Autoperfeição com Hatha Yoga

Autoperfeição com Hatha Yoga Hermógenes

Resenhas - Autoperfeição com Hatha Yoga

Lyvia 31/12/2023

É um bom livro introdutório ao Hatha, abordando todos os temas vinculados ao yoga porém não de forma muito aprofundada. Bom livro para consultas, embora algumas opiniões e tons sarcásticos do autor me incomode um pouco.

Atteneee_ 15/10/2023

Essencial
Se eu tivesse que escolher um livro pra ler a vida toda seria esse. Pra quem ja tem experiência com meditação e a pratica do yoga isso aqui é extremamente revelador.

Pra mim pelo menos, sistematizou tudo que eu precisava entender sobre a pratica e todas aquelas sensações que sentia na meditação.

Recomendo MUITO pra qualquer pessoa

Pris 15/05/2023

Gostei muito do livro. Mostra muito como o yoga não é apenas um exercício e sim uma maneira de viver a vida. Corrobora para uma vida melhor e mais tranquila, assim como relacionada a espiritualidade.
Tenho minhas ressalvas quanto uma série de coisas, muitas opiniões desnecessárias no livro, até meio preconceituosas, mas é inegável o quão interessante e completo o livro é.

Marisa34 16/02/2023

Antigo
A minha edição é de 1998 tem 277 páginas de texto, as outras são fotografias com as posturas da Hata Yoga.
Ele é bem detalhado as explicações são muito boas e apresenta posturas intermediárias para iniciantes.

Nath 10/08/2022

Gostei muito do livro, porém em alguns momentos a leitura se torna muito cansativa. Demorei mais do que costumo com essa obra, mas é inegável que o professor era uma pessoa muito esclarecida em diversos pontos.

lary lary ê 28/06/2022

que a força ha e tha esteja conosco
esse livro é incrível, é para além de um simples livro que ensina posturas, é um livro que abre mentes, que nos torna conscientes de nosso corpo e de nossa própria existência com o Universo.
é um livro que nos faz ativos do nosso próprio processo de mudança ao caminho da integração, da homeostase corporal, da estabilidade psíquica/emocional, e enfim de nossa harmonia espiritual. ??

Geisalanis 21/03/2022

Tirando umas pequenas passagens que acho que não se adequam a 2022 o livro é um guia completo de Yoga que não trata apenas dos asanas mas de respiração, alimentação, filosofia, prática tudo com um incrível refinamento

Nicole 26/12/2020

Excelente introdução ao yoga
Excelente leitura para quem pratica ou deseja praticar yoga. Com este livro, podemos conhecer os benefícios, a filosofia e o estilo de vida propostos pelo yoga, do qual normalmente temos uma visão superficial na cultura ocidental, adotando-o como uma mera ginástica. De maneira simples e didática, o prof. Hermógenes nos guia para conhecer a teoria e a prática do yoga, que significa união (corpo e mente) e propõe um tratamento holístico para a cura e manutenção da boa saúde. Livro de descoberta e também de consulta, já que nos apresenta explicações e ilustrações dos ásanas (posturas), pranayamas (exercícios respiratórios), etc. A única ressalva que faço é em relação a certos julgamentos morais inadequados, sobretudo em relação à homossexualidade, que chegam a ser contraditórios com a proposta do próprio yoga. Certamente isso se deve à época em que foi escrito. Daí a importância de estarmos sempre atualizando o saber e de adotarmos um olhar crítico em relação ao que consumimos.

Junior 14/04/2020

Mestre Hermógenes, sempre será uma referência e uma alma iluminada. O livro é um Clássico para quem quer ou já está trilhando o caminho do yoga.

Thais 07/03/2020

Comentários pessoais desnecessários
Respeito o autor e seu conhecimento, mas me incomodou muito os exames de julgamento ao longo do livro, além da visão deturpada sobre homossexualidade.
Ana Paula 09/03/2020minha estante
Eu comprei esse livro, mas na minha edição o prefácio foi escrito pelo Olavo de Carvalho, já peguei um certo ranço daí. Acabei deixando a leitura pra depois e nunca terminei.

