A Trama da Maldade

A Trama da Maldade Clive Barker

Resenhas - A Trama da Maldade

Flavio Assunção 18/11/2009

Um livro de fantasia e não de suspense ou terror. A leitura é boa, mas eu não repetiria a dose. A verdade é que não gosto de coisas fantasiosas e muito menos de embarcar nas viagens do autor. Eu esperei um terror (isso sim Barker faz bem), mas me deparei com seres mágicos de uma outra dimensão. Para quem tem interesse nisso, provavelmente vai gostar.

Juliana 17/07/2010

Pra quem gosta de fantasia
Esse é livro é fantastico (literalmente), não faz o genero terror do autor. Mas ele criou um mundo totalmente original e que faz vontade de você estar lá.Os poderes dos personagens são algo nunca vistos em algum livro e mesmo os vilãos você acaba simpatizando.Como o livro é enorme não desanime, no começo você tem que ter um pouco de paciencia para continuar mas depois de umas 70 paginas você não consegue parar de ler.
O final é incrivel e tudo que eu posso dizer é leia, vai ser uma viajem que você não vai se arrepender.
nerito 14/03/2011minha estante
Gosto de livros enormes, principalmente se eles são de mundos diferentes. Fico com a impressão de que estou aproveitando o máximo e começo a ficar triste quando as páginas começam a acabar... Vou procurar esse livro e marcar como leitura futura. Valeu!

Leo Ramos 26/08/2010

O verdadeiro mestre o bizarro (pode conter !!!!SPOILERS!!!!)
É muito difícil conceituar Clive Barker numa resenha. Ele é um autor de uma criatividade sombria e magnífica. É capaz de reduzir o bizarro ao trivial num estilo elegante, poético e artístico. Suas metáforas perfeitas, jogos de palavras, enredos bizarros (nem por isso perdem sua perfeição. O bizarro no romance "Barkerano" é um aspecto positivo em todos os sentidos) e personagens tão humanos, tudo foge ao senso comum de maneiras cada vez mais inesperadas.

"A trama da maldade" é diferente de tudo o que você já leu. Uma mistura de fantasia, horror viceral e a metafísica, aspecto muito presente nos livros de Barker.
O livro conta a história de um tapete misterioso que abriga um mundo chamado "A fuga", cujo os guardiões são denominados "despertos", ou em nosso conhecimento, os loucos.

A linha entre a fantasia e o horror é tênue no decorrer do romance, diversas vezes rompidas quando são apresentadas aberrações que desafiam qualquer tentativa de descrição e só poderiam ter origem na mente de Barker. Tais rompantes não prejudicam a narrativa. Há uma harmonia perfeita entre terror e fantasia (as vezes até exagerada).

Um ótimo livro, merece sua leitura.

leo lopes 01/11/2017

Um dos melhores livros de Clive Barker
Iniciei minha incursão no universo literário de horror do Barker com este livro e que excelente começo. Algumas obras do escritor das poucas por aqui traduzidas realmente cativam pela imaginação do autor e sua maestria em colocar a história no papel. Em Trama da Maldade. Nesta obra tem terror, magia, mistério, amor, amizade, vingança. A Trama como um belíssimo tapete com seus desenhos e arabescos, nos transportam a um mundo repleto de seres fantásticos e como nas demais obras de Barker, trágicos e muito mais humanos que nós seres humanos. Humanos pq são verdadeiros com sua natureza e sentimentos. O leitor se verá cercado pelo horror e pelo fantástico. Um vendedor de sonhos que cobra um preço muito alto, uma bruxa e suas irmãs (e não tema a bruxa... tema as irmãs), um ser antigo, esquecido e abandonado na Terra,um povo fantástico que viveu escondido para garantir sua sobrevivência... uma Fuga... muitas fugas... muitas vidas e destinos entrelaçados para tecer a Trama. Leiam. Conheçam Clive Barker. Há muito mais fora da casinha king.

