Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

nico.angelis 29/03/2024

Esse livro é tipo "colocamos um fanfiqueiro e uma doida pra conversarem e veja no que deu"

o protagonista simplesmente prefeito da coitadolândia

MariliaOliCosta 28/03/2024

Primeiro livro que leio do autor, gostei bastante, foi muito diferente de todos os romances que li. .

Lumikki 28/03/2024

A solidão torna o amor uma urgência?
"Meu Deus! Um momento de felicidade!
Sim! Não será isso bastante para preencher uma vida?"

A poeticidade do amor não correspondido pode ser dolorosa, mas valeria a pena ter vivido os bons momentos e o sentimento exorbitante? Ou teria eu, criatura detentora da necessidade de amar profundamente, escolhido jamais o olhar e o sentir no meu coração? Teria eu escolhido a solidão até o fim da minha vida, ou me contentado com o anseio de amar o mistério do amor não vivido?

Essa curta história me fez refletir não só esses aspectos, como muitos outros. As quatro noites em que se pode observar a imaturidade e intensidade do amor jovem que se entrega prematuramente, e sente o drama de toda uma vida, são as testemunhas desse jovem casal que se encontra ao acaso.

No decorrer das páginas, percebe-se a carência e urgência presentes naqueles que dividem um único banco da praça. E é lá que as conversas fluem, os sentimentos são expressos e a conexão é estabelecida.

Mas o que é o amor prematuro sem um banho de água fria para integrá-lo na realidade? Nesse romance de Dostoievski o leitor mergulha em uma escrita rápida, poética e muito bonita que, apesar de pertencer à outra época, surpreende com situações relacionáveis aos mais jovens aspirantes do ato de amar.

murilou 28/03/2024

Que romances são esses?
Minha primeira leitura clássica, russa e do dostoiévski e ainda tô refletindo muito sobre esse livro, porque me trouxe tanto o que pensar sobre a vida.

Teve horas que eu queria meter o soco no personagem principal? lógico! só que depois fui entendendo todos os motivos dele ser assim, dosto explica tudo.

E devo dizer que me enganaram falando que esse livro era um romance que de romance, não tem nada.

i2warner 28/03/2024

Esse homem é um pobre coitado
?Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano???

Que dificuldade é pra mim lidar com um romance no ponto de vista de um homem? tantos detalhes que me pegam negativamente? tanta picuinha, chatices? A intensidade e a beleza da escrita derramada e poética não fizeram valer a pena essa tortura. Nunca mais faço isso!

Lanny 28/03/2024

Louco e sonhador.
"Meu Deus! Um momento inteiro de júbilo! Não será isto o bastante para uma vida inteira?..."

BELO! E extremamente sofrido do jeito que eu gosto. Esse final me pegou um pouco desprevinida haha

Matheus 28/03/2024

Um Dostoievski romântico
Essa é a minha segunda experiência com Dostoievski, muito diferente da primeira que tive ao ler "Crime e Castigo", e gostei muito!

"Noites Brancas" é uma novela sobre amor e solidão urbana. Me lembrou muito o filme argentino Medianeras, que também aborda esses encontros e em desencontros que acontecem nas grandes cidades.

Muito emocionante o final da história. Como um bom clássico, esse livro vence tranquilamente a barreira do tempo, apresentando temas universais e situações com as quais qualquer pessoa pode se identificar.

Lizzzzzzzzzz 27/03/2024

Noites Brancas...
Não sou a maior fã de literatura clássica, mas me desafiei a ler esse

Bem, eu não achei muito legal, meio cansativo. Mesmo sendo curto, é bem confuso e os diálogos são gigantescos, teve um deles que, sem brincadeira, deu 6 páginas e meia.

Enfim, não curti muito

juuzi 27/03/2024

" O que foi perdido, está perdido! o que foi dito, não volta mais!"

EXTREMAMENTE entediante no começo, a história só começa a ficar boa depois do capítulo "A história de Nástienka". Sendo assim, não desistam desse livro, querendo ou não, é um livro bom. Talvez complicado de entender no início, mas continua sendo bom!

Gabriel 27/03/2024

Presidente da coitadolandia
Acho que não sou feito para apreciar romance, ainda mais de época na qual as coisas são ainda mais lentas, não consigo compreender.

Apesar disso, apreciei bastante as crises existenciais do protagonista e os sentimentos bucólicos me fizeram relembrar minhas aulas de literatura.

Muito interessante como no final o protagonista partiu e fundou a cidade da coitadolandia.

Déb 27/03/2024

Não me arrependo de ler
Não esperava muito, e li só porque queria ler outro livro do Dostoiévski, então li este primeiro para me acostumar com o estilo de escrita. Não foi difícil de ler, foi até tranquilo para mim. E eu gostei muito do livro, foi muito agradável de ler, e eu gostei bastante dos personagens
O final não foi como eu esperava, o que foi muito bom

Gabriela4059 27/03/2024

é um conto pequenininho e trágico, entre os dostoievski o menos bom que li, mas como os outros o principal é um coitado!!

joaonovaisp 27/03/2024

Perfeito, bom livro e também um duro golpe. Primeiro romance a ensinar a sair do mundo da imaginação e viver a realidade.

Silvia Schiefler 27/03/2024

?? Lido! Noites Brancas refere-se ao fenômeno climático comum na Rússia, em especial São Petersburgo, onde essa história é narrada. O sol nos meses de junho e julho se põe um pouco abaixo da linha do horizonte deixando a madrugada mais clara. Faz com que as noites fiquem brancas e, realmente, para quem lê o livro, o ambiente em que essa história se passa parece esbranquiçado, claro, um pouco vazio e solitário devido às férias, quando todos viajam. Confesso que quando acabei de ler esse livro fiquei um tanto pensativa, pois sempre li esse autor expressando seu olhar obscuro e, ao mesmo tempo, ácido sobre a sociedade russa e, em particular, sobre nós humanos. No entanto, esse livro nos traz algo totalmente lírico, uma história comovente de um romantismo no sentido literal do termo. Lendo sobre a obra, ela faz parte da primeira fase de Dostoievski, antes de seu exílio na Sibéria. Vamos à história... a história gira em torno do da narrativa do ?sonhador?. Um homem livresco que vive solitariamente sempre dialogando consigo. Personagens clássicos de Dostoiévski, ou seja, psicologicamente perturbados. A história é sobre um romance de 4 dias. Livro interessante, que traz profundas reflexões sobre a vida no cotidiano, a importância de aproveitar cada momento e desfrutar dos bons e raros momentos felizes que a vida proporcionar. #leituras2024 #26/2024