Antes de dormir

Antes de dormir S.J. Watson

Resenhas - Antes de Dormir

Sr_Tigeer 01/05/2013

Agoniante, tenso, instigante...
Fala ai galera :) voltando pra comentar um pouco com vocês sobre a minha experiência na leitura do livro "Antes de Dormir"

Numa sinopse que pode ser entendida de forma rápida, o livro conta a história de Christine uma mulher entre os seus 45/50 anos, que todos os dias, ao acordar, não tem a mínima ideia de onde está, o que aconteceu ou quem é o cara dormindo nu ao seu lado.

Ao lermos a premissa do livro desconfiamos de que ele possa ser ou se tornar mais um "clichê" desses muitos que vemos por ai, porém em "Antes de Dormir" o autor estreante S.J. Watson amarra a vida de Christine numa teia inteligente de mistérios, mentiras, histórias mal contadas e uma dose cavalar de suspense psicológico, quem está falando a verdade? O que de fato aconteceu para ela se tornar amnésica? Ela deve confiar em Ben? São com esses ingredientes que a história se desenvolve de forma rápida, tornando a leitura alucinante, angustiante, e muito prazerosa.

Eu gostaria de explorar mais a historia aqui na minha resenha, mas parte da dinâmica do livro é justamente descobrirmos e juntarmos esses fragmentos junto com Christine, e tentarmos desvendar o que de fato acontece ali. O autor com sua maneira eletrizante de escrever, nos brinda com um livro forte e instigante, e me fez recordar em muitos momentos os títulos fantásticos da Agatha Christie que sempre nos convidam a lógica do tudo pode acontecer.

Espero que se divirtam com cada página do livro assim como eu me diverti.

Deixem suas opiniões ai nos comentários, criticas construtivas e opiniões são muito bem vindas. Um abraço a todos e até a proxima.

Ivison.Albuquerque 01/05/2013minha estante
Existem resenhas e sinopses que levam o leitor ao princípio, meio e fim de um determinado livro, o que alimenta o desinteresse pela leitura completa e torna o desfecho da história muito previsível. Com essa resenha de Antes de Dormir, é o contrário. Fiquei curioso pra desvendar cada charada que os capítulos podem levar, e nem imaginando qual será o fim que o autor deu para Christine; se é que ela terá um fim. Bom ou ruim? Só lendo...
Surpreender: é a palavra que descreve a resenha e o fim desse livro, sem dúvidas.

Fran Castro 01/05/2013minha estante
Nossa, ta ae uma resenha de um livro que faz com que a gente queira MUITO ler o livro, você conseguiu passar a "maneira eletrizante" que o autor S.J. Watson fez em seu livro, porém deixando aquele gostinho de continuar a ler (e também ler o livro)... Parabéns amigo, você com certeza sabe deixar sua impressão do livro e nos leva a querer ler também cada obra lida por você. Novamente, você conseguiu cumprir o objetivo de uma resenha!!! #Show

Kelly 03/07/2013minha estante
Nossa já to ate procurando o livro pra comprar, Ótima resenha .

Line 19/07/2013minha estante
Sua resenha ficou ótima, sem dúvida este foi o melhor livro que li. Acabei há pouco mais de um mês e já estou com vontade de ler novamente. =D

Vania 27/05/2014minha estante
acabei a leitura agorinha mesmo, amei cada palavra, o livro é realmente muito bom e vamos torcendo para que dê tudo certo conforme a história vai se desenvolvendo, sua resenha ficou realmente muito boa, na dose certa, com o mistério que o próprio livro requer, parabéns

gustavo.galvao.142 19/01/2015minha estante
Bem mais ou menos. Livro só pega no tranco no último capítulo, cansa a quantidade de vezes que a protagonista disse que a cabeça dela estava girando/rodando...kkkk. Enfim, o livro se baseou numa premissa de que ela ñ deveria confiar no marido, fato esse exposto logo no primeiro capítulo com intuito de prender o leitor, mas depois, sem maiores explicações essa premissa é esquecida e só retomada no fim do livro. Gostei da escrita àgil e direta da autora, mas isso ñ foi suficiente para receber um conceito melhor da minha parte. nota 6.

Mah 20/05/2015minha estante
Gostei muito do livro, mas o filme deixou a desejar. Sei que não devemos esperar muito dos filmes baseados em livros, mas chegar ao ponto de mudar detalhes que no livro são relevantes pra mim foi o cumulo.

