidos).

catasonho 02/09/2024

Uma montanha-russa de sentimentos (não foi um trocadilho)
Um livro que tem a morte de um homem como premissa, mas que, na verdade, fala sobre sua vida. A Morte de Ivan Ilitch não é um livro grandioso e cheio de plot twists como as pessoas estão acostumadas em pleno 2024, mas não deixa de ser interessante. Porque, por mais que não tenha acontecimentos grandiosos, a graça está na simplicidade de ver a vida de um homem sendo construída aos poucos até começar a decair e chegar à sua morte.

Um texto simples, cheio de momentos que te deixarão angustiado, mas também farão você pensar na sua própria vida de uma forma mais otimista.

Laurita Blasius 02/09/2024

Não é o melhor livro que li. Definitivamente não é o pior.
O protagonista é insuportável, sua família, seu entorno idem.
Dramático, mimado que passou a vida fugindo em busca apenas do que lhe interessava... Se for para ler algo no mesmo sentido, prefiro MIL vezes o nosso querido Machado de Assis com Memórias póstumas de Brás Cubas.

Eduardo1349 02/09/2024

A Morte de Ivan Ilitch
"A morte de Ivan ilitch", um livro no qual tem a palavra "morte" em seu título, contudo, retrata a vida, ou melhor dizendo, a falta de viver.

morg.ste 02/09/2024

Meu primeiro russo
Melhor leitura do ano até agora. Encantada. Pretendo ler Tolstói de novo em breve, quem sabe começar Dostoiévski também.

Eduardo Bertol 02/09/2024

Espero viver uma vida em que a possibilidade de morrer não me tire o gosto de viver. Ótimo livro nos faz pensar sobre como estamos vivendo e como morrermos.

readingwithmaria 01/09/2024

Inegavelmente profundo
é brilhante como em poucas páginas somos levados ao âmago do personagem,bom livro pra se iniciar na literatura russa com certeza genial

Levi138 01/09/2024

Coisa linda tá
Nunca me senti tão imerso em um livro, nem mesmo quando criança. O modo como cada detalhe é tão bem escrito me levou para a narrativa e eu pude presenciar de perto a morte de Ivan e pude sentir cada dor ou dúvida que ele sentiu. Eu costumo escrever resenhas bem menores por não ter saco, mas eu me senti obrigado a escrever algo minimamente mais caprichado para o que acabou de se tornar meu livro preferido. Meu mano Tolstói era gênio, pprt ?