Fabio Shiva 19/05/2011

Nunca li um livro que se parecesse tanto com uma história em quadrinhos!
O curioso é que se fosse em quadrinhos mesmo, provavelmente a história não despertaria o meu interesse. Mas como texto corrido fiquei bem interessado durante as 733 páginas tamanho “tijolão”!

Acho que essa impressão foi causada pelo fato da imaginação (abundante) de Clive Barker ser eminentemente visual... tive essa impressão ao ler o “Livros de Sangue 2”, que só foi confirmada pelo primeiro romance dele que leio.

Aliás, há quanto tempo eu desejava ler um livro do Clive Barker! Exatamente como esse que li: bem grosso e com um título capaz de me deixar cabreiro, com medo de ter medo!

É certo que a “maldade” maior foi da edição brasileira, que traduziu dessa forma o título original de “Weaveworld”, algo como “mundo da trama”. Tudo bem que a tradução literal não inspira muita vontade de ler um calhamaço...

A história: existe um mundo encantado, como “o país das maravilhas”, coexistindo com o nosso mundo dito “normal”. Esse mundo é chamado de “A Fuga”, e é habitado pelos Despertos, que chamam o nosso mundo de “Reino” e a seus habitantes de Loucos...

Sim, essa distinção Despertos X Loucos evoca muito o Harry Potter, com seus Bruxos X Trouxas. Detalhe: o livro de Barker foi publicado dois anos antes do primeiro da série Harry Potter (e escrito dez anos antes)!

Voltando à história: tem tapetes encantados, criaturas mágicas e também muitos monstros! É realmente um grande voo de imaginação, onde nem sempre se prima pela verossimilhança e pela congruência, mas enfim! As peripécias imaginativas são boas o bastante para superar as deficiências.

A imaginação visual de Barker é eficaz sobretudo ao imaginar as criaturas hediondas, que ele consegue tornar mais repulsivas por diversas associações (sutis ou não) com a sexualidade. Muito interessante é a personagem Imaculada, com seu poder mágico originado pelo Mênstruo e com suas duas irmãs, a senil Bruxa e a tarada sinistra Madalena, que “estupra” jovens indefesos para gerar monstruosidades com o sêmen roubado... por aí dá para ter uma ideia do tipo de horror com que se delicia Clive Barker.

Mas tudo considerado, não diria que esta é uma história de terror. Está mais para a fantasia, com direito a sua cota de monstros e dragões.

Fico feliz por mais um sonho realizado: ler um romance do Clive Barker!

(18.05.11)

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias no Orkut, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Rose 27/07/2022

WeaveWorld
Ele sabia que precisava de alguma distração para sua tristeza, ou simplesmente cairia numa melancolia da qual não emergiria..

Um mundo foi costurado em uma trama mágica. Esse livro é indicado a todos os leitores fãs de fantasia, é um livro longo e a narrativa é muito rica em detalhes.
Uma vez iniciada a leitura é impossível abandonar .

Alves 03/04/2014

O melhor livro que li , fantasia e realidade em um único lugar ... escondido em um tapete uma realidade de sonhos e filosofias esquecidas pela maioria ... mas perseguida pelo mal o livro é maravilhoso em todo o seu conteúdo .É incrível que o cinema ainda não tenha produzido o filme ...

Hauck__Araujo 12/10/2016

My starter
Foi o primeiro livro que li do Clive Barker. Depois disso, virei fã do autor.

