Inocência

Inocência Visconde de Taunay

Resenhas - Inocência

Francisco.Guimaraes 26/05/2023

Deliciosíssimo romance
Nunca imaginei que encontraria um romance tão agradável entre esses clássicos mais conhecidos da literatura brasileira. Ele sabe misturar na medida certa humor, romance e ação. (Tirando o primeiro capítulo que é uma descrição monótona).

Obs: questiono muito essa nota baixa no Skoob, quando vemos a maior parte das críticas, são sempre de adolescentes (de uns 14-15 talvez) reclamando que tiveram de ler na escola.
Max 26/05/2023minha estante
Bem observado, Francisco!

Francisco.Guimaraes 26/05/2023minha estante
Infelizmente acontecesse com vários clássicos

QUEIJO460 22/08/2023minha estante
Não poderia ser diferente, a maioria dos leitores do Skoob só leem Colleen Hoover. Nada contra, mas se deve variar um pouco, não é mesmo?

William LGZ 15/08/2023

Uma grande surpresa
Embora o spoiler na introdução e um primeiro capítulo bastante arrastado, este livro foi para mim uma das maiores surpresas do ano dentro da minha meta de leitura pois conseguiu entregar uma trama que mesmo simples e até que clichê conseguiu me encantar imensamente.

Sua narrativa é bastante agradável, sabendo mesclar de forma magistral os bons e maus momentos da trama, e quando engatou se tornou impossível para mim parar de ler tamanha foi a fixação pelos seus personagens e com o que poderia lhes acontecer.

Talvez o efeito não possa ser igual pra todos porque eu, embora desconhecesse a obra, já gosto bastante de histórias de romance e de época; porém ainda assim acho que vale a pena ser conferido pra quem ao menos já curte clássicos brasileiros pois entrega pontos únicos e bem positivos para o período e lugar em que foi escrito. Recomendo demais!

Manuela174 11/03/2022

inocência
não é nem um pouquinho meu estilo de livro, porém ao longo da leitura eu fui gostando.
o começo é muuuito parado e com muita descrição, além do vocabulário ser muito dificil, o que me fez demorar um pouco mais pra ler. mas quando continuei ele foi melhorando e me fez quer saber o que ia acontecia no fim

@bibliotecagrimoria 20/05/2020

Romance mais ou menos
O livro segue uma linha típica de romances de época, a mocinha do interior sob o julgo do pai carrasco que vela pela honra da família arrumando uma casamento para a filha, mas a mocinha acaba se apaixonando por um mocinho com quem nunca poderá casar e se envolve num amor proibido. O que mais despertou meu interesse é o fato da inocência (que além do nome da jovem também expõem seu caráter ingênuo frente as malícias do mundo) estar presente também no pai da moça (Pereira) que pelo zelo exagerado a imagem da filha se descuida frente a ameaça real (inclusive esse fato se torna cômico em algumas situações).
Flávio 27/03/2021minha estante
Como viviam as famílias no interior de Mato Grosso no romance histórico.

Elicleide.Santos 10/07/2023

A leitura do primeiro capítulo é cansativa, em seguida o texto se torna agradável e o desenrolar da história prende a atenção. Vale a pena a leitura.

Duda 16/06/2021

Inocência
Leitura rápida. Um romance curtinho bem característico, onde autor descreve algumas regiões e vidas características das regiões brasileiras.

Nina 30/03/2021

É um romance clássico, de paixões arrebatadoras e proibidas, ambientado no interior do nosso país, no período do Império. Sinto que história só acontece, de fato, quando todas as personagens já foram devidamente apresentadas. O autor retrata bem o linguajar, pensamento e cultura daquele período.

Mariana 09/01/2022

O livro é típico do Romantismo, tudo extremamente dramático, a mocinha ingênua, doce e muito bela. Um amor impossível e um vilão pra interferir no romance dos principais. Além disso, a narrativa tem um pouco de Romeu e Julieta. Sinceramente só terminei o livro por ser leitura obrigatória no vestibular, achei a leitura maçante, mas acredito que isso tenha acontecido por ser um livro escrito a muito tempo e essa ser a maneira de escrita da época.

