Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Bookster Pedro Pacifico 15/06/2020

Noites brancas, Fiódor Dostoiévski - Nota 9/10
Este é um livro que foge um pouco do que já havia lido do autor, já que nele encontramos uma “típica” narrativa romântica, em que a paixão idealizada e intensa toma conta dos personagens. Foi escrito pouco antes do período de prisão e exílio vivido por Dostoiévski, o que talvez explica essa temática mais leve quando comparada com as obras publicadas nos anos seguintes. ⁣

Em “Noites brancas”, uma das maiores qualidades de Dostoiévski permeia toda a narrativa: o aprofundamento dos conflitos internos dos personagens. É uma história que se passa em poucos dias e que tem início em uma das conhecidas “noites brancas” de São Petesburgo, quando a noite é tão clara que se confunde com o dia. No entanto, apesar de ser um romance curto e sem grandes acontecimentos, essa característica não faz dele uma leitura pouco densa em termos de desenvolvimento dos personagens. ⁣

Somos colocados em frente aos conflitos internos de um jovem tímido - e sonhador - que, em uma de suas solitárias andanças por São Petesburgo, acaba conhecendo Nástienka, com quem inicia longas e íntimas conversas. E esses diálogos construídos por Dostoiévski são incríveis e dão fluidez na leitura. Mas o que aparenta ser a criação de um laço de amizade, já que Nástienka, que se vê presa em uma relação amorosa conturbada, acaba despertando sentimentos mais profundos no narrador.⁣

Em poucas páginas, o autor nos mostra como a paixão é um sentimento fugaz e dolorido, mas que pode nos proporcionar inesquecíveis momentos de felicidades. Continuo recomendando “Gente pobre” e “O eterno marido” como primeira leitura, mas essa pode ser uma boa sequência, como uma porta de entrada para os romances mais psicológicos do autor.

site: https://www.instagram.com/book.ster
Thárin 16/06/2020minha estante
Foi o primeiro que li dele, super amei!

Mari 22/06/2020minha estante
Minha primeira leitura do autor, fiquei apaixonada!

Toni 19/07/2020minha estante
Pois é, foi minha primeira tbm e, decididamente, só estou começando. ??

Marcele 01/10/2020minha estante
Com certeza um livro que vale a pena, principalmente para quem quer começar a destrinchar esse russos que são imbatíveis em seus diálogos!

Jam 31/10/2020minha estante
Começando a ler agora, totalmente influenciada pela sua crítica ?

Thárin 02/11/2020minha estante
Muito obrigada!!!

Marcia 09/12/2020minha estante
Sempre gostei deste livro, mesmo tendo lido Crime e Castigo primeiro. Eu recomendo.

Aline AS 19/01/2022minha estante

Luiz 23/10/2022minha estante
Um livro extremamente lírico e que nos deixa apreensivos por um final que o personagem principal mereça. De fato, muito triste e profundo, levando-nos a refletir: até onde sonhar vale mais que viver?

Elô 06/03/2023minha estante
E
Sse
Esse livro é tão cômico mds

analon 05/10/2023minha estante
mds, alguém me ensina como faz pra ler nesse app, por favor

Jhully P 20/11/2023minha estante
Eu li o livro, não gostei. Mas da forma com que você descreveu sua resenha me fez sentir culpa por não ter gostado kkkkk

Vitoria293 08/12/2023minha estante
Ele queria viver um amor no século da putaria

Camila 04/03/2024minha estante
achei o livro cansativo e pouco carivante. não gostei

Maisha0 25/03/2024minha estante
estava em dúvida sobre começar a ler ele ou não, e graças ao seu comentário agora eu tenho certeza que irei ler esse romance. Obrigada?

