Lord of the flies

Lord of the flies William Golding

Resenhas - Lord of the flies

Bia 18/11/2023

Acabei de terminar a leitura, tô eufórica ainda
Gente pelo amor de Deus eu AMEI o livro! A escrita do autor é muito envolvente e bonita. Eu li em inglês e se vocês tiverem a oportunidade recomendo que leiam também, foi uma leitura difícil, é um inglês bem britanico e um pouco antigo, mas foi uma experiência incrível! No início eu estava desmotivada por ter que pesquisar várias palavras (e bom não tinha nada acontecendo ainda na história), mas do meio pro final o negócio ficou tão bom que eu senti literalmente todas as emoções humanas possíveis. Agora quero ver um dos filmes! Ahh fica de recomendação também a série Yellowjackets, é a mesma ideia de um acidente de avião, mas são garotas e é num lugar bem frio (entre u.s.a e canada), tem sido uma das minhas série atuais favoritas!

Felipe Lapa 01/10/2023

Lord of the Flies
"O Senhor da Moscas", do escritor William Golding, traz a história de um grupo de garotos que foram isolados em uma ilha por causa de um acidente de avião, nesse caso, o avião que os transportava foi atingido por um ataque e caiu. Assim, os garotos tem como prioridade sobreviver na ilha e conseguir um possível resgate. Ao decorrer da história, Ralph assume a liderança do grupo que se formou e eles começam a se organizar, mas nem todos concordam com as decisões que são tomadas, então a convivência na ilha acaba se tornando uma imensa luta por poder.

O livro retrata a vertente da natureza humana caracterizada pela selvageria. A natureza selvagem é representada em maior parte pela tribo que originou-se da aversão à liderança de Ralph, sendo o seu principal objetivo a caça e o derramamento de sangue. A história é um excelente exemplo da crueldade e brutalidade humana, além de representar, em certos momentos, a loucura e a perda de sanidade mental, tudo sendo influenciado pela pressão de se manterem vivos na ilha. Além do mais, é possível ver os questionamentos sobre as fronteiras da inocência da juventude e a vida adulta.

Em questões de leitura e experiência, o livro possui uma escrita muito boa e fácil de acompanhar, além de apresentar uma história que prende o leitor do começo ao fim, já que os conflitos vão aumentando de forma gradual e se intensificando ao longo do tempo. É um ótimo livro para quem busca discussões sobre a natureza humana e uma aventura eletrizante.

Anne Balbueno 03/08/2023

Atenta
Comecei a leitura influenciada pelo meu personagem preferido em Lost e nem sabia sobre o que se tratava a história.

A premissa e o desenvolvimento achei genial! Todo o esquema de como a ilha e a convivência vão moldando os garotos é muito bem trabalhada.

Único ponto foi que o enredo me deixou entediada :(

JPHoppe 01/08/2023

The end of innoence, the darkness of man's heart
"Lord of the Flies" é uma dessas obras que passam a sensação de familiaridade. Seus personagens e temas centrais são objeto de estudo há muito tempo, desde as aulas de literatura de um jovem, até o experiente filósofo ou crítico. Eu mesmo já me peguei citando o livro para ilustrar algum exemplo, me referindo "as crianças de Golding" e conjecturando sobre o que o Senhor das Moscas titular diria. Achei que seria um desses livros que, por causa dessa carga externa, produziria poucas surpresas. Que a leitura seria apenas uma lenta progressão linear para chegar nos checkpoints conhecidos.

Estava enganado. E como.

Golding quis escrever algo após a leitura de outro livro, que descreve a vida idílica e social de um grupo de crianças que cai em uma ilha. Ele simplesmente não conseguia aceitar que a natureza humana, especialmente em mentes ainda em desenvolvimento como de uma criança, se comportaria dessa forma. "E se eu escrevesse algo sobre o que crianças fariam de verdade em uma situação assim?", ele perguntou a sua esposa. Uma referência a essa obra aparece nas páginas finais do livro, com o marinheiro falando da Ilha Coral.

Apenas senti falta de um desenvolvimento que chegou a ser escrito, mas foi cortado pelo editor: o misticismo envolvendo Simon e o titular Senhor das Moscas. Há apenas um breve "diálogo" entre eles, mas que deixa claro o tema espiritual que poderia ser abordado.

Um dos melhores livros que já li. Merece toda a tinta que foi gasta para discuti-lo, e mais.

Gabi1568 05/07/2023

Completamente apaixonada
Eu não esperava nada, juro. Mas esse livro me cativou tanto que eu li inteiro em uma tarde.

Os conflitos, o Ralph tentando ser maduro mas ao mesmo tempo ainda sendo uma criança, a complicada conexão entre ele e Jack, que beira o ódio e o amor, o fofo e inteligente Piggy, cujo nome verdadeiro eu gostaria de saber, a temática de liderança, as dificuldades, a força de vontade para manter a cabeça no lugar e manter a civilização.