Yasmin 30/03/2021minha estante

Nuzi 26/07/2021minha estante
Kkkkkkkkk o tico

Mister Lyndon 03/01/2022

PROCURANDO IDENTIDADE
Após a derrota de Napoleão em 1815 no Waterloo, a Família Real Portuguesa ficou no impasse entre retornar às terras lusitanas ou permanecer no Brasil. Embora Dom João VI tenha tentado conduzir as duas nações de onde estava, a pressão popular tanto no Brasil como em Portugal atingiu o clímax e ele teve que optar. Como seu interesse era manter a dinastia Bragança no poder dos dois locais, a saída encontrada foi a volta dele à Europa, em 1821, e a incumbência ao filho, Dom Pedro I, de governar o Brasil como Reino Unido a Portugal. Em 1822, com a independência do Brasil, Dom Pedro I procura manter a unidade territorial e para tanto era indispensável criar uma identidade nacional. Para que a ideia de nação recém-formada ganhasse volume, o papel do Romantismo foi essencial. Se a Metrópole era um modelo tradicional (clássico) a ser superado, o Brasil era o novo, o moderno; em busca do próprio perfil, características românticas, como o nacionalismo ufanista, eram bem-vindas ao momento que o país atravessava. Tanto Dom Pedro I quanto os Regentes precisavam incentivar na população o sentimento de ser brasileiro – por esse motivo, o Romantismo encontrou no Brasil um cenário muito propício para o seu desenvolvimento.
* Lyndon Johnson B. de Souza

Luu~ 26/04/2010

muiito ruim :/

ok. assumo, eu pulei o primeiro capitulo, e agora, to me apaixonando por esse livro! qe raiva!
Mirella 07/04/2015minha estante
O mesmo ocorreu comigo, no início estava entediante a leitura, mais adiante começou a ficar interessante.

Mateus80 27/02/2019minha estante
Comigo foi o mesmo. Achei o primeiro capítulo entediante, mas do segundo em diante eu não consegui parar de ler, e esse nem é um dos livros do tipo que eu tô habituado.

rebeccavs 26/02/2020

Avassalador e belo, porém inesquecível
Os primeiros capítulos não trouxeram muito interesse em prosseguir a leitura, mas os próximos são inebriantes! O amor de Inocência e Cirino movido pela censura do pai frente ao casamento arranjado da protagonista.

Tomando como cenário o sertão do Mato Grosso, trazendo características regionalistas para o contexto desse clássico da literatura nacional enlaçado num romance maravilhoso e cheio de problemas cujas tentativas de acerto são belas.

Visconde de Taunay aborda em "Inocência" uma temática imprescindível para o conhecimento histórico, cultural e social do sertão brasileiro no século XIX - ressaltando a situação da mulher diante da obrigação matrimonial não consentida através das escolhas paternas, tendo como objetivo uma melhor situação financeira.

O final é avassalador e belo, porém inesquecível. Recomendo essa obra encantadora demais.

Ana Karla 20/06/2022

Depressão
Me encontro amargurada, Romeu e Julieta brasileiro. Sério muito bom msm quase favoritei só senti falta um pouco mais dos sentimentos de inocência e oq se passava na mente dela. Aquele final Jesus, chorei muito. Me surpreendeu muito e li mais rápido do que eu imagina. Adoro o Tico de gente e não o culpo, podia ser pior se ele não falasse nada e o manecão fosse atrás do Mayer que tava genuinamente feliz com sua descoberta. Recomendo muito!!!

aleticiacarolina 06/12/2021

amei tudo, menos o final
gostei muito dessa leitura e me envolvi muito com o personagem, mas confesso que o final não foi exatamente o que eu queria. é um clássico de fácil entendimento e com uma linguagem simples. recomendo muito.