O Clube dos Suicidas

Resenhas - O Clube dos Suicidas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Notas da SubLinha 12/02/2024

A expectativa é a mãe da m3rd4
Não sei se não gostei porque comecei a ler achando que seria um terror vitoriano cheio de coisas grotescas e esbarrei em uma história policial ou se simplesmente não gostei porque o texto é prolixo demais pra pouco peso da trama. A primeira parte é interessante, mas o resto, pra mim, foi enfadonho.

Leio, logo existo 08/01/2024

SOCORRO !
A novela “O Clube dos Suicidas" foi escrita em 1878 pelo renomado escritor britânico Robert Louis Stevenson, ele também escreveu clássicos como “A Ilha do Tesouro” e “O médico e o monstro”.

A trama da novela é sobre um príncipe cansado da vida monótona da corte que resolve viver aventuras fingindo ser um plebeu. Contudo, nunca sai do palácio sem um fiel escudeiro pronto para salvá-los de suas encrencas. Certo dia, descobre que há em Londres um clube sombrio de homens que desejam cometer suicídio. Intrigado com esse clube, o príncipe resolve investigar.

A leitura dessa aventura principesca não foi nada fácil, a linguagem utilizada pelo autor é extremamente prolixa, cansativa. Eu não consegui aquela sensação gostosa de imersão na leitura.

As motivações dos personagens é um outro fator que me deixou incomodada, pois nada me convenceu. Eu já havia lido o livro O médico e o monstro e também não foi uma leitura satisfatória.

Enfim, chega de Robert Louis Stevenson para mim !

CinMeireles 19/12/2023

Finalizo minha meta de leitura com essa agradável surpresa, do mesmo autor de O Médico e o Monstro.
Depois de ler o livro mais famoso de Robert Louis Stevenson, eu me fiquei com muita vontade de ler outras obras do autor. A Ilha do Tesouro já está na lista do ano que vem, mas eu queria um livro curtinho pra completar minha meta de 10 mil páginas, e fiquei muito feliz que esse se encaixava direitinho no que eu precisava.
O Clube dos Suicidas tem uma estrutura bem peculiar: é uma história única, mas dividida em três partes que parecem três "contos" independentes, cada um seguindo um personagem diferente. Se na primeira parte somos apresentados à trama principal, nas outras o foco se desvia para a forma como essa trama esbarra na vida de outras pessoas, e precisamos ir juntando as peças para compreender o cenário geral, a relação de cada história com o Clube dos Suicidas, e como as histórias conversam entre si.
Achei essa estruturação fascinante pela sua originalidade e pela habilidade com que o autor a conduz. A escrita de Stevenson segue sendo fenomenal - fluida, coerente, fiel ao estilo adotado pelo autor - e todas as partes da história são muito bem amarradas. O desfecho, mesmo não sendo nada muito notável, é satisfatório e coerente com o que a história se propõe, e há um curioso ar de suspense e mistério envolvendo toda a narrativa que me prendeu bastante.
Enfim, é um livro que particularmente gostei muito, e recomendo para quem deseja conhecer mais da produção literária do autor.

Julio.Argibay 14/12/2023

Guerra
O CLUBE DOS SUICIDAS - ROBERT LOUIS STEVENSON

O Príncipe Florizel da Boêmia é um aventureiro excêntrico. Ele tem como amigo próximo o Coronel Geraldine. Um homem corajoso e de raciocínio rápido. Certo dia, eles saem disfarçados na noite e vão para um bar. No local os amigos conhecem um rapaz. Depois, eles vão para um restaurante francês bebem e jantam. Então, o rapaz os convida a ir a um local chamado Clube dos Suicidas. No local, eles conhecem o presidente da instituição e solicitam a associação ao clube. Com o passar do tempo, o príncipe discordar dos objetivos insanos da instituição. Uma das regras mais polêmicas do clube é que o destino dos suicidas é decidido num jogo de cartas. Assim, no dia seguinte, o Sr Malthus foi o próximo membro do clube a ser sacrificado. O crime foi executado como se fosse um acidente e o príncipe fica indignado com o fim trágico do senhor. Um tempo depois, houve outra reunião. Desta vez, o príncipe foi condenado pelas cartas e fica apreensivo. Desta forma, cabe a seu fiel escudeiro conseguir salvá-lo, através de um estratagema pensado e executado por ele. Em seguida, o príncipe reúne todos os envolvidos e responsabiliza o presidente pelos danos causados aos sócios da famigerada associação.