Esse livro foi uma verdadeira viagem para mim. Eu me teletransportei para essa ilha, vivi tudo, senti tudo, me apeguei aos personagens, foi uma experiência incrível.

Eu amei e recomendo.

¡yasmine! 31/05/2023

Selvageria pesada
Li esse livro em classe na aula English 11A, que tem como o tema ?Literature of Survival.? Foi um pouco difícil de ler em inglês, mas a história compensou muito. Esse livro trabalha bem as ideias humanas, mas num contexto de crianças presas numa ilha, sem adultos, sem resgate ? nascemos bons, ou somos criaturas más por natureza? Até onde situações extremas nos levam?
>spoiler<
O livro em si é bem pesado. É até assustador ver como eles começaram civilizadamente, com regras e organização, e acabaram com mortes e tortura pesada? e eram apenas crianças.
O Simon é, de longe, meu personagem favorito. Eu me identifico muito com ele, e fiquei em luto pela morte dele. Na verdade, todas as mortes mexeram muito comigo. Os pequeninos tbm me deixaram muito agoniada, pq só queria abraçá-los e dizer que tudo ia ficar bem. Enfim. Livro bom e tocante. Me fez pensar bastante.

Gustavo.Martins 04/03/2023

Pig Lord
Me entreteu. O livro tem seus problemas, retrata a tal da "civilidade" contra a barbárie, e esse instinto primitivo que precisa ser domesticado. Típico de um autor branco, produto de uma Inglaterra imperialista e racista. Além disso, acho que li um pouco tarde, já não é mais pra mim.

Dito isso, ainda fiquei entretido, gostava de ler as crianças conversando; é uma confusão de vozes, comentários avulsos, choros e sorrisos. A ilha também é um elemento vivo e presente. Recomendo para quem ainda não saiu do EM.

Ainda em tempo, o autor odeia crianças gordinhas, coitado do Piggy.

lunaa.claraa 14/01/2023

Lord of the Flies
Lord of the Flies conta a jornada de meninos ingleses que após sofrerem uma queda de avião enquanto fugiam de uma guerra acabam em uma ilha deserta e enfrentam dificuldades para sobreviverem sem adultos.

Os garotos são influenciados pelo pensamento "o que adultos iriam fazer nesse caso?" e logo montam uma "assembleia" para discutirem sobre as melhores opções. Logo o grupo se diverge em dois e brigas sérias começam a acontecer.

O livro busca mostrar o mal da humanidade, como a ganância e o poder podem corromper mesmo pessoas "inocentes" como as crianças. Também retrata a esperança e a luta contra os medos durante a espera por um resgate.

Guga 26/12/2022

Clássico é Clássico!
A capacidade do ser humano de se render ao caos, a selvageria e aos seus instintos mais primitivos é narrada de forma impecável nesse clássico surpeeendente

Vic Camarotti 15/12/2022

Apesar de ter lido por obrigação, eu gostei muito e me surpreendi bastante com a história. Achei que seria um livro besta sobre um acidente de avião e várias crianças que ficam malocas mas é muito mais que isso. O livro trata de assuntos relacionados com a natureza humano e como tudo que é bom é relativo, fala da inocência e da facilidade com a qual ela pode simplesmente ir embora. A escrita é um pouco cansativa mas no geral o livro é ok.

Esther190 05/12/2022

Lord of the flies
Lord of the Flies conta a história de um grupo de crianças que sobreviveram um acidente de avião e agora eles têm que se cuidar na ilha onde caíram, até serem resgatados. Na ilha os garotos percebem que eles que vão ter que fazer fogo, conseguir comida, fazer abrigo... Nesse processo os meninos têm várias brigas e acabam descobrindo que tem uma fera na ilha. A fera gosta de fazer os meninos brigarem e por isso ele usa alguns deles como meio.
O autor fez uma alegoria onde o livro tem um significado simbólico e outro literal. Ele também conecta a narrativa Biblia com os personagens. O livro é bom e te faz pensar em várias coisas com algumas ações das crianças, apesar de tudo isso o final é péssimo, não foi bem desenvolvido, é chato. Mas em geral o livro é muito bom e pode te ajudar a aumentar o seu vocabulário em inglês.

gabifig 11/05/2022

lord of the flies
é um livro em que você começa achando que é aqueles livros em que a maior questão é sobrevivência e pegar comida, fazer abrigos etc. e de fato o livro começa assim. porem os meninos começam a ver uma besta que não existe e também entram em conflitos entre eles, pois ralph quer manter o fogo aceso caso passe um navio, e jack quer caçar.
Me surpreendi e fiquei horrorizado muitas vezes durante o livro.
Achei as descrições de ambiente exaustivas e muitas vezes só passei o olho.
estou agora ansioso para ver o filme e ver se ele é fiel ao livro