Na natureza selvagem

Na natureza selvagem Jon Krakauer

Resenhas - Na Natureza Selvagem

Dani 12/04/2024

No começo foi difícil de ler, pois sou apaixonada pelo filme e a maneira como a historia é contada, mas no fim me vi tão mergulhada na vida de todos os personagens envolvidos que me senti também assistindo um documentário da minha história favorita. Triste pensar em como seria possível a sobrevivência do Chris, que passou tão perto de escapar. Triste também não saber como teria sido seu regresso com todos os novos sentimentos que a estrada lhe aflorou. Mesmo sabendo do fim torci fervorosamente por um destino diferente. Estou do lado das pessoas que o admiram, não concordando com tudo, mas admirando seu desapego e coragem de viver por um propósito.

Fernanda2407 05/04/2024

Não consegui ainda decidir o que sinto sobre Chris Mccandless. Não sei se o acho tolo pelo fim que teve, não sei se me irrito com tanto idealismo ou apenas concordo que ele fez o que achava melhor para ele.

Alle_Marques 31/03/2024

"o vento, a neve e a morte".
...
[...] Porém, o mato é um lugar que não perdoa, que não dá a mínima para a esperança ou o desejo. [...]
...
Não chega a ser tão bom quanto o filme, claro, mas é uma comparação injusta, ambas as obras tem objetivos diferentes, enquanto o filme prefere focar em contar a história de forma emocionante e reflexiva, além de dar um show na parte das atuações, fotografia e, principalmente, trilha sonora, o livro prefere se manter na parte mais investigativa e tenta trazer luz sobre os fatos, não só sobre o Chris e o que levou a fazer o que fez, mas também no que leva qualquer pessoa, qualquer jovem, a agir de forma semelhante, por isso o ideal não deve ser tomar um lado e definir favoritos – livro ou filme –, mas usar uma obra como complemento para a outra, pois é isso que elas são.

Krakauer faz um trabalho investigativo bem competente, principalmente quando apresenta suas conclusões finais sobre os últimos dias do McCandless, não dá pra negar que ele realmente se empenhou e entregou tudo de si, ele toma um partido, claro, é impossível negar que ele está "do lado" do Chris nessa história, ele acredita e defende o "jovem indignado com a sociedade e em busca do sentido da vida que se isola do meio do nada atrás de respostas", mas ao menos ele tem a decência de explorar o outro lado também, o lado do "jovem burro que se acha imortal e por isso pode agir com imprudência porque acha que coisas ruins só acontecem com os outros", seu trabalho como jornalista é apresentar os dois lados e isso ele faz, agora cabe a nós leitores abraçar aquilo que cada um acredita: Christopher McCandless, estupido ou corajoso? Aventureiro ou burro? Morto por sua própria arrogância ou por azar, fatalidade? História emocionante ou romantizada? E afinal, enquanto tantos outros morreram em circunstâncias parecidas, porque Chris seria tão diferente?! "Especial" o suficiente ao ponto de ganhar tanto reconhecimento, um livro e um filme?!
8° Livro de 2024, 10ª Resenha de 2024
Desafio Skoob 2024

Carlos 29/03/2024

"A felicidade só é real,quando é compartilhada".
Gostei do livro. Assisti o filme antes de comprar o livro,o livro tem mais detalhes e tudo mais,mas na minha opinião, a leitura se tornou massante à partir de certo ponto. Gostei de saber da história do Cris Mcandless e ele teve coragem,seguiu seus ideais era muito inteligente e habilidoso,visto que sobreviveu 119 dias na selva,um leitor foraz de Tostoi,London e vários outros autores. Tive grande identificação com o Cris,quem nunca depois de uma briga,ou situação ruim,sendo jovem não quis buscar sua mochila e andar sem rumo? Muito triste o fim que teve. Mas,a verdade que nós seres humanos,não somos uma ilha,e realmente dependemos uns dos outros de diferentes formas e relações de cada dia. Confesso que fiquei com pena dos pais deles,mas quando se é jovem,a obstinação em nossos ideais e possível afastamento familiar é eminente,queremos caminhar com nossos pés. Tenho 17 anos,mas amo mt a familia com que moro,mas entendo os motivos do Cris.

Compre esse livro usado ou na promoção!! Na minha opinião mais de 40 reais não vale a pena!!!

Heidy Lima 24/03/2024

Leitura reflexiva e um pouco triste.
Tolo ou aventureiro, ele teve coragem de simplesmente ir. Sem se importar com opiniões alheias, ou com exigências da sociedade.
Dói ler alguns trechos, como suas escolhas erradas, e a forma triste em que terminou sua vida.
Ele só queria se aventurar na natureza selvagem do Alaska, viver da terra, e provar que a felicidade não estava naquela vida de "filho de família rica" onde ele vivia.

Nesse livro você vai ver: Nomadismo e minimalismo, problemas familiares, liberdade, e muitas coisas pra refletir.

?"Decidi que vou levar esta vida por algum tempo. A liberdade e a beleza simples dela são boas demais pra deixar passar".

