Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Daiane 23/04/2024

Me iludi junto com o narrador...
Achei bonito, dolorido e triste. Adoro qnd "caio do cavalo" e a estória descamba num desgraçamento que eu não esperava.

Nástienka, mulher plmr de Deusss!!! kkkkkk

"Agora qnd estou ao seu lado e falo consigo, tenho medo de pensar no futuro, pois no futuro está novamente a solidão... com o que vou sonhar, se desperto, fui tão feliz ao seu lado?".
Ricardo743 23/04/2024minha estante
Deveria ser uma obrigação os livros de Fiódor Dostoiévski, vier com 12 cessões de terapia kkkk. Brincadeiras à parte, este homen estava a frente de seu tempo!

Eduarda 23/04/2024

Noites brancas
Primeiro livro de literatura russa que eu li. gostei, nao achei taaao dificil de ler quanto alguns livros antigos da literatura brasileira.

essa leitura veio em um momento em que eu queria experimentar autores diferentes dos quais eu estava acostumada, apesar de se tratar de uma história de encontros e desencontros das quais vemos de forma tao recorrente em romances atuais.

é uma leitura que eu recomendo pra quem busca explorar novos autores. como recém foi apresentada a Dostoievski, achei muito bom ter começado por ai.

Melissa 23/04/2024

Eu gostei, tinha certas partes que eu fiquei com tédio (sempre que ele começava a tagarelar) e amei o final

Amanda3913 22/04/2024

Am...
Eu me desconectei muito desse livro
tenho certeza que o problema está em minha forma de leitura e não no livro...

outra hora darei uma nova chance a ele mas por enquanto é isso aí.

zezinhaaa 22/04/2024

"sou um sonhador; tenho tão pouca vida real [...]"
Esse foi meu primeiro contato com Dostoievski e achei simplesmente fabuloso.

Acredito que achei tão lindo porque um dia já fui o Sonhador. ?

gisel3 22/04/2024

?nos sonhos crio verdadeiros romances?impossível não sofrer junto, que livro!!!!

Fiódor conseguiu trazer dor, afeto, compreensão, amargura, ressentimento e empatia em toda a história que prende o leitor do início ao fim. curto, mas afável. inteiramente singelo.

About.Bruna 22/04/2024

Recomendo muito!
Sabe aquele livro que te pega de surpresa com reflexões, palavras bonitas, leveza e que quando você termina fica analisando todas as perspectivas e situações expostas tentando entender o que o autor queria te passar? Foi exatamente essa a minha experiência com "Noites Brancas".

Foi o meu primeiro contato com a literatura russa e também com o autor Fiódor Dostoiévski, confesso que estava com medo de não gostar do livro, por achar que a escrita seria rebuscada e complicada, também estava com receio por de repente não ser o meu tipo de leitura. Mas eu estava totalmente enganada.

Não sei os demais livros do autor, mais esse em questão, tem uma escrita simples, objetiva mas mesmo assim carregada de sentimentos e pensamentos.

O livro é todo contado, assim como o próprio título entrega, em várias noites, onde os protagonistas se encontram para conversar e assim se conhecer melhor.

Acredito que "Noites Brancas" é um livro ímpar, para ser apreciado, entendido nas entrelinhas, um livro emocionante que traz uma mensagem poderosa sobre o que é amar, o que é sonhar e como tudo pode mudar em um segundo.

O que falar desse final? PENSA EM DUAS REVIRAVOLTAS DAS BOAS? Achava que de acordo com o desenrolar da história, não haveriam surpresas, porém novamente estava totalmente enganada kkkk Dostoiévski pega todo mundo de surpresa com um final que traz um mix dos mais variados sentimentos ao leitor - Ainda não superei ;0

Fica aqui a minha recomendação aos amigos que gostam de um bom romance em uma história com altos e baixos, cheia de personagens entusiasmados com o amor e com o poder de segundas chances.