Patricia.Letty 29/06/2020minha estante
ixi isso é de fato importante saber, juntando com quem escreveu o prefácio, sinceramente fiquei decepcionada

Nicole 26/12/2020minha estante
Também reparei nisso. Infelizmente, acredito que isso se deve à época em que foi escrito e em que o prof. Hermógenes viveu. Apesar de acreditar que ele tenha sido uma pessoa bondosa e sábia, na medida do possível, certamente foi influenciado pelos preconceitos do seu tempo e nem mesmo as práticas espirituais conseguiram curá-lo disso. Por isso é muito importante adotarmos sempre uma visão crítica do conhecimento e propormos atualizações quando necessário.

Manu 15/01/2018

Indispensável ao praticante
Tenho recomendado este e Yoga Para Nervosos, também de Hermógenes, a todos que me pedem alguma ajuda para começar a praticar yoga. Mais do que acompanhar tutoriais de asanas, é importante saber PARA QUE serve a prática e todos os benefícios que se pode obter dela, pois estes não são apenas físicos. Este livro, hoje na 59ª edição, é muito didático e dá ao praticante ou candidato tudo o que ele espera saber a respeito: como começar, pra que serve, por que funciona, opinião médica, psicológica e espiritual, tutoriais de asanas (com todos os benefícios descritos), artigos científicos para consulta... Tem até receitas! É uma fonte riquíssima de consulta e por isso o considero essencial àqueles que querem realmente entender o que é yoga além de "ginástica acrobática".

Rafael Masson 07/01/2017

Eu sou Tu, Tu é eu.
Ótima introdução ao Yoga, com uma abordagem didática do professor Hermógenes. A Hatha Yoga trabalha o corpo físico, o aspecto psicossocial e o lado espiritual, de forma harmoniosa.

Mila 15/01/2012

Um Clássico Sobre Saúde e Qualidade de Vida
O que dizer deste livro?
Não tenho palavras para descrever de maneira justa tanta beleza que Hermógenes passa aos seus leitores nesse livro antigo, mas extremamente atual.

Autoperfeição com Hatha Yoga é um livro para você que quer conhecer o Yoga, sua filosofia, suas práticas, mas especialmente para você que deseja uma vida melhor, mais qualidade de vida, mais paz interior, e harmonia física e mental.

Sem ser pedante e muito menos chato, Hermógenes consegue "puxar nossas orelhas" com exemplos simples e dicas muito úteis.
De forma prática e inteligente, o autor discorre sobre os males da humanidade ditando os remédios e métodos dos quais qualquer um de nós pode fazer uso.

E, é claro, Hemógenes dá dicas valiosas de boa alimentação, postura corporal e postura interior.
Para os que só estão interessados nos ásanas (posições que o praticante faz durante a prática do Hatha Yoga) para modelar seu corpo e perder as gordurinhas, melhor mesmo é procurar uma academia e fazer qualquer outra coisa. Ou, leiam sim, mas releiam depois com a mente e o coração completamente abertos!

"Autoperfeição com Hatha Yoga" é um clássico e, especialmente, excelente e tão simples ao mesmo tempo.

Hermógenes é um professor já há muito conhecido, há muito respeitado e foi um dos precursores do Yoga no Brasil. Este é um livro perfeito para os iniciantes e importante para os que já são mais conhecedores do assunto.

É certamente dos melhores livros de Hatha Yoga que já li. Além, é claro, de ser assinado pelo Hermógenes, grande nome do Yoga no Brasil.

Leia. Vale cada minuto!

glima 10/10/2010

Leitura espetacular
Livro excelente. Se você também se simpatiza com Yoga, mas nunca fez nada a respeito ainda, é um ótimo começo. Hermógenes é o cara.