A Onda Verde e o Presidente Negro

A Onda Verde e o Presidente Negro Monteiro Lobato

Resenhas - A Onda Verde

Bruh 11/01/2024

Gostei, só acho q deveria ser colocado como um livro de contos, pois foi essa impressão q tive. Recomendo pra quem, assim como eu gosta de história, ele desenha bemqa história do Brasil do século passado

Ednei.Freitas 10/09/2019

O Presidente Negro
Livro excelente, escrito na década de 20, esta obra tem um quê de romance, torcemos de fato pelo personagem, contudo, o que mais me impressionou na leitura, foram as profecias realizadas pelo autor, que inclusive já se concretizaram, bem como o tema do choque entre as raças e entre as espécies existente no livro.
Recomendadíssimo.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/04/2019

A onda verde' tem como assunto o café que, como uma onda verde, do Rio de Janeiro espalhou-se por todo o estado de São Paulo, mostrando-se necessário e decisivo para o progresso da economia do país. É neste cenário que Monteiro Lobato situa suas críticas contra a influência norte-americana e procura fazer considerações sobre a literatura, o dialeto caipira e a perturbação da natureza causada pelo homem.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978825048189

Gláucia 08/01/2017

A Onda Verde - Monteiro Lobato
Publicado em 1921, o livro reúne artigos publicados em jornais ao longo de 1920 onde o autor fala sobre os mais variados assuntos com sua escrita afiada.
O título que dá nome ao livro é o primeiro artigo da coletânea e fala sobre a expansão da cafeicultura, sendo o próprio termo a onda verde passou a ser usado em referência a essa cultura agrícola que serviu para enriquecer uma parte do Brasil.
Os primeiros artigos me pareceram muito datados e não conseguiram me interessar por se tratar de pessoas das quai nunca tinha ouvido falar. Mas o livro toma uma força muito grande a partir da metade onde o autor fala sobre assuntos extremamente atuais, alguns deles deveriam ser lidos ainda hoje com grande aproveitamento. Destacarei alguns.
1) O Grilo - fala sobre o processo de grilagem de terras, em que advogados astutos usam de meios ilegais para legalizar apropriações de terras.

2) Veteranos do Paraguai , O Pai da Guerra, Dramas de Crueldade e Uruguaiana - contém críticas às guerras, onde os interesses de poucos fazem sofrer sempre a parte mais frágil das nações. Também fala sobre crueldades praticadas por pessoas que se tornaram figuras iminentes na História, mostrando que para ele são apenas covardes sádicos sanguinários e cruéis. E ainda critica a cobertura jornalística dos eventos, sempre romatizando esses horrores como se fossem feitos heroicos. Num deles ele fala sobre a importância de pessoas como Euclides da Cunha, que retratou a coisa como ela realmente foi.

3) Condes - Meios que o governo achou de engrandecer milionários, distribuindo títulos a torto e a direita.

4) Dialeto Caipira e O Dicionário Brasileiro - aqui o autor defende o livre uso da língua, através da ideia de que o povo é seu verdadeiro dono e não os gramáticos lusitanos.

5) Os Livros Fundamentais - esse devia ser lido pelos planejadores pedagógicos. Fala sobre a forma como as escolas afastam os jovens estudantes da leitura indicando livros chatos e inacessíveis para a idade. E ainda indica um tipo de livro pra cada faixa etária como poderosos formadores de novos leitores. Para um garoto de 14 anos pex ele indica fortemente "Teresa Filófosa", livro erótico proibido na época. "Carlos magno e os Doze Pares da França", delicioso livro de aventuras. E para as mocinhas românticas, novelas rocambolescas bem ao gosto da época. Super atual.

Tito 06/07/2010

O personalíssimo ponto de vista do criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo sobre os mais variados temas, de agronomia à guerra, passando por cinema, linguística e política. Um livro mordaz, que segue atual em vários aspectos.