A Magia do Império Disney

A Magia do Império Disney Ginha Nader

Resenhas - A Magia do Império Disney

Ju Souza 17/04/2024

O livro tem muitas páginas, mas conta do início aos dias atuais da história Disney. Foi interessante ler os costumes, sonhos e ideias de todos, mas achei cansativo por ter tantas páginas. Acredito que poderia ser mais resumido.

Sassá_ 14/08/2022

Vida de Walt Disney + Detalhes dos Parques
O livro é muito bom, apesar de estar desatualizado (2007). Eu entendo que o livro é dividido em 3 partes.

1° Sobre a vida da escritora e seu interesse pela Disney.

2° Sobre a vida inteira de Walt Disney e, consequentemente, a construção de seu império.

3° Pós-morte de Walt Disney, dando foco nas estruturas da empresa e dos parques.
Sobre o item 1° não tenho muito a dizer, é um breve retrato da vida de Ginha Nader. Vemos um pouco de sua vida pessoal e o que desencadeou sua paixão pela Disney.
Sobre o item 2° podemos ver várias fases da vida de Walt Disney, desde seu nascimento até sua, relativamente, precoce morte. Acompanhamos como foi sua infância, como foi seu ambiente familiar e de onde surgiu esse encanto em desenhar e encantar seu público.

Nesse segundo item percebi uma injustiça. Apenas Walt Disney é vangloriado por ter criado a The Walt Disney Company, mas a realidade não é essa. A empresa é tanto de Walt, quanto de seu irmão Roy Disney, do qual eu nunca tinha ouvido falar. Inclusive, sem Roy acredito que Walt nunca chegaria onde chegou e ainda estaria na pior. Quando se fala na fantástica empresa Disney todos só pensam e só conhecem Walt, quando na verdade deveriam também reconhecer Roy, pois sem ele nada disso seria possível.

Ademais, também tenho que tirar o chapéu para Ub Iwerks, o qual sempre acreditou em Walt Disney de uma maneira um tanto quanto impudente (minha opinião). Ele já até deixou seu emprego para seguir os passos não tão promissores de Walt. No final deu tudo certo, mas a chance desse cara ter jogado uma carreira no lixo era consideravelmente grande. Ah, e para que isso não acontecesse foram cruciais as habilidades financeiras de Roy (viu, ele foi importante).

Há também uma parte em que a autora menciona religião e fé de Walt Disney. Apesar de não ser considerada uma religião, julgo importante a menção de que ele participou da Ordem DeMolay. Inclusive, dizem que até o Mickey era um DeMolay.

Após a morte de Walt, inicia-se a 3° fase do livro. Nessa fase há coisas que achei interessante e outras nem tanto. Foi mostrado como ficou a gestão da empresa sem Walt, e posteriormente sem seu irmão Roy, ao longo dos anos. Foi apresentado também alguns sucessos e fracassos da empresa e seu impacto. Ademais, exibiu o surgimento de concorrentes, como a Universal e seu parque de diversões em Orlando e também a DreamWorks, a qual teve como fundador um ex-presidente da Disney, a qual teve sua saída da empresa de forma não tão harmônica.

Depois, retratou como a empresa realmente funciona nos bastidores, como a seleção do casting o recrutamento, o processo de seleção, o treinamento dos funcionários... Essa parte do livro eu considero que deu uma esfriada na narrativa, um pouco maçante e desmotivador.

Por fim, chega a parte em que eu tanto esperava do livro, OS PARQUES!!! Fui à Disney recentemente e quis ler o livro para saber mais. A autora retrata alguns detalhes dos parques e você se sente neles novamente, muito bom!

Lógico, o livro é de 2007 é tem bastante coisa desatualizada e isso deixa um pouco a desejar. O atual parque Hollywood Studios, por exemplo, é chamado de MGM no livro. A Disney Springs é denominada Downtown Market Place. E além disso, algumas atrações também estão desatualizadas, a famosa montanha-russa dos 7 anões não é citada no livro, haja vista ter sido inaugurada em 2014 (eu acho rsrs). De resto, é maravilhoso relembrar as atrações e sentir-se nelas novamente.

Enfim, senti que a moral do livro é: Sempre acredite nos seus sonhos e não se preocupe com dinheiro, Deus proverá (Ou melhor, Roy proverá). Nunca vi um povo gastar dinheiro tão loucamente, fazer empréstimos, ficar na miséria e depois tudo dar certo kkkk Sem falar que eles tinham uma facilidade para arrumar emprego sem igual!

gngfolklore 15/12/2021

eu li um livro que fala sobre a gestão empresarial da disney com dez anos de idade (?) eu juro que não sei porque fiz isso mas eu só lembro que me diverti lendo então dou cinco estrelas ?