Rub.88 15/05/2018

Loucos e Despertos
Um mundo dentro do mundo. Coexistência conflitante. Uma realidade ocultada num objeto comum. Escondida, mas pronta para aflorar e expandir as percepções. Conhecimentos cobiçados por quem não pode controla-los nem aprecia-los devidamente. O país dos milagres e da bem-aventurança. Todos sonham com um lugar assim, maravilhoso por ser inalcançável. Mas, e se esse paraíso místico existisse, oque aconteceria com quem, por um instante que seja, o olhasse de relance?
Em A Trama da Maldade do escritor inglês Clive Parker, a porta para o mundo dos encantamentos mágicos foi aberta inesperadamente e isso trouxe consequência terríveis tanto para os Loucos, que é a denominação que o autor usa para classificar quem não possuem o dom da magia, como para os Despertos que são pessoas e criaturas fantásticas com variados tipos de poderes.
Cal Mooney é um sujeito comum, com namorada quase noiva e pai recentemente viúvo. O passatempo dele é cuidar de pombos de competição a beira da linha férrea onde mora. Num descuido, um pássaro valioso escapa e ele sai em perseguição. Nessas estripulias para captura a ave, acaba subindo num muro alto. Claro que caiu dali, e em queda, ainda teve tempo de ver uma equipe de mudança analisando um tapete que acabaram de retirar de uma casa. Pensavam em surrupiar a peça que estava estirada no pavimento. Cal foi atraído pelo desenho tramado no centro do tapete. Então teve uma revelação que a principio achou que fosse uma alucinação. Recuperado do tombo, não parava de pensar no que tinha vislumbrado.
Suzanna foi tirada da vida pacata pela noticia que sua vó estava internada e a beira da morte. Não eram intimas e ficaram longos anos sem falarem uma com a outra. Pela obrigação de ser único parente próximo, foi em assistência. Chegando ao leito da velhinha que estava paralisada e sem fala, tem uma experiência mística que faz subir do obscuro porão da memoria uma lembrança da infância onde um presente ficou sem ser dado. Suzanna assustada e intrigada vai à casa da avó, porque sente que esse mimo ainda está lá guardado e embrulhado.
E como nenhuma estória acontece sem coincidências, à casa da vovozinha mediúnica é a mesma da onde saiu o tapete que deixou Cal encucado.
Para completar o inicio do enredo, ainda tem duas figuras sinistras. Shadwell um vendedor com um casado enfeitiçado que satisfaz o desejo ilusório, por um curto tempo, de quem olha o seu forro. E Imaculada, uma mulher etérea que tem como companhia os fantasmas das duas irmãs que matou ainda no útero materno. Macabro. Esse casal que se odeia quer o tapete que chamam de Fuga.
Este é o começo, que é desenvolvido por mais de 700 paginas. Tanta coisa acontece que o romance é divido em três livros internos. E as alterações de foco na estória e mudanças no caráter dos personagens modificam o ritmo da leitura. E nisso, seria melhor que toda a trama fosse dividida em volumes separados. As passagens de tempo entre as ações são repetitivas e longas, quase recomeços da estória.
Clive Barker é roteirista e diretor de cinema. Uma obra imortal dele é Renascido no Inferno. Outro filme muito bom que recomendo é O Mestre da Ilusões. Como romancista, falando especificamente de A Trama da Maldade, ele se estendeu muito em alguns temas e ficou-me a impressão que a magia é de predomínio total da Grã-Bretanha...

site: https://www.wattpad.com/user/Membros88

Sabrine 19/08/2022

Uma história sobre o poder das histórias
Em suas mais de 700 páginas, A Trama da Maldade nos apresenta todo um mundo fantástico contido nas tramas de um tapete (e um mundo todo contido nas páginas de um livro). Os personagens são ótimos e a história é criativa e original, com elementos difíceis de esquecer. Se você não tem medo de livros longos é uma ótima leitura!

Lu 24/05/2010

Eu sempre quis ser uma dessas pessoas que gostam de filmes e livros de terror. Esse livro me foi super recomendado por uma amiga, grande fã dos trabalhos de Barker.

Mas eu não sou. Eu sou medrosa. A capa me pareceu inocente. A sinopse, inofensiva. Eu esperava algo como o suspense do Jefferey Deaver. Ou algo próximo do terror psicológico de Dennis Lehane. Ou as descrições sinistras dos livros da Tess Gerritsen. E não tem nada a ver.

É muito bem escrito. Bem erótico. Tem um clima tenso e sombrio, quase hipnótico. Como uma versão literária de um quadro de Bosch.

Para aqueles que gostam de terror, é um prato cheio, sem dúvida. Mas se vc for do tipo medroso, não é o tipo de leitura que eu recomendaria

Leo Ramos 26/08/2010minha estante
Alémde Bosch e também William Blake hehe