Sputnik Sweetheart

Sputnik Sweetheart Haruki Murakami

Resenhas - Sputnik Sweetheart

coralminx 23/02/2023

Algo tirado de um sonho
É a segunda vez que leio este livro, mas ainda me é impossível chegar a uma conclusão no que diz respeito ao final e a vários outros aspetos que se vão acumulando ao longo da obra. Mas surpreendentemente não destaco isto como sendo algo negativo.

A prosa de Murakami e os temas que aborda nesta obra garantem à história um tom irreal, como se fosse algo saído de um sonho ou que sugere algo relacionado com backrooms. É impossível explicar a quem nunca leu o quão única é esta história.

júlia 17/01/2022

No começo não entendi nada e no final parecia que eu tava no começo. O livro é escrito de uma forma muito bonita, que te ganha e te instiga, mesmo sem fazer muito sentido. O problema é que eu li Haruki Murakami, esperando que o Hercule Poirot aparecesse do nada. Minha recomendação é só dar uma segurada nas expectativas e seguir o jogo do autor. É um livro lírico.

Leticia.Ayumi 16/02/2023

Tirando o male gaze?
3.5 (em comparação a outros trabalhos dele de que gosto mais)

As ressalvas quanto à forma como Murakami constrói as personagens femininas persistem. Não só as mulheres, mas as outras personagens também. É como se todas elas fizessem parte duma linhagem comum, de uma família constituída por mulheres idealmente fascinantes e homens normalmente medíocres, mas louváveis e humanos, fazendo pairar sobre o romance uma certa previsibilidade e um certo cansaço. Mas, "male gaze" à parte, gostei muito do livro, mais especificamente da estrutura da narração, principalmente no começo. O foco narrativo é uma preciosidade, o realismo mágico, intrigante. Sinto que este aqui, principalmente chegando no final, é um esboço, um primeiro respiro, do que viria a ser o 1Q84, o que me deixou com vontade de finalmente tomar vergonha na cara e terminar o último volume da trilogia (vem aí!!!!!).