Noites Brancas

Noites Brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Bru 24/04/2024

Uma experiência com clássicos
Lido para clube do livro.
Primeira vez que li um russo. Achei mais tranquilo do que o esperado, pela mística de um livro clássico.
Importante salientar que essa versão que li é comporta de duas novelas curtas.
E, na verdade, gostei mais da segunda do que da primeira, que dá nome ao livro.

Os personagens são bem ingênuos. Fiquei curiosa do quanto são retratos de uma geração e lugar e o quanto a aparente ?infantilização? de ambos os personagens são um jogo do autor.

Serviu bem para tirar o medo em ler o autor. Curiosa por ler outro livro.

Sofia.Pavan 24/04/2024

Me identifiquei até demais
Nunca tinha lido nada do Dostoiévski, e gostei muito da experiência que tive com esse livro. Ele escreve maravilhosamente bem, e trouxe muita profundidade para os personagens - principalmente para o Sonhador.
Eu me identifiquei até demais com o Sonhador, e a percepção disso me mostrou o quão patética e deprimente é a minha vida.
Enfim, o livro tem meio que uma vibe de Before Sunrise, porque é basicamente os dois conversando (será que Noites Brancas foi uma referência para o filme?), e eles têm alguns diálogos bem profundos.
O livro é ótimo, e representa a nós, nerdolas iludidos e deprimidos com solteirice crônica e uma fanfic na cabeça.

Camila 23/04/2024

Livro com carga dramática muito grande, mas bem escrito e de fácil entendimento.
Infelizmente me identifiquei com o personagem principal em alguns pontos e senti pena dele algumas vezes.
Recomendo a leitura.
** E você se pergunta? Onde é que estão seus sonhos? Aí você balança a cabeça e diz: como os anos passam depressa! E outra vez se pergunta: o que foi que vc fez com seus anos? Onde você enterrou sua melhor época? Você viveu ou não viveu?**

Luguiars 23/04/2024

"Um minuto inteiro de felicidade! Mas será isso pouco para toda uma vida??.
Não sei muito bem o que explicar, mas eu conseguir sentir toda a ambientação como uma personagem e adorei a escrita. Amei o final meio subjetivo.
Uma obra sobre o quanto um evento pode mudar completamente nossa vida, seja pelas vivências ou pelas memórias deixadas.

AlefRamos 23/04/2024

Meigo e um pouco doloroso
O livro conta a história de um rapaz e uma moça que se conhecem durante as Noites Brancas, e a partir disso vem uma paixão arrebatadora.

Livro é pautado nos diálogos e vida dos dois personagens, e é bem gostoso de se ler.

O final me deixou com o coração um pouco apertado.

Recomendo a leitura para quem gosta de leituras rápidas, não apenas no tamanho do livro, mas as resoluções que acabam sendo mais simples.

Foi um bom contato com o autor.

Sara277 23/04/2024

Um livro que com um final inesperado porém com uma realidade dos dias atuais e um pouco triste ?.
Mas adorei a leitura muito gostoso de ler ?.

Ayana.Violeta 23/04/2024

Esperava uma leitura difícil e palavras rebuscadas mas na verdade é uma leitura fluida e simples.
É uma história um pouco intensa, fala de paixões muito intensas e solidão, até mesmo depressão por causa de uma paixão não correspondida. Traz reflexões sobre solidão e tristeza (única parte que me identifiquei aff).
Gostei da história mas não consigo achar normal pessoas se apaixonarem em 5 minutos de conversa, acho muito bizarro.
Fiquei muito triste pelo nosso protagonista, só quem viveu sabe?

gunah 23/04/2024

Senti cada palavra escrita como se fosse eu mesmo o narrador
"E agora com o que vou sonhar, uma vez que acordado ao seu lado fui tão feliz?"

Excelente leitura, uma vez que comecei não consegui mais parar até que terminasse. Por ser um livro curto não foi tão difícil, e apesar da história ser breve a sensação é de que o seu tamanho é ideal para o que se propõe.
heenoopy 23/04/2024minha estante
preciso ler depois dessa resenha

heenoopy 23/04/2024minha estante
amo meu namorado culto e inteligente

marinaresenhas 23/04/2024

Noites Brancas 4,0/5,0
O que eu mais gostei desse livro de cara, são as reflexões do autor por meio do protagonista. Gosto bastante disso em Dostoievski e não é a primeira obra que leio de sua autoria, mas é a primeira obra que leio por lazer (no meu skoob só tem livros lidos por lazer) e gostei bastante.

Sou suspeita para falar. Adoro filosofia e a forma com que o autor descama a sociedade é muito interessante.

Mo início, é retratado como o personagem era sozinho, mas tinha a esperança de sempre conhecer alguém. E, quando ele finalmente conhece, são poucos os dias que ficam juntos e logo suas asas de sonhador são cortadas, retratando um mundo desesperançoso e monótono.

Loyde.Hellen 23/04/2024

Noites Brancas conta a história de um homem solitário (cujo nome não é mencionado) e Nástienka. Em um de seus passeios noturnos ele conhece Nástienka, uma amizade surge entre os dois e eles começam a se encontrar para conversar.
Tudo se passa em quatro noites, durante as quais descobrimos que ela ama um antigo inquilino de sua avó e está a espera dele e também que o narrador acaba de apaixonando por ela.
Nesse ponto achei que já sabia o que iria acontecer, mas de repente houve uma reviravolta.
Foi meu primeiro contato com a literatura russa e pretendo ler outras obras de Dostoyevsky.

Ray 23/04/2024

Bem, vamos no início...
Nunca tinha lido nada de Dostoiévski, esse foi meu primeiro conto com o autor. Imaginava também que esse livro seria meio difícil de ler por manter a essência da escrita, palavras mais "rebuscadas"(mas estava enganada.)

O livro desenrola a história do sonhador, Nástienka e o inquilino. (Não quero falar muito pra não dar spoiler kk)
Mas o livro é um romance muito gostoso de ler, simples e com alguns reflexões feitas pelos personagens. Fiquei brava com Nástienka (e acho que todos que leram tiverem o mesmo sentimento kk) mas por fim compreendi que seu coração precisava ser daquele que ela amava verdadeiramente, seria terrível se casar apenas por pena.
Minhas considerações finais são: leia! O livro vale a pena.
Ps: li o livro em um dia.

maxine. 23/04/2024

"Sou um sonhador, mal conheço a vida real, e um momento como este é tão raro de ser conseguido por mim, que me seria absolutamente impossível não continuar a evocá-lo sempre em meus sonhos."

Julli. 23/04/2024

Aqui se encontram dois corações sedentos por viver. Num encontro de trocas cativantes, onde revelam suas vulnerabilidades, sonhos e desejos, o mundo é capaz de ganhar outro brilho, quando o sol mal se põe no verão, deixando clara a noite.
Gostei do livro. Senti suas dores (lembrei das minhas) e me regozijei com eles também.
Uma boa obra!
Fiquei com vontade de conhecer São Petersburgo e ler mais Dostoiévski.

PS: Me ajudou muito ver o vídeo da Antofágica sobre o livro antes de lê-lo. Obrigada aos envolvidos (as).

Rafaela 23/04/2024

"É uma história de amor desencontrado, achado e perdido".

"Noites brancas é um romance para todos os tempos. Para quem já viveu e perdeu amores e os manteve perto do peito, com dores e tudo."