Eugene.Silva 21/10/2021minha estante
Só por causa dessa resenha eu vou ler aff

Surfis 29/03/2022minha estante
Esse livro é sensacional

Cristiane174 12/08/2023minha estante
Adorei. Daria um excelente filme

vit 21/01/2023

Estou fazendo a resenha agora, mas já tinha lido.
O livro Antes de Dormir, escrito por S.J. Watson, é uma história intensa e intrigante que prende o leitor desde a primeira página. A narrativa é contada em primeira pessoa por Christine, uma mulher que sofre de amnésia hipocampal - uma condição rara que faz com que ela esqueça tudo o que aconteceu desde o momento em que adormece até o momento em que acorda.

A história começa quando Christine acorda em um quarto desconhecido e não tem ideia de como chegou lá. Ela logo descobre que está casada com um homem chamado Ben, mas não tem nenhuma lembrança dele ou do casamento. A partir daí, a história se desenrola com Christine tentando desesperadamente descobrir sua verdadeira identidade e o que aconteceu com sua memória.

O livro é repleto de reviravoltas e surpresas que mantém o leitor aderido à trama. Watson é habilidoso em criar um clima de tensão e mistério, fazendo com que o leitor se sinta tão confuso quanto Christine. A escrita do autor é incrivelmente eficaz em transmitir as emoções e sensações de Christine, fazendo com que o leitor se sinta completamente imerso na história.

A personagem principal, Christine, é incrivelmente bem desenvolvida e complexa. Ela é ao mesmo tempo vulnerável e forte, e sua jornada para descobrir sua verdadeira identidade é desesperadamente emocionante. Os personagens secundários também são bem desenvolvidos e contribuem para a construção da trama.

O livro também aborda questões importantes, como a importância da memória e do passado, e como as coisas que não lembramos podem afetar nossas vidas de maneiras surpreendentes. Ele também explora as questões de confiança e traição, e como as mentiras podem ter consequências devastadoras.

Em resumo, Antes de Dormir é um livro incrivelmente intrigante e emocionante que prende o leitor desde a primeira página. A escrita de Watson é deslumbrante e a história é repleta de reviravoltas e surpresas. A personagem principal é incrivelmente bem desenvolvida e a trama aborda questões importantes de forma significativa. Definitivamente recomendo esse livro para todos os amantes de thrillers psicológicos.
Rebeca427 22/01/2023minha estante
Quero muito ler esse livro

vit 22/01/2023minha estante
Pois não passe vontade! O final na minha concepção, não foi dos melhores pq não tô acostumada com o final que teve? mas o livro em si, é muito bom mesmo. Me prendeu do começo até o final.

Nati Morgan 13/08/2020

O livro é muito bom, mas tenho a sensação de que poderia ter sido melhor. Também não lembro se vi ou não o filme, porque tenho quase certeza que me lembro do final desse livro, apesar de não ter lembrado do enredo todo.
O suspense te prende até o final, você não sabe em quem confiar, quem diz a verdade ou não e até mesmo a personagem principal não é uma personagem confiável, coitada. Eu não quis largar o livro justamente porque queria entender o que tinha acontecido com protagonista e o porque ela sempre esquecia as suas próprias lembranças; e eu gostei do que o autor me deu, mas como tive essa vaga sensação que sabia aquele final, não consegui dar cinco estrelas pra este livro.

Raiane.Priscila 24/01/2024

Aaaaaah
Eu devorei esse livro. Li como uma louca. Me prendeu tanto que li em menos de 24 horas. Por que esse fim? Não creio que fui enganada. ??
Jenni 24/01/2024minha estante
Esse livro deixa você doida kkkkkkk

matheusfellpps 13/02/2024

ANTES EU TIVESSE DORMIDO ??
Que livro C H A T O. Apesar de uma premissa muito boa e muito interessante, ele é muito mal desenvolvido. O autor tinha ouro nas mãos mas não soube aproveitar. Todo o cotidiano da Christine é um porre de se acompanhar, fica literalmente todos os dias naquela mesmice horrenda.

Teve um plot que apesar de não ter passado pela minha cabeça, não gostei muito (e é bem óbvio se parar pra pensar, eu que fui burro?). Enfim, é isso. Bem ruinzin.
brenda_95 13/02/2024minha estante
Antes eu tivesse dormido kkkk ficou muito bom o trocadilho.

