O Jardim Do Éden

O Jardim Do Éden Ernest Hemingway

Resenhas - O Jardim Do Éden

Gabriella 08/01/2024

Livro bem a frente da sua época, é brilhante. Gostei muito.
Catherine armou a barraca e nem sustentou o pau. Ô mulher doida kkkk. Livro muito bem escrito e bem trabalhado.

Paola 17/01/2023

nada nunca acontece
começou interessante mas logo fiquei entediada, nada nunca acontece até os ultimos 5 capitulos, e mesmo ai, nada muda. é um livro plano.

voandocomlivros 08/05/2022

"Na obra de Hemingway, quando não é uma figura altamente idealizada, a mulher aparece como um entrave à criatividade, uma influência negativa. Na história de seus quatro casamentos oficiais, o escritor costumava alternar períodos de intensa lua de mel com períodos de desgaste, em que procurava afastar-se da mulher, ora partindo em busca de outras mulheres, ora de aventuras (como a caça e a pesca), ou mergulhando dentro de si para a grande catarse literária."

Esse trecho de Roberto Muggiati reflete muito do conflito entre amor e trabalho que encontramos nesse livro.

Eu vejo "O Jardim do Éden" como uma releitura da história bíblica de Adão e Eva. No início temos David e Catherine em lua de mel, vivendo o momento perfeito em praias paradisíacas com boa comida e tudo regado a muita bebida. Em algum momento esse paraíso vai se desfazer, o leitor já sente isso de cara, e realmente não demora pra acontecer. O interessante é que a interferência não é externa, não temos a figura de uma "cobra" aqui nesse Éden, o próprio diabo está fundido na figura da Catherine. Depois que as mudanças sucedem, David começa a chamá-la "carinhosamente" de Diaba.

As transformações começam a acontecer quando Catherine resolve cortar o cabelo bem curtinho e chega para o David fazendo uma surpresa e falando: "ESTA É A SURPRESA. SOU UMA GAROTA. MAS AGORA SOU TAMBÉM UM MENINO E POSSO FAZER TUDO, TUDO E TUDO."

Eu gosto muito dessa iniciativa dela de se renovar, se impôr e se sentir livre. O comportamento do David diante das escolhas da esposa também me agrada no início. Além de trazer questionamentos importantes para o livro sobre a quebra das regras da sexualidade tradicional.

Insaciavél em sua busca, talvez, de se autodescobrir, Catherine continua mudando e levando David com ela nesse desfoque da sexualidade. Além do cabelo, ela batalha em ficar cada vez mais bronzeada. São pequenos detalhes que causam apenas realizações momentâneas. Apesar de ser uma mulher determinada, moderna para sua época, ela acaba se perdendo no meu conceito. Seus ciúmes e inveja para com as conquistas profissionais do David são tão gigantes que chegam a me intristecer.

Cansada de tudo, Catherine resolve "dar de presente" uma outra mulher para David. Marita é o oposto de Catherine, um exemplo de mulher tradicional que dá todo o suporte ao homem, conforta e está lá para tudo o que ele precisar. A confusão piora quando os dois, Catherine e David, se apaixonam pela mesma mulher. Pois é, o negócio fica tenso haha...

"FELICIDADE ENTRE PESSOAS INTELIGENTES É A COISA MAIS RARA DE SE VER."

"O Jardim do Éden" foi publicado postumamente em 1986, a partir do manuscrito inacabado do autor. Mesmo sem ter sido concluída, eu gosto do final da obra, não fico com a sensação de que precisaria ter mais páginas. Mas lendo um pouco sobre a vida do Hemingway, dá para perceber que tem muito dele nesse livro, e eu fiquei me perguntando se ele não teria feito mais modificações antes de publicar a obra redondinha.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/o-jardim-do-%C3%A9den-resenha

Guilherme 22/04/2022

Achei o livro bom, mas não sei especificamente o que gostei, quero dizer, a história não é muito empolgante, os personagens são tão complexos quanto simples, mas eu realmente gostei de ler este livro. Ainda estou conhecendo Ernest Hemingway, mas já decidi que gosto de sua escrita.

