Fugitiva

Fugitiva Alice Munro

Resenhas - Fugitiva

Michelle.Sabrina 06/04/2024

Livro incrível
Eu amei muito esse livro, o melhor do ano até agora! A escrita da Alice é maravilhosa, nos prende em cada conto e nos faz "querer mais". Este foi o primeiro livro que li desta autora, mas já coloquei outros na lista. Sou apaixonada por contos, ainda mais por esses tão bem escritos.

Fabíola 28/01/2024

Não sou muito de ler contos, mas achei esta coletânea diferente. Comecei a ler para conhecer a trilogia que inspirou o filme Julieta, mas todos os contos são equilibradamente ótimos (e o primeiro, simplesmente sensacional). Recomendo muito! Não conhecia nada da Munro, mas quero conhecer mais. Muchas gracias, Almodóvar...

vicareno 27/08/2023

Primeiro contato
Tenho que admitir que não foi uma leitura fácil. Questão de ritmo. Mas, e isso é certo, em dado momento de cada uma das histórias, Alice Munro conseguia despertar em mim um interesse voraz. Então parece, e escrevo enquanto reflito, parece que o "problema" é o ritmo dos inícios.
Tenho que dar um desconto: contos têm ritmo próprio, afinal cada um é uma história com início meio e fim. Não têm a mesma fluidez de um romance. Além disso vim de Annie Ernaux, Carla Madeira e Benjamin Labatut: só pedradas!
Enfim, pretendo voltar à escritora em algum lugar do futuro.

Bibia Bolacha 09/06/2023

?O importante na vida, dizia Harry a Lauren, era viver no mundo com interesse. Manter os olhos abertos e enxergar as possibilidades - ver a humanidade - em todas as pessoas que você encontrava. Prestar atenção. Se havia alguma coisa que ele tinha para ensinar a ela, era isso. Prestar atenção.?

Alice Munro, mal te conheci e já te amo demais!

Jacy.Antunes 28/05/2023

Põe na Estante

As mulheres nos contos de Fugitiva estão sempre pensando em fugir do destino .Elas vivem
nas pequenas cidades canadenses na metade do século passado, canadenses, quando o papel da mulher na sociedade era bem limitado.

No primeiro conto, que dá nome ao livro, Clara, foge de um casamento infeliz . Em Silencio Penélope desaparece da vida  mãe Julieta .Em Paixão Doris volta à casa de onde fugiu para evitar o casamento sem amor.

Três contos : Acaso, Logo e Silencio tem como protagonista Juliete, em diferentes fases da vida. Adaptados para o cinema por Almodóvar, que conseguiu  proeza de transpor para a Andaluzia universo feminino de  Alice Munro.

Mesmo não sendo muito fã de contos, Alice Munro foi uma boa surpresa, e após a leitura de quatro dos seus livros, ela ganhou um lugar de destaque na minha  estante.

Jaqueline 01/03/2023

Espero que esse seja apenas o primeiro de muitos outros contatos que terei com a obra da Alice Munro. A realidade crua com que os contos da autora são escritos me colocou em contato com um tipo de angústia diferente, uma que nos coloca diante de casos que poderiam ter acontecido conosco ou com pessoas próximas. Mesmo sendo histórias que se passam no Canadá em um período muito diferente do nosso, a autora consegue nos levar para dentro da história como se não houvesse barreiras tempo-espaciais. Normalmente tenho dificuldade para me conectar com histórias e personagens de contos, mas aqui foi totalmente diferente.

Menina do rádio 29/12/2022

Não faz meu estilo
Assim que comecei a ler o livro, percebi ele não conseguia me prender, mas continuei lendo, por que eu sempre penso que vou me arrepender se não terminar e no final ser surpreendida com algonque me faça perceber que valeu apena, infelizmente não aconteceu com ele ?

Ellen Rayane 10/11/2022

Gostei do livro... Mas parece q alguns contos acabam de forma tão repentina, sem um desfecho... Aí fiquei com vontade de saber mais dessas histórias!

