Antes de dormir S.J. Watson

Resenhas - Antes de Dormir

Silvia124 20/04/2021

Estou chocada com o desenrolar dessa história!! Gostei muito do enredo, esse é o tipo de livro que prende do começo ao fim e que o leitor não consegue parar quando inicia.
Nele encontramos a história da Christine, que após um trauma perdeu sua memória e todos os dias ao acordar não consegue saber quem ela é e quem é o homem na cama com ela. Quando o Dr Nash a procura para tentar encontrar uma solução para amnésia de Chris, começamos a ter um desenrolar na história através de um diário em que ela anota tudo que viveu ao longo de um dia; através disso que a personagem começa encontrar mentiras no que escuta do marido -Ben.
O desenrolar da livo nós trás respostas de como aconteceu o acidente, o que realmente causou essa perda de memória e ao final o leitor está surpreso e chocada com todas as reviravoltas.
Fernando 20/04/2021minha estante
Top

Honeymoon 30/01/2023

"O que somos se não o acúmulo de nossas próprias memórias?"
que livro incrível! Eu comecei ele imaginando o plot, mas, em nenhum momento, a narrativa dele me decepcionou. É um livro que vai lhe instigando, lhe angustiando, quando você acha que a história está completamente redondinha, vem uma avalanche de informações. em nenhum momento é cansativo, apesar de parecer que ler uma pessoa com amnésia seja clichê. A leitura foi fácil, eu queria acabar com o livro em 1 único dia, eu queria saber o final... é super valeu a pena! Entrará nos meus favoritos.
camsszy 30/01/2023minha estante
OMG quero ler

GotikaOMG 30/01/2023minha estante
eitaaaa amei

bru 29/05/2021

Real ou inventado?
Mentiras, traições, dúvidas, real, imaginário ou apenas uma ilusão?
Se a intenção de Watson foi chegar com o pé na porta para trazer um misto de emoções, parabéns, acertou em cheio.

Descobri esse livro há alguns anos atrás e nosso primeiro contato não foi tão satisfatório, porém, nosso reencontro foi totalmente surpreendente.

Uma das coisas que mais amo em um livro é quando há um diário, então, fui completamente feliz no decorrer da leitura.

É um livro que te faz mergulhar nas sensações e percepções da Christine.

O plot twist é bem interessante e a única coisa que me deixou a desejar foi o desenrolar do final, para um livro tão bem explicado, parece que as últimas páginas foram feitas de forma preguiçosa.

Recomendo, ainda sim vale super a pena.

Saffyh 06/11/2021

"Algo mais foi acrescentado. Algo inesperado, aterrorizante. Mais aterrorizante do que qualquer coisa que vi hoje. Ali, sob o meu nome, em caneta preta e letras maiúsculas, estão quatro palavras."

NÃO CONFIE EM BEN.

Ananda Faria 15/09/2021

Antes de dormir
Assisti o filme sem nem saber que tinha sido originado de um livro.
A história é sensacional.

Christine tem amnésia e todo dia acorda sem saber onde está. Seu marido, Ben, é um estranho para ela e todo dia precisa contar a vida deles. Ela é encorajada pelo seu Médico, Dr Nash, a escrever um diário. E assim ela vai juntando as informações.
Jessica 15/09/2021minha estante
Não sabia sobre o livro. Mas fiquei chocada com o desfecho dessa história. O filme é ótimo!

Nath 22/06/2021

História interessante
Christine sofreu um trauma que a deixou amnésica: ela é capaz de reter memórias ao longo de um dia, que são apagadas após ela entrar em sono profundo. Dessa maneira, ela se lembra de flashes de sua vida até cerca de seus vinte e poucos anos, mas de nada após isso. Aos 47 anos, ela precisa descobrir, dia após dia, repetidamente, sua atual condição. Porém, ao começar um tratamento em segredo com um neuropsiquiatra, ele recomenda que ela escreva um diário, sobre o qual o médico a lembra todos os dias, a fim de registrar sua rotina diária e estimular o progresso de sua mente. E, com isso, ela começa a descobrir mentiras de Ben, seu marido, e não sabe se ele esconde segredos para protegê-la ou por algum outro motivo que ela não é capaz de imaginar qual seria.

