O Tao da Física

O Tao da Física Fritjof Capra
Frijof Capra

Resenhas - O Tao da Física

Amanda.Soares 27/02/2024

Uma vontade absurda de achar alguém chapado pra conversar sobre os mistérios da vida
"Pra ver um mundo num grão de areia e o céu numa flor silvestre, segure o infinito na palma de sua mão e a eternidade numa hora". Foi uma frase do poeta William Blake usada por Capra que pra mim faz um belo resumo do que foi essa experiência literária. É interessante refletir como a ciência e as religiões orientais chegaram uma concepção muito semelhante acerca de diversos assuntos mesmo andando tão separadas. Assim, uma utiliza de hipóteses e experimentos para chegar a uma conclusão mais "externa" enquanto o misticismo usa de meditação e observação para algo "interno". Um ponto ressaltado pelo autor é a objeção da ciência com misticismo e que o objetivo dele com a obra é estabelecer paralelos interessantes entre os dois de forma didática sem assumir nenhum lado. Terminei faz uns minutos e não consigo parar de pensar nas crises existenciais que esse livro me proporcionou sobre espiritualidade e como todas as partículas que formam o mundo estão de certa forma conectadas, recomendo muito pra quem tem curiosidade com esses assuntos e gosta de viajar refletindo.

Gabyfranhan 28/01/2024

Muito interessante
Como sou estudante de Vedanta, Gita e afins, vi essa indicação de livro e na mesma hora, comprei. Achei que fosse demorar uma eternidade pra ler, mas diz uma leitura muito rápida, porque apesar de termos técnicos da física, que não tenho expertise, o livro é muito bem escrito e detalhado, em uma linguagem simples de se entender. Gostei muito do ?comparativo? entre a física clássica e moderna e os estudos espirituais. Recomendo!

Douglas Ferrari 13/01/2024

A abordagem e as correlações que o livro faz são interessantes, no entanto a minha expectativa era maior.

caiocorrea_art 05/01/2023

Complexo, revolucionário e científico
O Tao da Física, livro da década de 70 onde o físico Fritjof Capra faz um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental (como vocês podem ver na capa).
No livro ele da uma pincelada superficial em diversas filosofias místicas orientais, do confucionismo, passando pelo hinduísmo, budismo, zen entre outras, explicando um pouco suas origens e contextos históricos, e depois mostra como a física moderna vem fazendo descobertas que em muito se assemelham a muitos ditos da história antiga.
A ideia de tempo relativo, energia, unidade cósmica, matéria e não matéria. Todos esses assuntos e muito mais pela ótica dessas visões, até então, antagônicas e que se mostraram bem convergentes.
Independente de crenças, ideologias ou qualquer coisa do tipo (eu, por exemplo, não sou do tipo místico), é muito interessante ver como o que julgamos verdade, não passa de um ponto de vista de uma coisa linda e complexa chamada vida. Mostra como os conhecimentos são parecidos e como a principal característica da nossa espécie é a observação.
Tem uma parte do livro que ele entra bastante na parte técnica da física moderna e da física quântica, o que pode trazer um lado mais monótono pra alguns leitores. Porém acho que, em época onde a palavra ?quântico? está sendo utilizada de maneira excessiva, nos mostra um pouco dessa ciência que tanto tem trazido novos questionamentos.
Um livro curto mas pra ler com muita concentração.

Livre-se

Bel 313 04/02/2022

Razão x Misticismo
Neste livro o físico Fritjof Capra traça paralelos muito interessantes entre a Física moderna e a antiga sabedoria do Misticismo Oriental de maneira didática e acessível. Extremamente recomendável a entusiastas de divulgação científica e amantes da Filosofia.

Robson M 22/01/2022

Tudo está conectado
Os físicos (quânticos) e os místicos (orientais) falam da mesma "conexão", e o autor soube de forma comparativa expor esses detalhes envolvendo os paralelos da Física Moderna com o Misticismo Oriental. Leitura interessante! Recomendo!