Com um passar do tempo, o Sr. chamado Silas Q. Scuddamore, um jovem americano, avarento, tímido, simples e bondoso, morador da Nova Inglaterra, viaja para Londres. Ele ficou hospedado num hotel. O jovem tinha uma vizinha de quarto chamada Madame Zéphyrine. Em outro quarto está hospedado o Dr. Noel, um sujeito londrino de reputação duvidosa. Eles fazem parte de uma quadrilha, ou coisa do tipo. O Sr Silas, que é bem bisbilhoteiro, às vezes jantava com o Dr Noel e, também, encontrava com a Madame que flertava com ele. Certo dia, a Madame convidou o americano para irem num bar e quando Silas chegou em casa, encontrou o corpo sem vida de um dos homens que estava no bar. O Dr Noel, convenceu o jovem a colocar o homem dentro de um baú e conseguiu incluir o jovem na comitiva do príncipe, que estava em Londres. Quando o jovem chegou ao destino com baú o príncipe interveio e explicou ao americano o que havia acontecido., porque até o momento o jovem estava sendo enganado pelo médico. Assim, ele soube que o presidente tinha matado o irmão do coronel e enviado o corpo para o príncipe.

O tempo passa e o Tenente Brackenbury Rich, voltou ferido para Londres vindo do oriente, onde foi um herói. Certa noite, caminhando pelo centro, ele pegou um cabriolé, sem destino. O cocheiro o levou para a casa do Sr Morris. Nesta reunião, dois senhores são convencidos a capturar o marginal presidente do clube.

Lariiix 02/11/2023

Mais uma surpresa que tive com esse autor!
Peguei o livro pra ler simplesmente por ter poucas páginas e pelo título chamativo, e gostei bastante.

Confesso que criei uma expectativa grande em cima da temática do clube dos suicidas, já que tinha potencial para explorar e desenvolver muita coisa interessante.

A história no fim tomou um rumo diferente, mas ainda assim eu gostei do desenrolar da carroagem.
A obra tem pontos muito interessantes, outros que me deixaram um pouco confusa e até mesmo deveras decepcionada. Apesar disso, eu me diverti bastante lendo e curti a experiência.

Pequena M 27/09/2023

A primeira história estava me ganhando, fez sentir aquele pingo de terror e interesse, mas conforme foi passando me fez ficar decepcionada, como se ele tivesse só experimentando e lançou só por lançar.

Kézinha 21/09/2023

Que livro bizarro, mas a história prende a gente na leitura. Digo que foi uma boa experiência, mesmo sendo estranho.

Marcelo 29/05/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
O Clube dos Suicidas", escrito por Robert Louis Stevenson, é uma novela de mistério e suspense que se passa na cidade de Londres durante o século XIX. A história gira em torno de um jovem chamado Prince Florizel de Bohemia e seu fiel amigo, o coronel Geraldine.

Florizel é um nobre entediado com a vida ociosa da aristocracia e decide embarcar em uma aventura. Ele conhece Geraldine, um oficial do exército aposentado, e juntos eles se envolvem em um enigma sombrio: o Clube dos Suicidas. Esse clube secreto reúne pessoas desesperançadas e deprimidas que desejam acabar com suas próprias vidas, mas de uma maneira peculiar.