A condição da personagem já funciona como fator atrativo por si só. Ao mesmo tempo que nos sentimos curiosos para descobrir os aspectos de sua vida dos quais ela não se lembra, intensificados pelo alerta de que Ben não é confiável, ficamos, também, fascinados pelo horror de sua realidade. Foi impossível não me colocar em seu lugar e sentir os choques que ela repetidamente sente ao se dar conta das consequências de sua amnésia. O livro foi uma excelente leitura de thriller psicológico por reunir os principais ingredientes do gênero: uma leitura envolvente e fluida, recheada de suspense e das dúvidas sobre o que seria real, o que estaria acontecendo na mente da protagonista e o que estaria sendo encoberto por seus esquecimentos.

Vgparente 30/03/2022

Acordar todos os dias pela manhã ao lado de uma pessoa que vc não conhece e não saber nada referente ao seu passado. Essa e a história de Christine,após sofrer um acidente e esquecer tudo, com a ajuda do doutor Nash ela vai descobrindo algumas coisas que aconteceram e muitas coisas a mais uma história que me prendeu do meio ao fim pra ser mais exata.

TaynA130 28/12/2022

Com quem me casei?
Nesse livro vamos conhecer a Christine que sofre de amnésia sempre que vai em sono profundo, então todos os dias de manhã o seu marido tem que lembrá-la de quem ela é, de quem ele é, e explicar toda a história de vida deles dois, mas se rosa a sua vida se resume em 24h e o que uma pessoa te conta... Da mesmo para confiar? É um thriler psicológico e doméstico que te prende do início ao fim por nós estarmos tão confusos quanto a narradora e saber que nem ela mesmo é confiável, pois ela sabe disso, mas para mim, infelizmente, nos 95% começou a se tornar bem mediano.
SPOILER
acho que ao autor escreveu uma história eletrizante, com um plot que eu amei, mas poxa, não soube ou não quis desenvolver o final... Podia ter explorado mais ela em família, poderia ter deixado claro se ela se curou ou não, se ficou já casa de repouso ou não, poderia ter tido ela contando a verdade para o marido e o filho mas não teve, uma pena para mim

Isabella658 06/01/2023

Não fez eu quebrar a cabeça, mas é uma história muito boa
São 400 páginas, mas li tudo de uma vez em algumas horas.

A premissa é super intrigante e chama muita a atenção: uma mulher que acorda todo os dias sem memórias, mas escreve um diário em segredo e nele tá escrito ?não confie em Ben?, seu esposo. E com uma chamada da Tess Gerritsen? Não tinha como não ler.
Apesar disso, de início achei que não iria gostar ou que enrolaria pra ler. E foi o contrário. Já no primeiro capítulo não consegui deixar de lado, é tudo interessante, principalmente a forma como a Chris lida com a situação. Ela acorda em um corpo 20 anos mais velho todos os dias, em muitas vezes bem mais que isso, fico chocada só de pensar que em grande parte das vezes a última memória dela é quando era criancinha. No começo não tem tanto mistério, além do aviso no diário, parece uma jornada comum de uma amnésica com vários momentos de crises existenciais. Até que algumas red flags começam a aparecer e os flashbacks de memórias parecem estar tentando contar outra história.

Sobre o plot twist não vou dizer que é super óbvio, mas também não é de quebrar a cabeça. No meu caso eu até tinha uma teoria que chegou bem perto da resolução final, mas só pensei nela depois que descobri sobre o que realmente aconteceu pra Chris perder as memórias. E não cheguei a adivinhar tudo. Só que isso apenas porque li muito corrido, não parei pra refletir muito, já que tava numa aflição pra chegar no plot logo. Quando você para pra pensar e analisar melhor, tem muitos indícios no meio da história e muita coisinha pra te deixar desconfiado. Porém, se tu lê despreocupadamente ou não para muito pra refletir cada detalhe, como eu li, o plot da história vai ser interessante.
E isso é um ponto positivo, pra mim. Mesmo que não tenha me deixado surtando, só de não ser um plot jogado do nada sem construção prévia e sem ser muito óbvio, já é uma vitória.