Fabio 01/11/2023

“O Sol da Meia-Noite”
O aclamadíssimo “Noites Brancas” é o terceiro livro publicado por Fiódor Dostoievski, um dos maiores nomes da literatura mundial, e nos conta a história de um “sonhador” sem nome e de Nástienka, seu amor, quando se encontram em uma noite “branca” (fenômeno comum na Europa em que, mesmo com o Sol se pondo ele permanece um pouco abaixo da linha do horizonte, deixando a noite clara, causando uma atmosfera onírica, dando ao ambiente uma aparência ‘fantasmagórica’.) na cidade de São Petersburgo do século IXX.

Narrado em primeira pessoa, “Noites Brancas”, o narrador-personagem, um grande sonhador solitário, passa a contar sobre o encontro causal com a jovem e bela, Nástienka, em uma caminhada errante as margens do rio Nievá e discursa sobre as três noites seguintes em que se encontrou com a jovem dama, o desenrolar dramático dos encontros e o desfecho impressionante dessa história.

Distinta de outras obras do autor, onde explora as questões sócio filosóficas, as críticas ideológicas e principalmente sobre o existencialismo e profundos ensaios sobre sondagens psicologicas, aqui, Dostoievski, discorre sobre os fatos ordinários da vida, tais como o amor, a paixão, a solidão, e o enorme desejo intrínseco do homem de amar e ser amado, e os dramas cotidianos das pessoas comuns.

De uma narrativa simples, porém elegante, Dostoiévski nos entrega um belíssimo e emocionante texto, cheios de requintes e nuances, sobre o sofrer e o amar, a solidão extrema e a intimidade, e sobretudo, sobre o nascer, o crescer e o desenvolver do indivíduo como ser sensorial, e apesar da enorme carga dramática e melancólica da obra, podemos encontrar um humor atípico dos textos dostoievskianos.

Fiódor Dostoievski em sua genialidade, aproveita do fenômeno natural “noite branca” para criar uma atmosfera densamente romântica e lúgubre, provocando o devaneio onírico no leitor que, mergulha dentro do escrito, e acaba por se mesclar as sensações do próprio autor ao confeccionar sua obra e se aproveita dos resultados de sua própria criação, utilizando de subterfúgios literários para entregar um dos finais mais melancólicos da história da literatura mundial.

Em suma, “Noites Brancas” é um daqueles livros que se devoram de uma vez só e nos fazem imergir dentro do texto e após o final, nos dá aquela sensação de que uma parte de nós ficou dentro do livro, ou que, uma parte do livro ficou dentro de nós.

Recomendo absolutamente a todos!
-Rachel 01/11/2023minha estante
Resenha perfeita, Fabio! ?
Adicionei esse livro no meu carrinho na Amazon alguns dias atrás, pois pretendo começar a ler livros que estão fora da minha zona de conforto. E, agora, depois da sua resenha, com certeza comprarei!

Fabio 01/11/2023minha estante
Obrigado, Ro, querida!?
Essa foi mais breve, mas, foi o que deu pra fazer nesses dias corridos! Kkkk
Quero ver vive lendo esse!!!

Fabio 01/11/2023minha estante
Obrigado, Rachel, pelo carinho e pela presença de sempre!?
Lisonjeado com seu comentário por aqui!
Faz muito bem ler coisas fora da zona de conforto, porque ganhamos a perspectiva de encontar outros gêneros favoritos!
Se precisar de algumas indicações, estou a disposição!??

@Francielly 02/11/2023minha estante
Fabio,
Fiquei totalmente imersa na leitura da resenha, você se supera na escrita a cada dia, como sempre: mais uma resenha impecável, parabéns, amigo!! ???

Fabio 02/11/2023minha estante
Muito obrigado, Fran, querida, pelo carinho!
Fico muito feliz com um comentário vindo de uma resenhista como você!??
Lisonjeado!!!

-Rafaela 02/11/2023minha estante
Mais uma belíssima resenha, Fábio. Meus parabéns ??

Fabio 02/11/2023minha estante
Obrigado, Rafa querida, pelo carinho e presença de sempre!!??

Silvia Cristina 02/11/2023minha estante
Não quero ser repetitiva, mas já sendo . Fiquei com vontade de ler o livro pela sua resenha . Parabéns !