BArbara.Camarini 11/03/2024

Extremamente visual e bem narrado
Gostei! Ele detalha bastante a história do Cris, tracando paralelos com outros casos parecidos. So achei que as vezes ele enrola demais pra avançar pro próximo tema.

Natalie39 10/03/2024

Alasca selvagem
Mais um da serie de: adorei o filme e preciso ler o livro. O que dou graças que fiz, considerando que o livro começa com o autor nos contando que Chris está caminhando para sua morte.
?Na natureza selvagem?, apesar de focar mais em Chris McCandless, eu diria que é um livro muito mais sobre o que significa esse espírito aventureiro de abandonar os padrões e normas atuais e viver sem amarras do que uma biografia em si. Me senti muito acolhida pelo autor no sentido de que mais do qualquer coisa, esse espírito é uma busca pelo autoconhecimento de pessoas que não encontram em relações cotidianas o verdadeiro sentido da vida.
Apesar de tudo, e ser uma história um tanto triste, não é anticlimático, no final de tudo a morte é a única certeza e saber que você alcançou e se curou no processo de chegar lá, traz uma enorme sensação de paz. Não que eu já tenha morrido, mas imagino que foi assim que Chris se sentiu.

Vitor922 02/03/2024

Foi atrás do livro depois do filme, acaba que a experiência não é tão, boa pelo menos o que senti vendo o filme primeiro que eu amo inclusive, mas também é bom pra ver um pouco mas detalhadamente as influências do Chris, como jovem idealista bobo que sou, fiquei nessa vibe de viva e aproveite a vida enfim, como diria o Alex ou melhor o Chris, a felicidade só real quando compartilhada.

Leticia2513 19/02/2024

UMA LEITURA APAIXONANTE
Refletindo sobre esta leitura, percebo como há várias perspectivas para um mesmo acontecimento: aqueles que te rotulam como fraco e incompetente, e aqueles que te admiram pela coragem demonstrada. No final, cada história tem múltiplas versões.

Suzana 18/02/2024

"McCandless esquecia convenientemente que o próprio London passara apenas um inverno no Norte e que se suicidara em sua fazenda da Califórnia aos quarenta anos, bêbado delirante, obeso e patético, levando uma vida sedentária que pouco tinha a ver com os ideais que defendia no papel."

Daniel1804 15/02/2024

Reflexivo
Chega a manhã em que sinto que nada mais precisa ser ocultado, ir embora parece surreal, mas meu coração nunca ficará longe daqui. Tão claro quanto respirar, quanto estar triste. Trago na carne o que aprendi, vou embora acreditando mais do que antes. E existe um motivo, um motivo para voltar. Enquanto cruzo o hemisfério tenho vontade de ir e desaparecer. Eu me machuquei, eu me curei, agora me preparo para pousar, já estou pronto para pousar.

Gustavo616 13/02/2024

Na Natureza Selvagem - Jon Krakauer
Sem perguntas e respostas, um grande evento ou propostas. É apenas um lugar confortável que posso voltar e não é cansativo. Contraditório, pois, essas memórias se alimentam de coisas para dizer e venho aqui para um recorte que nunca me disse muita coisa.

Chris McCandless, esse não era qualquer jovem, tinha algo diferente nele, e não era suas ótimas notas em seu boletim exemplar, até porque um pedaço de papel repleto de números considerados altos, uma assinatura bonita e um carimbo com tinta fresca escrito aprovado não diz muita coisa. Mas pra ele dizia, dizia que algo estava muito errado em tudo aquilo, naquela formatura, aquela família, naquelas pessoas... É aí que tudo começa, o único motivo de conhecermos essa história foi exatamente o que ele fez a partir daí, e não, essa não é uma história de um jovem que se destacava dos outros e depois de se formar dedicou toda a sua vida a importantes estudos, e que hoje as crianças aprendem sobre ele na escola. Essa é a história de um jovem que pegou tudo isso e jogou fora.

Ane 05/02/2024

Esperava mais
Tinha expectivas grandes quando a descrição dessa aventura sabática, e creio que se o Chris tivesse sobrevivido para descrever por si só, talvez a história trouxesse mais detalhes de suas vivências ao longo da jornada.
Embora também, como foi descrito diversas vezes que ele tinha alguns ideais baseados em outras obras literárias fictícias, e as seguia como mantra. Obras essas, que o deixaram aparentemente um pouco aficionado com certos parâmetros sociais que "deveriam" ser seguidos.
E ainda, não concordo com sua visão de sociedade a margem das leis e das regras.
Então talvez eu simplesmente não tenha afinidade com os ideais de Chris e do autor, e por isso não gostei tanto assim do livro.

Fabiele1 28/01/2024

"A felicidade só é verdadeira quando compartilhada"
Quando o livro se detém aos relatos das pessoas que conviveram com McCandless e a história da vida de andarilho e aventureiro, a história é muito interessante e inspiradora.
Meu problema com a leitura foi histórias de outros aventureiros que não são interessantes, e quando se prende muito nas questões científicas e técnicas de plantas... Parece que é uma encheção de linguiça.