A Chris me irritou muito em alguns momentos. Em um eu perdoo e tento entender porque a mente dela tava uma bagunça, mas a outra é bem clichê do terror que sempre me deixa muito puta. Esperava um pouco mais de inteligência dela, mas tudo bem.

Como a Tess disse, é um romance de estreia e isso é bem impressionante, porque é bom. A história te prende, é mega interessante, te deixa aflito e tudo mais. Já li coisas piores de autores que já tinham vários livros publicados.

Meu único problema mesmo foi o final, não vou dar spoiler, mas ele é meio aberto. Tem uma resolução ali, uma puta explicação, mas fica meio indefinido sobre um detalhe só. Talvez seja algo bom porque mais um parágrafo e ou o livro acabava com finalzinho feliz, ou acabava bem pesado numa vibe triste. Em vez disso, acaba meio indefinido e você escolhe. Mas esperava que o autor pudesse encontrar um meio termo.

Enfim, tive uma montanha russa de emoções no livro. Não só do Ben, mas desconfiei de todo mundo o tempo todo, até da própria Chris e o diário dela. Nao me pegou 100% pra ser um favorito ou 5 estrelas, mas simplesmente não consegui parar de ler, então considero uma ótima leitura. Indico bastante pra quem curte livros do gênero, foram 400 páginas que passaram voando.
Dhewyd 06/01/2023minha estante
Que resenha top, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já deu uma vontade de tê-lo em minha estante rsrs!

Isabella658 06/01/2023minha estante
Obrigadaa, também não conhecia até ver um vídeo no Instagram e também fiquei interessada kk soube agora que até filme tem

Dhewyd 06/01/2023minha estante
Olha só... mas só vou ver ao filme depois que ler o livro ? rsrs

Isabella658 06/01/2023minha estante
Siim, é o que sempre faço, livros primeiro

Alice 29/03/2022

Ótimo
Só não dou 5 estrelas porque lá pela metade do livro eu já imaginei o final, e estava certa. Mas é um livro que me prendeu do começo ao fim. Depois que tive uma leitura muito arrastada com outro livro, foi muito bom ter esse que me fascinou tanto.

?O que somos senão o acúmulo de nossas próprias memórias? Como irei me sentir quando olhar no espelho e ver o reflexo da minha avó??

Rafa 15/10/2020

Todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Sua memória desaparece toda vez que dorme. Seu marido, Ben, é um estranho e ele é obrigado a recontar a vida deles todos os dias - consequência de um misterioso acidente que deixou Christine amnésica. Encorajada por seu médico, ela começa a escrever um diário pra tentar reconstruir suas lembranças e seu passado. Certa manhã, ela percebe que escreveu quatro palavras inesperadas e assustadoras: "NÃO CONFIE EM BEN"! Então, ela passa a desconfiar de tudo o que o marido lhe contou. Em quem ela pode confiar? Ben realmente está mentindo?

Antes de Dormir não é um thriller psicológico habitual, muito por conta de sua estrutura complexa, que pode tanto te agradar ou te fazer detestar o livro, sem meio termos. O grande acerto do escritor SJ Watson é fazer você sentir a angústia que Christine sentia ao acordar e não se lembrar de nada, e ao mesmo tempo, tentar buscar a verdade nessa condição tão desfavorável. O final me surpreendeu positivamente, foi um plot muito bem formulado!

Mas tenho que ressaltar que o livro tem alguns furos e o meio da história ficou um pouco arrastado. Mesmo assim, os pontos positivos superam essas falhas, fazendo valer a pena a leitura!!

