O Jogo da Minha Vida

O Jogo da Minha Vida Paulo André

Resenhas - O jogo da minha vida

Pedro Valadares 09/05/2012

Um livro para quem gosta de boas histórias
Paulo André realmente desfaz nesse livro o esteriótipo do jogador alienado e boleiro. Claro que ele é uma exceção, oriundo de família de classe média, escolheu a profissão mais por opção do que por obrigação de sustentar os parentes.

Talvez por isso ele tenha tido a serenidade necessária para analisar o ambiente e as situações pelas quais passou. O livro é excelente com passagens interessantíssimas, como a passagem dele pela Europa, quando ele explica que por lá os jogadores que tem que cuidar do próprio material e do uniforme.

Outro trecho legal é quando ele fala sobre o período em que viveu nos alojamentos do São Paulo, mostrando toda a decepção de colegas que eram dispensados. Vale, por fim destacar, a narração do período em que Paulo André jogou pelo pequeno Águas de Lindóia e treinou em um sítio.

Vale a pena a leitura!

Leticia 09/03/2013

Bastante depoimentos com ícones do esporte como Sócrates e Ronaldo, incrível a forma com que argumenta e que se expressa diante certas questões do mundo do futebol, como por exemplo, sobre a concentração. Escreve super bem! Livro de fato encantador. Terminando de ler, recomeçarei novamente. Pros fanáticos por futebol e por uma leitura de quem entende sobre o assunto é um prato cheio.

Aleishow 28/06/2013

Leitura indispensável
Incrível a capacidade que Paulo André tem de transformar uma autobiografia em uma obra literária tão intensa e reflexiva, contando a sua trajetória desde as categorias de base até se tornar um futebolista de renome. O Jogo da Minha Vida é um livro que prende e instiga o leitor chegar até a última página. Com o uso de declarações e relatos dos bastidores do futebol, sob a ótica de um boleiro que passou por “trancos e barrancos”, literalmente inclusive, é possível ter uma visão ainda mais ampla do cenário esportivo. Cada capítulo é aberto com o depoimento de alguém que tenha passado por situações semelhantes ou que apenas tece agradecimentos ao fazer parte da história do zagueiro corintiano, sejam essas pessoas atletas das mais diversas modalidades, diretores de clubes, treinadores, amigos, familiares ou jornalistas. Essas aspas não estão simplesmente avulsas ao contexto, muito pelo contrário, dão ainda mais consistência e veracidade aos fatos abordados por André. Vale a pena ler cada opinião e comentário.

Mais que uma história de vida, o autor é capaz de abordar temas polêmicos como quando questiona a educação sem didática oferecida aos atletas infantis e juvenis. Ou quando relata sobre tantas crianças que abdicam da qualidade de vida e dos estudos por acreditar que no futebol está a esperança de dias melhores, não apenas para elas, como principalmente para a família. Ou, também, quando trata a respeito da corrupção, que esteve presente em sua carreira futebolística como na maioria de outros atletas.

Sem contar a pressão psicológica que um atleta está sujeito. Além das pressões emocionais internas que ele mesmo se submete em saber que menos do que ser bom não serve no mundo da bola e que, uma má fase, pode comprometer uma carreira de anos. O autor retrata bem essa insegurança que muitos jogadores levam consigo até o fim da carreira, seja ela de sucesso ou não. Chega a ser revoltante ler tantos detalhes do gênero!

O livro é muito bom e considero leitura indispensável para todos os aficionados (ou não) por futebol e esportes em geral. Impossível terminar de lê-lo e não passar o olhar o universo esportivo com outros olhos.

Lucas.Marques 08/11/2020

Então...
Livro de jogador hétero top que não vai agregar em nada na sua vida. Só li porque ganhei um exemplar num sebo e não consigo desistir de um livro já iniciado.

Chicano 28/02/2021

Leitura essencial para jovens atletas, relato sincero e objetivo de como é ser um profissional do esporte no Brasil

Matheus.Camargo 07/03/2018

Realidade do futebol
Baita livro escrito pelo Paulo André... ele conta a história de sua própria trajetória e tudo que teve que abdicar para se tornar o que é hoje. Muitos esclarecedor para quem pensa que o futebol é apenas aquilo que os torcedores assistem na TV e não sabem o que os jogadores passaram um dia para estar ali. Excelente!!