Fabio 02/11/2023minha estante
Muito obrigado, Silvia pelo carinho!
Muito feliz que você tenha gostado de mais essa resenha, e ainda mais por ter te incentivado a ler essa obra incrível!

Aline MSS 03/11/2023minha estante
Eu nunca li nada do autor, mas suas resenhas têm me encorajado. Essa está impecável como sempre. Vcs arrasa!????

Fabio 03/11/2023minha estante
Muito obrigado Aline, pelo carinho!?
Fico extremamente feliz em te encorajar a ler algo do Dostoievski, pois é um dos meus autores favoritos,?

Adriana 14/01/2021

É Dostoiévski, já me basta
Romântico, até melodramático eu diria, e triste.
Muito diferente do Dostoiévski que adoro de Crime e Castigo e de Irmãos Karamazov, mas ainda assim eu gostei.
Elisa 14/01/2021minha estante
Boa resenha sobre!! Concordo plenamente

Fr4nc15Knbrro 31/01/2021minha estante
Crime e Castigo e Irmãos Karamazov estão na minha lista de leitura. Noites brancas deu vontade de ler : )

Clístines 23/02/2021minha estante
Essa obra é de antes da Sibéria. Acho que por isso vc notou a diferença com crime e Karamazov :)

Flávia Menezes 02/10/2023

COMO DIZ O DITADO: A MISÉRIA ADORA COMPANHIA!
?Noites Brancas? é uma obra do grande escritor russo Fiódor Dostoiévski que mais aproxima o seu autor do romantismo, e foi publicada antes de sua prisão em 1848.

O livro é curto, a história é romântica, mas não se iluda com o seu tamanho, pois seu conteúdo é profundo o bastante para promover um mergulho existencial.

Por trás de uma narrativa poética e romântica, que conta a história de um homem que conhece uma jovem e imediatamente fizeram um acordo de contar suas histórias de vida para assim estabelecer um laço de companheirismo e amizade para até o fim de seus dias, se esconde uma verdade que assombra os nossos dias atuais: o das relações superficiais e de tão pobre conexão, que mesmo quando estamos entre uma multidão, nos sentimos ainda mais sozinhos.

Tendo como personagem principal um homem na casa dos vinte e seis anos que se denomina como ?o Sonhador?, e a jovem ingênua e igualmente sonhadora, Nástienka, a história de ambos têm em comum o relato de uma vida vazia, onde é preciso mergulhar em sonhos para que seja possível sobreviver.

Uma das coisas que eu mais amo nos russos, é como eles sempre trazem personagens femininas corajosas, que não possuem medo algum de se arriscar na vida, e Nástienka não foge à regra. Aliás, ela é quem verdadeiramente abrilhanta essa história, pois não se submete a uma vida infeliz e solitária ao lado da avó, mas é aquela que encara os seus medos, e com muita simplicidade e humildade faz uma proposta ousada ao inquilino da avó que pode mudar complemente a sua vida.

Algo muito diferente do que vi no ?Sonhador?, que primeiramente me pareceu um homem bastante lunático, pois suas ideias de vida eram muito fantasiosas, e ao contrário de Nástienka, ele vivia se escondendo atrás dos seus medos.

Porém, o relato dele é de uma profundidade existencial melancólica. O ?Sonhador? nos faz refletir em como estar rodeado de pessoas que aparentemente parecem ter vidas tão mais interessantes do que as nossas, são estes os mesmos que não abrandam o vazio dentro de nós, pois mal nos percebem, como se fôssemos meros espectros de seres translúcidos que vagam solitários pelo mundo.

Recentemente eu li um livro chamado ?Esperança na Solidão ? Encontrando Deus no Deserto?, da autora Elisabeth Elliot, que nos conta a sua experiência com a solidão após a morte do seu marido. Em uma das páginas iniciais, a autora comenta sobre ter ido com uma amiga a um bar, e em como as pessoas ao seu redor tinham olhares vazios, e todo aquele jogo de sedução lhe parecia tão distante de uma conexão real e verdadeira que pode existir entre um homem e uma mulher, a ponto de ter se sentido ainda mais sozinha estando rodeada por aquelas pessoas, do que naquele silêncio amedrontador que reside no espaço solitário da sua casa.