Os membros do Clube dos Suicidas são instruídos a realizar uma série de procedimentos para garantir uma morte segura, mas incomum. Eles devem passar por um processo chamado "ensaio geral", onde são encorajados a viver uma vida repleta de prazeres e extravagâncias por um determinado período de tempo antes de finalmente cometer o suicídio planejado.
Florizel e Geraldine se infiltram no Clube dos Suicidas para descobrir seus segredos e, assim, impedir que mais pessoas desesperadas tirem suas próprias vidas. Ao longo da narrativa, eles conhecem diversos personagens peculiares e têm que lidar com reviravoltas inesperadas.

Com uma trama cheia de suspense, o livro explora temas como a natureza da vida e da morte, a existência de escolhas individuais e a busca pela felicidade. Stevenson combina elementos de suspense, comédia e crítica social para criar uma história envolvente e intrigante.

No desenrolar da trama, Florizel e Geraldine enfrentam dilemas éticos e perigos em sua tentativa de desmantelar o Clube dos Suicidas e salvar vidas. O livro culmina em um confronto emocionante e revelações surpreendentes.

Para mim o livro não foi tão envolvente e senti uma tanto quanto obviedade, apesar do clima de suspense e o plot twist que o autor tenta aplicar na obra. Mas o desenrolar do texto não deixa a tensão pela próxima fase da história.

Jessica 03/04/2023

Apesar do titulo sinistro, esse livro tem um temática policial. Com uma pegada digna de Sherlock Holmes, há três contos que se conectam, sobre um estranho clube, onde os membros vão para morrer, apesar do objetivo ser raramente logrado.

Pheriannath 01/03/2023

Tô só o meme da Natasha Caldeirão.
Que que tá acontecendo?

Tem algumas histórias que a parte que mais me interessa é ficar imaginando qual que era a viagem que o autor tava tendo enquanto escrevia. E na maior parte das vezes quando o livro é tão aleatorio a minha viagem é mais legal que a própria história.

Fiquei imaginando o Robert com um charuto, um bom scooch sentado com a esposa em frente uma lareira numa tarde fria de novembro, datilografando uma história dessas.

Eu não sei se eu li errado, se boiei na maionese completamente, se a erva do charuto tava batizada. Não sei. Só sei que terminei a história tentando encontrar o sentido que ele queria passar no texto.

Porque na minha cabeça, UAU o médico e o monstro foi um divisor de águas de descrições perfeitas, aí eu pego um título desse esperando a mesma magia acontecer e bleh. Nada.

Vou fumar um e ler de novo algum dia na minha vida pra ver se consigo ver sentido nesse texto.

A escrita rebuscada e genial do Stevenson não tem nem comparação, os personagens e a forma como ele envolve o leitor na história não tem pra bater, mas na questão de história mesmo esse deixou a desejar.

EliseEyre 15/02/2023

"Preste atenção no ás de espadas, que é o signo da morte, e no ás de paus, que designa o agente desta noite."

Que livro bom!

Leticia2513 10/02/2023

Uma história de enredo curiosíssimo feito por um dos maiores gênios da literatura inglesa. Curtinho e delicioso, ideal para que procura uma leitura rápida e descomplicada, sem ser óbvia.

"Não consigo encostar uma
pistola à cabeça e puxar o gatilho; algo mais forte que eu me impede. E
embora odeie a vida, não tenho em mim a força suficiente para agarrar a
morte e acabar com tudo. Para pessoas como eu, e para todos os que
desejam fugir do laço sem escândalos póstumos, foi criado o Clube dos
Suicidas."

Vanessa 09/11/2022

Histórias interligadas
Um unico plot faz com que pessoas em lugares diferentes sejam influenciadas e cada uma faz com que haja um desfecho
Nunca tinha lido um livro que tivesse a escrita dessa maneira, não é um dos meus favoritos mas é uma boa (e rápida) leitura, muito legal pra passar o tempo

Henrieth Hasse 08/10/2022

É uma história muito interessante, cheia de mistérios e muito bem contada. Rapidinha de ler e bem divertida.
Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6