O Tao da Física

O Tao da Física Fritjof Capra
Frijof Capra

Resenhas - O Tao da Física

Bruno 20/05/2011

Muito interesante, para quem tem cabeça aberta

Rodrigo 02/08/2011

O livro é bom, mas parece bastante uma tese de doutorado: muitas citações e longos parágrafos de revisão. Quero voltar a lê-lo, mas no momento preciso fazer da leitura uma distração, e esse livro é bastante complexo para uma leitura "cativante". RCSV

Malice 04/11/2009

Complexo e intrigante
Como li o "Ponto de Mutação", do mesmo autor, antes de ler o "Tao da Física", creio que li um pensamento mais claro e bem desenvolvido que no livro em questão. Me parece que este é a "gênese" do seguinte, com uma tese ainda iniciante, mas muitíssimo interessante. Um tanto cansativo para quem não se dispõe a entender os meandros da física atual.

runnerba 06/01/2009

Apesar do autor...
Apesar de achar esse Fritjot Capra um tremendo farsante, nesse livro ele se superou.

Abramo 19/04/2013

Acho que a obra até vale como uma breve iniciação em alguns conceitos da física atual, mas a fusão entre misticismo oriental e física quântica me parece muito forçada.

luizhsg 10/11/2019

Uma nova for a de pensar a ciência
Lembro bem de quando foi lançado, um clima de convergência de pensamentos na universidade, ele aborda uma outra otica para entendermos a evolução do pensamento da Física moderna, amplia horizontes e percepç?o sobre a vida

Flavio.Gabriel 06/12/2019

A parte histórica é até que boa
Enquanto o autor passa pela contextualização das religiões orientais, é bem legal. Do meio pro fim do livro, são paralelos sem sentido e uma forcação de barra. Mas vale a leitura. Paro nesse, não vou ler os próximos não.

Robson M 22/01/2022

Tudo está conectado
Os físicos (quânticos) e os místicos (orientais) falam da mesma "conexão", e o autor soube de forma comparativa expor esses detalhes envolvendo os paralelos da Física Moderna com o Misticismo Oriental. Leitura interessante! Recomendo!

Dani Rodrigues 10/06/2010

Comprei esse livro por indicação de um amigo de família, um psicoterapeuta conceituado, e acima de tudo, muito inteligente. Segundo ele, todas as pessoas deveriam ler esse livro. E com essa motivação, tive que comprá-lo!

Ocorre que à época, achei o texto muito chato, talvez por estar além dos meus entendimentos, ou por ser muito mais jovem (aff, não sou tão velha!!rs)... Por isso o abandonei.

Enfim, espero um dia retornar à leitura dele para, quem sabe, conseguir entender a sua mensagem.

Bel 313 04/02/2022

Razão x Misticismo
Neste livro o físico Fritjof Capra traça paralelos muito interessantes entre a Física moderna e a antiga sabedoria do Misticismo Oriental de maneira didática e acessível. Extremamente recomendável a entusiastas de divulgação científica e amantes da Filosofia.

Gabyfranhan 28/01/2024

Muito interessante
Como sou estudante de Vedanta, Gita e afins, vi essa indicação de livro e na mesma hora, comprei. Achei que fosse demorar uma eternidade pra ler, mas diz uma leitura muito rápida, porque apesar de termos técnicos da física, que não tenho expertise, o livro é muito bem escrito e detalhado, em uma linguagem simples de se entender. Gostei muito do ?comparativo? entre a física clássica e moderna e os estudos espirituais. Recomendo!

Amanda.Soares 27/02/2024

Uma vontade absurda de achar alguém chapado pra conversar sobre os mistérios da vida
"Pra ver um mundo num grão de areia e o céu numa flor silvestre, segure o infinito na palma de sua mão e a eternidade numa hora". Foi uma frase do poeta William Blake usada por Capra que pra mim faz um belo resumo do que foi essa experiência literária. É interessante refletir como a ciência e as religiões orientais chegaram uma concepção muito semelhante acerca de diversos assuntos mesmo andando tão separadas. Assim, uma utiliza de hipóteses e experimentos para chegar a uma conclusão mais "externa" enquanto o misticismo usa de meditação e observação para algo "interno". Um ponto ressaltado pelo autor é a objeção da ciência com misticismo e que o objetivo dele com a obra é estabelecer paralelos interessantes entre os dois de forma didática sem assumir nenhum lado. Terminei faz uns minutos e não consigo parar de pensar nas crises existenciais que esse livro me proporcionou sobre espiritualidade e como todas as partículas que formam o mundo estão de certa forma conectadas, recomendo muito pra quem tem curiosidade com esses assuntos e gosta de viajar refletindo.