Julio.Argibay 23/07/2019

Será?
O Jardim do Éden é uma obra póstuma escrita pelo mestre Ernest Hemingway (O velho e o mar, Por quem os sinos dobram, Paris é uma festa e tem um filme ótimo - Papa Hemingway). A estória é sobre um casal bem jovem, em lua de mel, que visitam as praias da costa francesa e também da Espanha. Eles procuram sítios que se localizam longe de turistas e são mais tranquilos (qual o motivo?). Eles vivem numa relação um pouco fora do convencional para os padrões burgueses da época e incomum até nos dias de hoje(paro por aqui). Claro, há um mistério no ar, algo a ser descoberto aos poucos, sem pressa, com algumas insinuações, sutilezas, mostradas de forma subliminar. Eles querem ser diferentes das pessoas comuns, com as quais convivem e se relacionam. São rebeldes sem causa. Catherine, gosta de se bronzear, de nadar e tomar uns drinks, pois quer ficar mais provocante para ele, mais morena. Logo no início do romance eles se tratam como irmãos, algo estranho, eles se parecem (será que é aí que tá o mistério? Achei que sim). Não sei, mas que há algo no ar, isso tem. Dá para sentir, pelas provocações, pelo clima, pela cumplicidade. Em Le Grau du Rol, na costa francesa, um dos locais onde eles foram, o casal se hospedou um tempo e curtiram o mar e as bebidas (e foram muitas ? Martines, Xeres, Bollinger, Tom Collins, Perrier, dentre outras). Em meio as biritas, cafés, banhos, sol, areia de praia, nados refrescantes e brigas sem sentido, eles conhecem Marita. Uma jovem americana morena, bonita que compartilha com o casal a rotina de uma boa vida, boemia. Até quando essa relação durará? (isso eu já sei). Vamos falar de David, ele é um escritor e mesmo nesse período de férias ele conclui dois livros e tem algum reconhecimento, pelo menos pelo primeiro, tá vivendo dele. O segundo teve um fim inusitado, depois esse caso foi resolvido. Eles não param, vão para Madrid. Catherine é sua musa e compartilham de um segredo, algo que não posso dizer (vocês vão ter que correr atrás). Quem sabe? Será que essa terceira pessoa poderá abalar essa relação tão inusitada? Será que era essa a ideia do autor quando escrevia essa obra? (Achei lá no meio do livro algumas cenas bem repetitivas, não sei se foi proposital), pois era a rotina deles, a intimidade do casal. Bom, vou ficar por aqui. Boa leitura pro ôces. Somos todos Paraíba.

Carol Pimentel 22/02/2010

Sexo às avessas
Uma mulher tarada com fetiches... Ela quer virar o homem na cama e quer que seu parceiro vire a mulher. Nomes novos são designados para a brincadeira na cama.

Eu abandonei o livro depois desse desenrolar. Só porque o nome é jardim do Éden, não imaginei que encontraria Adão e Eva durante o momento de confecção de Caim.

Talvez se continuasse a ler mudaria de opinião. A desistência foi mais forte que eu.

Beijos no coração

FEbbem 10/12/2009

O JARDIM DO ÉDEN
ERNEST HEMINGWAY
Ficção - 322 PÁG.
ED. NOVA FRONTEIRA – 1986.
SESC
NOTA 03/07

Sabe aquela historia de que todo mundo merece uma segunda chance?
Então! Já dei duas chances para o Hemingway me convencer de que é mesmo o grande escritor que todos dizem e adivinhem?
Em três tentativas, ele levou a pior em duas. Ou eu levei.
Enfim, que me perdoem os seus fãs, mas antes que se atirem sobre mim com paus, pedras e foices a mãos, eu digo a vocês que ele ainda tem créditos em três futuros livros, que possivelmente eu os resenharei aqui.
Para não dizer que é uma opinião única e exclusivamente minha, eu ate procurei em sites do segmento, resenhas alheias algo sobre o livro, e o que encontrei? Absolutamente nada relevante. Tudo bem que minha busca foi superficial e nem um pouca digna CIA e/ou FBI, mas eu creio mesmo em outra tese.
Sobre “O Jardim do Éden” não há muito que dizer, talvez na época, em que mulheres de calças compridas e cabelos curtos, fosse algo mais absurdo do que chupar manga e tomar leite, poderia ate gerar um mal estar ou algo assim, digamos: polêmico; mais hoje isso é tão normal quanto milhões escondido dentro de cuecas.
Talvez seja um tanto quanto arriscado dizer que a obra se tornou obsoleta ou sem sentido, mais um romance a três como o que ocorre no livro, você pode presenciar nas noites de “deluxe” na danceteria do Garage Club.
David e Catherine, recém casados em lua de mel, viajam pelo litoral europeu. David é um escritor que acaba de ter sua primeira obra em evidência e Catherine uma personagem cheia de vida e de sobressaltos, que leva o leitor a odiá-la, hora por sua arrogância ora por sua carência, sua bissexualidade enrustida se aflora com o aparecimento de Marita, e assim surge um triangulo amoroso manipulado por Cat que muitas vezes sente ciúmes da própria escrita do marido.
É claro que tem mais, se não Hemingway não seria o que é! Não é mesmo?
O que se sabe é que em tempos remotos Hemingway e sua primeira esposa na companhia de uma amiga, passaram um belo verão na Costa Azul, conhecida por Riviera Francesa, um luxo europeu, também não é preciso salientar, que Hemingway e conhecido por escrever mais sobre sua vida do que da própria imaginação, o que nos leva ao velho ditado “para bom leitor meia páginas basta”.
Já me acostumei a viver com essa pulga atrás da orelha chamada Hemingway o que não me acostumo é o fato de não entender Hemingway.

BOA LEITURA.
Allysson Falcon 03/03/2016minha estante
Hemingway passou uma temporada na Riviera Francesa com a esposa Hadley, em 1926... Hadley levou uma amiga, Pauline... os biógrafos, amigos e familiares de Hem falam da possibilidade real do triângulo amoroso entre eles... Depois Hem se casou com Pauline...

Amo Hemingway, um dos meus escritores favoritos, tenho toda sua obra em casa... acho vital entender a sua época, sua vida pessoal, para entender melhor sua obra... penso eu...

A vida e a época de Hem, o século XX, as 2 guerras. os anos loucos, etc... tudo está na obra dele e é por si só fantástica... que grande vida ele teve...

Tente ler os 3 volumes de contos dele... você pode entender um pouco sua genialidade...

Saudações