Uma conexão verdadeira é algo muito superior a qualquer cantada ou elogio em uma noite em que um desconhecido se aproxima para dizer algo apenas por querer matar a sua própria solidão. Mas será que a solidão é mesmo um fator que une as pessoas?

Essa é uma história que me fez pensar nesse assunto, porque a verdade é que o mais bonito dessa obra é que o ?Sonhador? e Nástienka não uniram as suas misérias, mas a partir dela construíram uma ponte sólida em que puderam verdadeiramente criar uma conexão profunda que os ligou. E apesar do final ter sido ainda mais triste do que toda a solidão ali contida, a verdade é que o bonito mesmo é ver que ambos tentaram, e da maneira certa, pois tudo ocorreu com sinceridade e muito respeito.

Esse foi o meu primeiro contato com o grande mestre Dostoiévski, e muito embora tenha sido a partir de um livro tão curto, já me mostrou uma amostra de como são os seus romances, e como ele (o autor) nos joga para dentro deste abismo existencial tão profundo sem nenhum aviso ou preparo, mas na ousadia de te fazer olhar para além da história para mergulhar na alma desses personagens e identificar a partir deles o que existe também na alma de cada um de nós.
NayLyra 02/10/2023minha estante
Olha ela. ?

Voltei, Nayzinha!!! ???

Geovana 02/10/2023minha estante
A mestra das reflexões literárias voltou ? ??

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Aaaah que fofo isso, Geovana!!! ? Tô de volta! ?

NayLyra 02/10/2023minha estante
Que felicidade ! ??

Muita, Nay! ??

Daniel.Lourencin 02/10/2023minha estante
Muito bom!

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Muito obrigada, Daniel! ??

MissMel 02/10/2023minha estante
Vc escreve muito bem!!

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Puxa, que bom ler isso! Muito obrigada, MissMel! ??

Nilo10 02/10/2023minha estante
Estava muito sumida ?

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Pois é, Nilo! Essa vida adulta que às vezes exige atenção?mas agora estou de volta ao mundo das leituras!! ??

Nat 02/10/2023minha estante
É incrível como as suas resenhas me dão uma vontade absurda de ler o livro. Bela resenha e vou começar esse livro pra ontem!

RayLima 02/10/2023minha estante
Belíssima resenha! ??????

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Puxa, Nat!!! Muito obrigada pelas palavras! ? Espero que goste do livro! Vou querer acompanhar de pertinho suas impressões quando começar a ler! ???

Ray, muito obrigada!!!??

Fernanda Coelho 02/10/2023minha estante
Quero muito ler esse!

Fernanda Coelho 02/10/2023minha estante
E que bom que está de volta! ??

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Oi, Fê!!! Estou de volta, amiga! ?
Mas olha? esse é beeeem curtinho. Dá pra ler rapidinho e tem muito a ver com as suas leituras mais românticas que você tem feito. Vou te acompanhar quando for ler!

Ana Sá 02/10/2023minha estante
Gostei muito quando li (o livro e a sua resenha ?)!

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Oi amiga Ana!!! Muito obrigada!! ? Eu vou ser honesta, mas eu não amei o livro, mas a mensagem foi realmente muito bonita! ?

Tiago Doreia 03/10/2023minha estante
Parabéns pela incrível resenha!
O livro é maravilhoso e você tirou o que tem de melhor nele!

Flávia Menezes 03/10/2023minha estante
Muito obrigada , Tiago! ??
Um livro pequeno, mas grande nos ensinamentos!

italomalveira 03/10/2023minha estante
Excelente resenha. O final desse livro é devastador ?