Andrezza.grafin 13/02/2024minha estante
Antes eu tivesse dormido foi ótimo KKKKKKKK

Luucy 13/02/2024minha estante
Kkkkkkkkkkkk

peachyworm 13/02/2024minha estante
antes eu tivesse dormidoKKKKKKKKK

Mlac 04/12/2022

Agoniante
Adorei demais a leitura, desde o começo te prende e te deixa imerso na história, vc consegue sentir a tensão e a agonia da personagem, e vai descobrindo aos poucos o que realmente aconteceu junto com ela, mais na metade do livro eu já tinha sacado o plot, mas mesmo assim não estragou a experiência da leitura, só o final que me desanimou um pouco, não sou fã de finais abertos e isso me irritou um pouco, mas msm assim eu adorei. Vale super a pena!
Cianthe 04/12/2022minha estante
Final aberto sem uma continuação deveria ser considerado crime

Mlac 04/12/2022minha estante
Sim, fica aquele gostinho de que tá incompleto. Acho horrível kkk

Nany 05/12/2022minha estante
Quando eu ia me interessando vc falou de final aberto. Rsrrsrsrsrrsrs fiquei triste. Também não gosto

Mlac 05/12/2022minha estante
Kkkkkk, da uma raiva né? Tbm não sei se teria começado a leitura se soubesse q tinha final aberto, mas msm assim eu gostei bastante do livro!

Bel 08/06/2023

Perfeito pra se pegar no sono
Antes de dormir possui uma premissa espetacular,na primeira parte a trama é interessante e bem bolada,mas quando chegar na segunda parte a história torna-se extremamente arrastada e previsível:eu pensei inumeras vezes em abandonar esse livro:a protagonista não possui carisma e em algumas partes sua burrice incomoda,não por sua atual condição:mas por atitudes sem nexo que me fizeram questionar se a unica problematica dela era sua condição neurologica.
O final do livro ao menos possui uma reviravolta legal e um final que tenta arrancar uma lagrima do leitor mas só consegue causar alivio pelo simples fato de que é a ultima pagina,resumidamente:se você conseguir passar pela segunda parte e não ter dormido provavelmente vai gostar minimamente do livro.

Camila1856 24/12/2022

Livro e filme super legais
Christine acorda todos os dias achando que ainda é uma jovem de 20 anos ou as vezes uma criança. Todos os dias ao dormir suas memórias são perdidas. E ao acordar seu marido Ben precisa lhe contar tudo sobre os últimos anos. Mas nada é como parece.

Um belo thriller psicológico/doméstico. Logo em seguida assisti o filme e foi super legal ver tudo ganhando vida, além de Christine ser interpretada pela perfeita da Nicole Kidman.
s4 24/12/2022minha estante
nem sabia da existência desse filme ?

dps vou procurar

Camila1856 24/12/2022minha estante
O filme é bemmm legal vale a penaaaa me conta depois

Camila1856 24/12/2022minha estante
Tá na Prime vídeo

s4 24/12/2022minha estante
ok, quando assistir eu te falo o q achei ?

s4 24/12/2022minha estante
obg por falar onde tem ?

s4 25/12/2022minha estante
acabei de assistir o filme e ameiiiii, mt bom!! ?

Camila1856 25/12/2022minha estante
Ahhh que bommm que gostouuu! Eu fico com uma raiva do abandono da família afe

Camila1856 25/12/2022minha estante
Me passa seu insta sill

s4 25/12/2022minha estante
cami, meu insta tá desativado ?. como estou estudando pra vestibular as redes sociais me atrapalham muito daí eu decidi não ter e focar só nos estudos. desculpas ???

s4 29/12/2022minha estante
camila, como parece que vc gosta mt de filmes vou te indicar um app

s4 29/12/2022minha estante
letterboxd, não sei se vc conhece

s4 29/12/2022minha estante
nele dá pra logar os filmes vistos, fazer resenha, salvar os filmes que pretende ver e etc

Camila1856 01/01/2023minha estante
Ahhh que legal vou procurar aquiii

Andressa1296 05/02/2024

Nossa que livro
Que leitura maravilhosa, super fluida, a história nossa é muito boa me envolveu do início ao fim e fazia tempo que eu não lia um livro de suspense sem descobrir o final antes, esse me surpreendeu muito... Não vejo muitas pessoas falando dele então só leiam, e agora quero muito ver o filme pra ver se é tão bom quanto.
?????