Martony.Demes 13/07/2022

Bom, eis uma leitura que confesso foi um pouco arrastada! Acho que ela não faz muito meu sabor literário! Eu procurei porque é nobel e fiquei curioso.

O livro apresenta uma coleção de contos sobre situações corriqueiras, do dia-a-dia e apresentam perfis psicológicos, de relacionamento entre os personagens. Não podemos esperar muita ação ou trama nos desdobramentos das histórias, sob minha opinião.

Porém, creio que seja um livro para ler em um momento de descanso ou relaxamento! Não há situações impactantes ou chamarem atenção, como uma ruptura de situações.

Não fiquei interessado por outros livros dela! Não está em meu interesse! Se tiver algo idiossincrático dela que não citei, por favor, ajude a entender melhor Alice Munro!

Karen 08/06/2022

Surpresa BOA!
Este foi o meu primeiro contato com a autora e me apaixonei já no primeiro conto - título do livro.
Nunca fui amadora de contos, mas me arrisquei com Alice Munro e ainda bem que me arrisquei!
Do início ao fim, todos os 8 contos são ótimos! Uma constante de qualidade das histórias.
"- Europeu - disse Harry. - É a cultura deles. Eles não se sentem obrigados a sorrir o tempo todo".

afarialima 20/02/2022

Não é meu livro favorito, tive dificuldade de me conectar com as histórias e cenários, por se passarem no Canadá nos anos 50 e 60. Mas são contos muito interessantes (alguns mais), que tem mulheres protagonistas e que abordam temas como solidão, juventude, decepções, azar, abandono, entre outros. É uma leitura interessante.

Guilherme.Silva 31/01/2022

Definitivamente não sou fã de contos.
Mesmo sendo fácil, a leitura foi arrastada.

São histórias de separações, fugas, com mulheres como personagens centrais. A narrativa vai revelando fatos sobre os personagens aos poucos, mas não é algo que prende a atenção, tão pouco empolga.

O único conto que merece uma releitura é o do vestido verde, do qual a personagem principal atribui o atraso na lavanderia ao azar que ela teve na tentativa de encontrar o "futuro" amor.

Marilda 18/11/2021

Opinião e Fragmentos
-> Prêmio Nobel de 2013, aos 83 anos. Autora exclusivamente contista.
-> Conto "Paixão": começa de uma forma e termina de outra completamente diferente. Parece a vida. Personagem feminina passando por um dilema moral. Descreve falhas e fraquezas. Título adequado. Narrativa hipnótica.

Maria.Aline 07/10/2021

Diferente!
Apesar de ser um estilo literário que nao conheco, eu gostei, a leitura nao foi muito fácil pra mim. Mas os contos dela sao muito bons, eu senti muita realidade naquelas situaçoes, que realmente podem acontecer ao nosso redor, e com pessoas que conhecemos.

Lety Tate 03/04/2021

Fugitiva
O livro foi um presente de uma amiga querida minha e fui ler com o coração todo aberto para essa autora até então desconhecida por mim, mas vencedora de um prêmio Nobel (o que aumentou muito as minhas expectativas).
Os seus contos não são muito profundos, mas você consegue pegar todos os sentimentos dos personagens. Todas as personagens principais são mulheres e cada uma é diferente da outra, não apenas pela idade, mas pelas personalidades e modo de ver a vida.
Porém, eu o achei bem confuso. Pode ter sido como ele foi formatado ou mesmo a escrita, mas o final de cada conto não dava uma sensação de término. Parece que a cada início eu caía de paraquedas numa estória e a cada novo conto eu era bruscamente transportada para outra estória. Nem todos os contos conseguiram me motivar tanto assim, mas consigo ver valor em cada um deles visto que cada um deles mostra um tipo de fuga e como cada pessoa reagia a isso. Por exemplo, no primeiro conto, é uma fuga ao pé da letra, mas mesmo estando em uma situação ruim em casa com o marido e Carla retorna para casa. Enquanto no caso de Lauren, a fuga é da realidade ao se relacionar com uma moça estranha.
Por fim, eu gostaria de dizer que é um livro que te ajuda a passar o tempo, mas não sei se pode ser considerado mais que isso.