Flávia Menezes 03/10/2023minha estante
Obrigada, Ítalo! ??
E realmente! O Dostoiévski pesou a mão nesse final. Traumatizada! ?

Fabio 04/10/2023minha estante
Apesar de ser um dos poucos que eu não li do mestre russo, adorei a resenha, e me fez pensar: "por que eu não, li mesmo?" kkkk
Flávia, adorei a resenha e os ponto que abordou, principalmente sobre a maior questão nos livros do Dostoievski, existência do ser!
Parabéns pela escrita e principalmente pelas mudanças no estilo das resenhas... adorei!!! ???
Sou seu fã, meu anjo!?

Flávia Menezes 04/10/2023minha estante
Aaaaah, lindo!!! Assim eu fico sem jeito! ?
Esse é tão curtinho? Eu acabei começando por ele, mas eu precisava conhecer Dostoiévski logo. E que bom que consegui trazer ele bonitinho, porque você conhece bem esse autor e toda a sua magnitude!
Obrigada pelas palavras, Fábio meu lindo! ? E que bom que gostou da mudança. Foi difícil entrar no modo reduzido pra alguém como eu, mas eu tive uma boa inspiração para conseguir! ?
Obs.: eu que sou sua fã ??

Gabriela_Sut 06/10/2023minha estante
Li recentemente e adorei o conto! Mais leve do que o outro texto dele com o qual tive contato (Memórias do Subsolo, que sequer tive a oportunidade de terminar), mas que me cativou bem mais, não vou mentir. Uma grandiosa resenha para uma grandiosa historieta!

Flávia Menezes 08/10/2023minha estante
Muito obrigada, Gabi, pelas palavras carinhosas! ??
Eu ainda quero ler muito mais dele, mas nom saber sobre a sua opinião de ?Memórias do Subsolo?. Esse é curtinho, mas é bom, não é? E profundo! Valeu a pena começar por ele. ?

Tiago Ribeiro Santos 31/03/2009

É difícil conter impulsos e escrever sobre uma obra como Noites Brancas não se limitando a adjetivos como linda, apaixonante e doce, explicando os porquês. É o que gostaria de fazer, mas, não encontro profundeza nisso. Então, tentarei falar um pouquinho do livro indo além do ufanismo.

Noites Braças é a veraz possibilidade de que nosso amor verdadeiro possa estar escondido, vagando sozinho pelas ruas, ou sentado num banco de praça. Dentro desta possibilidade tornada realidade, Dostoievski coloca em diálogo duas pessoas à procura de um amor transeunte. Um, existente mas distante. Outro, distante mas existente.

Quando estes amores se encontram, a sensibilidade dos dois personagens é colocada à prova e, ilógico e humanos que por vezes somos, sem controlar por nossos sentimentos, o personagem princicpal dá exemplos de um amar que parece além de nossas habilidades.

Leitura para refletirmos sobre a capacidade humana de gostar do outro quando o apaixonar-se se tornar um impulso do coração, um defeitinho de fábrica por vezes não controlado. Já, o amar-se, a maior de todas as virtudes.
Elis.Eloi 03/02/2016minha estante
Gostei da sua resenha, e senti o mesmo quando li Noites Brancas. Quando acabei o livro, senti uma tristeza real do personagem, como se pudesse tocar.

Regis 09/09/2022

Após, morar 8 anos em São Petersburgo, sem conseguir estabelecer nenhuma relação humana significativa, em um verão onde todos os habitantes se encaminham para o campo, o Sonhador (sem nome), se encontra com uma moça chamada Natstienka, em uma ponte... e durante as Noites Brancas (que ocorrem quando, durante quatro dias no verão, à noite não escurece) vive momentos preciosos.

Sou grata por ter feito essa leitura após a adolescência, assim pude entender melhor os sentimentos do sonhador, que aprecia grandemente "um minuto inteiro de deleite", transformando isso em um motivo para seguir adiante, contentando-se com pouco e ousando sonhar de forma tão otimista (Amei o Sonhador?).
Também gostei muito da coragem de Nastienka.