Tama 19/08/2020

Excelente introdução à Física.
Deixa de lado a abordagem mecanicista Newtoniana, onde a Física é retratada como ramo da matemática, com deduções matemáticas de seus de fenômenos, e passa a abordá-la como uma ciência natural, observacional e experimental, sob um olhar filosófico.

Flavio.Gabriel 06/12/2019

A parte histórica é até que boa
Enquanto o autor passa pela contextualização das religiões orientais, é bem legal. Do meio pro fim do livro, são paralelos sem sentido e uma forcação de barra. Mas vale a leitura. Paro nesse, não vou ler os próximos não.

luizhsg 10/11/2019

Uma nova for a de pensar a ciência
Lembro bem de quando foi lançado, um clima de convergência de pensamentos na universidade, ele aborda uma outra otica para entendermos a evolução do pensamento da Física moderna, amplia horizontes e percepç?o sobre a vida

Digo 14/06/2019

Genial mas tem que tá a fim
Um livro incrível, provavelmente o primeiro a falar de Física Quântica pra compará-la com misticismo oriental, e fez isso com embasamento, e não como se ouve por aí heheh Curti demais o grande resumo sobre hinduísmo, budismo e principalmente pensamento chinês. Eu que sou budista, várias frases me faziam baixar o livro e suspirar. :) Também muito massa aprender sobre a Física de partículas subatômicas, onde a mecânica clássica não vale nada e tudo é muito louco. E a proposta do livro é mostrar que os orientais e os físicos modernos chegam na mesma conclusão.
Só que mais pro final comecei a achar a leitura da Física muito difícil, muito abstrata pra me importar. Abandonei por um ano, só na terceira tentativa terminei os ?bootstrap de hadríons?...
E diz que o Capra é muito massa, é diretor de meio ambiente numa grande universidade americana e tal.
Fiquei a fim de ver como continua a obra dele em Ponto de Mutação, mas acho que vou dar um tempinho. :D

Joca 26/10/2016

Um novo caminho para a Física.
Nunca ciência e misticismo estiveram tão profundamente ligados como em "O Tao da Física". Nesse clássico, Fritjof Capra faz paralelos entre a Física - sobretudo a física de partículas - e as filosofias religiosas orientais. O dinamismo do Universo, a busca por uma unidade, as limitações da linguagem e o caráter empírico são apenas alguns dos aspectos comuns entre as duas abordagens. Mais do que traçar meras correspondências, o autor defende a emergência de uma nova ciência; uma ciência dirigida por elementos aparentemente não-científicos, como a consciência e a auto-consistência; uma ciência que, assim como as técnicas do misticismo oriental, conduza o homem à verdade das coisas e o leve a abandonar a ordem mecanicista e absoluta dos fenômenos físicos em favor da interdependência e do relativismo dos processos naturais.
Um livro apaixonante e edificante; uma leitura necessária, não só aos amantes da Física, mas àqueles que acreditam que todas as coisas do mundo estão ligadas a uma ordem maior e transcendental.

Alan 23/07/2015

Da física para a vida cotidiana.
Escrito por um físico e filósofo, o mote do livro é traçar paralelos entre a física moderna e o misticismo oriental. Tem um caráter conciliador (algo bem difícil de encontrar nos dias de hoje) entre misticismo e ciência , o que eu aprecio bastante. Não, não tem nada a ver com essas pseudo-ciencias do tipo “cura quântica” ou “heike” (nada contra, apenas citando pois existe uma vasta literatura que trata estes temas como verdades cientificas). Na verdade , o livro serve até como fonte de pesquisa para trabalhos científicos, uma vez que é riquíssimo em referencias. Trata-se de um texto cientifico, ora falando sobre a filosofia no oriente e no ocidente, e suas distinções , ora sendo mais técnico e tratando de questões da física moderna ( quântica e relativística). E claro, sempre que oportuno, traçando paralelos entre as duas coisas. O texto é bastante expositivo , ou seja , o autor sempre toma cuidado em fazer afirmações categóricas ( uma vez que se trata de um cientista). Esclarecedor, nos ajuda a expandir nossa consciência e nos motiva a olhar com novos olhos o universo em que vivemos e até mesmo nos permite uma reflexão crítica a respeito da moral e dos valores ocidentais.