CPF1964 07/02/2024minha estante
Ainda não li. Muito Obrigado pela dica.

Andressa1296 07/02/2024minha estante
Coloca na lista porq vale muito a pena... essa semana quero ver o filme

CPF1964 07/02/2024minha estante
Legal para você fazer o comparativo.

Psychobooks 23/03/2012

Classificado como 4,5 Estrelas no Psychobooks
A premissa do livro não é inovadora, uma mulher que perde a memória e quer reconstruir sua vida, mas S.J. Watson não apresenta um desenvolvimento clichê.

Christine sofre um grave acidente, todas as manhãs ela acorda sem saber onde está. Tem dias que ainda pensa ser uma criança, em outros pensa ter seus vinte anos e não sabe o que faz na cama com um homem de mais idade, quando na verdade ela tem 49 anos e é casada há muito tempo com Ben. Chris depende das fotos espalhadas pelo espelho do banheiro para saber onde se encontra e quem é o homem em sua cama. Ben tem que recontar sua história todos os dias, pois ao dormir, ela não retém as informações e ao acordar já não se lembra de mais nada. Chris sofre de dois tipos de amnésia, uma que impede que novas informações sejam armazenadas combinada com a perda de memórias de antes do acidente.

Imagine você, acordar todos os dias e ter que confiar em um homem do qual você não se lembra...

Logo no início do livro, Christine descobre que está fazendo um tratamento com o Dr. Nash sem que seu marido saiba. Encorajada por seu médico, todos os dias nas últimas semanas, ela escreve suas vagas lembranças, sensações e descobertas do dia em um diário, que fica escondido. Diariamente seu médico liga pela manhã, lembrando-a de ler o que escreveu em seu caderno. Assim, ela descobre que Ben nem sempre é sincero com ela, esconde algumas informações, mente sobre alguns assuntos, mas deve ser para que ela não sofra diariamente, deve ser.....

Antes de dormir é o romance de estréia de S. J. Watson, resultado de um curso da Faber Academy - Como escrever um Romance -, ele usa um enredo comum com personagens bem desenvolvidos, estrutura envolvente e um final arrebatador. A trama não deixa pontos soltos, todos os pequenos fatos tem correlação e papel importante na vida da personagem principal.

Continue lendo: http://www.psychobooks.com.br/2012/03/resenha-antes-de-dormir.html
Dianak 02/06/2012minha estante
Excelente livro estou adorando ler ele.

Raffa 30/12/2012minha estante
Ainda nao li ,mas anseio muito por esse livro,me chamou muito a atenção

Aline Michele 25/09/2023

Como se fosse a primeira vez
Que livro bom!

Antes de Dormir foi um livro que eu encontrei por acaso no Kindle e a história me surpreendeu de uma forma muito positiva.

A escrita da S. J. Watson é gostosa e mesmo sendo um livro mais narrado e sem tantos diálogos ele me prendeu desde o primeiro parágrafo. E quando um livro me prende no primeiro parágrafo normalmente eu acabo gostando muito e indicando sempre que posso.

A história da Christine é um Como Se Fosse a Primeira Vez sem as partes fofinhas. É uma história crua onde o fato de não ter memória é realmente traumático.

Não é só sobre o fato de não se lembrar do dia anterior, é não saber em quem se pode confiar, é sobre acordar ao lado de uma pessoa e ter que acreditar que o que ele conta é verdade, é acreditar que o médico também está falando a verdade, é sobre ter que confiar nos outros quando não se confia em si mesmo.

Como eu li a Paciente Silenciosa eu suspeitei de todo mundo neste livro, porque claramente existia muito mais por trás da perda da memória dela do que só um acidente.
Muitas perguntas surgiram e mesmo eu tendo acertado em quem ela não poderia confiar eu não acertei o motivo.

É um livro bem intrigante e que vale cada palavra lida.

Não vou comentar muito para não dar nenhum spoiler, isso estragaria o final.