Assim como o título do livro, as noites dos personagens se tornaram claras e vívidas, contrastando com o resto de seus dias sombrios e solitários.
Dá para sentir seus corações se aquecerem a cada encontro, a cada conversa maravilhosa travada naquele banco.

Li esse livro por indicação de um amigo, que vê paralelos da história dos personagens com a nossa... Acho que ele está delirando. rsrsr
Mas, amei a indicação dessa novela romântica de Dostoiévski.

Recomendo com certeza esse clássico melancólico e encantador.
Isadora1232 10/09/2022minha estante
Muito bom!! ??

DANILÃO1505 10/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Regis 10/09/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso, Isadora. ?

Regis 11/09/2022minha estante
Obrigada Danilo! ?

Maymay10 11/09/2022minha estante
que resenha maravilhosa! já coloquei como leitura desejada!

Regis 11/09/2022minha estante
Espero que goste May.
Foi um livro especial para mim. ?

HenryClerval 05/10/2022minha estante
Que bom que gostou tanto da minha indicação.
Disponha minha Jabuticaba.

David 31/07/2020

A solidão de um homem extremamente tímido e ultrarromântico é quebrada quando ele conhece uma jovem e por ela se apaixona.

No que será que deu isso?

Você descobrirá em menos de cem páginas, lendo esse livro! =D
David 31/07/2020minha estante

J. Silva 05/08/2023

Melancolia e solidão
Noites Brancas é a terceira publicação de Fiódor Dostoiévski, um dos grandes nomes da literatura russa.

Nessa obra, diferentemente das outras que possuem como plano de fundo uma crítica social, o amor e a paixão são os condutores principais e toda a existências dos personagens estão centralizadas no desejo de amar e ser amado.

De uma lado, temos o Sonhador que não é capaz de reunir colegas de trabalho em sua casa e tornar esse momento agradável pelo simples motivo de não conseguir se conectar e se fazer presente. E do outro lado, está Nástienka com sua história de amor e humilhação à espera, ainda, de um final feliz.

Dessa história melodramática escrita em 1848, extrai-se a seguinte reflexão:

?E me pergunto: onde estão meus sonhos? E balanço a cabeça e digo: como os anos passam voando! E, de novo, me pergunto: O que você fez de seus anos de vida? Onde você enterrou os seus melhores dias? Você viveu mesmo ou não? Veja, você diz para si mesmo, veja como o mundo ficou frio. Os anos continuam passando e, atrás dele, virá a solidão desoladora, virá a velhice vacilante, com seu cajado, e atrás dele, também virá a angústia, a desolação. Seu mundo fantástico empalidece, seus sonhos desbotam, murcham, como folhas amareladas que caem das árvores? Ah! Nástienka! Será triste ficar sozinho, completamente sozinho, e até não ter do que se lamentar, nada, rigorosamente nada? porque tudo se perdeu, tudo era nada, um zero redondo e tolo, e não passou de um sonho!

Por fim, registo que essa obra consegue impactar seus leitores de várias formas, até por isso, que, há inúmeras resenhas, cada qual com um impressão diferente. Assim, há aqueles que julgam os personagens caricatos, dramáticos, amorosos e até patéticos.
rkive 06/08/2023minha estante
Tão curtinho que me parte o coração, leria páginas e páginas dos diálogos deles dois

Madu 03/03/2024minha estante
amei a resenha! fiquei curiosa, qual foi o primeiro livro da literatura russa que leu? gostou? quero ler mais do gênero :)

Leti 03/03/2024minha estante
Oie! Ai obrigadaa! O primeiro que eu li foi a Morte de Ivan Ilitch e eu amei também!! É um livro bem impactante

Madu 03/03/2024minha estante
esse foi o único outro que eu li também!! hahaha os dois são muito bons né

runyasmineps 29/03/2024

Eu não sou Yasmin, Eu sou uma Sonhadora
Honestamente, eu tive medo porque em alguns momentos "o Sonhador era eu e eu era o Sonhador". A leitura é envolvente e admito que me causou boas risadas.
Rodrigo.Motti 29/03/2024minha estante
Esse livro é incrível, um dos meus favoritos. Dostô é sensacional, cirúrgico como sempre!