llRods 22/04/2024

Um minuto de felicidade plena
Minha dúvida ao começar um clássico é sempre a mesma: será que vou me perder na linguagem? Mas noites brancas foi uma surpresa pra mim. Mesmo nas partes em que me perdi um pouquinho, não demorei a me reencontrar, e gostei muito de perceber que até a forma de falar tem um significado.
A linguagem aqui faz parte dos personagens. O sonhador tem seu modo mais lúdico e rebuscado de falar, refletindo exatamente a personalidade e a vida dele, enquanto Nástienka ja é mais direta e menos eloquente, refletindo a vida simples e a pouca vivência.
Esse encontro dos dois é meio engraçado para os parâmetros modernos, mas a gente releva pela idade do texto, e pela interação deles que, mesmo que as vezes estranha, é gostosa de acompanhar. Vai te prendendo mais a cada nova revelação. Fiquei triste com suas angustias, feliz com suas resoluções e chocado com o final.

Essa edição da Antofágica, além de ser linda, trás vários textos complementares que me ajudaram a entender melhor as ideias, a época em que foi escrito, questões técnicas e artísticas. Gostei que não são só textos de especialistas ou estudiosos, temos o ilustrador explicando suas inspirações e a Letrux logo no começo que já te coloca no clima. Enriqueceram muito minha leitura e trouxeram ainda mais reflexões.

Por fim, dentre as varias falas bonitas e momentos que essa leitura me deu, a frase final foi a que mais me marcou, e deu sentido ao livro todo. Aquelas foram as poucas noites brancas na vida obscura de um sonhador. Um minuto de felicidade plena, suficiente para uma vida inteira.

Isa Rohde 22/04/2024

Kkkkkkkkkkkk
Juro esse livro me tirou boas risadas no final.
Até tentando ser românticos os russos acabam sendo...
Russos.

Livrasso, adorei. Foi uma ótima introdução ao querido Dostô. Já quero ler outros.

jurAdico.nikolai 22/04/2024

Que livro reflexivo e melancólico, nástienka não amava nenhum dos dois, ela amava a ideia de alguém amar ela, ficou tão carente que passou a amar o inquilino sem nem conhecer ele, usou o sonhador como segundo opção, mas quando viu que o inquilino tinha voltado voltou com ele rapidinho, o sonhador é outro iludido tbm, finalmente recebeu a atenção de alguém e já começou a amar, era carência, mas pra ele vai ser algo que ele vai ficar martelando na cabeça e sonhando acordado, gostei da escrita do livro, mas se soubesse que tinha final triste eu nem lia, me identifiquei com o sonhador e fiquei mt mal pelo coitado

sarahsr 21/04/2024

Um livro muito interessante! A escrita e a linguagem do autor são muito intrigantes e adorei as metáforas e analogias que podemos ver em todas as partes da história. Meu primeiro livro do Dostoiévski mas já quero ler outros!

Morgan2 21/04/2024

Noites Brancas
O livro é agradável tanto pela sua história como a escrita, apesar que pode ser meio confuso para quem não é acostumado, por conta de palavras que não são facilmente vistas no cotidiano, mas não é difícil de se compreenderam, você consegue entender as coisas que ele quis dizer enquanto vai lendo.
Dentro da história ele demonstra personagens muito humanos, e isso foi algo que me agradou muito. A relação entre o sonhador e a Nastienhka é muito humana, é encantador ver personagens que lidam com as coisas de uma forma realística, onde nem sempre eles amam de volta, ou até mesmo acabam agindo como se amassem pois não sabem distinguir seus sentimentos da forma certa. A forma que a Nastienhka foi construída é incrível, pois dá para se ver uma personagem muito humana que comete erros. O sonhador também é alguém agradável, tendo ações extremamente belas quando se trata do amor, deixando a Nastienhka amar outra pessoa livremente e apoiando isso, pois se ele realmente a ama, ele apenas quer o bem dela.

analimajp 21/04/2024

Estou destroçada.
Senhor amado, esse livro foi um soco bem no meio da minha cara.
Esse pobre homem só tinha amor para oferecer.