História da Filosofia Grega e Romana Vol. II

História da Filosofia Grega e Romana Vol. II Giovanni Reale




Resenhas - História da Filosofia Grega e Romana - vol.II


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Marcella 14/04/2022

Giovanni Reale é um dos melhores autores para entender a filosofia de forma didática. A série de livros sobre a filosofia grega é excelente, e este segundo volume não decepciona.
Com uma linguagem acessível e com explicações coerentes, Reale discorre inicialmente sobre o contexto histórico da Grécia que proporcionou o surgimento dos sofistas, e como o pensamento destes foi determinante para o aparecimento de Sócrates. Inclusive destina alguns capítulos para as ideias e métodos dos sofistas mais importantes.
Sócrates revolucionou o pensar filosófico grego, tirando o foco do físico-cosmológico e transferindo-o para o homem, a virtude e a ética. Ele é o primeiro pensador a formular a ideia de “alma” humana, no sentido de psyché, personalidade intelectual e moral.
Muitas das ideias de Sócrates são as bases iniciais para o pensamento de toda a filosofia ocidental. Apesar de rudimentares e incompletas, foram importantíssimas como quebra do pensamento da época, e direcionaram os estudos de dois grandes nomes da filosofia grega, Platão e Aristóteles, elementares a todos os filósofos posteriores.
Um dos capítulos do livro traz em minúcias o método do diálogo socrático, dividido em duas partes (confutação e maiêutica), com exemplos práticos e diversos trechos das obras de Platão e Xenofonte.
Reale também traz uma breve explicação sobre os socráticos menores, ou seja, discípulos não tão importantes, que ou seguiram apenas parte do que ensinava o Mestre, ou deturparam completamente sua visão de mundo.
Para os estudiosos da filosofia, é um livro base imprescindível.
comentários(0)comente



Evanir 29/01/2019

MAGNÍFICO
Mais um volume espetacular desta coleção. Não é por acaso que esta obra de Giovanni Reale é considerada uma das melhores já escritas. O texto é claro, sem muitos termos específicos da área. Torna claro o panorama da filosofia grega e romana. Ao final do volume o autor nos brinda com um texto sobre o significado da filosofia e o que a destaca de outros conhecimentos.
comentários(0)comente



Caio Cézar 23/07/2020

Uma das melhores coleções existentes sobre o assunto
Indispensável para quem deseja adquirir o background necessário sobre história da filosofia grega. O autor reúne as diversas orientações acadêmicas em temas divergentes e explica porque uma ou outra orientação deve prevalecer, e o faz com uma escrita fluida e agradável, em tom levemente poético. O livro não apenas traz uma visão interessante e isenta dos sofistas, como é repleto de comentários pontuais muitas vezes ignorados pela manhalística. A própria ideia do amor desinteressado pelo conhecimento como definição da filosofia como fruto de um preconceito aristocrático é um exemplo disso. Finalmente, os capítulos dedicados a Sócrates fazem o impensável: apresentam Sócrates com riquíssimas informações em um ar tão apaixonado e respeitoso que é impossível não sentir o mesmo pelo filósofo.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR