Apanhando Amoras

Apanhando Amoras Valdir O. Ferreira

Resenhas - Apanhando Amoras

Sol Brasil 09/11/2012

Resenha: Apanhando Amoras
O prólogo do livro já é de tirar o folego, pois nos deparamos com uma cena em que supomos varias coisas.
Clarisse uma moça de 16 anos, pura em todos os sentido, no amor, nos sentimentos, em confiar no próximo. Costuma ler e viajar em historias de fantasia como de príncipe e princesa. Pude perceber que seu objetivo era conhecer um príncipe e viver felizes para sempre, assim dizia o livro que a Clarisse lia de baixo de um pé de amora. Pensando bem leitores, nós mulheres já tivemos esses tipos de sonhos e desejos. Mas até quando essa ingenuidade pode atrapalhar na convivência com o mundo real?
Numa tarde de domingo num campo de futebol Clarisse conhece o Marcelo um homem da cidade com seus 25 anos, que de imediato Clarisse já se apaixona por ele. Marcelo por sua vez também ficou encantado com aquela moça que não aparava de olha-lo.

A cada dia que passava seu amor por Marcelo só ia aumentando, fora que ele prometera o céu e o mundo para Clarisse. Ele sabia como conquista-la, tinha jeito com as palavras, até sabia trechos de seu livro preferido. Ela tinha certeza que Marcelo era definitivamente seu príncipe encantado. Ou sera que era um sapo?
Depois de passar a noite com Marcelo o seu destino muda completamente. Ele a deixou voltando para cidade. Ela ficou mal falada e mal vista em sua cidade. Teve que aguentar calada o que seu padrasto falava dela para sua mãe. Então tomou uma decisão, ir para cidade grande que era São Paulo a procura de seu pai. Sera que foi uma boa ideia?

Ao chegar em São Paulo sua vida vira de cabeça para baixo. Clarisse conhece varias pessoas, boas e ruins, cada uma levando-a para um caminho.
Ela fica amiga de Valquíria, que a deixa morar em seu apartamento. Não fui com a cara dela desde o começo. Mas Valquíria era atenciosa, amiga para as horas difíceis, sempre atenciosa com Clarisse, mostrando como era a vida. Como não gostar de uma pessoa assim.

Conhecemos vários personagens que serão importantes em sua vida, pois cada um direciona Clarisse tomar varias decisões. Todos os personagens tem sua importância na trama. O autor soube deixar isso bem claro e sem eles o destino de Clarisse não mudaria de rumo.
Ela também conhece o psiquiatra Eduardo, um homem que se dedica por inteiro em sua profissão, com vários questionamentos em sua cabeça e com seu casamento abalado. Ele sera a chave deste terrível mistério que ronda a Clarisse. Sera que isso é uma visão ou sonho? Sera que a Clarisse é real, isso tudo que ira acontecer com ela é real?

A escrita do Valdir flui rápido, você acaba querendo ler mais e mais, pra saber o que vai acontecer. Tive varias sensações ao ler este livro. Me iludi, me frustei com algumas decisões que a Clarisse tomava, tive raiva, torci por ela e por outros personagens, fiquei abalada com algumas cenas. Enfim, muito intenso a historia e com o seu significado em particular. Mostra ao leitor como uma ideia e situações podem levar pessoas a cometerem determinadas atitudes. E o final? Posso dizer que é um deja vu? Recomendadíssimo.

- "Clarisse não dizia nada. Não conseguia falar mais, apenas consentia, permitindo que ele a tocasse. A emoção a tomava por inteiro. Marcelo, sutilmente, começou a desabotoar sua blusa. Ela não se mexia. O coração disparava, a respiração falhava, e todo seu corpo tremia..."
Pág.: 24

Fernanda 30/10/2012

Apanhando Amoras - Valdir
Minha opinião !!

Apanhando Amoras, não é um conto e muito menos uma fantasia, há certos pontos sobrenaturais sim, mas 90% do livro é de uma realidade "nua e crua", que pode assustar, mas eu estava pensando como ficar assustada com algo que vem acontecendo diariamente na sociedade?!

Acredito que o Valdir, escreveu este livro para dar-me um choque de realidade. Eu sei o que acontece no dia-a-dia de muitas pessoas principalmente na vida das garotas e crianças, mas ler este livro fez-me pensar o que esta acontecendo com as pessoas, para que venham a praticar atos inaceitáveis com o seu próximo.

A vida de Clarisse é..... Digamos nunca foi um mar de rosas, mas ela era feliz. Clarisse era só uma menina sem malícia, mas a sua vida muda completamente quando conhece Marcelo, a quem ela julgar ser o seu príncipe encantado, mas este príncipe "sapo" vai-lhe fazer conhecer o mundo no qual ela vive. Um mundo cheio de gente com más intenções e traiçoeiras, que até o momento Clarisse desconhecia.

Clarisse aprendeu de forma dura e cruel que a vida não é o conto de Fadas que lia em seus livros de romance. Aprendeu que o seu príncipe pode ser apenas um Sapo disfarçado. Aprendeu que confiar, mas pessoas nem sempre é a melhor saída.

A menina inocente, do interior perde a família,a inocência, a dignidade, a confiança, mas pessoas e até a vontade de viver.

Eu recomendo a leitura deste livro, porque, ele o fará pensar, repensar e questionar os problemas que muitas jovens vivem diariamente.

É super interresante!

Beijokas pessoas lindas!

Coisas de Mineira 18/02/2013

(Resenhas) Apanhando Amoras - Valdir O. Ferreira
No livro Apanhando Amores, você irá conhecer Clarrice uma jovem de 16 anos que se apaixona por seu primeiro namorado, entrega sua virgindade, e descobre que ele só queria um caso com a menina linda da pequena cidade, e irá conhecer Eduardo, um Psiquiatra que acabou de passar por uma das maiores dificuldade em sua carreira, a perda de uma paciente. Como duas pessoas que nunca se viram, vão ser extremante afetadas pelas escolhas de uma delas?
Ao longo do livro você descobre que o autor Valdir, criou um enredo envolvente onde você irá conhecer personagens secundários tão marcantes, com histórias tão fortes, que não conseguirá esquecer. Com o passar dos dias, as circunstancias levou Clarrice, ao ápice do desespero, onde ela tenta tirar sua própria vida, e por um motivo não aparente Eduardo sonha com o dia da morte dessa jovem, e por causa disso começa a correr contra o tempo para não perde uma segunda vida, tentando descobrir quem é a jovem desesperada que ele viu e qual é sua historia, e como ajudá-la.

Ficou curioso,bora conhecer o blog Louca Escrivaninha e terminar de ler a resenha.

Literatura 07/03/2013

Aos olhos do suicídio
Posso considerar um livro sensato. Sem muito drama chato e sem julgamentos absurdos.
Gostei da parte “Só alguém com motivos muito fortes agiria assim.” Uma frase madura e coerente que me conquistou! A narrativa fez-me lembrar de Érico Veríssimo, sei que comparações não são legais, mas não resisti!

Desde que vi o livro na divulgação da Editora MODO fiquei com água na boca, e que delícia: não me decepcionei! Apanhando amoras de Valdir Ferreira (278 páginas) foi o primeiro livro concluído de 2013 e me deixou com gostinho de quero mais...

Lembrando-me da minha seleta lista de clássicos, e dos clássicos da escola.

Aos olhos do suicídio, Clarice, a personagem principal, é apenas uma amora no campo a ser colhida. Desiludida pelo amor e acariciada pela dor; expulsa de casa pelo padrasto; a realidade da nossa protagonista é mais uma na multidão, contudo com poética e perfeição. Aos 16 anos, Clarice é uma moça cheia de sonhos, bem parecida com a sedutora Madame Bovary, que por vezes a cercam numa redoma de ingenuidade e profunda futilidade. Inebriada por histórias de príncipes em cavalos brancos, ela suspira e adentra cada vez mais na areia movediça da vida: a morte.

