Inocência

Inocência Visconde de Taunay

Resenhas - Inocência

Carol 19/04/2024

Não posso negar que esse livro não é interessante, por que ele é, porém, é muito complicado de ler, pois é um livro de época, sem contar que a história se passa na região do Mato Grosso, então tem muitas gírias que eu não conheço, sem contar que são gírias antigas, então tudo isso complica muito na leitura.

Sobsob 15/04/2024

Sem sal, mas não ruim
Não é um mau livro, apenas não é meu gosto.
A história por si só é bem ambientada e as descrições do pantanal são bem legais.
Porém, como uma obra romancista, mesmo que perpassada por um regionalismo charmoso, faz faltar algo.
Personagens fracos e irreias além de construção de relação de personagens serem bobos.

Ale 04/02/2024

Esse tipo de romance não é meu nicho favorito. A historia se desenvolveu bem lentamente e senti que não saiu daquilo. Eu quase desisti no inicio dos capitulos, porque estava muito dificil de compreender, mas conforme avançou, a leitura ficou mais facil. Parece uma releitura distante de Romeu e Julieta, bem clichê, mas sem tanta trama. Somente a parte agua com açucar.

Carla.Parreira 18/10/2023

Inocencia
O livro é um clássico escrito em 1872. Uma historia de amor, sentimentalizada ao extremo e ambientada no interior do Brasil. O amor de Cirino por Inocência e o dela por ele parece não fazer parte deste mundo, não encontrando um lugar no mundo real. Ficou relegado então ao famoso ?felizes para toda a eternidade?, pois uma vez mortos e livres da lei dos homens poderiam se reencontrar e viver este amor com a benção de Deus. Esta é uma visão que vem de encontro à visão platônica, defendida por vários autores e poetas. Pegando o fim do romantismo, marca uma transição para o naturalismo e o realismo. Interessante resaltar os aspectos culturais que o livro trás. Para o homem sertanejo o casamento era um contrato, muitas vezes uma promessa entre amigos, em que a mulher era oferecida a um homem e poderia ser aceita ou não, fato que poderia trazer até a desgraça a uma casa em caso de recusa. As vontades ou mesmo os sentimentos da mulher não contavam, pois era vista como um ser inferior, cuja principal função era a reprodução e zelar pelo marido. Os padrões morais do homem do sertão parecem ficar distantes dos padrões morais do homem que vive na sociedade urbana, vistos sobre o prisma da contemporaneidade. No mundo sertanejo, em seu universo simples e rude, a vergonha e a honra fazia-se valer a vida dos homens. Nessa realidade o amor não devia ultrapassar os limites da conveniência e os acordos entre compadres. O sentimento era visto como luxúria. O autor reconstrói esse universo que conheceu em sua vida militar, e deixa ao leitor um legado, uma realidade praticamente já não existente.

ELTON_d:) 15/10/2023

História muito boa
Cheio de cultura e detalhes de paisagens.
Só não gostei do 1° capítulo, pois ele é inteiramente focado em descrever a paisagem. Mas isso não prejudica em nada.

Amei demais os personagens, o modo de falar, a educação, as tristezas... É igualzinho como se fossem reais.
A história também, pelo o que acontece, nem parece ser inventada.

JJFelix 12/10/2023

"Influenciado por Macedo e Alencar, dando um cunho nacionalista as suas obras, como romancista, Taunay passou a ter destaque em nossas letras com a publicação de Inocência, uma das obras-primas do Romantismo brasileiro, que alcançou maior número de traduçóes e edições até hoje.
Cirino, o médico improvisado, em suas viagens pelo sertào, agarrado ao velhíssimo compêndio do Chernoviz se apaixona por Inocência, a filha dum sisudo mineiro comprometida com Manecão, sertanejo violento. Tudo é
beleza e encanto em ambiente agreste, desde o começo ao final da história."

Lana310 30/09/2023

No começo a leitura era densa e não fluía, mas pouco depois do 15% do livro, começou a ser leve e do meio pro final me prendeu muito, foi muito melhor do que imaginava

raulla 25/09/2023

O Romantismo brasileiro tentou inventar uma literatura tipicamente nacional. Percebe-se o esforço de autenticidade da cor local em "Inocência". O romance começa quase como um tratado poético sobre a paisagem do cerrado e do clima sertanejo, onde o romance se passa. É curioso como o romance tem muito pouca ação até o momento do confronto entre Cirino e Manecão. É um romance de diálogos e muito esforço em imitar a dicção sertaneja e colocar costumes da região no primeiro plano em detrimento da ação. Com muitas simplificações, maniqueísmos, preconceitos e humor involuntários. Ainda assim, tem sua graça.

William LGZ 15/08/2023

Uma grande surpresa
Embora o spoiler na introdução e um primeiro capítulo bastante arrastado, este livro foi para mim uma das maiores surpresas do ano dentro da minha meta de leitura pois conseguiu entregar uma trama que mesmo simples e até que clichê conseguiu me encantar imensamente.

Sua narrativa é bastante agradável, sabendo mesclar de forma magistral os bons e maus momentos da trama, e quando engatou se tornou impossível para mim parar de ler tamanha foi a fixação pelos seus personagens e com o que poderia lhes acontecer.

Talvez o efeito não possa ser igual pra todos porque eu, embora desconhecesse a obra, já gosto bastante de histórias de romance e de época; porém ainda assim acho que vale a pena ser conferido pra quem ao menos já curte clássicos brasileiros pois entrega pontos únicos e bem positivos para o período e lugar em que foi escrito. Recomendo demais!

Elicleide.Santos 10/07/2023

A leitura do primeiro capítulo é cansativa, em seguida o texto se torna agradável e o desenrolar da história prende a atenção. Vale a pena a leitura.

Francisco.Guimaraes 26/05/2023

Deliciosíssimo romance
Nunca imaginei que encontraria um romance tão agradável entre esses clássicos mais conhecidos da literatura brasileira. Ele sabe misturar na medida certa humor, romance e ação. (Tirando o primeiro capítulo que é uma descrição monótona).

Obs: questiono muito essa nota baixa no Skoob, quando vemos a maior parte das críticas, são sempre de adolescentes (de uns 14-15 talvez) reclamando que tiveram de ler na escola.
Max 26/05/2023minha estante
Bem observado, Francisco!

Francisco.Guimaraes 26/05/2023minha estante
Infelizmente acontecesse com vários clássicos

QUEIJO460 22/08/2023minha estante
Não poderia ser diferente, a maioria dos leitores do Skoob só leem Colleen Hoover. Nada contra, mas se deve variar um pouco, não é mesmo?

Lucio 24/05/2023

Deveria ter lido antes ?
Comprei esse livro por acaso, li a sinopse atrás e fiquei curioso, pois adoro histórias que passam no interior do Brasil. Ele é bem rápido, a história flui bem, as 50 primeiras páginas talvez sejam mais "chatinhas" pois vão descrever com precisam o local, mas depois disso, vc vai embora e termina rapidinho.