Recomendo.

bruno 14/01/2023

se "como se fosse a primeira vez" fosse um thriller
antes de dormir conta a história da Chris que após sofrer um acidente perdeu a memória e a capacidade de reter memórias de curto prazo, portanto toda vez que acorda ela não lembra do dia anterior e da sua vida ate um certo período de tempo. certo dia depois de receber uma ligação de seu médico e obter instruções para encontrar um diário que estava mantendo é surpreendia com a frase grafada com sua caligrafia "não confie no Nick", que é o seu marido e até então a pessoa que ela achou que deveria confiar.

o livro foi uma grande surpresa pra mim, a premissa super instigante e ao mesmo tempo um pouco batida, gostei bastante de como a atmosfera de suspense foi construída, a forma na qual o autor consegue retratar a confusão e questionamentos da Chris é muito crível e também a forma que ele colocou personalidades tão distintas pra Chris antes e depois do acidente.

a um certo ponto do livro a história já estava começando a ficar repetitiva, pois sempre era a mesma coisa, ela acordando lendo os mesmos fatos que já sabíamos e fazendo alguma descoberta, porém não acho que isso tenha atrapalhado o meu ritmo de leitura, só deixava chato mesmo. um ponto que não gostei foi que tava achando a história muito conveniente, sempre me perguntava como o marido dela não desconfiava de nada.

indo ao contrário de tudo que eu esperava a terceira parte é extremamente frenética, li ela surtando, não diria que o plot principal é muito previsível, mas sim que ele é batido, já havia assistido filmes com esse mesmo plot, porém os plots ao decorrer do livro fizeram valer a pena. acredito que o autor poderia ter desenvolvido melhor o final, poderia ser reduzido partes desse processo dela de ficar recapitulando os dias por páginas e páginas e teria ficado bem melhor.

após terminar o livro fui assistir a adaptação, e não poderia ter ficado mais decepcionado, achei o filme muito ruim, eles mudaram várias coisas primordiais pra narrativa e que me fizeram gostar do livro, não me senti investido no filme, achei que tudo acontecia muito rápido e o fato de terem mudado um plot me fez detestar o filme.

JMariaChamomile 29/06/2022

Antes de Dormir
Em "Antes de Dormir" nos é apresentado a vida de Christine, uma mulher com amnésia que todos os dias acorda sem saber quem é e nem onde está. Casada com Ben há muitos anos, ela não se lembra dele, nem de que tiveram um filho. Entretendo durante a histórias temos altos e baixos onde simplesmente não sabemos mais em quem confiar.

"Ben realmente é confiável?" Me fiz está pergunta durante toda a leitura, já que no início o diário de Cristine dizia: "não confie em Ben". Claro eu já tinha consciência do plot final, em que Ben na verdade era o amente obsessivo de Chris, uma reviravolta emocionante, mesmo eu já sabendo do caso. Entretanto a autora soube escrever com maestria, fazendo com eu sentisse em todos os momentos a agonia de estar no mesmo barco que Christine: Sem saber de nada.

A forma com que S. J. Watson soube empregar as palavras trouxe ao leitor uma história fluida, onde em questão de segundos vemos tudo ir de 8 à 80 sem mesmo piscarmos. Devorei cada página, e me deliciei no que foi uma experiência agoniante, porém satisfatória.

Algo que me deixou cheia de regozijo ainda, foi o fato de Mike ? o verdadeiro nome do amante ? ter se dado mal ao final. Fiquei cheia de raiva e ódio ao velo agredir Chris, sendo que ele era só isso mesmo: um homem obcecado por uma mulher que não mais poderia ter, levou-a para um cativeiro, local onde a manipulou pelo simples fato de ser isso o que ele queria. Um homem tóxico, que abusou da mente de uma vulnerável ? querendo ou não em parte Chris se adequa a esse grupo ? para obter benefícios próprios, que julgava ser amor.

O Final em aberto que nos foi deixado, sem sabermos o que haveria de acontecer com Chris no dia seguinte, é extremamente desesperador, pois terminamos o livro com a mesma questão com que o começamos: Christine vai algum dia voltar a ter suas memórias para sempre?

emy 01/05/2023

Que livroooo!!
Me deixou muito agoniada e desesperada pra saber o final, sério.
Eu adorei muito o plot e depois que é revelado notei várias pistas que o autor (ou autora???? não sei?) deixou ao longo da história. A experiência de leitura foi muito boa, só achei o final em si meio corrido e talvez mirabolante demais???? não sei explicar, mas acho que podia ter sido mais desenvolvido, foi meio abrupto na minha opinião.
Enfimmm, gostei mt mesmo e tive vários surtos.