E é diante dos devaneios adolescente que Clarice e Marcelo se conhecem. Uma paixão arrebatadora, ao menos para ela, move o casal. Marcelo dizia aquilo que ela sonhava ouvir e era retribuído por aquilo que desejava dela. Uma relação viciante, sem cumplicidade, mas de simbiose. Até que o Lobo Mau pega a Chapeuzinho Vermelho, mas a coitada não tem caçador que a defenda. E como na vida real, Clarice acorda do sonho e se depara em pura lama.

Veja resenha completa no site:

SahRosa 09/03/2013

daimaginacaoaescrita.com
Clarisse apenas queria viver o doce amor que Marcelo dizia lhe dar. Deixou-se envolver por completo, acreditando ser este seu príncipe encantado, aquele que viria lhe trazer o mais puro sentimento. Mas nem sempre o que acreditamos é verdadeiro e Clarisse aprende da maneira mais dura que todas suas ações têm conseqüências, tanto as positivas quanto as negativas.

Após ser expulsa de casa por ter vivido esse amor, Clarisse ainda tem que enfrentar o fato de que Marcelo a enganou, que nunca a amou. Disposta a ir atrás do pai na cidade grande, a jovem perceberá que em seu caminho ainda há muitos desafios a enfrentar.

De menina doce e inocente, Clarisse tem sua juventude tirada cedo demais, passando a desacreditar que algo de bom possa de fato lhe acontecer. Para ela há apenas uma saída e por mais dolorosa que seja não se compara ao sofrimento que passou desde o dia que decidiu ir embora de sua cidade natal.

Para tentar compreender o que de fato ocasiono essa triste escolha de Clarisse, o psiquiatra Eduardo irá desvendar todos os passos da jovem, ele sente que seu destino esta de fato ligado ao dela de alguma maneira. Desde que perdeu um paciente da mesma forma que Clarisse, Eduardo se sente culpado, encontrar a chave do mistério dessa garota fará com que todas suas respostas sejam reveladas.

No entanto como saber até que ponto Clarisse é real? Eduardo a ouve, sente sua presença e sabe de que alguma forma pode impedir que a tragédia se repita, mesmo que para isso ele possa estar mudando seu próprio caminho.

Sonho ou Pesadelo? Real ou não? Verdades e mentiras. Não importa a conseqüência, Eduardo precisa tentar, compreender a dolorosa história de Clarisse e sua fatal decisão.

***

Apanhando Amoras é uma obra complexa, madura e reflexiva. Mostrando a triste realidade que aflige muitas pessoas. Valdir O. Ferreira escreveu uma estória triste, ao mesmo tempo bela, com descrições profundas, onde suas palavras moldam tudo em nossa mente e passamos a sentir o peso das escolhas de Clarisse.

Mesclando primeira e terceira pessoa, temos duas estórias que pouco a pouco se completam, para revelar cada pedaço desse quebra – cabeça. Com a narrativa em terceira pessoa, temos uma visão intensa da vida de Clarisse, com cenas descritivas e personagens secundários marcantes, onde cada qual tem um significado para a jovem menina do interior, que apenas acreditou demais.

Na narrativa em primeira pessoa, somos apresentados ao doutor Eduardo, aos seus medos e perdas, ele será uma peça fundamental para esclarecer toda estória de Clarisse. Eduardo tem seu destino cruzado ao da jovem, ele sonha com ela, vê seu belo rosto e ouve sua voz lhe dizendo algo que até o desfecho do livro ele não entende.

Com um final impactante, Apanhado Amoras faz com que o leitor reflita sobre tudo que se passou até aquele momento, o fazendo perguntar até que ponto tudo é verdade? Seria Clarisse fruto da mente cansada e desiludida de Eduardo? Um remorso pela culpa de não ter conseguido salvar um paciente? Talvez sim, talvez não... Só posso dizer que o drama de Clarisse irá comover o leitor, trazendo angustia e a certeza de desejar um final feliz para doce menina.

Um romance que mistura drama psicológico, envolvente, cativante e com capítulos que fluem rapidamente, você não conseguirá desgrudar do livro até ter acompanhado cada passo da estória de Clarisse e Eduardo!