Hiato da Leitura 04/12/2017

IG @hiatodaleiturA
Uma lição primordial de Walt Disney que, desde já merece ser aprendida por todos aqueles empreendedores, gestores e líderes que buscam uma empresa de permanência e de sucesso, é:

?O crescimento e desenvolvimento de Walt Disney Company estão ligados ao crescimento e desenvolvimento de nossos recursos humanos? nosso elenco?.

Minha primeira resenha não poderia ser outra. Para muitos, Disney significa apenas um entr
etenimento infantil onde princesas são resgatadas por príncipes, que combatem o personagem malvado da história.

Disney significa muito mais do que meros contos de fadas. Walter Elias Disney é responsável, junto com seu irmão Roy E. Disney, pela criação, desenvolvimento e manutenção de um dos grandes impérios da indústria do entretenimento.

Neste livro, Ginha Nadar, diante de inúmeras experiências com turismo ao reino mágico, muniu-se de profundas pesquisas e estudos para escrever sua obra ?A Magia do Império Disney?.

Após sua leitura, não se pode duvidar que Walt Disney, além de ser um sonhador nato, era um homem resiliente. Foram muitas as derrotas e os riscos de falência. Iniciou sua carreira como cartunista, passando a ter um estúdio de desenho animado. Foi inovador criando técnicas nunca usadas para que seus filmes e desenhos animados fossem simplesmente espetaculares.

Mas tudo ganhou dimensões faraônicas logo após Walt ter sofrido uma grande decepção nos negócios e quando voltava de Nova York, desiludido, sem esperanças e lembrando de sua infância e juventude em Marceline (EUA), desenhou um rato com corpo quase humano, que se tornou ícone e símbolo do entretenimento: Mickey Mouse.

Ginha não apenas traz a trajetória de Disney, mas também compartilha os motivos pelos quais a ?The Walt Disney Company? é o maior grupo de empresa da indústria da mídia no mundo e como até os dias atuais suas técnicas e empreendimentos sempre têm uma fundação baseada em princípio e valores de Walt, que garantem o seu sucesso.

Muito se pode aprender sobre de negócios e gestão com a leitura dessa obra. Não é por acaso que esse sonho chegou ao patamar que chegou.

?Ideias vêm através da cursiosidade?. - Walt Disney.

Ficou cursioso?

#livros #resenha #booksreview #diney #senac

David 05/09/2015

Interessante
O trabalho feito pela autora de pesquisa durante todos os anos que trabalhou como guia de turista pela Disney evidentemente é muito rico em informações e dados.
Narra a infância de Walt Elias Disney desde os seus primeiros anos com muita dificuldade, os irmãos, a relação com os pais e sua espetacular criatividade, a parceria com Roy seu irmão e cúmplice em todos os problemas, a força financeira por trás de todo o império Disney.
A melhor parte sem sombra de dúvidas vai até o fim da narração da vida de Walt e como surgiram os primeiros desenhos, as inovações, os sucessos e fracassos, de onde veio o famoso Mickey Mouse e sua turma, os filmes que foram uma inovação para a época como Branca de Neve.
Depois nas outras partes, a autora narra a administração, dados sobre os parques, modo de trabalho, os segredos do sucesso, foi essa parte que me fez classificar com 3 estrelas, tornou-se algo repetitivo, ela diz uma coisa em um capítulo e repete nos outros, causando uma certa confusão.
Classifico como uma obra válida para conhecermos mais sobre Disney que mostra um lado que não sabemos, mas faltou organizar melhor as ideias e principalmente cuidar da revisão que conta com vários erros gramaticais.

Gabriel 05/02/2012

Por dentro da magia!
São poucos os livros que contam as histórias de empresas que conseguem prender a minha atenção. Com esse foi diferente. A forma como a Ginha Nader nos conduz através da história e do dia a dia da Disney é magnífica. Podemos perceber que o livro é resultado de uma paixão imensa. Com toda certeza é um livro para ser comprado e guardado com muito carinho.

Dani Feli7 31/10/2009

Fascinante! A história de Walter Disney é intensa, sua paixão pelos desenhos e pelo lúdico é encantadora e sua perseverança é um exemplo! O império Disney foi feito dos pensamentos criativos de um homem que muitos consideraram louco e sonhador...