Esse foi o livro do mês de setembro do Clube dos Thrillers!

booksluv_ 11/09/2022

Não é um livro pra ser devorado, no meu ponto de vista, alguns capítulos são enormes e eu não suporto, talvez isso tenha deixado o livro um pouco cansativo...
Não tem nenhum grande plot twist, o final é sim previsível, mas isso não anulou nada na minha leitura, ainda assim fiquei muito ansiosa pra chegar no fim. Algumas partes deixaram a desejar e tbm tem uma cena que não faz sentido pra história, ela simplesmente acontece a troco de nada (???).
Em resumo, é um livro bom! recomendo sim, mas não ler com muita expectativa não kk

Joyce Adrielle 08/09/2022

Nem tudo é o que parece
O livro tem uma história tão intrigante que você não consegue parar de ler. Não dá. A história te prede do início ao fim, teorias vão surgindo, começa a sentir pena do marido, depois descobre que não é bem assim. As peças vão se encaixando e desencaixando e no final não é nada daquilo que você pensou! Que reviravolta incrível! O que o autor faz com a personagem, uma colcha de retalho dos seus pensamentos, memórias e sentimentos. Incrível.

Inclusive, lendo o livro resolvi assistir ao filme. Recomendo demais. Ambos.

Fabiana 19/06/2012

Previsível!
Não é de admirar que os direitos desse livro para o cinema já estejam comprados. Parece até que foi articulado para se torna um roteiro hollywoodiano.

Me senti atraída pelo tema amnesia, thriller psicológico, mas tirando o bom enredo (uma história realmente bem contada!), o livro não tem profundidade, complexidade, não explora em nada a questão da amnesia, do drama real de quem vive nesse estado. Enfim, é um suspense bem escrito, mas não deixa de ser um livro comercial, um blockbuster, um "sessão da tarde".

Antes dos últimos capítulos eu já sabia do seu desfecho e toda a leitura perdeu um pouco a graça; o livro parecia ainda mais superficial.

Sabe quando vc assiste a um filme cujo roteiro já é bem bem manjado e mesmo sabendo o que vai rolar, você continua assistindo por que no geral o filme não é ruim?

Me incomodou bastante também clichês típicos de livros comerciais: o mau é muito mau, o bom é sempre muito bom, a mocinha-vítima é sempre a mocinha-vítima e o final, ah o final é sempre feliz! (me lembrei de ter lido em uma das resenhas que a pessoa não gostava quando o autor deixa o final em aberto - o final é notadamente explícito e muito, mas muito previsível!)

Não é surpreendente, não é complexo, não tem personagens bem construídos (mesmo a protagonista), na última página até me pareceu haver um erro da trama (aquele parte manjada que os personagens ficam explicando os fatos a luz do drama já solucionado!), mas ainda sim seu tempo não é perdido.

Juliana Walker 28/07/2013minha estante
Concordo com o previsível. Mas a leitura me aborreceu logo no inicio. Achei muito enrolado a forma e monótono a narração da personagem.

Kelviane 20/02/2014minha estante
Concordo Tbm. Gostei de lê-lo, mas não foi nada surpreendente. E como a Juliana comentou, a narrativa é muito monótona.
Não foi um dos piores, mas como vc falou, só mais um livro comercial!

Samela 12/08/2020

Antes de dormir
De início o livro me pareceu, A paciente silenciosa, um livro que eu fiquei chocada e amei, estou na vibe de suspense e eu gostei muito. A princípio, fiquei tentando desvendar o mistério, em certo momento comecei a duvidar de todos e por fim, senti algo semelhante a minha alma, ter saído do corpo, com uma simples pergunta. Achei a escrita maravilhosa, inteligente e que nos prende do início ao final, não consegui conter minha ansiedade e li o mais rápido que consegui ( parando em certos momentos, para, fazer expressões digna do livro ) e no final, era meio o que eu havia imaginando. Super indico.