Lina DC 05/06/2013

Quando iniciei a leitura de "Apanhando amoras" do autor Valdir O. Ferreira não sabia muito bem o que esperar. A sinopse é intrigante e após começar a conhecer Clarisse, ficou impossível largar o livro até chegar ao final. Clarisse é uma jovem de 16 anos que mora em uma cidadezinha chamada Ponte Nova, com sua mãe Jandira, seu padrasto Amador e seus irmãos. Seu padrasto é um homem rude, que tem a sua palavra como lei. E quando Clarisse se apaixona por Marcelo, caindo na lábia dele, acaba se tornando motivo de chacota na cidade e desgosto de seu padrasto.

"Nem o desabrochar da mais bela flor é tão belo como você!" (p. 19)

Com a situação doméstica ruim, Clarisse vai procurar seu pai, Toninho, que a abandonou quando pequena. E essa viagem mudará completamente a sua vida.... A pureza de Clarisse é motivo de cobiça de diversas pessoas, que acabam magoando-a profundamente, adicionando uma carga emocional terrível a alguém tão jovem. Mas nem todas as pessoas que cruzam seu caminho tentam lhe fazer mal. Outras tentam lhe trazer conforto, amizade e amor, como seu João do táxi, Maria do Carmo e o Arnaldo.

Eduardo é casado com Dora e pai de Christine, e após um episódio marcante em sua vida, está tendo problemas pessoais.

"Fez-se um silêncio que me incomodou e me fez pensar no quanto o homem cria para si seus próprios infortúnios e o quanto ele se enreda numa espécie de teia, e preso nas artimanhas do que ele próprio criou, faculta à fatalidade a sua má sorte, quando, na verdade, é ele próprio o artífice de seu sofrimento". (p.114)

O livro começa pelo fim. A ponte. Dois desconhecidos que tem um impacto na vida um do outro. Uma vida cheia de angústias. Onde a inocência perdida levou Clarisse a um caminho sem volta. Aí nós temos Eduardo. Um homem que vive lutando com os seus próprios demônios, inseguranças e questionamentos. E se? E se ele tivesse se dedicado mais? E se ele tivesse insistido mais para que Paulo Henrique desabafasse? E se o que Paulo Henrique escondia mudasse a vida de Eduardo? São essas e tantas outras questões que o livro relato, que ficamos sem fôlego ao avançar nas páginas.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora está de parabéns. Encontrei apenas uns dois errinhos de digitação que não atrapalharam em nada a leitura. O início de cada capítulo possuí um lindo detalhe e no final das páginas, onde constam os números das páginas, temos a imagem de uma pequena ponte. A capa combina perfeitamente com a trama.
Uma trama delicada, repleta de lições marcantes e personagens apaixonantes.

Essa resenha será publicada no blog Mix Literário.

Arca Literária 26/08/2014

Por: Lilian Farias resenhista do blog Literatura de Cabeça

Lembrando-me da minha seleta lista de clássicos, e dos clássicos da escola.

Marcelo a seduziu e a jogou aos monstros. Com apenas 16 anos, ela não teve o apoio de ninguém: foi humilhada por toda a cidade e condenada pela família. Até que decide ir para São Paulo a procura do pai biológico. Lógico que essa decisão não é fácil, e Clarice logo descobre que todo bônus tem seu ônus, toda escolha que fazemos, sempre tem dois lados.

É então que Eduardo, um psiquiatra, entra na história e entre o real e o imaginário, o autor adentrará no mais visceral que existe em Clarice e em toda mulher. Uma narrativa boa e impressionante, digna de um bom leitor. O pior de tudo é que no ano passado uma amiga da escola de minha irmã, com apenas 16 anos, passou pelo mesmo problema e se matou, pulou da ponte com o filho no útero. Pode parecer piegas, mas dedico essa resenha a ela!

Apanhado Amoras me surpreendeu e ainda estou pensativa. É fato que nascemos para morrer, mas lutar até o último instante pela vida é o que movimenta os nossos pulmões. Desacreditar, perder a fé é suicídio, independentemente se você se jogou de uma ponte ou não. Viver sem a paixão visceral dos loucos é alimentar-se diariamente da dor.

Recomendo este livro para jovens, adultos e todos aqueles hipócritas que vivem de julgar as ações alheias!

site: www.arcaliteraria.com.br