vitsld 29/03/2024minha estante
eu amei, um dos meus favs ? terminei o livro aos prantos

maynarax 24/02/2024

Eu ficava pensando o tempo todo ?fuja Nástienka? porque a forma que eles começam a conversar e desenvolver essa amizade me parece um tanto absurda, pq ele é meio esquisito, vamos combinar. Mas eu consegui compreender toda aquela situação entre eles, tanto o lado dele, quanto o dela. É dolorosa a situação, mas no geral eu gostei do livro.
Sara 24/02/2024minha estante
Eu também estranhei muito, mas assim, temos que lembrar da época do filme kkkkk me esforcei um pouco pra saber que em épocas anteriores, amizades se faziam de encontros entre estranhos na rua, numa mesma cidade, por acaso. O cara é um dramalhao sim, mas! é interessante o fulgor do sentimento dele, tão logo chega, mas fica, dura, como um amor, ou uma noite de verão.

Sara 24/02/2024minha estante
que filme o que! tava comentando de um filme aqui há pouco kkkkk do livro

maynarax 24/02/2024minha estante
Sim, é que atualmente nós temos medo de todos e tudo, não é para menos. Mas o livro se passa em 4 dias não poderia exigir muito. Sim, ele é um dramalhão, eu ficava imaginando a cara da Nástienka ouvindo toda aquela história do sonhador. Hahaha

dheliteraria 25/03/2024

Noites Brancas
O vício em viver na ilusões da mente, em si apaixonar por uma ideia que você criou de alguém.
Ser sozinho, viver sozinho? encontrar alguém e passar a amar esse alguém e então, vê-lo indo embora para o seu amor; e o seu mudou perder a cor e a alegria, mas ainda assim desejar para o outro, que o seu mundo tenha cor e alegria.

madu.zi 17/01/2024

Um minuto de felicidade por um acaso não é pouco?
Noites Brancas foi uma leitura extremamente agradável, rápida e envolvente, eu gosto muito da riqueza de detalhes que o Dostoiévski é capaz de transmitir mesmo em poucas páginas. O enredo do livro é amoroso e melancólico ao mesmo tempo, a riqueza de detalhamento na descrição dos sentimentos dos personagens é algo muito singelo e simbólico. Mas confesso que o final me deixou bastante triste, é realmente um balde de água fria.

Michela Wakami 09/12/2022

Um espetáculo de livro
Eu amei demais essa leitura, como foi bom acompanhar os nossos protagonistas, sorrir e chorar com eles.
O amor e repleto de surpresas.
Milena.Saleh 09/12/2022minha estante
Um livro muito agradável!

Vanessa 09/12/2022minha estante
Um dos meus favoritos ????????

Aline Oliveira 18/09/2022

Primeiro livro de Dostoiévski que leio e não será o último!
A leitura é fluída, traz boas reflexões, porém demorei um pouco pra me apegar.
O livro é bem romântico mesmo. Meloso.(No meu ponto de vista).
Achei interessante o pensamento do personagem em relação a solidão, acho que em algum momento da vida todo mundo passa por isso.
E que personagem altruísta! Confesso que ri com o desfecho. (Não por maldade, é que eu esperava outra coisa) ? Mas achei fofo.
Cosmonauta 18/09/2022minha estante
Pareceu para mim uma espécie de disputa ou jogo de dominação entre os dois personagens principais.

Aline Oliveira 19/09/2022minha estante
Disputa em qual sentido? Os dois foram bem dramáticos, um perdido em sonhos e a outra em busca de liberdade.

Cosmonauta 19/09/2022minha estante
Um queria dominar emocionalmente o outro. A garota queria voltar ao relacionamento anterior, mas enquanto isso tornou o homem dependente dela.