Why Nations Fail

Why Nations Fail Daron Acemoglu
Daron Acemoglu
James A. Robinson
James A. Robinson




Resenhas - Why Nations Fail


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Filino 25/05/2021

Esclarecedor, instigante, agradabilíssimo - e indispensável
Por que alguns países dão certo e outros fracassam? A pergunta é singela e importantíssima; a resposta, por sua vez, é urgente. E esse livro é simplesmente sensacional, ao apresentar uma explicação para um questionamento dessa magnitude.

O argumento central dos autores repousa em dois pilares: o primeiro consiste na noção de instituições políticas e econômicas inclusivas ou extrativistas - ressaltando que a política influencia a economia e vice-versa. O caráter inclusivo pressupõe uma sociedade plural, com respeito às diferenças e a possibilidade de se fiscalizar o poder central. Isso possibilita inovações (ainda que haja uma "destruição criativa" que venha a contrariar alguns interesses) e, por consequência, a geração de riquezas. Em contrapartida, o caráter extrativista é aquele em que uma elite "suga" as riquezas de uma nação para o próprio benefício - e para assegurar isso, não mede esforços para tolher quaisquer vozes dissonantes ou até mesmo inovações que venham a contrariar seus interesses.

O outro pilar defendido pelos autores é a existência de um poder central efetivo e que se submeta à lei, respeitando direitos individuais. Efetivamente, não há como se pensar em desenvolvimento sustentável numa nação em que o poder central não consegue, sequer, ser constituído; que não promove a segurança jurídica e nem respeita a propriedade privada.

Os autores desenvolvem longa e exaustivamente esses dois conceitos - e nessa exposição, igualmente demolem concepções deterministas (ou fatalistas) da História. Citam as experiências de diversos países para ilustrar o ponto de vista do livro: de Botsuana à China; da Revolução Gloriosa à guerra civil de Serra Leoa. E servem-se, também, de fatos arqueológicos, desde a Revolução Neolítica até os Maias. É um apanhado riquíssimo.

O ato de leitura dessa obra, por si só, é um aspecto que deve ser destacado. É uma experiência agradabilíssima. O texto é bastante fluido e didático; prende (e muito) a atenção do leitor. Todas as referências a episódios e passagens relatadas em cada capítulo podem ser encontradas ao final, como referências para leituras posteriores, tornando desnecessária a existência de notas de rodapé - e deixando o texto muito, muito bom de se ler. Mesmo contando com um cabedal imenso de informações, os autores escreveram um livro de fácil compreensão e que, ainda assim, não deixa de ser rico. É algo que torna essa obra realmente clássica, sem exageros.

"Why Nations Fail" é um livro importantíssimo. Merece figurar na biblioteca de qualquer pessoa interessada nessa importantíssima questão.
comentários(0)comente



Lucas 07/02/2020

Livro necessário para qualquer estudante de Humanas
Em Why Nations Fail (Por Que As Nações Fracassam aqui), Acemoglu e Robinson apresentam de forma bem didática a ideia de que nações que se desenvolveram, o fizeram por conta de suas instituições inclusivas; enquanto em nações subdesenvolvidas são encontradas as instituições extrativas.

Durante seus capítulos, os autores expõem exaustivamente sua teoria com inúmeros exemplos, atuais e históricos. Um livro que deve ser lido por todos que se interessam pelo estudo da democracia, desde legalistas, economistas, sociólogos, entre outros.
comentários(0)comente



Allan 14/03/2021

Desenvolvimento Econômico e Instituições Políticas
Excelente leitura sobre o desenvolvimento econômico das nações tendo por base a pluralidade política e institucional. O livro ressalta a importância dos pilares básicos da democracia participativa, bem como a importância da propriedade privada, o estado de direito, e das garantias politicas e sociais. Levanta dúvidas sobre a teoria da modernização que prega o desenvolvimento da democracia como uma consequencia do desenvolvimento econômico, ressaltando que ditaduras se valem do desenvolvmento econômico extrativista para manutenção do poder. Um dos pontos fortes do livro é a maneira como analisa o desenvolvimento político e social em dezenas de países, usando como referência o modelo de colonização do país. Descreve em detalhes como países colonizados como África do Sul, Zimbabwe, Serra Leoa, Ethiopia, tiveram a substituição de um regime extrativista por outro, e de como a concentração de poder em poucos resulta na criação de forças externas para a tomada do poder. Existe muito a lucrar tomando o risco de substituir uma ditadura, mas muito a perder e pouco a se beneficiar quando o sistema politico de um país é distribuido em instituições com papéis bem definidos. Além de detalhar a situação de alguns países na África, descreve em detalhes as bases do desenvolvimento industrial Inglês, com o advento do parlamento e o poder a este conferido para restringir o controle da monarquia. Aberda também as evoluções na França e Russia, a colonização participativa nos Estados Unidos e Austrália, e as oportunidades perdidas por Mexico, Argentina, Colombia, e Venezuela.

Excelente leitura para entender o mundo que vivemos!
comentários(0)comente



Wagner 05/05/2021

Para aqueles que querem entender melhor o mundo ao redor
Usando vários exemplos da história de diversos países, os autores montam uma interessante argumentação ao redor de sua teoria sobre o sucesso ou não no desenvolvimento das nações.
Uma leitura densa, mas bastante interessante para aqueles que se interessam por esse tipo de assunto.
comentários(0)comente



Catarina 20/11/2023

Porque há países pobres e outros ricos?
Esta é a questão que o livro pretende responder com a teoria dos autores.

Pessoalmente, tendo lido o livro para uma cadeira da universidade tirou um pouco da beleza dele mas a mensagem é realmente importante, pois é o princípio para criar uma transição de paises pobres para ricos.

Acho que os autores fizeram um ótimo trabalho. É verdade que o livro é repetitivo e por vezes complicado de ler mas sendo uma teoria simples mas ao mesmo tempo elaborada, é necessário tudo isto.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR